Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Manifestação De Nf-E


tiagoshimizu
  • Este tópico foi criado há 3893 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá a todos. Estou desenvolvendo uma aplicação para manifestação de nf-e e estou tendo uma pequena dificuldade. Consulto as notas emitidas contra o CNPJ do cliente e logo em seguida realizo a ciência das notas fiscais, para poder realizar o download do arquivo xml, para poder verificar do que se trata. O problema está que em alguns casos, ele realiza a ciência porem não me retorna o protocolo, e lá no site da receita, aparece o evento registrado, mas a descrição do evento sai em branco, e não como "ciência da operação" como nas outras notas. Daí, pensei em consultar a nf-e pela chave e verificar se os eventos que me é retornado estão todos cadastrados no sistema. O problema, que em algumas notas, ele me retorna todos os eventos registrados na nf-e, em outras só me retorna o evento de autorização.

Alguém poderia me ajudar?

Estou com os fontes atualizados e utilizo o ACBrNFe para realizar todo o processo em delphi 2010.

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, primeiramente, cuidado com este procedimento, a consulta de Notas Destinadas já retorna várias informações para poder ter ideia do que se trata, se você baixar os xml's pode correr o risco de ser bloqueado por consumo indevido.  Fora que, manifestar ciência da operação sem ter ciência do que se trata é meio contraditório, não??

- Sou desenvolvedor.

- De que linguagem, delphi? .NET? Java?

- Qualquer uma, sou desenvolvedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SouDev, primeiramente obrigado pela resposta. Então, na realidade realizo isso com base na NT, página 3 que diz:

 

Ciência da operação: - declarando ter ciência da operação destinada ao CNPJ, mas ainda não possui elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva, como confirmação, desconhecimento e/ou realizada. 

Este é um processo em que um cliente que recebe em torno de 100 nf-e por dia e que ele precisa dar entrada em seu sistema da mercadoria por meio do arquivo XML. Sendo assim, dou ciência e logo em seguida realizo o download do arquivo XML da nota, para que já possa estar com as informações prontas, para quando a mercadoria chegar, só conferir e confirmar a operação.

 

Quanto ao processo utilizado, estaria errado? Este arquivo XML gerado pelo comando ACBrNFe.Download; é o mesmo que o fornecedor envia por e-mail e válido perante a receita federal para backup por 5 anos?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Thiago,

 

É melhor você repensar sobre o assunto sobre download.

 

Como você mensionou a NT no caso a NT 2012/002, por favor leia com muita atenção os itens 4.11.9 e 4.11.10 que encontran-se na página 22 da mesma NT.

 

Você vai ter problemas no futuro com esse procedimento de realizar a manifestação e posteriormente o download da NF-e.

 

O Download é para ser utilizado devez em quando nunca, poís é obrigação do emitente manter por 5 anos o XML e deve disponibilizar para o destinatário o XML assim que ele obter a autorização de uso.

 

Sendo assim não vejo motivo do destinatário realizar o download.

 

E tem mais, na versão 3.10 da NF-e que esta no forno, vai possui um grupo chamado autXML onde o emitente vai poder incluir até 10 CNPJ ou CPJ que poderão realizar o Download fora é claro o destinatário.

 

Ou seja para o contador poder realizar o download da NF-e caso ele queira, o CNPJ do escritório ou o CPJ do contador (isso vai depender do certificado que ele vai estar utilizando) deverá ser incluido no grupo autXML, caso contrario ele vai ficar impedido de realizar o download.

 

Resumindo, esquece o download, obrigue ou denuncie o seu fornecedor caso ele não queira disponibilizar o XML da NF-e.

 

Receber uma mercadoria e não ter o XML da NF-e é como comprar e não ter a nota fiscal.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo, obrigado pela ajuda. Havia realizado a leitura da NT porem não tinha me atentado aos itens mencionados não...

 

Conforme havia dito, a ideia era facilitar a realização do download dos arquivos xml para o cliente, visto que recebeu um número consideravelmente elevado de notas por dia... e ele precisa do arquivo para poder dar entrada dos produtos no sistema.

 

Existe alguma outra forma de se conseguir o arquivo XML ou somente pelo envio por e-mail do fornecedor para o destinatário?

 

Quanto ao armazenamento, a obrigação de se guardar os XML é somente os das notas emitidas ou ele também deverá armazenar os das notas recebidas por 5 anos também?

 

Obrigado.

Editado por tiagoshimizu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Você também deve armazenar das recebidas, veja, com o advento da nota eletrônica, o documento que antes era papel agora passou a ser digital, no caso o XML da nota eletrônica, esse sim é o verdadeiro documento, portanto, como qualquer documento deve ser guardado, inclusive é previsto a fiscalização dos XMLs recebidos em lei.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3893 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...