Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Iniciante Nfs-E - Como Funciona O Processo


Tallys
  • Este tópico foi criado há 3361 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia pessoal, meu chefe me pediu pra adentrar nesse mundo da NFS-e, e como não temos nenhuma experiência com os processos, gostaria da ajuda de vocês.

 

Lendo alguns tópicos do Fórum vi que o processo é basicamente este:

 

Digitação dos dados no Sistema

Geração da RPS

Envio da NFS-e

 

Dei uma olhada no exemplo de NFS-e que vem junto com o ACBr, aqui na região a prestadora de serviços se chama FGMaiss, não encontrei o servidor na lista do ACBr, mas ainda preciso atualizar, pois esta semana não atualizei.

 

Vi em comentários aqui que era necessário criar uma Unit dos procedimentos para transmissão da NFS-e, dei uma olhada na unit que vem no exemplo, porém depois de criada não sei onde aplico esta Unit, se é ligada ao componente ACBrNFSe, para realização das verificações, por que pelo que vi tudo gira em torno de uma procedure chamada Gerar Nfse, para popular o componente e depois utilizar o método enviar.

 

Sei que são perguntas relativamente simples, mas me jogaram de cabeça nisso e estou muito perdido! Hehehe.

 

Agradeço desde já,

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Tallys,

 

Vamos por parte:

 

No que o programa exemplo se utiliza de 2 componentes, ACBrNFSe e ACBrNFSeDANFSeQR (feito em Quick Report).

 

A principio não se faz necessário você criar nenhuma unit para poder utilizar os componentes.

 

Na sua aplicação, terá por exemplo um form onde o usuário vai solicitar a emissão das NFS-e, neste form você coloca os componentes mencionados acima.

 

Cria algumas procedures, para configurar o componente, alimentar com os dados referentes ao serviço, etc.

 

Quanto a prestadora FGMaiss que vamos chamar de "provedor" não foi implementada no componente.

 

Como a idéia é desenvolver uma aplicação para atender as empresas da sua região e que por sua vez utilizam o provedor FGMaiss, primeiramente você deve buscar informações e documentações sobre esse provedor.

 

Por exemplo:

 

1. o provedor utiliza o padrão ABRASF?

2. foi disponibilizado WebServices para o envio e retorno dos XMLs?

3. requer certificado digital?

4. quais são as cidades atendidas por este provedor?

5. XMLs exemplos de envio e de retorno, de preferencia completo, ou seja, com as TAGs de envelope soap.

 

Obtendo todas essas respostas temos condições de implementar ou não esse provedor no componente.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Italo! Obrigado pela rapidez da resposta, o provedor utiliza sim o padrão ABRASF, perguntei para eles, eles me enviaram os links do webservice, vou averiguar a necessidade do certificado digital e as cidades que eles atendem. Os XML eu pedi pra eles, os arquivos xsd, mas eles me enviaram apenas os links para envio/consulta/cancelamento, lá eu cliquei em WSDL e me mostra a estrutura de um XML, não sei se é isso que eles quiseram dizer por "arquivo"

 

http://www.fgmaiss.com.br/issqn/wservice/wsnfeenvia.php

 

Segue um link de envio para você verificar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, desculpe pelo post seguido, mas estou anexando toda documentação que me foi enviado do pessoal do FGMaiss, só gostaria de salientar que os arquivos da pasta XSD eu salvei dos links que eles me enviaram, e por não conhecer o processo, não sei se são estes ai. Junto aos arquivos existe uma lista de cidades, com códigos totalmente diferentes do gerado pelo IBGE, mas aparentemente pela documentação é o que eles utilizam.Tentei criar a Unit do Provedor, porém não consegui, olhei os arquivos XSD e a Unit de outros provedores para tentar fazer igual, mas não consegui.

 

Se possivel gostaria de uma orientação! Sobre como posso ajudar, seja programando, ou obtendo as informações que vocês precisam para implementar este Provedor.

 

Obrigado!

Servicos.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Tallys,

 

O que eu pude ver esse provedor não segue o padrão ABRASF.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Tallys,

 

Peça a eles um XML de RPS ou lote de RPS a ser enviado via webservice, e também os schemas - XSD usados para validar o XML antes do envio.

 

Desta forma vamos saber se seguem o padrão ABRASF ou não.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Tallys,

 

Isso não os schemas de validação e muito menos o XML de um RPS ou Lote de RPS.

 

O que lhe passaram é o WSDL do webservice deles e pelo que pude ver esta muito estranho é totalmente diferente dos que já vi.

 

Esse pessoal estão entendendo que se trata de NFS-e e não outra coisa?

 

Eles sabem o que vem a ser schemas - XSD, RPS, XML, certificado digital, etc?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ítalo bom dia, enviei alguns modelos de arquivos de outros servidores para eles, e foi isso que eles me responderam:

 

Tallys,

Verificamos os arquivos enviados e realmente os arquivos que enviamos é o que você deve comparar.

Pois nós seguimos aquele padrão que está nos arquivos.

Peço, por favor, que verifique os manuais  para obter mais informações.

Obrigado.

Atenciosamente,

Suporte Técnico.

 

Sinceramente não sei o que fazer, pois também não vi nada de igual com os outros arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Tallys,

 

O XML e o mecanismo de comunicação com o WebService é totalmente diferente do padrão ABRASF.

 

A minha sugestão é desenvolver um componente para esse provedor e não realizar alterações no ACBrNFSe afim de atender esse provedor.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, estou tentando fazer "manualmente", consumindo o webservice, mas não tenho muito conhecimento, vi algumas coisas na internet só. o retorno do envio de homologacao eh deste tipo

 

  StrEnvNfe  = array of EnvNfe;

 

não sei como devo criar uma variavel para receber esse retorno :-|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Olá italojr.

 

Comecei a fazer uns testes aqui no exemplo do acbr, tenho conseguido gerar tudo certo. Consegui também consultar também por Rps com sucesso.

 

ACBrNFSe1.ConsultarNFSeporRps(ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.IdentificacaoRps.Numero,
                                ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.IdentificacaoRps.Serie,
                                TipoRPSToStr(ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.IdentificacaoRps.Tipo),
                                ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.Prestador.Cnpj,
                                ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.Prestador.InscricaoMunicipal);

 

Consegui obter o numero da nota e o código de verificação como descrito abaixo.

 

ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.Numero;

ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.CodigoVerificacao;

 

Mas quando tento pegar a chave da nota fica vazio o campo abaixo:

 

ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.InfID.ID

 

Esta propriedade fica vazia assim mesmo? Existe um outro meio que posso pegar o ID?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Carlos,

 

Na NFS-e não existe a chave como temos na NF-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Italo,
 
Obrigado pelo contato.
 
 Venho informar que no conteúdo do xml contém o Id no qual estou precisando. Conforme a figura abaixo.

 

tag <InfNfse Id="170531283A2XUALFXBHYY4W7OOS1OBLZ">

 xml.png
 

Preciso desse Id para que eu possa enviar o link para o cliente, igual a própria prefeitura envia por e-mail.

 

Veja o link abaixo no qual o site da prefeitura envia por e-mail:

 

"http://201.28.69.146:5663/issweb/formGerarNF.jsf?nroNota=1283&codVerificacao=M5LX3ZN6I&cnpj=01001001000113&hash=170531283A2XUALFXBHYY4W7OOS1OBLZ"

 

Através desse link é possível o cliente imprimir o danfe diretamente no site.

 

Há possibilidade de capturar esta propriedade pelo componente?

Editado por Carlos Clay
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Também estou com dúvidas em como pegar o retorno de algumas informações da NFSe enviada.

 

Já vi em vários outros tópicos exemplos de como conseguir essas informações, ma saqui não deu certo.

As únicas informações que eu consegui de volta foram o Número da NF e o Código de verificação.

 

Estou fazendo o seguinte logo após enviar usando a função EnviarSincrono:

  CodVerificacao := Cad.AcbrNfse1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.CodigoVerificacao;
   NroNFSE        := Cad.AcbrNfse1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.Numero;
 

Queria também obter o retorno do protocolo, situação e o XML também.

Tentei das seguintes formas:

   Protocolo      := Cad.AcbrNfse1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.Protocolo;
   Protocolo      := Cad.ACBrNFSe1.WebServices.ConsSitLote.Protocolo;
   Situacao       := Cad.AcbrNfse1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.Situacao;
   Situacao       := Cad.ACBrNFSe1.WebServices.ConsSitLote.Situacao;

   XML := Cad.ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].XML;

esse acima retornam VAZIO.

 

Alguém poderia me ajudar?

Editado por Marcelo Henrique
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Boa tarde a todos...

 

Estava usando o componente fexdocs para gerar nota fiscal de serviço para um cliente meu, e eles acabaram mudando a regra do negócio e agora vão precisar usar o e-cpf... minha pergunta é se o componente ACBR, consegue assinar e enviar o arquivo para a prefeitura usando o e-cpf? outra coisa... se a resposta anterior for positiva... eu programo em Visual FoxPro... é possível usar o componente/DLL da ACBR para funcionar no meu sistema feito em Visual FoxPro? Agradeço a atenção de todos,,, 

 

Silvio .'. - [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Não é possível

duas situações os componentes são para delphi/lazarus a segunda é que o interop que seria o ACBrFrameWork não irá disponibilizar

eu ainda estou finalizando um monitor para NFS-e a pedido de um dos usuários do Fórum

para mais detalhes entre em contato!

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois ...
  • 5 meses depois ...
  • Membros Pro

Não é possível

duas situações os componentes são para delphi/lazarus a segunda é que o interop que seria o ACBrFrameWork não irá disponibilizar

eu ainda estou finalizando um monitor para NFS-e a pedido de um dos usuários do Fórum

para mais detalhes entre em contato!

Olá.

Alguma novidade em relação ao monitor para NFS-e?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3361 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...