Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 2107 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá amigos, gostaria de iniciar um projeto que acredito ser muito útil para desenvolvedores de software que dão suporte remoto. Eu utilizava até então o LogMeIn para suporte remoto aos meus clientes, mas agora a versão free não mais existirá. O TeamViewer com o tempo detecta uso comercial e bloqueia. Não há disponibilidade de bons softwares gratuitos no mercado.

A idéia principal seria a criação de "P2P" entre sua máquina e a do seu cliente, onde sua máquina executa uma VPN/Server e seu cliente um Client, assim seria possível utilizar a própria Área de trabalho remota do Windows para fazer o acesso pois os dois computadores estariam em uma VPN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Quanto a não existir software gratuitos, existe sim bons softwares, o VNC é um deles, inclusive possui ferramenta para personalizar o software client com sua logomarca, endereço, telefone, etc, etc.

 

Agora minha opnião, porque não utilizar a versão paga do Teamviewer? Não é caro, o software é muito bom, cheio de recursos e com uma estrutura que não deixa ninguém na mão. Se você ganha dinheiro com teu software porque não pagar pelo deles para uso profissional? Eu particularmente tenho aqui a versão corporativa com 3 canais, me atende muito bem e foi um senhor investimento perto do que já passei com diversas outras soluções.

  • Curtir 3

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o vnc utiliza conexão direta e depende que o host tenha um IP válido o que a maioria das pessoas não tem. O TeamViewer se torna inviável em redes mais lentas, esse é um dos pontos fortes do LogMeIn. Minha intenção não é simplesmente não pagar e sim ter uma tecnologia que pudesse embarcar nos meus softwares para criar uma rede privada (VPN Ponto a Ponto). Mas de qualquer forma obrigado pela atenção. Eu recorri ao fórum porque é muito difícil encontrar programadores por ai, todos os dias aparecem vários projetos para nós e não podemos assumir pois não temos mão de obra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Meu intuito não é te contradizer mas justamente discutir, não entenda mal, só quero mostrar que podem existir formas de se fazer sem necessidade de criar algo totalmente novo, eu já passei por isso que você está passando e a melhor forma que encontrei foi usar um serviço externo mesmo que pago, por duas razão simples, 1. manutenção, qualquer coisa que alguém programar vai necessitar de manutenção sempre, então é mais um aplicativo na empresa para eu me preocupar, 2. estrutura, para manter uma estrutura de servidores de ponto que funcione e seja razoável é preciso investimento.

 

Quando eu utiliza o VNC utilizava da seguinte forma: Aqui não tenho IP fixo, então utilizei um serviço gratuito de redirecionamento como o no-ip ou similar que era configurado no meu firewall para ter sempre um endereço fixo do tipo www.minhaempresa.no-ip, como tenho vários pontos de atendimento, configurava cada um em uma porta e fazia o redirecionamento no firewall também, assim o cliente poderia chamar um atendente em especifico caso desejasse, funciona muito bem, inclusive no fórum existe um tópico tratando disso e mostrando como configurar, eu parei de utilizar isso porque o VNC dependo da rede era lento e tinha a questão de liberação no firewall.

 

Hoje utilizo o Teamviewer em clientes que possuem internet discada, ele funciona muito bem e é bastante rápido, inclusive na nova versão foram feitas alterações justamente para melhorar isso, uma vantagem dele é que ele utiliza o protocolo http para transporte, portanto, não necessita de liberação no firewall do cliente se houver um, fiz um cliente personalizado usando o próprio site da TeamViewer e os clientes somente executam, nem precisa instalar.

 

Existem outros softwares, só estou passando a experiência que tive utilizando estes dois.

  • Curtir 2

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

  Assim que o TeamViewer detectar que você está fazendo uso comercial a velocidade da conexão vai cair bastante. Então não se assuste.

  Eu usei o LogmeIn muitas vezes e nunca percebi essa lentidão em comparação ao TeamViewer. Pelo contrário, quando usava a modo browser do LogmeIn achava muito lento.

  Com respeito a desenvolver uma solução, bem, eu acho que se você precisa e tem mão de obra suficiente, vá em frente. Pesquise sobre o assunto, aprenda mais e vá em frente. Foi assim que o Daniel criou o primeiro componente do projeto ACBr.

  Mas como o Régys disse, essa é uma área que já tem muita gente trabalhando, então fazer uma busca sobre os projetos atuais e entender onde eles estagnaram, quais os problemas que enfrentam e etc. é muito importante antes de querer reinventar a roda. Caso contrário, você vai perder muito do seu tempo.

  • Curtir 4

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio ,

 

Há um tempo desenvolvi uma interface Client e Server de acesso remoto utilizando o protocolo VNC com Repeater , ja viu o VNC Repeater ? Não necessita de redirecionar portas , firewall, configurações etc.. no lado do cliente , formato identico ao teamviewar instalado como serviço no SO , montamos um servidor somente para escutar uma porta de repetição de acesso , usamos somente com nossos clientes já que o tramite de acesso é todo concentrado neste servidor .

 

Na questão ID's , hospedamos um Servidor Firebird no KingHost , quando é instalado o terminal server "que sera acessado" a aplicação Server gera um novo ID testa e grava neste banco em nuvem .

 

Pros :

- Custo Zero .

- Interface própria .

- Observamos uma velocidade superior ao teamviewer e demais da categoria .

- Transferência de arquivos excelente .

- Acesso em todas as plataformas Windows 32/64 bits inclusive Windows Server .

- Também possui boa criptografia de dados .

 

Contra :

- Estamos tratando uma falha em que as vezes temos que reiniciar o serviço do Repetidor "nosso servidor" , suspeitamos que a causa pode ser o alto tramite de dados em uma unica porta , mas no momento é somente teoria e estamos com pouco tempo para focar nisso .

 

Obs : 

Código Fonte em C do Repetidor VNC , é Free  :  http://www.uvnc.com/

Editado por marcelo_sp
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Marcelo_SP, td bem, vc poderia dar mais detalhes desse teu projeto... tipo como eu poderia criar algo semelhante? Poderia dar tipo um passo a passo de como proceder?

 

[]´s

 

Fladimir ,

 

O projeto UltraVNC com Repeter é open souce , todo código fonte é disponibilizado em C , vc pode baixar e mudar oque quizer , foi oque fizemos :

 

1- Criamos um navegador próprio com ID's tudo e melhoramos algumas coisas .

2- Assinamos um pacote KingHost para hospedarmos um servidor Firebird .

3- Montamos um Servidor somente para repetir as conexões , como vc vai ver se aprofundado no assunto .

 

Veja isso que é o principio : http://www.uvnc.com/products/uvnc-repeater.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ! 

 

 

Depois de muito tempo usando ferramentas para acesso remoto (Team Viewer, LogmeIn) que expiram depois de um tempo, chegamos em um ponto, que ou teríamos que adquirir as licenças, ou passar a utilizar uma ferramenta free, mais que atendesse a nossa necessidade. Então depois de muito pesquisar sobre as opções disponíveis na internet, optamos por UltraVNC com Repeater. Ainda estamos avaliando, mais por enquanto essa solução, parece a melhor opção free para quem está acostumado com o (Team viewer e Logmein).  Tem quase todos os recursos (Transferência de arquivos, Chat...), não necessita abertura de portas no roteador, e pode ser acessado com uso de IDs, e outra, o código fonte está disponível !!!

 

Assim como você, estamos temos alguns pequenos problemas, mas se continuar assim, é bem provável que utilizaremos essa solução daqui pra frente para atender nossos clientes !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia marcelo_sp, Adson

Gostaria de saber de vocês se é possível descreverem um passo a passo desde configuração inicial até o funcionamento dessa ferramenta ? Aqui na empresa tenho 3 micros que são usados para prestar suporte remoto, e eu gostaria de testar e passar a usar esse recurso. Quero remunerar a consultoria prestada. Fico no aguardo de uma resposta.

 

* Já tenho um plano completo de hospedagem na KingHost.

 

Obrigado.

 

Sérgio

Editado por gigainfo
Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Riquena uma solução seria seu software capturar o IP externo e atualizar algum BD na Nuvem indicando SEU Cliente - IP EXTERNO, como geralmente os IPs externos mudam com uma frequencia não inferior a 1h vc conseguiria de certa forma amarrar isto no meu ponto de vista, talvez algum outro colega tenham uma solução mais viável.

 

Agora com relação ao meu caso minha questão é justamente apresentada pelo Marcelo, como criar este Client próprio... é em CSharp? C++? Outra (seria possível)?

 

Pelo q entendi, seria baixar o código fonte do UVNC q é Open e modificar talvez, porém eu entro lá e fico mais perdido, tipo tem tantas opções q já baixei várias, alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na vdd não, o cliente proprio dele chama os executaveis do uvnc por linha de comando, olhe o chunckvnc q ele postou, ele não é nada mais q um script autoit, que faz isso.

Vocês precisa ligar em um servido de vc o repeater, e abrir duas porta no seu servidor e modem uma para o cliente e outra para o servidor, ai é so usar o chunck vnc para gerar o cliente, ou criar um prog proprio q chamar o vnc enviando os comandos para o vnc qq coisa olhe os scripts autoit do chunckvnc q vai ser facil facil implementar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei o Chunk vi q dá pra modificar, porém o q eu preciso e não consegui é fazer abrir já com um ID pré-determinado e ficar no Tray escutando uma porta digamos assim, eu consegui fazer abrir um um ID randomico q crio via meu software porém ele abre a tela e fica mostrando o ID, ai tenho q minimizar manualmente.

 

Como poderia fazer abrir já minimizado no TRAY direto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Olá amigos, iniciei este tópico em janeiro, e acreditem, somente agora consegui uma solução para meus problemas. Na verdade algumas soluções. Segue então algumas dicas:

Estudei um pouco sobre o OpenVPN (http://openvpn.net), um software livre que permite criar redes virtuais através da Internet, como o Hamachi. No site vocês podem baixar a imagem do Linux já com o software instalado e rodar no VMWare.

Depois de criar o seu servidor de VPN você os usuários poderão acessá-lo via browser e baixar o aplicativo 'client', este aplicativo irá fazer uma conexão com seu servidor e pronto, você estará conectado com seu cliente na mesma rede virtual com a classes de IP's que você definiu no seu servidor , então você poderá usar RDP do Windows, VNC, TeamViewer via rede (não possui limitações na versão free), AMMY via rede (não possui limitações na versão free). Toda conexão é feita através por http/https o que garante acesso para clientes através de firewall.

Você poderá gerenciar sua VPN também através do browser, saber quem está conectado, estatísticas de utilização da rede etc.

Fiquei impressionado com a velocidade da rede utilizando a VPN, o software é muito eficaz na compressão de pacotes.

Instalei o VNCRepeater também no mesmo servidor Linux como redundância caso tenha problemas com a VPN. Personalizei o aplicativo VNC SingleClick que se conecta automaticamente ao meu VNCRepeater.

Caso alguém se interesse posso passar mais detalhes pois já passei pelo caminho das pedras até conseguir fazer tudo isso funcionar perfeitamente.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio obrigado por compartilhar sua experiência, pelo q eu entendi esta solução seria para uma rede local ou estou equivocado?

 

Eu criei uma versão beta de uma solução, mas apresenta alguns problemas... com o Chunk VNC  modificado criei um VNC Single Click q starta com um ID previamente definido pela minha aplicação principal, exemplo minha aplicação gerou um ID 5001 e armaneza esta informação num BD na nuvem e starta no cliente o VNC com este ID pré definido, tudo apontando para um Servidor q esta rodando o Repeater...

 

Ai eu rodo uma aplicação q eu criei q mostra os clientes onlines (startados com os IDs pré definidos) e outras informações q achei pertinentes e ao clicar 2 x no micro listado chama o Viewer apontando pro Repeater e usando o ID q foi previamente definido.

 

Funciona legal, porém não consegui identificar q em vários casos (não analisei ainda a fundo o porque) não conecta fica aparecendo a mensagem Negotiating Protocol Version e fica nisso, mas em outros clientes conecta 100% sem problemas...

 

Ai eu confiro o Repeater e esta rodando, confiro os IDs e tudo ok, Firewall liberado ou não da o mesmo problema, não sei o q pode ser, vou começar a fazer uma comparação do q tem nos micros q estão aceitando a conexão normal e qual as diferenças dos q não estão.

 

Tem um outro probleminha, mas isto é fácil de se resolver é q o Repeater após certo tempo ele fecha, isto já foi citado por outros colegas, o q eu fiz para receber isto foi o seguinte, eu não chamo o Repeater direto, criei uma aplicação q starta com o Windows (server do repeater) e ele monitora se tem o processo (serviço ) do repeater rodando, se não tiver, starta, se tiver não faz nada, pronto problema resolvido.A

 

Agora a questão de em alguns computadores/redes conectar e em outros não (ficar na mensagem do negotiating protocol version) não sei o q é ainda, se alguém souber agradeço.

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ultravnc server tem um problema basico ele não consegue manter a conexão por + de 1 hora, ou seja precisa programar algo para desconectar o servidor(que é o cliente no caso) a cada hora e reconectar. tem uma versão ainda de teste q contorna este problema http://www.uvnc.com/updates.htm.

tbm tem o uvnc2me que é um cliente tipo teamviewer q não precisa de servidor, mas ele não tem como ficar ligado direto e nem predefinir uma ID.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Caso alguém se interesse posso passar mais detalhes pois já passei pelo caminho das pedras até conseguir fazer tudo isso funcionar perfeitamente.

Olá Fabrício.

 

  minha sugestão é que, se tiver tempo e desejar, seria interessante ter um tópico ou um post em um blog ensinando o passo a passo.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2107 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.