Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Df-E Retorno De Nf-E Cancelada


mmcamilo
  • Este tópico foi criado há 2817 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia...

 

Estive comparando o retorno de uma pesquisa realizada no ConsultaNFeDest e outra no DistribuicaoDFe e o resultado foi diferente entre os dois... 

 

No ConsultaNFeDest retornou entre outras notas, 6 NF-e Canceladas (que realmente foram canceladas - Confirmei cada uma delas no PortalNFe);

 

No DistribuicaoDFe retornou entre outras informações, todas elas no resNFe e todas estavam com cSitNFe = 1 e por outro lado os eventos do cancelamento por parte do emitente dessas NFes, ainda não apareceram...

 

1) Algum de vocês já se deparou com essa situação usando o novo WS?

 

2) Demora um pouco pra esses eventos aparecerem?

 

3) É preciso enviar alguma manifestação (do lado do destinatário) para que esses eventos (do cancelamento) sejam disponibilizados?

 

Conto com a ajuda de vocês.

 

Grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, os retornos serão realmente diferentes pois são mais informações fornecidas pelo DF-e em relação ao WS anterior.

 

Recebi notas canceladas mas o cSitNFe não veio como 1 e sim como 3,

 

comigo tem alguns eventos que demoram sim para retornarem, talvez o tempo da sefaz autorizadora replicar para o AN.

 

Até onde sei não é preciso manifestação para receber o evento de cancelamento.

 

Espero ter ajudado,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Tiago, vou aguardar aqui mais um tempo pra ver se retornam com o cSitNFe = 3 então.

 

Achei estranho pois acompanhei todos os NSU retornados, estão na sequencia certinho desde a emissão e o cancelamento por parte do emitente, porém todos eles retornam com cSitNFe = 1...

 

Vamos aguardar..

 

Grato pelo retorno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois ...

Boa tarde amigos, estou com o mesmo problema, uma NF-e emitida em 25/08/2015 às 10:07 que foi cancelada no mesmo dia às 10:08 com uma diferença de pouco mais de 1min. Está me retornando o protocolo de autorização de uso assim como o cSitNFe = 1(de nota autorizada). Consultando a mesma chave no portal Nacional está realmente cancelada. Caso ajude segue a chave da nota: 4315 0892 8124 4500 0194 5500 1000 0015 7518 9722 0203. 

Segue também o xml de retorno. Ainda realizei uma pesquisa '*+CHAVE+*.*' e só me retornou este xml que estou postando.

  <?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?> 
- <resNFe xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" versao="1.00" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">
  <chNFe>43150892812445000194550010000015751897220203</chNFe> 
  <CNPJ>92812445000194</CNPJ> 
  <xNome>DAITON LEMOS OLIVEIRA</xNome> 
  <IE>0960149201</IE> 
  <dhEmi>2015-08-25T09:14:00-03:00</dhEmi> 
  <tpNF>1</tpNF> 
  <vNF>367.00</vNF> 
  <digVal>q1Hy4feEbqwBsFppNl05r+tfE9w=</digVal> 
  <dhRecbto>2015-08-25T10:07:14-03:00</dhRecbto> 
  <nProt>143150141639463</nProt> 
  <cSitNFe>1</cSitNFe> 
  </resNFe>

Alguém poderia ajudar? Quem já passou por isso conseguiu resolver de alguma forma?

Att.

Rômulo Mayworm

  • Curtir 1

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Rômulo,

Pelo XML que você postou se trata do retorno ao executar o DistribuicaoDFe, correto?

Sendo assim, você não é o emitente da nota e sim o destinatário.

Sugiro que você leia com muita atenção a Nota Técnica 2014/002 versão 1.01 que trata sobre o DistribuicaoDFe, nela diz que ao realiza a consulta você terá como retorno um resumo da NF-e emitida contra o seu CNPJ.

Após realizar a manifestação do destinatário, se realizar uma nova consulta você vai obter como resposta o XML completo da mesma bem como os XMLs dos eventos vinculados a mesma, no caso o evento de canelamento.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo Jurisato Junior, sabe me informar, um destinatário pode se manifestar para uma NF-e cancelada?

Li aqui que não é possível, então, a nota foi cancelada antes do destinatário se manifestar, assim mesmo ela está vindo pelo DistribuicaoDFe como válida, digo autorizada. Desculpe a insistência, mas é realmente assim que deve funcionar? Pelo meu entendimento deveria já que não posso mais me manifestar em relação a uma NF-e cancelada ou denegada, deveria me retornar como tal.

 

Att.

Rômulo Mayworm

  • Curtir 1

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando acima:

"Os documentos fiscais e resumos de eventos estarão disponíveis somente se o destinatário se manifestar dando "Ciência da Operação", “Operação não Realizada” ou "Confirmação de Operação" para a NF-e. Antes da manifestação do destinatário fica disponível unicamente a estrutura XML de “Resumo de NF-e” - Pág.4 da NT 2014/002"

Esse resumo não deveria constar o cancelamento da NF-e? Estou penando um pouco para compreender. Porém entende-se que o Resumo é referente à NF-e, e em relação aos eventos somente após  o destinatário se manifestar... até aí tudo bem... mas pelo ponto de vista do sistema: Consulto os Documentos Fiscais pelo DistribuicaoDFe, listando assim todos os resumos que me vieram como resposta, todos como Autorizados aguardando uma manifestação do destinatário, que por sua vez vai 'tentar' manifestar acerca de uma NF-e já Cancelada e terá o erro de que não poderá se manifestar por um Documento já cancelado ou denegado. Acho um tanto estranho isso não? Não deveria já estar marcado como cancelado sem a necessidade de manifestação do usuário? Ou essa consulta deve ser constante para que antes do tempo de um Emitente cancelar o Destinatário tenha tempo ágil de se manifestar? Alguém consegue compreender essa parte?!

Att.

Rômulo Mayworm

  • Curtir 1

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Rômulo,

Se o componente esta configurado para salvar em disco os XML, favor verificar se não foi salvo nenhum arquivo: *-procEventoNFe.xml, se sim, verifique se o mesmo não se refere ao evento de cancelamento na NF-e que você se refere.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Italo,

então, foram salvos 140 arquivos *-procEventoNFe.xml verifiquei cada um deles e todos se referem à manifestação dos destinatários das notas emitidas pelo CNPJ de consulta.

Verifiquei também que estão ocorrendo lacunas nos NSU, e pelo que compreendi ante a NT deve ser sequencial, vou tentar executar o DistribuicaoDFe pesquisando diretamente pelos NSUs faltantes para ver se me retorna algo sobree lhe dou uma posição. 

Rômulo

  • Curtir 1

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Rômulo,

O método DistribuicaoDFe possui 4 parâmetros, correto?

Normalmente no terceiro passamos o valor do último NSU retornado e no quarto parâmetro passamos uma string vazia.

Desta forma sempre a consulta será, digamos sequencial.

Por outro lado se você notar que esta faltando algum NSU (por exemplo o 365) você pode executar o método da seguinte forma:

ACBrNFe.DistribuicaoDFe( cUF, CNPJ, '', '365' )

Informe uma string vazia para o terceiro parâmetro e o valor do NSU faltante no quarto parâmetro, desta forma será retornado somente o registro cujo NSU é 365 (segundo o exemplo acima) seja ele um resumo de nota, uma nota completa ou resumo de evento ou o evento completo.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Italo, acabei de consultar todas, o que acontece, não existiam essas lacunas, eu que não me atentei, o que acontece é que só estava armazenando os NSU's referentes aos arquivos "*-resNFe" (aos resumos das NF-es emitidas contra o CNPJ de consulta) e os NSUs faltantes eram exatamente os referentes aos eventos os quais eu já tinha porém sem armazenar os NSUs (das notas manifestadas pelos destinatários citadas acima).

Executei o DistribuicaoDFe exatamente conforme acima informando apenas o consNSU, digo o parâmetro ANSU.

Dessa forma, realmente os eventos dos cancelamentos não vieram ainda. Inclusive executei hoje novamente o ACBrNFe.DistribuicaoDFe( cUF, CNPJ, '0', '' ) e atualizou todos os arquivos resposta, a resposta para aquele que referi lá em cima continua como NF-e Autorizada.

Rômulo

  • Curtir 1

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Rômulo,

No meu entendimento você só informa o valor zero como terceiro parâmetro uma unica vez, dai para frente deve-se sempre informar o último NSU retornado.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Italo, 

Concordo com você, porém estava informando o valor zero no terceiro parâmetro apenas para ver se 'poderia trazer alguma modificação das respostas já obtidas anteriormente' mas prevaleceu da mesma forma, parando de buscar registros sempre quando atinge o MaxNsu.

Estou recebendo todos os arquivos do primeiro NSU  ao MaxNSU corretamente, porém ainda com as Notas Canceladas vindo como autorizadas.

Notei que na NT 2014/002 no início da página 10 está sendo explicado o valor de retorno do cSitNFe que através da NT somente pode ser 1 (Autorizado) ou 2 (Denegado). Realmente todas estão vindo Autorizadas porém em relação aos eventos só recebo as manifestações dos destinatários e recebi também dados da CT-e vinculada a uma das NF-es que inclusive não foi manifestada por mim (digo, pelo CNPJ utilizado no DistribuicaoDFe.

Att.

Rômulo Mayworm

  • Curtir 1

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Rômulo,

Segundo a NT 2014/002 se o emitente da NF-e efetuar o cancelamento da mesma o respectivo evento é enviado para a SEFAZ-Autorizadora, esta por sua vez tem que replicar no Ambiente Nacional, que por sua vez tem que gerar um NSU e disponibilizar para o destinatário, para que este ao consultar através do DistribuicaoDFe possa receber o XML do evento.

O resumo da NF-e que consta como autorizada a mesma foi manifestada?

Caso não tenha, realize a manifestação e depois realize novas consultas ao DistribuicaoDFe.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Italo,

O resumo da NF-e que consta como autorizada a mesma foi manifestada?

Caso não tenha, realize a manifestação e depois realize novas consultas ao DistribuicaoDFe.

Não, a NF-e (melhor as NF-es) que foram canceladas dentre esses resumos que tenho nenhuma foi manifestada (esse cliente, o detentor do CNPJ que utilizo, não estava realizando a manifestação em relação às NF-es emitidas contra ele.

O 'X da questão' é que uma nota já cancelada não permite manifestação não é? (http://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/11458-manifesta%C3%A7%C3%A3o-do-destinat%C3%A1rio-e-nf-e-cancelada/)  - Pois já tentei manifestar porém notas denegadas e canceladas não me permitem tal evento.

Estou começando a achar que o problema está com o Ambiente Nacional, pensa comigo, todas as Notas emitidas contra este CNPJ e os Eventos das notas emitidas por ele (digo a manifestação dos destinatários) estão vindo com o NSU correto, ou seja seguindo a sequencia correta, não criando lacuna alguma dentre meus NSU's, Parece-me que o Ambiente Nacional não está gerando o NSU para o evento de cancelamento... Até ontem meus NSU's eram a sequencia exata de 740 a 1072 e hoje vieram a 1073  e suas subsequentes, porém nenhuma destas referentes a evento de cancelamento, acredito que se o Ambiente Nacional tivesse gerado o NSU do cancelamento lá do meu resumo de NSU nº 1037 ele estaria dentre o 1037 e seus posteriores (uma vez que essa nota já foi cancelada desde o dia 25/08), estou com todos os NSU's posteriores a isso e nenhum do evento de cancelamento! 

Att.

 

  • Curtir 1

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Rômulo,

Desculpe, esta meio confuso: "...todas as Notas emitidas contra este CNPJ e os Eventos das notas emitidas por ele (digo a manifestação dos destinatários) estão vindo com o NSU correto".

O seu cliente vamos chamar de Empresa ABC e vamos supor que ela alem de comprar vende também, logo recebe e emite NF-e.

A Empresa ABC ao realizar uma consulta através do DistribuicaoDFe terá como retorno:

1. resumo da NF-e emitida contra o seu CNPJ;

2. Evento de cancelamento, carta de correção, Suframa e EPEC emita pelo emitente da NF-e (que não é a Empresa ABC);

3. Resumo de eventos CT-e e MDF-e (de Autorização / Cancelamento), emitidos pela transportadora.

4. NF-e caso a Empresa ABC venha realizar a Manifestação do Destinatário;

5. Eventos de Manifestação do Destinatário emitido pelos clientes (destinatários) da Empresa ABC; 

Observação o evento Suframa é emitido pela SEFAZ.

Me baseie na tabela que encontra-se na Nota Técnica 2014/002 versão 1.01 - página 4.

Portanto se a Empresa ABC não esta recebendo os eventos de Cancelamento, Carta de Correção, Suframa e EPEC isso significa que ou o emitente da NF-e não esta emitindo esses eventos ou a SEFAZ-Autorizadora não esta compartilhando eles para o Ambiente Nacional.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto Italo, 

a empresa ABC não está recebendo o retorno da opção 2. Evento de cancelamento, carta de correção, Suframa e EPEC emita pelo emitente da NF-e (que não é a Empresa ABC); 

Consultando pela chave diretamente no Portal da NF-e tenho:

Cancelamento pelo emitente (Cód.: 110111) 143150141641234 25/08/2015 às 10:08:48-03:00 25/08/2015 às 10:09:53

Realmente agora tô quase com a convicção que o problema esteja com a Sefaz Autorizadora. Eles não estão gerando o NSU para estes eventos. Dessa forma as Notas que sofreram algum destes eventos estão todas chegando como autorizadas mesmo que já canceladas.

Rômulo Mayworm

  • Curtir 1

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • 6 meses depois ...

Bom dia.

bem, mantenho todos os DF-es armazenados (as informações deles) em banco de dados, aguardando (os referentes a NFe) pela manifestação do Destinatário, realmente ainda não obtive sucesso recebendo a informação de uma NF-e cancelada (certamente a sefaz papou mosca neste quesito, uma vez que meus NSUs seguem a sequência correta), quando o usuário tenta manifestar uma NFe já cancelada não é permitido.

Nisso testo o CST de retorno do evento caso seja:

650: Rejeição: Evento de "Ciência da Operação" para NF-e Cancelada ou Denegada;
651: Rejeição: Evento de "Desconhecimento da Operação" para NF-e Cancelada ou Denegada; ou
653: Rejeição: NF-e Cancelada, arquivo indisponível para download.

Aí nesse caso na minha tabela dos DF-es existe um campo Booleano Cancelado e dou um Update no mesmo para True.

if (AcbrNFe1.WebServices.EnvEvento.EventoRetorno.retEvento.Items[0].RetInfEvento.cStat = 650) or
   (AcbrNFe1.WebServices.EnvEvento.EventoRetorno.retEvento.Items[0].RetInfEvento.cStat = 651) or
   (AcbrNFe1.WebServices.EnvEvento.EventoRetorno.retEvento.Items[0].RetInfEvento.cStat = 653) then  
  AtualizaDFeCanceladoBD;

Bom sei que o fato de não estar me retornando o evento de cancelamento de uma NFe não tem haver com o ACBR e sim com a SEFAZ, dessa forma esta foi a solução paliativa que encontrei.

Att.

Rômulo Mayworm 

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2016 at 09:11, FocusRJ disse:

Bom dia.

bem, mantenho todos os DF-es armazenados (as informações deles) em banco de dados, aguardando (os referentes a NFe) pela manifestação do Destinatário, realmente ainda não obtive sucesso recebendo a informação de uma NF-e cancelada (certamente a sefaz papou mosca neste quesito, uma vez que meus NSUs seguem a sequência correta), quando o usuário tenta manifestar uma NFe já cancelada não é permitido.

Nisso testo o CST de retorno do evento caso seja:

650: Rejeição: Evento de "Ciência da Operação" para NF-e Cancelada ou Denegada;
651: Rejeição: Evento de "Desconhecimento da Operação" para NF-e Cancelada ou Denegada; ou
653: Rejeição: NF-e Cancelada, arquivo indisponível para download.

Aí nesse caso na minha tabela dos DF-es existe um campo Booleano Cancelado e dou um Update no mesmo para True.


if (AcbrNFe1.WebServices.EnvEvento.EventoRetorno.retEvento.Items[0].RetInfEvento.cStat = 650) or
   (AcbrNFe1.WebServices.EnvEvento.EventoRetorno.retEvento.Items[0].RetInfEvento.cStat = 651) or
   (AcbrNFe1.WebServices.EnvEvento.EventoRetorno.retEvento.Items[0].RetInfEvento.cStat = 653) then  
  AtualizaDFeCanceladoBD;

Bom sei que o fato de não estar me retornando o evento de cancelamento de uma NFe não tem haver com o ACBR e sim com a SEFAZ, dessa forma esta foi a solução paliativa que encontrei.

Att.

Rômulo Mayworm 

 

Boa saída. Pra mim que não posso executar o manifesto lascou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Este tópico foi criado há 2817 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.