Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ler arquivos da NFe no site da receita


claudiojose
  • Este tópico foi criado há 3208 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Ja foi falado isso aqui no forum diversas vezes. É ilegal fazer esse tipo de operação, estando o contribuinte sujeito a penalidades. O que a legislação da NF-e diz é que TODO xml deve ser enviado ao destinatário (cliente) para que seja escriturado por ele.

Vale a dica aí, cuidado.

Só complementando que informações baixadas de sites ou afins não são consideradas válidas. Sendo assim, valem apenas os xml assinados digitalmente pelo emissor e enviados ao cliente.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Cleber,

Tenho um controle de estoque rodando a mais de 10 anos, portanto bem antes de existir a NF-e.

Nunca o funcionário do almoxarifado precisou digitar a nota de compra dos materiais.

Pesquisando no fórum existi uma postagem minha que mostro como isso é feito até hoje sem a necessidade de possuir o XML da NF-e para dar entrada dos materiais.

Como isso é feito? Não existe milagres. Apenas uma boa ideia convertida em programação.

Como não precisamos do XML para esse fim, logo não precisamos fazer nenhuma maracutaia para obter o mesmo.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde Cleber,

Tenho um controle de estoque rodando a mais de 10 anos, portanto bem antes de existir a NF-e.

Nunca o funcionário do almoxarifado precisou digitar a nota de compra dos materiais.

Pesquisando no fórum existi uma postagem minha que mostro como isso é feito até hoje sem a necessidade de possuir o XML da NF-e para dar entrada dos materiais.

Como isso é feito? Não existe milagres. Apenas uma boa ideia convertida em programação.

Como não precisamos do XML para esse fim, logo não precisamos fazer nenhuma maracutaia para obter o mesmo.

Só citei isso Ítalo pois muitas vezes aqui no fórum li até mesmo dos administradores não incentivando certos tipos de práticas, pensando justamente na dor de cabeça que pode dar lá na frente. Mas isso é escolha de cada um. Se todo mundo seguisse a Lei em suas entrelinhas, o Brasil não seria Brasil.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Dangelo,

Na empresa que trabalho não precisamos do XML para dar entrada no estoque, ou seja não dependemos dele para esse fim.

Ao emitir e enviar o Pedido de Compra para o fornecedor ressaltamos que o mesmo tem por obrigação legal nos enviar por e-mail o XML e o DANFE impresso em papel junto com a mercadoria adquirida.

Os XMLs recebidos por e-mail são salvos no servidor separados por pastas mensais.

No caso de devolução, por não estarmos obrigados a emitir documento fiscal, ou seja, Nota Fiscal, apenas emitimos uma CRM - Carta Remessa de Mercadoria a titulo de devolução.

O que eu quero deixar claro é que:

1. Todo fornecedor é obrigado por lei disponibilizar o XML da NF-e (XML este assinado e com o protocolo de autorização da SEFAZ) para o Destinatário da mercadoria.

2. No meu sistema, se tratando de dar entrada no estoque o almoxarife confronta o DANFE com o Pedido de Compra se tudo estiver OK, basta informar o numero do Pedido e outros dados como data de vencimento das parcelas (por exemplo) para que seja feito o lançamento, desta forma não requer a digitação de item por item comprado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ítalo,

não vou dizer que você ou seu sistema, ou a empresa para o qual o sistema foi desenvolvido está errado nisto,

mas ao meu ver o uso pelo XML é mais seguro nos dias atuais.

 

Eu tinha tb como vc fazia. O almoxarifado iria pelas ordens e compra e pronto.

 

Mas hoje com a necessidade de dados para escrita fiscal, estoque, contas a pagar, custos, é importante ir pelo XML.

 

Se tu ir pelo XML:

- ninguém conseguirá digitar errado fornecedor, valor total e final da nota, vencimentos, etc.

 

Pelo ordem de compra tu coloca fornecedor X, mas o fornecedor X pode ter N fábrica e ele vai mandar por aquela que ele escolher e não necessariamente é a tua cadastrada, isto ocorreu aqui.

 

Pelo XML o digitador NUNCA vai errar o total da nota....

 

poderia citar N outras coisas que o XML facilita.

 

Depois que fiz aqui a mudança de só digitar com o XML baixado, foram reduzidos erros de digitação em 99% das vezes.

O cara entra na tela de nota de entrada, e o meu programa pega todas as informações possíveis do XML e bate tudo que for possível.

Totais de notas eram um dos maiores problemas, fornecedor errado, entre outros. Além do mais esta nota tem que alimentar a escrita fiscal um dos grandes problemas em questão de fiscalização final.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Claudio,

Entendo o que você disse e concordo plenamente com você, uma vez que o XML, disponibilizado pelo emitente desde que assinado e protocolado pela SEFAZ é um documento com validade jurídica.

Sendo assim podemos extrair dele todas as informações que necessitamos para cada etapa do processo.

É por isso que sempre coloco o dedo na ferida. Todo Emitente de NF-e tem por obrigação legal disponibilizar o XML assinado e protocolado ao Destinatário assim que a SEFAZ retornar o protocolo de autorização.

Estamos aqui falando da NF-e e não podemos esquecer do CT-e que também é preciso ser lançado pelo Tomador do Serviço, portanto o Emitente do CT-e também tem a mesma obrigação legal em disponibilizar o XML ao Tomador do Serviço.

Hoje temos para a NF-e o serviço DistrubuicaoDFe disponibilizado pela SEFAZ que permite que o Destinatário baixe o XML completo da NF-e desde que realize a manifestação da mesma.

No caso do CT-e ainda não temos este serviço, mas estou apostando que em breve teremos.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3208 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...