Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

WebServices REST com Delphi, Package para acesso simplificado


  • Este tópico foi criado há 2370 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

 Galera, para quem quer usar um Servidor REST feito em Delphi para acesso a Banco de Dados como se fosse um Query comum sem usar Providers e outras coisas, de jeito bem simples, estou disponibilizando por SVN minha package que está em desenvolvimento para este fim, com um RESTDatabase e um RESTClientSQL, mais componentes serão disponibilizados mais com esse já consigo acessar DB com FireDAC sem precisar ficar criando os campos em FieldDefs e etc.

 Está em fase ALPHA, interessados favor entrar em contato no email : [email protected].

 Todos saem ganhando com isso, VLW.

  https://sourceforge.net/projects/rest-dataware-componentes/

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 O Andamento está indo de vento em poupa.

 Foi desenvolvido um pooler de Databases basico.

 O Componente ClientSQL já faz consultas com ou sem parâmetros.

 Foi adicionada a propriedade Params e ParamByName.

 Estou trabalhando no ExecSQL e logo apos no Commit de Dados.

 Está indo bem rápido, preciso de uma ajuda para criar icones para os componentes e para normalizar as propriedades na IDE do Delphi.

 Interessados entrem em contato, todos os componentes estão usando somente códigos nativos, sem componentes e classes externas, tudo nativo para facilitar o port.

Baixem e deem uma olhada, pois acho que termino tudo que estou pensando em mais uns 3 dias, aí é só com uso e ajuda pra fazer crescer. VLW Galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Agora está em fase BETA.

 Adicionei a Reflexão de Dados, assim sendo, você pode gravar dados no Dataset com .Post e no avento AfterPost colocar o ApplyUpdates que é o método novo.

 Com isso o componente envia a reflexão para o Servidor e grava o Dado no Database sem necessidade de Insert's, Updates e até Deletes, pois a reflexão funciona com Deletes normalmente.

 Além de todas as outras propriedades adicionadas, agora o Dataset funciona igual um ibQuery ou fdQuery ou qualquer componente Dataset com SQL.

 Próximo passo é implementar o Cache, melhorar o Pooler e estamos finalizados. Hoje mexo no Cache.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, xyberx disse:

 Update da versão 1.0.2 postado no SourceForge

Bom dia amigo fiquei muito interessado no seu trabalho, 

Baixei o código, mas no evento afterpost onde realiza o applyupdates esta dando o seguinte erro de sql

EIBNativeException [FireDAC][Phys][IB]Dynamic SQL Error
SQL error code = -204
Table unknown 'TABLE' At line 2, column 1

estou estudando o fonte para ver se posso ajudar em alguma coisa, ate la aguardo noticias

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vc.tamir disse:

Bom dia amigo fiquei muito interessado no seu trabalho, 

Baixei o código, mas no evento afterpost onde realiza o applyupdates esta dando o seguinte erro de sql

EIBNativeException [FireDAC][Phys][IB]Dynamic SQL Error
SQL error code = -204
Table unknown 'TABLE' At line 2, column 1

estou estudando o fonte para ver se posso ajudar em alguma coisa, ate la aguardo noticias

 

  Repare no exemplo do Cliente que tem um Edit com uma label dizendo "Tablename to use ApplyUpdate".

 Nele deve ser colocada a tabela para ser feito o applyupdate no servidor, e a tabela deve existir no servidor.

 caso esteja alterando o exemplo do servidor, verifique no database que está configurado nele para saber se a tabela que quer fazer o update está criada.

 O erro é relativo a não haver a tabela no banco ou o nome da mesma não confere com o que está no edit.

 Lembrando, use sempre a versão do SVN que tem as correções sempre novas.

 VLW.

 Para adicionar os campos num dataset é só você abrir o ClientSQL com o SQL desejado, depois ir no fieldseditor e adicionar os campos que o sistema guarda depois as configurações e aí os campos ficam fixos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

 Atualização e correção de BUG's, muitas modificações e criação da package com icones e tudo certo para uso profissional, já está em produção há mais de um Ano, e hoje tempos no SF 536 Downloads com 100 colaboradores, dúvidas estou a disposição..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

 Vídeo de apresentação do REST Dataware
 
https://www.youtube.com/watch?v=MVYJmyIOUOg

 Breve serão postados mais vídeos.

1 hora atrás, adilsonpazzini disse:

Xyberx . a linha para Lazarus , funciona igual ao pra Delphi . ou tem diferenças ?

 

Desde ja agradeço

Adilson

 Breve estarei convertendo ele completo para Lazarus com compatibilidade total entre Delphi e Lazarus.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Nova versão do Rest Dataware.

 Adicionado a opção de MasterSource. Com isso agora o componente tem cascate delete, insert from master e outras opções deixando cada vez mais RAD o desenvolvimento para banco de dados via REST/JSON no Delphi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, xyberx disse:

 Nova versão do Rest Dataware.

 Adicionado a opção de MasterSource. Com isso agora o componente tem cascate delete, insert from master e outras opções deixando cada vez mais RAD o desenvolvimento para banco de dados via REST/JSON no Delphi.

Parabéns pelo projeto @xyberx, testado e funcionando.

Vou me aprofundar nos demos e realizar uns testes de integração com meu sistema, muito obrigado.

Londrina - PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 A nova versão de hoje tem Master/Detail link e um exemplo de uso, com muitas novidades inclusive uma função que você pode dizer :

 GotoREC(10)  e o REST Client ir para o registro 10 movendo o Dataset diretamente sem loop. Vão gostar.

 Cache de erros, para antes do applyupdates o componente salva um cache binario para se der algum erro eu nao fazer a requisicao novamente e sim usar o cache de antes da acao para voltar ao estado que quero e muito mais.

 Breve postaremos nos DEMOS um conversor de forms que você converte seu dataset inteiro para Rest DW sem mexer em nada.

Editado por xyberx
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Pode ficar tranquilo, estou primeiro fazendo em Delphi para coletar tudo que precisamos para fazer a coisa, dpois vou me concentrar no Lazarus, aí já terei o know-how do que precisa ser feito e com tudo pronto é só criar as coisas que não irão existir no Lazarus, aí vai ser tranquilo. Já tenho um Servidor REST/JSON em Lazarus inclusive já postei para todos e ele é compatível com o Delphi, vou ter de criar apenas a parte de PARSE dos Objetos como o DS do Delphi para o Lazarus para ter tudo compatível e etc...

 Logo que terminar a compressão de Dados nativa, vou começar no Lazarus, pois aí já terá tudo que é preciso para Delphi, terei mais tempo só para o Lazarus mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2370 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.