Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Serviço de Integração Empresas de Serviços Contábeis


  • Este tópico foi criado há 1968 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa Noite... 

Em 03/03/2016 at 08:45, LUCAS CARDOSO DA SILVA disse:

A secretaria da fazenda do estado do RS disponibilizou em fase piloto um web service para que os escritórios de contabilidade possam consultar e efetuar o download dos xml's de nfe's e nfce's dos seus respectivos clientes mediante autorização destes, usando certificado próprio do contador, dispensando assim o uso do certificado do cliente.

Esta ferramenta foi disponibilizada para que os escritórios de contabilidade possam efetuar automaticamente a escrituração das notas fiscais dos clientes, sem que estes precisem envia-las automatizando o processo.

Segue o link com o respectivo layout e schemas:

https://www.sefaz.rs.gov.br/Site/MontaArquivo.aspx?al=l_dwn_doc_ws_contab

Seria possível desenvover esta ferramenta no ACBR?

Interessante a questão...

Sou proprietário de uma pequena software house... atendo aproximadamente 100 clientes, dentre os quais apenas 5 ou 6 emitem mais de 3000 a 4000 NFC-e´s mensalmente...

Utilizo o componente ACBr desde o inicio da empresa (2008) e, com o advento em principio da NF'e, aqui no estado do Pará, (09/2009), levando em consideração que é de obrigatoriedade da empresa o armazenamento e guarda dos arquivos XML's pelo período mínimo de 5 anos, desde o início, principalmente a pedido dos contadores de meus clientes, meu software de Gestão Comercial, armazena no servidor, os XMLs das NF-e's de emitidas, desde 01/2016, das NFC-e's emitidas, e desde 2015, valendo-se dos DFe do ACBr, das NF-e's de compra...  

Todas as transações que envolvam emissão de NF-e ou NFC-e, armazenam no banco de dados o registro das mesmas, utilizando a Chave de Acesso como base para acesso ao XML do respectivo documento armazenado no servidor, seja autorizada, cancelada, denegada...Bom como os registros de compra e seus respectivos XMLs adquiridos a partir do DF-e do ACBr (vale salientar que diversos clientes, principalmente mercados e mercearias, detectaram empresas utilizado-se de seus CNPJ para emissão de NF-e's dentro do estado do Pará, fatos que não chegavam ao conhecimento dos contadores  por estas transações não constarem dos relatórios de fronteira do orgão de fiscalização estadual - SEFA do estado do Pará)...

Partindo deste ponto, com todas as informações gravadas no banco de dados, e dos XML's nas suas devidas pastas, os usuários do meu sistema simplesmente, no inicio do mês seguinte, clicam no Menu XML's NF-e's / NFC-e's para Contabilidade, informam o mês para envio, e o sistema varre o banco de dados, buscando  primeiramente identificar lacunas entre a numeração das NF-e's e NFC-e's emitidas e, caso encontre, solicita ao usuário a inutilização dos números não utilizados... Caso encontre NFC-e's em contingência, obriga a retransmissão das mesmas... Depois, transfere  todos os XML's de Compra, XML's das NF-e's emitidas, canceladas, denegadas, inclusive XMLs das Inutilizações, NFC-e's emitidas, canceladas...., inclusive XMLs das Inutilizações,  para uma pasta temporária, separando em pastas tipo "Autorizadas", "Canceladas", "Denegadas", "Inutilizadas", por modelo de documento, gera um relatório em PDF de todas as ocorrências, o qual passa a valer como recibo de entrega ao contador, compacta tudo, inclusive o PDF, e, envia o arquivo compactado por email ou grava em mídia para entrega física...  

Desta forma, todos os arquivos XML necessários ao escritório de contabilidade, são entregues já no primeiro ou segundo dia do mês, incluindo o resumo em PDF de tudo... sem falhas, sem arquivos faltantes, sem problemas, o que tem rendido inclusive indicação por parte dos Escritórios de Contabilidades de novos clientes, fechando-se assim um ciclo, em que a empresa fornece as informações necessárias e, o contador simplesmente as registra...

Por tudo isso, eu, como programador, e também em nome de todos de todos os demais colegas de profissão, quero agradecer a toda a equipe ACBr, pelo incrível e vasto leque de componentes que oferece a comunidade da Automação Comercial do Brasil... Componentes sem os quais, provavelmente minha empresa já teria fechado as portas....

Peço desculpas caso tenha postado em local incorreto, mas achei conveniente a publicação neste post....

 

 

 

 

 

 

Editado por infomatte
  • Curtir 4

VANDERLEI MATTE

INFOMATTE Sistemas e Consultoria

Distrito de Castelo de Sonhos - Altamira / PA

Whattzap: (66) 99695-4979

email: vanderleim[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Olá,

Como o ContadorNf e o Lucas Cardoso da Silva, preciso saber se Web Service disponibilizado pela Sefaz RS para Baixar Extrato/XML através do Certificado Digital do contador vai ser incluído no ACBR.

A SEFAZ RS criou Web Service para poder acessar as notas com o CNPJ do contador, sem que o mesmo esteja informado na tag  autXML, pois no caso das notas de Compra, isto é praticamente impossível. Digamos uma empresa que vende para inúmeros clientes, ela teria que ter o CNPJ do contador de cada um de seus clientes para acrescentar no momento da emissão da NF-e. Só assim, as notas teriam esta tag preenchida com o CNPJ DO contador do cliente para que o mesmo pudesse efetuar o download, na prática não funciona.

Ex. Um supermercado que compra de 30 fornecedores, teria que entrar em contato com estes 30 fornecedores e pedir que cada vez que emitissem uma NF-e informassem o CNPJ do contador do Supermercado. Só que estes 30 fornecedores vendem pra inúmeras outras empresas, teriam que manter no seu banco de dados, atualizado, o CNPJ do contador de cada um destes clientes. Isto não funciona. Então a Sefaz RS criou Web Service para Distribuição para ser usado pelos contadores, que ficará disponível através da URL: https://nfe-rs-integracao.sefazvirtual.rs.gov.br/ws/NfeIntegracao/NfeIntegracao.asmx . O Boletim está disponível no link: https://www.sefaz.rs.gov.br/Site/MontaArquivo.aspx?al=l_dwn_doc_ws_contab

Por enquanto este Web Service está disponível apenas na Sefaz do RS, mas provavelmente em pouco tempo será disponibilizado para outras UF´s e então mais empresas precisarão utilizá-lo através do ACBR

No aguardo....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
5 minutos atrás, LUCAS CARDOSO DA SILVA disse:

meu email é [email protected]
posso entregar esta solução (para o RS) com os fontes

Implementa ai no ACBr e disponibiliza a todos!

anexa os fontes aqui que submetemos ao svn

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opnião pegar o CNPJ de todos os contadores para informar no xml isso é inviável.

Teria que ter outra forma, ja que é um grande problema chegar no final do mês e os contadores ficarem ligando para o pessoal para enviar os xml de compra ou de venda.

Teria que ter algo mais prático e mais rápido, ja que os xml estão no sefaz e so conectar la e pegar essas informações, claro com o certificado digital da empresa ou do contador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Membros Pro

Olá pessoal, Bom dia,

Alguém conseguiu realizar o procedimento via ACBr, teria algum exemplo para informar?

Pergunto pois já tive alguns problemas com relação a isso, me refiro ao extrato, pois em algumas vezes acaba dando problemas na máquina, em virtude de vírus ou até mesmo fala de energia, queima da fonte e periféricos da máquina, e acaba por tendo que formatar a máquina, ou a instalação novamente da aplicação, e na maioria dos casos não fica o XML salvo nas respectivas pastas, tendo então de acessar o site da SEFAZ e efetuar o download XML por XML, mas acontece é que são vários arquivos e as vezes solicitar ao usuário que faça isso fica um pouco difícil.

Se alguém puder ajudar desde já agradeço.

Atte,

Cristofer Rodrigues.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Este serviço está disponível para qualquer empresa?

Pois no Boletim Técnico RS-2014/001 existe a seguinte citação:

Citar

Nesta fase inicial, este documento deverá ficar restrito a um grupo reduzido de participantes, até
que as funcionalidades previstas sejam implementadas e homologadas pelo grupo de trabalho.

 

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá André, respondendo sua pergunta, sim fica disponível para qualquer empresa, basta apenas ter o certificado digital.

No caso os arquivos XML's que são disponibilizados são os que foram emitidos ou remetidos para a empresa, semelhantemente a manifestação do destinatário, porém sem a necessidade de entrar documento a documento e manifestar a ciência para depois disponibilizar o download.

Não sei se conseguir esclarecer.

Lucas, com relação a aplicação que você desenvolveu, pode informar aqui o valor, ou somente por email?

Qual a versão Delphi?

 

Atte,

 

Cristofer Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Dependendo do número de interessados esse componente poderá ser desenvolvido e incluído no ACBr, caso deseje utilizar, responda o formulário abaixo:

https://goo.gl/forms/1uY2nr57dWkUyVzu1

  • Curtir 1
djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Em 20/03/2017 at 14:57, André Ferreira de Moraes disse:

Dependendo do número de interessados esse componente poderá ser desenvolvido e incluído no ACBr, caso deseje utilizar, responda o formulário abaixo:

https://goo.gl/forms/1uY2nr57dWkUyVzu1

Apenas 4 empresas responderam a pesquisa, aparentemente não é algo usado por muitas empresas.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá Dércio, Boa noite,

Não querendo jogar um balde de água fria, mas o André fez uma enquete e como teve um número bem pequeno de interessados, acredito que ainda não será disponibilizado, estou tentando fazer por aqui, mas nessa parte de comunicação com WebService não manjo muito, mas assim que tiver algo, com certeza irei compartilhar, uma vez que usamos o componente gratuitamente, por favor não interpretem mal, sei que cada um tem que valorizar seu trabalho/tempo investido.

Abraço e tudo de bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 23/03/2017 at 08:40, André Ferreira de Moraes disse:

Apenas 4 empresas responderam a pesquisa, aparentemente não é algo usado por muitas empresas.

Esse "piloto" é de 2014...bem antes de existir o DistribuicaoDFe como é hoje.Se os métodos de hoje forem usados corretamente, não tem necessidade de implementar isso na minha opinião.

Pra mim isso é o mesmo caso do tão desejado "download" que sempre figurou nos tópicos.. é o TI querendo fazer o que é mais fácil pro cliente e não o que deve ser feito...

Outro detalhe é que o contador não vai escriturar NADA que o cliente não pediu, então mesmo que ele pegue o XML, vocês acham que ele vai escriturar se o cliente não enviar essa informação? 

Ressalto que é minha opinião, e que não tenho ngm que usaria isso (nem empresa nem contador).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Ola, gostaria de saber se pra baixar os xml so aceita se for residente no RS?, pois conseguir consumir o Ws, mais sempre o retorno :
Rejeicao: Requisitante nao eh Contabilista do CNPJ informado.

Moro no Tocantins e o servidor usado pelo estado é do RS, mais nao consigo baixar alguma nota, alguem sabe me dizer porque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, gss200610 disse:

Ola, gostaria de saber se pra baixar os xml so aceita se for residente no RS?, pois conseguir consumir o Ws, mais sempre o retorno :
Rejeicao: Requisitante nao eh Contabilista do CNPJ informado.

Moro no Tocantins e o servidor usado pelo estado é do RS, mais nao consigo baixar alguma nota, alguem sabe me dizer porque?

Bom dia, gss200610.

Tópico é antigo e por isso será fechado. Peço para que crie um novo.

  • Curtir 1
Equipe ACBr

Felipe Eduardo Resende Mesquita

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1968 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.