Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Serviço de Integração Empresas de Serviços Contábeis


  • Este tópico foi criado há 1995 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

A secretaria da fazenda do estado do RS disponibilizou em fase piloto um web service para que os escritórios de contabilidade possam consultar e efetuar o download dos xml's de nfe's e nfce's dos seus respectivos clientes mediante autorização destes, usando certificado próprio do contador, dispensando assim o uso do certificado do cliente.

Esta ferramenta foi disponibilizada para que os escritórios de contabilidade possam efetuar automaticamente a escrituração das notas fiscais dos clientes, sem que estes precisem envia-las automatizando o processo.

Segue o link com o respectivo layout e schemas:

https://www.sefaz.rs.gov.br/Site/MontaArquivo.aspx?al=l_dwn_doc_ws_contab

Seria possível desenvover esta ferramenta no ACBR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos!

Já existe hoje na NF-e a possibilidade de se adicionar CNPJs autorizados a baixar o xml da mesma, não seria isso? Penso eu que, se a empresa 'XIS'  emitiu uma NFe cadastrando na mesma o CNPJ autorizado do seu respectivo escritório contábil o mesmo posteriormente terá o acesso ao xml emitido, a minha dúvida é apenas como? Digo isso pois acredito que hoje um escritório contábil com seu CNPJ vinculado à NFe tenha acesso à mesma apenas caso detenha da chave da mesma, acredito que deveria funcionar conforme ocorre com a Distribuição de Documentos Fiscais Destinados (no caso as notas emitidas contra o CNPJ da empresa 'XIS'), e por falar nisso, as notas emitidas contra a empresa 'XIS' não poderão ser de acesso pelo contador da mesma não é? A não ser que a empresa que emitiu, vincule o CNPJ do contador da empresa 'XIS' à NFe emitida contra a mesma.

Att.

Rômulo Mayworm

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FocusRJ, esta opção é inviavel numa empresa que recebe mais de 300 notas por dia. Teria que solicitar a um por um dos seus respectivos clientes que anexassem o cnpj do contador. Os clientes hoje em dia mal enviam o xml, quanto mais ter um sistema adaptado para isso. Justamente por isso a SEFAZ\RS esta disponibilizando este serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo aqui o BT disponibilizado, tive minhas questões respondidas:

- não será necessário o solicitante ter noção da chave como ocorre hoje;

- o solicitante terá acesso também às notas destinadas.

... Lendo aqui o restante...

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

Lucas, na estrutura do XML da NF-e que é o mesmo da NFC-e existe um grupo opcional chamado <autXML> (vide página 183 do Manual versão 6.0 da NF-e/NFC-e).

Esse grupo pode aparecer 10 vezes no XML e seu conteudo é simples, CNPJ ou CPF na pessoa que estamos autorizando a ter acesso ao XML.

Se eu deseja que todas as notas emitidas por mim possam ser "baixadas" pelo meu escritório de contabilidade, basta informar em todas elas o CNPJ ou CPF do contador.

Veja como fica o código:

       with autXML.Add do
        begin
            CNPJCPF := sCNPJCPF; // nesta variável contem o CNPJ ou o CPF da pessoal autorizada a baixar o XML
        end;

Bom esse é o primeiro passo.

Vamos para o segundo, por favor leia a Nota Técnica 2014/002 versão 1.01 que trata sobre a Distribuição de DF-e - Documentos Fiscais Eletrônicos.

Na página 4 dessa Nota Técnica existe uma tabela, vamos nos ater na coluna "Terceiros", note que essa pessoa pode ter acesso ao XML da NF-e, mas para isso é preciso que o seu CNPJ ou CPF esteja informado no grupo <autXML>.

Detalhe importante a pessoa cujo CNPJ ou CPF constar em <autXML> não precisa realizar a manifestação, uma vez que ela não é a destinatária da mercadoria.

Quem tem que realizar a manifestação é o destinatário, correto?

Suponha que um escritório cuida da cotabilidade de 100 empresas, se todas incluírem o CNPJ do escritório de contabilidade, este vai poder "baixar" diariamente todas as notas emitidas por essas empresas.

Resumindo, basta você desenvolver uma aplicação que execute o método DistribuicaoDFe que já esta implementado no componente ACBrNFe e salve em disco ou no banco de dados de forma organizada os XML das notas "baixadas".

Simples assim.

  • Curtir 5
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo, a minha aplicação coloca o código. Mas os clientes do cliente do escritório de contabilidade não usam meu software e não farão esta alteração. Entende?

O método DFE já estamos usando. Mas este não serve para o escritório de contabilidade que quer tanto as notas emitidas por seu cliente, como as emitidas contra ele. Por isso este serviço foi desenvolvido pela SEFAZ\RS. É uma solicitação das empresas de contabilidade em geral...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Monitor terá esse recuso de baixar xml breve, breve.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom Dia, Italo...

Se entendi bem, acredito que o problema não esteja somente nesse ponto:

"Suponha que um escritório cuida da cotabilidade de 100 empresas, se todas incluírem o CNPJ do escritório de contabilidade, este vai poder "baixar" diariamente todas as notas emitidas por essas empresas."

Pois nesses casos, realmente o escritório tem contato com o cliente e pode solicitar para que seja informado o seu CNPJ para receber.

Porém os escritórios também necessitam escriturar as notas RECEBIDAS de fornecedores por seus clientes, e ai nesse caso nunca que essas empresas iriam informar o CNPJ do escritório para o mesmo ter acesso.

Att.

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O webservice a ser consumido:

https://nfe-rs-integracao.sefazvirtual.rs.gov.br/ws/NfeIntegracao/NfeIntegracao.asmx?WSDL

estou conseguindo comunicar com certificado e tudo, mas sempre retorna mensagem informando que "Falha no schema XML – inexiste a tag raiz esperada para a 
mensagem"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
Em 03/03/2016 at 09:27, FocusRJ disse:

Alguém mais conseguiu consumir este web service? Alguém disposto a dar um help para solucionar esta questão?

 

Em 03/03/2016 at 09:27, FocusRJ disse:

Lendo aqui o BT disponibilizado, tive minhas questões respondidas:

- não será necessário o solicitante ter noção da chave como ocorre hoje;

- o solicitante terá acesso também às notas destinadas.

... Lendo aqui o restante...

Consigo assinar e consumir o webservice, mas sempre retorna erro de formato do xml, que falta tag raiz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Faça um anúncio na sessão dos classificados para isso!

9 minutos atrás, LUCAS CARDOSO DA SILVA disse:

Pessoal, estou disposto a pagar para uma solução para este problema. A manutenção do meu emprego depende disto...

 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois ...
Em 03/03/2016 at 10:58, Isaque Pinheiro disse:

O Monitor terá esse recuso de baixar xml breve, breve.

Olá Isaque.

Sou novato, utilizo o ACBrMonitorPlus 0.3.08.1 como aplicação (rodo o executável enviando comandos via texto e lendo os retornos também via texto). Tenho a mesma necessidade do Lucas e do Leandro. Alguma novidade sobre esta implementação do SEFAZ-RS?

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa noite

veja que no componente ACBrNFe já tem isso implementado, e senão me engano no monitor já tem também, dá uma conferida no help.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Juliomar, obrigado pela pronta resposta.


 Utilizo o ACBrMonitorPlus 0.3.08.1 - ASCBr:0.9.0a, a última versão que encontrei para download. Não há referencias a esta implementação no arquivo help. Não utilizo o componente, somente o executável interagindo com o sistema através de gravação/leitura de arquivos .txt.

 A NT do SEFAZ-RS Boletim Técnico RS-2014.001 (Integração Empresas Contábeis) define na pg11:

Nome do Web Service NfeIntegracao
Nome do Método nfeIntegracaoContab
Serviço Síncrono, disponibilizado em Ambiente de "Produção" e de "Homologação"
Parâmetros no SOAP Header Não usar.
URL Produção:
https://nfe-rs-integracao.sefazvirtual.rs.gov.br/ws/NfeIntegracao/NfeIntegracao.asmx
URL Homologação:
https://nfe-rs-integracao-hmle.sefazvirtual.rs.gov.br/ws/NfeIntegracao/NfeIntegracao.asmx

 É de extrema utilidade para escritórios contábeis pois o recurso exige a autorização dada
apenas pela empresa cliente do contador, e não dos fornecedores (tag AutXML).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato Ricardo, o campo é para a emissão na NFe. No entanto, a necessidade é para o download da NFe já emitida. Resumindo, a situação é a seguinte:

- Empresa A é uma empresa de comércio ou indústria que processa seus dados em escritório de contabilidade.
  Este escritório esta cadastrado no SEFAZ e autorizado pela empresa A a acessar seus documentos (NFe's e outros).
- Empresa B é fornecedora da empresa A e emite NFe para empresa A; a tag AutXML não é informada  pois este processo é muito dinâmico e a informação não está disponível para a empresa B no momento da emissão;

- O escritório contábil, com seu CNPJ/CPF e seu certificado autorizados no SEFAZ, não consegue baixar as NFe's
  da empresa A (nenhum documento encontrado). A empresa A não pode ceder seu certificado ao
  escritório pois o utiliza para emissão de suas notas (certificado token) além do que, mesmo que o certificado
  fosse tipo arquivo (a1), sempre há o problema de segurança em repassar certificados a terceiros ;

A NT do SEFAZ-RS Boletim Técnico RS-2014.001 (Integração Empresas Contábeis) disponibiliza web service para
resolver esta situação, porem não encontrei nenhuma implementação no ACBr.

Creio que algum participante do fórum já se deparou com esta situação. Qualquer referência ajuda.

Att
 ContadorNF

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2017 at 08:57, ContadorNF disse:

- Empresa B é fornecedora da empresa A e emite NFe para empresa A; a tag AutXML não é informada  pois este processo é muito dinâmico e a informação não está disponível para a empresa B no momento da emissão;

Bom dia,

eu dei uma lida rápida no tal boletim (não achei referência à tag autXML), mas ACHO que não vai ter escapatória, neste caso a empresa B vai ter que saber e informar o CPF do contador ou CNPJ do escritório contábil da empresa A, nas notas emitidas para a empresa A... 

(Já prevejo criação de um "sub-cadastro" dos terceiros autorizados (CPF ou CNPJ) a obter o XML, dentro no cadastro do cliente...)

OBS: Não é a toa que podem ser inseridas até 10 ocorrências da tag auxXML na mesma NF-e...

Att

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, funciona perfeitamente quando o CNPJ informado é o do destinatário. Este caso do autorizado (contador) não estar informado na tag AutXML é que não disponibiliza nenhum documento.

5 horas atrás, RicardoVoigt disse:

Bom dia,

eu dei uma lida rápida no tal boletim (não achei referência à tag autXML), mas ACHO que não vai ter escapatória, neste caso a empresa B vai ter que saber e informar o CPF do contador ou CNPJ do escritório contábil da empresa A, nas notas emitidas para a empresa A... 

(Já prevejo criação de um "sub-cadastro" dos terceiros autorizados (CPF ou CNPJ) a obter o XML, dentro no cadastro do cliente...)

OBS: Não é a toa que podem ser inseridas até 10 ocorrências da tag auxXML na mesma NF-e...

Att

Ricardo

Este webService do SEFAZ-RS que refiro consulta a base de dados das pessoas autorizadas no SEFAZ e libera o documento, independente do que esta informado no xml.da nota.,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1995 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...