Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Obrigatoriedade NFCe para quem ainda tem ECF


  • Este tópico foi criado há 2819 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

21 horas atrás, rlmariz disse:

Olá estou com uma duvida ref. a um cliente do Rio de Janeiro que pelo cronograma ele tem que emitir NFCe a partir de 1/jul/2016, ele ainda tem ECF, ele tem que parar de usar a ECF e emitir apenas NFCe?

Obrigado.

Bom dia.

Na verdade, segundo o disposto na Legislação Comentada, Não há uma data estipulada para emissão/adesão à NFCe.
"As datas previstas no cronograma de implantação da NFC-e no Estado do Rio de Janeiro não estabelecem, propriamente, datas de obrigatoriedade de emissão do referido documento, já que contribuinte poderá, na maioria dos casos, por determinado período, utilizar o equipamento ECF para emissão de Cupom Fiscal[...]"

Conforme estabelece o Art. 1º inciso V, para empresas optantes do regime simplificado de arrecadação, estas, se auferiram receita bruta no ano de 2014, superior a R$ 360.000,00, estas sim PODERÃO emitir a NFCe, tendo em vista o que dispõe o § 2º que, caso o contribuinte tenha auferido renda superior ao valor previsto, mas utiliza o ECF, caso não tenha passado dois anos da data de instituição da Lei, poderá ainda utilizar o ECF.

Entretanto, é importante observar o disposto no § 5º do Art. 1º.

"§5º Relativamente ao equipamento ECF, deverá ser observado o seguinte:
I -a critério do contribuinte,o equipamento ECF que já tenha sido autorizado a uso poderá continuar a ser utilizado por até 2 (dois) anos, contados da data a que se refere o caput do § 3º deste artigo, ou até que se esgote a memória do ECF, o que vier primeiro"
;

Portanto, em obediência aos preceitos normativos que regem a NFC-e para o RJ, para quem tem ECF autorizado deverá observar em especial o regime de tributação;

Para mais informações, basta acessar a regra matriz da NFC-e do Rio de Janeiro. Disponivel em http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/content/conn/UCMServer/path/Contribution Folders/site_fazenda/informacao/sistemaseletronicos/nfce/Anexo_II_A_Res_720_14_Comentada.pdf?lve

 

Att.

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2819 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.