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Boletos Negativados Retorno Itau


leotelles
  • Este tópico foi criado há 2416 dias atrás.
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Bom dia. Um de nossos clientes que emite boletos do Itaú entrou em contato conosco alegando que, ao tratar o arquivo de retorno, alguns dos boletos que estavam sendo tratados e baixados não deveriam ser lidos pelo sistema, pois eram títulos que "sofreram a negativação expressa do Serasa". Pegamos o arquivo de retorno dele para analisar e notamos que esses boletos que ele chama de "negativados" apresentavam algumas características em comum: o valor recebido é de R$ 5,00 para todos e a data crédito (posições 296 a 301) está em branco. Segundo o cliente, apesar de esses boletos estarem presentes no arquivo de retorno e apresentarem informações sobre valor recebido, eles não deveriam ser baixados pelo nosso sistema. O único critério que usamos em nosso sistema para verificar se o título presente no arquivo de retorno será baixado ou não é justamente se o valor recebido for maior que zero. Como, nesse caso, o valor recebido de todos os boletos que o cliente afirma que não deveriam ser baixados é de R$ 5,00, eles foram baixados. Analisando o arquivo de retorno, notamos também que os demais boletos que o nosso sistema baixou estão com o campo data crédito (posições 296 a 301) preenchido, portanto, só os tais “boletos negativados” estão com esse campo vazio.

Minhas dúvidas são as seguintes: alguém já lidou com um caso como esse? Esses tais “boletos negativados” realmente não devem ser baixados? Se não devem, por que apresentam valor recebido de R$ 5,00? Se devem, por que a data de crédito está em branco? Como tratar esse tipo de situação no sistema? Sei que a maioria das dúvidas não estão relacionadas diretamente ao componente ACBrBoleto, mas peço a ajuda de vocês para pelo menos termos um norte para a solução do problema.

Banco: Itaú
Carteira: 109
Layout: CNAB400

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  • 11 meses depois ...

Eu coloco como "Pago" os boletos, apenas quando a ocorrência for de "Liquidação", ai sim jogo o valor recebido, juros, desconto, data, etc.

Sobre o valor recebido do Itaú, eles não retornam realmente o que cliente pagou, retornam o valor liquido que caiu na conta. Então devem somar ao valor recebido as despesas de cobrança.

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