Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 1710 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Postei essa dúvida aqui em dúvidas gerais porque é uma dúvida independente do ACBr.

Um cliente (transportadora) me ligou dizendo que o distribuidor exigiu dele uma manifestação do destinatário. O caso é esse:

Distribuidor X contratou Transportadora Y

Distribuidor X emitiu uma NFe para Destinatario Z (que não é a transportadora, e sim, uma filial do distribuidor)

Transportadora Y emitiu o CT-e referente a essa NFe.

Distribuidor X precisou cancelar a NFe. Porém a mesma estava amarrada ao CT-e. 

Distribuidor X solicitou cancelamento do CTe. Transportadora Y cancelou o CT-e.

Distribuidor X solicitou à transportadora que fizesse uma Manifestação do Destinatário porque não conseguiu cancelar a NF-e porque a mesma estava amarrada dependendo de uma manifestação. 

Como o CT-e foi cancelado, mas ainda não conseguiram cancelar a NFe, entendo que existe evento de manifestação do destinatário ou falta de manifestação (por exemplo, operação não confirmada). Porem o distribuidor X quer que a transportadora Y faça a manifestação. Perguntas:

1- Quem faz a manifestação da NFe não é o destinatário da NFe? No caso, a filial do distribuidor?

2- A transportadora tem permissão para manifestar uma NF-e destinada a outro? 

3- Existe Manifestação usando a chave de acesso de uma CT-e?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Até onde sei a manifestação é apenas para NFe, e apenas o destinatário dela pode fazer a manifestação.

O fato de não conseguir cancelar a NFe por causa da manifestação só ocorre quando o destinatário fez a manifestação com a opção 'Confirmação da operação'. Para poder cancelar, ele deve manifestar novamente com outra opção: desconhecimento ou operação não realizada.

Na minha experiência, após o cancelamento da CTe é comum demorar alguns minutos a horas até que se consiga a liberação para cancelamento da NFe vinculada.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
11 minutos atrás, BigWings disse:

Até onde sei a manifestação é apenas para NFe, e apenas o destinatário dela pode fazer a manifestação.

O fato de não conseguir cancelar a NFe por causa da manifestação só ocorre quando o destinatário fez a manifestação com a opção 'Confirmação da operação'. Para poder cancelar, ele deve manifestar novamente com outra opção: desconhecimento ou operação não realizada.

Na minha experiência, após o cancelamento da CTe é comum demorar alguns minutos a horas até que se consiga a liberação para cancelamento da NFe vinculada.

Obrigada, exatamente como penso. Fiz muitas pesquisas na legislação do SEFAZ e também na net e não encontrei nada sobre manifestação de CT-e ou manifestação de NF-e com destino a outro. Fiquei em dúvida por se tratar de uma grande distribuidor que tem filiais no Brasil todo e ainda mais, porque o destinatário da NFe e do CTe é uma dessas filiais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Este tópico foi criado há 1710 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...