Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 2497 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá companheiros!

Recentemente desenvolvi um aplicativo comercial e estou legalizando para que ele emita nfc-e, gostaria de fazer algumas perguntas à vocês que são mais experientes na área. Busquei na internet algumas informações mas varias delas estão desatualizadas portanto vim aqui pedir a ajuda de vocês...

Fiz os testes no emulador da sefaz com o software acbr plus, e finalizei meus testes. Nesse momento eu gostaria de legalizar meu software, pesquisei bastante sobre abrir uma mei/me após ler vários tópicos aqui no próprio fórum eu optei por abrir uma ME. No emulador da sefaz nós mesmos escolhemos nossa assinatura digital, porém sabemos que fora do emulador não é bem assim...

Atualmente abri meu cnpj e ele esta na situação ativa, e as atividades econômicas que escolhi foram:

- Desenvolvimento e licenciamento de programas de comp customizáveis/nao customizáveis  

- venda de periféricos.. etc

 

Li que é necessário cadastrar essa assinatura digital. Ai vem a primeira pergunta, existe alguma certificadora digital gratuita? qual vocês utilizam/recomendam? 

Pergunta 2:

Percebi que é mais vantajoso ao cliente obter o certificado A3, mas e à nós desenvolvedores é realmente mais viável utilizar o A3?

Pergunta 3:

Eu como desenvolvedor preciso comprar o cartão com o hardware(leitora) somente para obter minha assinatura?

Pergunta 4:

Para cada cliente meu vou precisar ter um cartão diferente?

Pergunta 5:

Supondo que meu cliente também utiliza o A3, a maquina que vai rodar o software precisa estar conectada com os dois cartões(meu e do contribuinte)??

Pergunta 6:

Cada estabelecimento que eu vender meu software terei que cadastrar uma "software house" diferente? 

 

Obrigado desde já!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
Em 26/04/2017 at 11:32, diogoboa disse:

Olá companheiros!

Recentemente desenvolvi um aplicativo comercial e estou legalizando para que ele emita nfc-e, gostaria de fazer algumas perguntas à vocês que são mais experientes na área. Busquei na internet algumas informações mas varias delas estão desatualizadas portanto vim aqui pedir a ajuda de vocês...

Fiz os testes no emulador da sefaz com o software acbr plus, e finalizei meus testes. Nesse momento eu gostaria de legalizar meu software, pesquisei bastante sobre abrir uma mei/me após ler vários tópicos aqui no próprio fórum eu optei por abrir uma ME. No emulador da sefaz nós mesmos escolhemos nossa assinatura digital, porém sabemos que fora do emulador não é bem assim...

Atualmente abri meu cnpj e ele esta na situação ativa, e as atividades econômicas que escolhi foram:

- Desenvolvimento e licenciamento de programas de comp customizáveis/nao customizáveis  

- venda de periféricos.. etc

 

Li que é necessário cadastrar essa assinatura digital. Ai vem a primeira pergunta, existe alguma certificadora digital gratuita? qual vocês utilizam/recomendam? 

Pergunta 2:

Percebi que é mais vantajoso ao cliente obter o certificado A3, mas e à nós desenvolvedores é realmente mais viável utilizar o A3?

Pergunta 3:

Eu como desenvolvedor preciso comprar o cartão com o hardware(leitora) somente para obter minha assinatura?

Pergunta 4:

Para cada cliente meu vou precisar ter um cartão diferente?

Pergunta 5:

Supondo que meu cliente também utiliza o A3, a maquina que vai rodar o software precisa estar conectada com os dois cartões(meu e do contribuinte)??

Pergunta 6:

Cada estabelecimento que eu vender meu software terei que cadastrar uma "software house" diferente? 

 

Obrigado desde já!!

1 - Até onde sei, NFCe não precisa de licenciamento/certificação.

2- Vantajoso em que sentido? Vai do olhar de cada um e do modo do uso q se fará dele. Para a loja se vai usar a NFCe em 4 terminais, melhor o A1 que é só um arquivo de instalação, bastando instalar em cada máquina. Melhor do que comprar 4 cartões A3 com leitora. Agora se for levar em conta que o A3, são 3 anos e o A1 é apenas 1ano, é outra coisa a ser vista.

3 - Como desenvolvedor ou como cliente, você, o cliente é quem escolhe. Para poder fazer os testes nas NFe/NFCe precisa de um certificado digital.

4- Como, já dito, você não precisa do teu cartão no cliente, é o cliente que vai comprar ou A1 ou A3, dependendo da finalidade e da decisão dele. É ele que compra, porque vai ser gerado com o CNPJ dele, pois como se fala é uma assinatura digital, e quem vai está emitindo notas é o cliente e não você. Ele apenas usa teu software para isso. E outra coisa, se seu software estiver ok para funcionar com A3 e A1, você também pode ajudar o seu cliente a escolher vendo as vantagens e desvantagens de cada um. Como comentado aqui no forum, o A3, pode ser deletado os dados do cartão e dai ser preciso comprar outro. Já o A1, como é um arquivo, você pode salva-lo em diversos locais, e se perder um arquivo terá outro para reinstalar.

5 - Acho que já respondi, mas repetindo de novo é o do cliente. O seu é só para testes de desenvolvimento. A não ser que vá vender os periféricos e também emitir NFe de venda para o cliente.

6 - Respondida no 1. Se sua empresa já está aberta como desenvolvedora de software, já é uma software House. Agora, bem que me parece que tem estados que você precisa cadastrar o seu software na sefaz para depois poder vender o software naquele estado. Mas não sei dizer quais. Alguém do forum deve te responder isso.

 

Bem espero, ter esclarecido alguma coisa pra você.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2497 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.