Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Falha em dependência ACBr - Lazarus


  • Este tópico foi criado há 2258 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá amigos, estou tentando instalar o ACBr no Lazarus, porém estou esbarrando num erro e não achei onde está o problema.

Para melhor explicar, vou fazer um passo a passo que eu fiz:

1) Baixei o ACBr do trunk2

2) Instalei o pacote laz_synapse e logo em seguida ACBrComum, compilei e reconstruí a IDE;

Após instalar apenas o pacote ACBrComum, eu criei um novo projeto no lazarus e adicionei o componente TACBrAAC no formulário, mas ao compilar esse projeto exemplo, aparece o seguinte erro:

ACBrBase.pas(197,3) Fatal: Cannot find ACBrUtil used by ACBrBase, incompatible ppu=C:\lazarus144\components\acbrtrunk-2\Lib\Lazarus\ACBrComum\i386-win32\ACBrUtil.ppu, package ACBrComum

Alguém pode dar uma luz? Segue anexo print.

Obrigado

Renato

Screenshot_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Verifique se a IDE inseriu uma dependência ao Package ACBrComum, no seu projeto... Se ela não o fez, vc precisa fazer isso manualmente

xuuK5xIsIBoAAAAASUVORK5CYII=

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Agora, Juliomar Marchetti disse:

Tente iniciar o lazarus como admin!

Também nada.. 

Também já tentei recompilar o Lazarus (Limpar + Construir tudo), mas também não deu certo.. Estranho que ele até acha a unit ACBrUtil.ppu.. mas diz que não é compatível:

ACBrBase.pas(197,3) Fatal: Cannot find ACBrUtil used by ACBrBase, incompatible ppu=C:\lazarus144\components\cbrtrunk-2\Lib\Lazarus\ACBrComum\i386-win32\ACBrUtil.ppu, package ACBrComum

 

Screenshot_4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Será que você não está tentando um Cross compiling para 64 bits ? Veja as opções de compilação do projeto...

wdDg2l9uWtepwAAAABJRU5ErkJggg==

 

8HEjKQZSHaJG4AAAAASUVORK5CYII=

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Também já verifiquei Daniel :( .. Está tudo configurado para win32 aqui..

O que notei é que é alguma coisa referente ao pacote laz_synapse.. Notei que, ao compilar o pacote laz_synapse que está no trunk2, acontece esse erro de "incompatible ppu" pois ele por algum motivo está recompilando ACBrUtil toda vez que eu compilo meu projeto.

A unica maneira que encontrei de não dar o erro mencionado acima, é usando(compilando) um outro laz_synapse que tenho fora da pasta acbr, ou seja, baixei uma versão direto do repositório oficial do synapse, compilei o laz_synapse e recompilei o pacote ACBrComun novamente. Somente assim para não dar aquele erro de dependência que citei acima.. Mas isso resolve meu problema por partes, pois o ideal é usar o laz_synapse que vem junto com o ACBr, pois me parece que ele teve algumas melhorias quanto a TLS V2, coisa que o pacote do site oficial não tem.

Resumindo.. o problema ainda persiste..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia Daniel.. 

Não sei se consegui explicar direito na minha última mensagem.. O laz_synapse do ACBr compila sem problema nenhum. Porém, quando tento compilar meu projeto de teste, dá aquele erro dizendo 'incompatible ppu', etc. Já quando eu uso o laz_synapse que não é do pacote ACBr para compilar o ACBrComum, meu projeto compila normal..

Não consegui entender ainda porque quando estou usando o laz_synapse do ACBr e vou compilar meu projeto teste, o lazarus compila o ACBrUtil.pas novamente devido a checksum changed(não sei porque deu checksum changed). Aí é quando dá o erro de incompatible PPU. Veja o log completo da compilação do projeto teste:

Hint: (11030) Start of reading config file C:\lazarus-144\fpc\2.6.4\bin\i386-win32\fpc.cfg
Hint: (11031) End of reading config file C:\lazarus-144\fpc\2.6.4\bin\i386-win32\fpc.cfg
Free Pascal Compiler version 2.6.4 [2015/10/03] for i386
Copyright (c) 1993-2014 by Florian Klaempfl and others
(1002) Target OS: Win32 for i386
(3104) Compiling C:\Users\Renato\AppData\Local\Temp\project1.lpr
(3104) Compiling unit1.pas
(10001) PPU Loading C:\lazarus-144\components\acbrtrunk-2\Lib\Lazarus\ACBrComum\i386-win32\ACBrUtil.ppu
(10011) PPU Source: ACBrUtil.pas not found
(10011) PPU Source: C:\lazarus-144\components\acbrtrunk-2\Fontes\ACBrComum\ACBr.inc time 2017/06/14 23:27:50
(10011) PPU Source: C:\lazarus-144\components\acbrtrunk-2\Fontes\ACBrComum\ACBr_jedi.inc time 2017/06/14 23:27:50
(10028) Recompiling ACBrUtil, checksum changed for synautil
C:\Users\Renato\AppData\Local\Temp\ACBrUtil.pas(8,75) Fatal: (10022) Can't find unit ACBrUtil used by ACBrBase
ACBrBase.pas(197,3) Fatal: Cannot find ACBrUtil used by ACBrBase, incompatible ppu=C:\lazarus-144\components\acbrtrunk-2\Lib\Lazarus\ACBrComum\i386-win32\ACBrUtil.ppu, package ACBrComum
Fatal: (1018) Compilation aborted
Error: C:\lazarus-144\fpc\2.6.4\bin\i386-win32\ppc386.exe returned an error exitcode (normal if you did not specify a source file to be compiled)

Só para reforçar, o componente está sendo instalado com sucesso, ou seja, ele aparece na palheta do lazarus, consigo adicionar ele no form e tudo. o problema está só na hora de compilar meu projeto..

Obrigado!

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O problema me parece ser á existência de 2 pacotes laz_synapse nos Package Links do Lazarus...

Renomei o diretório da laz_synapse que não é original do ACBr... e remova a referência a ele em Package Links...

Após isso, reconstrua o Lazarus com CleanUp+BuildAll 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Nada.. mesma coisa.. apesar de ter realmente 2 pacotes laz_synapse nos Package Links, eu removi o que não pertence ao ACBr, deletei a pasta synapse não original do ACBr, fiz CleanUP + BuildAll mas mesmo assim não resolveu..

Vou tentar criar uma VM aqui e reinstalar do Zero para ver se vai.. Pois aqui na minha máquina eu já até reinstalei o Lazarus em diretório diferente mas também não deu certo..

Qualquer coisa volto a postar..

Obrigado por enquanto!

Renato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Voltando aqui para reportar.. 

Cheguei a criar uma nova VM e reinstalar o Lazarus + ACBr.. consegui compilar tudo sem problema algum.. Porém, minha máquina local ainda continuou com o problema de dependências, e depois de tanto quebrar a cabeça resolvi usar a opção Executar > Cleanup + Build como imagem abaixo. isso resolveu meu problema.. Estranho que eu já havia construído o Lazarus pela opção Cleanup + BuildAll, e não havia resolvido.. Mas enfim..!!:-D

Obrigado pela ajuda Daniel e Juliomar!

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois ...
  • Este tópico foi criado há 2258 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.