Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro ao conectar Delphi + Zeos. (libpq81.dll, libpq.dll)


Ver Solução Respondido por Juliomar Marchetti,
  • Este tópico foi criado há 2496 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde amigos, tudo bem?

Espero que possam me ajudar pois este erro está me tirando o sono e não consigo achar lógica para o mesmo.

Eu já desenvolvo com Delphi 2010 + Zeos em outra máquina sem problemas.

Recentemente instalei o Delphi 2010 + Zeos em outro pc e estou executando o mesmo projeto que já funciona em outra máquina.

Ao tentar conectar, aparece a seguinte mensagem: "None of the dynamic libraries can be found: libpq81.dll, libpq.dll"

Eu tenho essas DLLs na pasta do EXE, coloquei na system32, sysWOW64 e nada, a mesma mensagem ocorre.

O mais esquisito é que em Design Time também ocorria o erro ao ativar o ZConnection, mas não sei o que eu fiz que começou a dar certo, ou seja, em Design Time esta mesma mensagem que aparecia, parou de aparecer, mas ao tentar executar o connected em RunTime, ocorre o erro acima.

Não sei mais o que fazer, tenho as DLLs, mas mesmo assim o sistema sente falta delas. O que pode ser?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

Está conectando com PostGreSQL!

veja se está com a versão da dll compatível com seu servidor.

Boa tarde Juliomar,

acredito que possa ser isso, no pc que funciona a DLL, está instalado o Postgres 9.4 e nessa máquina que não funciona está o Postgres 9.6.

Fui na pasta de instalação do Postgres 9.6 e copiei estas 2 DLLs para a pasta do EXE, mas ainda ocorre o mesmo erro.

Como eu poderia ver qual a versão correta da DLL?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

A primeira situação é que tu pode usar o instalador do postgres e via linha de comando fazer a instalação client que ele copia somente as dll que necessitar

eu sugeriria pra ti colocar elas junto com sua aplicação assim evita alguém sobrescrever ela.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliomar, acredito ter resolvido o problema mas não achei exatamente a causa:

Quando me referi que em Design Time o componente conectava e em Run Time dava o erro, só dava certo quando eu abria antes um dos meus projetos.

Então identifiquei que um dos meus projetos o Zeos conectava normalmente, tanto em Desing quanto em Run Time.

Achei este link na internet que mencionava outras dependências de DLL para o Zeos funcionar: 

https://pgolub.wordpress.com/2009/03/16/client-libraries-mess/

Então constatei que haviam DLLs dentro do projeto que funcionava que não estavam no projeto que dava erro.

Tentei analisar todas as DLLs mencionadas no link e fui copiando 1 a 1 para o projeto com erro, mesmo assim sem sucesso.

Então copiei todas as DDLs da pasta do projeto bem para a pasta do projeto com erro e funcionou, ou seja, era a falta ou desatualização de alguma DLL.

Sobre em Design Time o projeto pelo menos conectar, era porque antes eu havia aberto o projeto que funcionava, e acredito que a DLL fica presa na memória, assim fazendo o projeto com erro conectar, mas em Run Time o EXE deve procurar as DLLs na pasta, daí o erro.

Enfim, era realmente a falta ou desatualização de alguma das DLLs, mas não as DLLs libpq81.dll, libpq.dll que eu havia mencionado, e sim alguma outra, mas não sei identificar qual o nome dela pois acabei copiando varias DLLs ao mesmo tempo para ver se resolvia o problema.

Editado por JJA
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2496 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...