Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Alteração WebService Bloco X


  • Este tópico foi criado há 2412 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá, pessoal.

Há 3 meses homologuei um software usando os fontes do ACBr para geração do Bloco X do PAF-ECF. Na época a versão da manual era a 02.04 . Agora estou homologando outro software, desta vez tenho que homologar na 02.05. Até semana passada estava fazendo testes e o site validador do Bloco X (https://sathomologa.sef.sc.gov.br/tax.NET/sat.dfe.siv.web/validacao.aspx) estava validando normalmente o XML referente a Redução Z na versão antiga, 02.04. Porém fui realizar testes hoje e os mesmos XMLs que eram validados antes não estão sendo mais validados, exibindo o retorno:

  • XML inválido: Schema inválido: O elemento 'DadosReducaoZ' apresenta elemento filho 'CRZ' inválido. Lista de possíveis elementos esperados: 'DataHoraEmissao'

Até aí, já era esperado. Porém, nos fontes do ACBr não existe esse novo campo DataHoraEmissao. A Data e a Hora da emissão da Redução Z estão em campos separados, como pode ser visto a partir da revision 13285 dos fontes no svn.

Sobre a mudança do WebService, achei a seguinte informação:

"

Conforme orientação do FISCO:

Segue o cronograma para migração do web service para 02.05:10/07/2017 a 16/07/2017 – Tanto o web service quanto a página estarão fora para a migração e publicação;17/07/2017 – Web service e página publicados na 02.05, mas ainda sujeitos a bugs.

AttBruno NogueiraAuditor Fiscal da Receita EstadualSecretaria de Estado da Fazenda de Santa CatarinaDiretoria de Administração Tributária – DIATGerência de Sistemas e Informações Tributárias – GESIT

Fonte: http://bell.unochapeco.edu.br/lts/?p=3100

"

Na teoria, a mudança foi há dois dias. Entrei em contato com a polimig e eles disseram que vão considerar um xml que valide no site no dia da homologação, o que é revoltante, pois todo mundo tá mudando isso.

Mas enfim, gostaria de saber se mais alguém teve esse problema. Pois acho que é melhor esperar antes de qualquer alteração nos fontes do ACBr para atender a este novo schema.

Publicado em 04 de abril, não tem este campo DataHoraEmissao: https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/despacho/2017/dp045_17

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou desde segunda tentando validar XML também, até aí tudo bem, estava validando na versão 04 ao menos, porém ontem já o mesmo XML que antes estava sendo validado começou a apresentar rejeições,  principalmente no XML de estoque onde existem as tags DataReferenciaInicial e DataReferenciaFinal, aí agora cobra uma tag DataReferencia apenas, e por aí vai, no XML de Redução Z a mesma rejeição que a sua, sendo que ambos apresentavam "XML validado com sucesso" antes: 

  • XML inválido: Schema inválido: O elemento 'DadosReducaoZ' apresenta elemento filho 'DataEmissaoReducaoZ' inválido. Lista de possíveis elementos esperados: 'DataHoraEmissao'.

Está uma palhaçada todas essas mudanças e nada sendo informado, inclusive compartilho do questionamento sobre essa data de liberação do WS 02.05, enviei até e-mail e até agora nada de resposta. Brasil, único país com essas obrigações loucas, até mesmo as coisas simples eles conseguem complicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui validar este xml em anexo. Aparentemente foi só a troca dos campos DataEmissaoReducaoZ e HoraEmissaoReducaoZ por DataHoraEmissao.

Pelo menos por enquanto.

BlocoXRedZ_BE091110100011314452_29082019.xml

Fiz a alteração no ACBr. Deixei comentado os campos antigos, pois pode ser que volte.

ACBrBlocoX_ReducaoZ.pas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Maurício Blasque disse:

Consegui validar este xml em anexo. Aparentemente foi só a troca dos campos DataEmissaoReducaoZ e HoraEmissaoReducaoZ por DataHoraEmissao.

Pelo menos por enquanto.

BlocoXRedZ_BE091110100011314452_29082019.xml

Fiz a alteração no ACBr. Deixei comentado os campos antigos, pois pode ser que volte.

ACBrBlocoX_ReducaoZ.pas

Sim, também fiz a alteração aqui, o problema não é nem adequar ao que o validador está pedindo, pois é algo rápido de se fazer, o problema é essas mudanças constantes sem aviso prévio que atrapalham no desenvolvimento, infelizmente é assim mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Wess disse:

Sim, também fiz a alteração aqui, o problema não é nem adequar ao que o validador está pedindo, pois é algo rápido de se fazer, o problema é essas mudanças constantes sem aviso prévio que atrapalham no desenvolvimento, infelizmente é assim mesmo...

Exato, foi por isso que no primeiro tópico disse que talvez nem compensasse mexer nos componentes por enquanto. Eu ainda tenho um mês até minha homologação, vai começar dia 14/08. Vou ter que ir testando de 3 em 3 dias pra ver se está de acordo. Complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sabem se o web service de homologação já está funcionando na 02.05?  Tentei enviar um arquivo hoje e foi retornado o seguinte:

<ConsultarResult><?xml version="1.0" encoding="utf-8"?><Resposta><Recibo>5b2be8e7-6e86-40b4-8f06-69aa908ca328</Recibo><Tipo>Redução Z</Tipo><DataReferencia>2017-07-19</DataReferencia><SituacaoProcessamentoCodigo>2</SituacaoProcessamentoCodigo><SituacaoProcessamentoDescricao>Erro</SituacaoProcessamentoDescricao><Mensagem /></Resposta></ConsultarResult>
 

Retornou SituacaoProcessamentoCodigo = 2, SituacaoProcessamentoDescricao = Erro, porém não retornou nenhuma mensagem... 

Alguém conseguiu fazer teste de envio nesse mês? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, naiaragomesp disse:

Olá, sabem se o web service de homologação já está funcionando na 02.05?  Tentei enviar um arquivo hoje e foi retornado o seguinte:

<ConsultarResult><?xml version="1.0" encoding="utf-8"?><Resposta><Recibo>5b2be8e7-6e86-40b4-8f06-69aa908ca328</Recibo><Tipo>Redução Z</Tipo><DataReferencia>2017-07-19</DataReferencia><SituacaoProcessamentoCodigo>2</SituacaoProcessamentoCodigo><SituacaoProcessamentoDescricao>Erro</SituacaoProcessamentoDescricao><Mensagem /></Resposta></ConsultarResult>
 

Retornou SituacaoProcessamentoCodigo = 2, SituacaoProcessamentoDescricao = Erro, porém não retornou nenhuma mensagem... 

Alguém conseguiu fazer teste de envio nesse mês? 

Eu consegui enviar normalmente até semana passada. Hoje fui testar e deu os problemas que citei acima. Eu consegui apenas fazer passar no validador, mas não consegui fazer a transmissão. E nem vou me preocupar com isso agora pois na homologação eles cobram só a validação mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Maurício Blasque disse:

Eu consegui enviar normalmente até semana passada. Hoje fui testar e deu os problemas que citei acima. Eu consegui apenas fazer passar no validador, mas não consegui fazer a transmissão. E nem vou me preocupar com isso agora pois na homologação eles cobram só a validação mesmo.

Sim, está sendo validado sem erros, porém a informação que foi disponibilizada era que o web service estaria publicado até dia 17/07, por isso questionei pq na outra versão eu conseguia enviar os arquivos, mas agora o xml de retorno aparece erro e nenhuma mensagem... 

que bagunça tá isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, naiaragomesp disse:

Sim, está sendo validado sem erros, porém a informação que foi disponibilizada era que o web service estaria publicado até dia 17/07, por isso questionei pq na outra versão eu conseguia enviar os arquivos, mas agora o xml de retorno aparece erro e nenhuma mensagem... 

que bagunça tá isso 

Bagunça?

Pra você ter uma ideia o meu xml passa pela função Validar normalmente porém quando tento transmitir tenho o retorno: "Não enviado por falhas na validação inicial." Está tudo muito torto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
14 horas atrás, Anderson Eccker disse:

Esse BlocoX ta uma novela sem fim. Muita bagunça, informações divergentes, bugs. 
Os clientes que comentei dessa mudança já reclamaram. Temos muitos clientes sem Internet, sem certificado digital. Não sei onde isso tudo vai parar.

 

Sem internet? como emite nf-e? ou outras situações?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, surgiu duas dúvida nessas mudanças todas:

Como vocês estão tratando os valores de <ValorDesconto>, <ValorAcrescimo> e <ValorCancelamento>, vocês estão considerando nestes campos apenas os valores aplicado sobre o item ou estão considerando também os Descontos/Acréscimos aplicados sobre todo o cupom fiscal?

Outra coisa se um produto é cancelado durante a venda no TotalizadorParcial T1700, e não é mais vendido durante o dia. Vai ser necessário mostrar o item no XML para colocar o valor na tag <ValorCancelamento> ? Dai <Quantidade> e <ValorTotalLiquido> ficam zerados será?

Para mim não está claro essas situações, como estão implementando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Anderson Eccker disse:

Bom dia, surgiu duas dúvida nessas mudanças todas:

Como vocês estão tratando os valores de <ValorDesconto>, <ValorAcrescimo> e <ValorCancelamento>, vocês estão considerando nestes campos apenas os valores aplicado sobre o item ou estão considerando também os Descontos/Acréscimos aplicados sobre todo o cupom fiscal?

Outra coisa se um produto é cancelado durante a venda no TotalizadorParcial T1700, e não é mais vendido durante o dia. Vai ser necessário mostrar o item no XML para colocar o valor na tag <ValorCancelamento> ? Dai <Quantidade> e <ValorTotalLiquido> ficam zerados será?

Para mim não está claro essas situações, como estão implementando?

Acredito que você tenha que fazer bater todas essas informações com a Redução Z. A redução não diferencia se o desc/acresc foi aplicado no item ou no documento, então muito provável que o valor que estiver na Redução Z tenha que ser a soma dos seus itens. Assim como para cancelamento e acréscimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Olá estou com problema no webservice.

Para o comando EnviarReducaoZ retorna um erro de framework e no comando ValidarReducao z , a resposta é sempre XML invalido ou em branco, já no site o XML valida com sucesso. 

Alguém teria o XML de envio para verificar o que esta ocorrendo?

http://webservices.sathomologa.sef.sc.gov.br/wsDfeSiv/Recepcao.asmx 

Estou usando este para teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2412 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.