Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFe não autorizada


Warlen Librelon
  • Este tópico foi criado há 2612 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Caros programadores,

Já ocorreu algumas vezes de gerar uma NFe, validar, transmitir com sucesso e mesmo assim permanece a mensagem de Nfe não autorizada.

Foi gerado a chave e quando consulto na SEF a Nfe está autorizada. Mas dentro do sistema com o ACBR aparece NÃO autorizado. Com isso, não posso imprimir o DANFE para o cliente.

Alguém já passou por isso?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, como vc faz a validação pra ver se a nfe foi autorizada? Aconteceu comigo de eu estar salvando o resultado da validação em um clientdataset e ao salvar antes eu não dava um EmptyDataSet, logo se desse um erro, o usuário corrigisse e enviasse novamente o clientdataset estaria com dois registros e ao verificar eu só avaliava o primeiro que não havia passado, retornando assim a mensagem de não autorizada!

Se possível poste seu código para ajudar.

Att.

Rômulo Mayworm

"Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar" (Blaise Pascal)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Você podem fazer desta forma para checar a situação das notas enviadas.

...

for INotaAtual := 0 to ACBrNFe.NotasFiscais.Count - 1 do

begin

// guardar o status da nota atual

StatusNota := ACBrNFe.NotasFiscais.Items[iNotaAtual].NFe.procNFe.cStat;

// gravar envio para as notas enviadas normalmente e as denegadas

if StatusNota in [100, 110] then

begin

// status 100 nota autorizada: pode circular com a mercadoria e tem validade

// status 110 denegada: é uma nota que fica "bloqueada", ela deve ser guardada no banco de dados mas não tem validade

end;

end

else

begin

// qualquer coisa diferente não foi autorizada, conforme o manual de integração

end;

...

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Configurou o componente para salvar o xml autorizado?

Não estou entendendo o que se refere a salvar xml autorizado.

Pois, uma vez que o componente validou, assinou e transmitiu com sucesso, imagino que o xml foi gravado com sucesso tbm. Na sequência, se eu mando imprimir o DANFE desse XML, deveria está tudo certo. Mas como eu disse, a impressão vem com aquela tarja no meio da impressão "NFe não autorizada". Como disse tbm, isso ocorreu algumas poucas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando imprime essa Mensagem NFe Não autorizada , quer dizer que a Tag protnfe não está presente no XML que vc ta carregando no componente pra imprimir ... comigo as vezes acontece de enviar e vir o resultado mais nao incluir esta tag . ai qndo acontece isso , eu faço a consulta da NF-e pela chave e quando vem o resultado acaba sendo incluido essa tag protnfe, isso é claro se realmente tiver autorizada la no sefaz.

Adilson Pazzini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Veja... para todos os seus clientes que achavam que não podiam enviar a mercadoria porque no DANFE constava como NF-e ainda não autorizada, basta:

a) consultar a NF-e pela sua chave no Portal Nacional ou no Portal Estadual e

B) se a NF-e foi devidamente ~autorizada~, imprima o recibo. Isto mesmo, o recibo, diretamente na consulta no portal...

c) pronto! agora é só grampear o recibo, que contem a autorização da NF-e, junto com o malfadado DANFE... e mandar a mercadoria para o cliente.

d) mercadoria despachada = cliente satisfeito... próximo passo, cuidar de registrar os dados do protocolo de autorização da NF-e no banco de dados, para tudo ficar certo...

e) e para os que vinham reclamar do DANFE grampeado com a autorização (e também por outros motivos), você já passa o telefone direto do mais próximo Plantão Fiscal da SEF.

f) vale uma observação... não se pode transitar com a mercadoria apenas com o recibo e mesmo as demais impressões -ainda que completas - da NF-e, feitas pelo Portal... o DANFE é obrigatório...

Ok?

Espero ter ajudado!

Não se vê bem com insolação... É essencial cobrir os olhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Configurou o componente para salvar o xml autorizado?

Não estou entendendo o que se refere a salvar xml autorizado.

Pois, uma vez que o componente validou, assinou e transmitiu com sucesso, imagino que o xml foi gravado com sucesso tbm. Na sequência, se eu mando imprimir o DANFE desse XML, deveria está tudo certo. Mas como eu disse, a impressão vem com aquela tarja no meio da impressão "NFe não autorizada". Como disse tbm, isso ocorreu algumas poucas vezes.

Novamente ocorreu o erro.

Alguém já passou por essa situação?

Será que tem alguma coisa haver com uma tentativa de retransmitir uma nota que já foi transmitida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Warlen vc está usando o componente no Delphi ou o ACBrNFeMonitor?

De qualquer maneira deve ter um erro em relação ao tratamento de resposta.

Ou seja a nota é autorizada se receber o status 100.

As vezes pode ocorrer dos servidores demorarem um pouco para responder e com isto vc recebe um status 105 que o lote ficou em processamento, passado alguns minutos a nota pode receber a autorização, mas neste caso o teu XML vai estar sem o protocolo de autorização. Se vc tratar dos retornos, vc deverá fazer uma rotina no teu sistema que ao não retornar 100 ou denegado que vc informe ao operador o que está ocorrendo e deixe ele tomar uma decisão. Como exemplo do status 105, vc pode colocar a mensagem: "A NFe ficou em processamento, deseja fazer uma nova consulta? " Ao fazer a consulta envie novamente o XML que se a nota for autorizada o protocolo será incluído no XML.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Warlen vc está usando o componente no Delphi ou o ACBrNFeMonitor?

De qualquer maneira deve ter um erro em relação ao tratamento de resposta.

Ou seja a nota é autorizada se receber o status 100.

As vezes pode ocorrer dos servidores demorarem um pouco para responder e com isto vc recebe um status 105 que o lote ficou em processamento, passado alguns minutos a nota pode receber a autorização, mas neste caso o teu XML vai estar sem o protocolo de autorização. Se vc tratar dos retornos, vc deverá fazer uma rotina no teu sistema que ao não retornar 100 ou denegado que vc informe ao operador o que está ocorrendo e deixe ele tomar uma decisão. Como exemplo do status 105, vc pode colocar a mensagem: "A NFe ficou em processamento, deseja fazer uma nova consulta? " Ao fazer a consulta envie novamente o XML que se a nota for autorizada o protocolo será incluído no XML.

Obrigado pela colaboração Kiko.

Eu uso o componente para Delphi.

Vou avaliar com mais detalhes essa sua colocação. Qualquer novidade postarei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Warlen vc está usando o componente no Delphi ou o ACBrNFeMonitor?

De qualquer maneira deve ter um erro em relação ao tratamento de resposta.

Ou seja a nota é autorizada se receber o status 100.

As vezes pode ocorrer dos servidores demorarem um pouco para responder e com isto vc recebe um status 105 que o lote ficou em processamento, passado alguns minutos a nota pode receber a autorização, mas neste caso o teu XML vai estar sem o protocolo de autorização. Se vc tratar dos retornos, vc deverá fazer uma rotina no teu sistema que ao não retornar 100 ou denegado que vc informe ao operador o que está ocorrendo e deixe ele tomar uma decisão. Como exemplo do status 105, vc pode colocar a mensagem: "A NFe ficou em processamento, deseja fazer uma nova consulta? " Ao fazer a consulta envie novamente o XML que se a nota for autorizada o protocolo será incluído no XML.

Quando você disse: fazer uma nova consulta, se refere fazer uma nova transmissão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Warlen vc está usando o componente no Delphi ou o ACBrNFeMonitor?

De qualquer maneira deve ter um erro em relação ao tratamento de resposta.

Ou seja a nota é autorizada se receber o status 100.

As vezes pode ocorrer dos servidores demorarem um pouco para responder e com isto vc recebe um status 105 que o lote ficou em processamento, passado alguns minutos a nota pode receber a autorização, mas neste caso o teu XML vai estar sem o protocolo de autorização. Se vc tratar dos retornos, vc deverá fazer uma rotina no teu sistema que ao não retornar 100 ou denegado que vc informe ao operador o que está ocorrendo e deixe ele tomar uma decisão. Como exemplo do status 105, vc pode colocar a mensagem: "A NFe ficou em processamento, deseja fazer uma nova consulta? " Ao fazer a consulta envie novamente o XML que se a nota for autorizada o protocolo será incluído no XML.

kiko.. fiz este tratamento na rotina, mas nunca consigo pegar o este retonro de lote em processamento, simplesmente aparece uma mensagem "Lote em Processamento" e a opção "OK" (retonro vindo da SEFAZ ou do componente eu não sei..), uso o a função abaixo mas não pego o retorno.

if (AcbrNFE.WebServices.Retorno.cStat ) = 105 then

begin

DataSet.Tabela.StatusNF.Value := 'P' ; //NF em processamento.

Showmessage('Lote em processamento, consulte a Nf-e em em 5 minutos');

exit;

end;

att.

Ricardo

Flexnet

Ricardo

Flexnet Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Ricardo eu uso o ACBrNFeMonitor apenas, então não vou poder te ajudar, mas pela lógica deveria ser a mesma coisa, vc deve ter o retorno 105, teria que dar uma verificada se não o sistema não está executando algum procedimento que corresponda a algum "if" antes desta linha q vc colocou e talvez ela não chegue até ali.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

FLEXNET - Ricardo

(...) fiz este tratamento na rotina, mas nunca consigo pegar o este retonro de lote em processamento, simplesmente aparece uma mensagem "Lote em Processamento" e a opção "OK"

Angelo Gomes

(...) Por mais rapido que eu consulte o retorno, sempre vem algo diferente. É uma situação dificil de testar, depende do trafico na receita do seu estado.

Pessoal pode ser que entendi errado. Se vocês estão falando de fazer testes na intenção de simular o retorno com o status 105, isto eu também nunca consegui e com quem já comentei sobre o assunto também desconhecem alguma maneira de provocar este retorno. Agora em se tratando do retorno em produção com o emitente necessitando emitir a NFe e a SEFAZ estar com o problema de lentidão, ai sim já tive vários casos e retornaram com o status 105, geralmente quando os servidores da SEFAZ estão congestionados. Aqui no PR já faz algum tempo que não temos tido este problema, mas quando ocorreu foi tratado da maneira correta.

O que não entendi foi a parte da mensagem do Ricardo aonde diz: "Simplesmente aparece uma mensagem "Lote em Processamento", aqui que foi a dúvida, pois se está testando não seria possível provocar este retorno (obs.: pelo que eu conheço, salvo se tiver alguma outra maneira), logo se está recebendo esta mensagem "Lote em Processamento" por simulação deve ter alguma coisa errada. O que eu fiz no meu sistema foi tratar o retorno 105 e quando isto aconteceu funcionou a minha rotina. Como uso pelo Monitor este retorno vem gravado no SAINFE.TXT e tem dado certo.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Kiko, a mensagem aparece tipo showMessage com texto "Lote em Pocessamneto" e um botão OK, o detalhe é que eu não trato esta mensagem não sei de onde ela vem, acredito que seja do componente ACBr.

OBS.: Isto aparece em ambiente de produção, aqui no estado do MT poucas vezes aparece lote em processamento, porém gostaria de fazer uma tratamento melhor no Status da NF-e, caso venha ocorrer.

att

Ricardo.

Ricardo

Flexnet Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é só a msg "Lote em Processamento" que aparece pra vc ou aparece outras mensagens que não vem do teu código? Pq o componente tem a propriedade ACBrNFe1.Configuracoes.WebServices.Visualizar que se estiver true, sempre mostra uma msg a cada operação.

obs: agora q vi q escrevi "trafico" da receita na minha msg anterior... seria tráfego.. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Angelo, esta configurado como False para exibir mensagens, ou seja, só recebo esta mensagem mesmo. Resumo do Codigo do envio da nf-e:

AcbrNFe1.Enviar(0);

.

.

.

Dataset.Tabela.Edit;

if (AcbrNFE.WebServices.Retorno.cStat ) = 100 then // quando autorizada este "IF" da Certo

begin

DataSet.Tabela.StatusNF.Value := 'A' ; //NF Autorizada

Showmessage('Autorizado uso da NF-e');

.

.

.

end;

if (AcbrNFE.WebServices.Retorno.cStat ) = 105 then // Quando retorna a mensagem Lot. Processamento não entra nesse "IF", nem uesei o "ELSE" por vias da dúvida

begin

DataSet.Tabela.StatusNF.Value := 'P' ; //NF em processamento.

Showmessage('Lote em processamento, consulte a Nf-e em em 5 minutos');

exit;

end;

- Acredito que quando vem a mensagem Lote em Processamento é provocado um "Exit" pelo proprio componente no AcbrNfe1.Enviar(0), não processando as demais linha do codigo !!!

att

Ricardo

Ricardo

Flexnet Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2612 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...