Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBRNFe: Exclusão de certificado A3?


Lucas de Lucca
Ver Solução Respondido por [email protected],
  • Este tópico foi criado há 2436 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

boa tarde, estou com o mesmo problema, usava o emissor gratuito para tirar notas, e hoje instalei em um cliente o acbr, não consegui tirar a nfe neste cliente pelo acbr, já utilizo o acbr em outros sem nenhum problema, porem aqui deu o problema que a chave privada não foi localizada, e o funcionário da imprensa oficial disse que a chave privada deste certificado, foi apagada por algum software, (realmente ela não esta mais no cartão) será possível que foi usando o ACBR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alexandremellado disse:

boa tarde, estou com o mesmo problema, usava o emissor gratuito para tirar notas, e hoje instalei em um cliente o acbr, não consegui tirar a nfe neste cliente pelo acbr, já utilizo o acbr em outros sem nenhum problema, porem aqui deu o problema que a chave privada não foi localizada, e o funcionário da imprensa oficial disse que a chave privada deste certificado, foi apagada por algum software, (realmente ela não esta mais no cartão) será possível que foi usando o ACBR?

Boa tarde.
Em primeiro lugar, apensar de você ter postado no local correto, com certeza você não leu boa parte deste post. Há inúmeros relatos aqui mesmo neste local dando conta de que, não existe a menor possibilidade do ACBr excluir um certificado, a razão é simples.

Desde 30 de outubro de 2012, esse assunto vem sendo debatido aqui a exaustão, e, todos são uníssonos em certificar que essa possibilidade não existe. Começando pela explicação do @André Ferreira de Moraes neste link

Desse modo, recomendo ao colega, dar uma lida nos tópicos que seguem o link para certificar do que estamos falando.

Atenciosamente,

Agnaldo Prates.
 

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mes passado um mesmo cliente perdeu 2 certificados.

O tecnico de informatica formatou o PC pois estava com virus.....

 

Ele relatou que tem clientes que não usam o ACBr, nem mesmo soft para emissaõ de NFe, tais como advogados e escritorios de contabilidade que também perderam o certificado.

 

Lembrando que um virus nada mais é que um software

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Agnaldo Prates disse:

Boa tarde.
Em primeiro lugar, apensar de você ter postado no local correto, com certeza você não leu boa parte deste post. Há inúmeros relatos aqui mesmo neste local dando conta de que, não existe a menor possibilidade do ACBr excluir um certificado, a razão é simples.

Desde 30 de outubro de 2012, esse assunto vem sendo debatido aqui a exaustão, e, todos são uníssonos em certificar que essa possibilidade não existe. Começando pela explicação do @André Ferreira de Moraes neste link

Desse modo, recomendo ao colega, dar uma lida nos tópicos que seguem o link para certificar do que estamos falando.

Atenciosamente,

Agnaldo Prates.
 

Bom dia, eu li as mensagens anteriores, eu só postei essa duvida, porque tiramos uma nota no programa da receita antes de eu mudar para o acbr, e quando tentei tirar a primeira nfe no acbr, deu que a senha estava errada ai coloquei a senha certa, e já não consegui usar o certificado,com certeza pode ter sido coincidência mas não usei nenhum outro software além do da receita. deveria apenas ter bloqueado a senha PIN, mas a chave privada sumiu, será que pode ser alguma proteção do certificado, por tentar usar muitas vezes a senha errada?

em outros clientes já uso o ACBR, e NUNCA tive nenhum problema, ele me ajuda muito.

Editado por alexandremellado
complementar a resposta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
3 horas atrás, alexandremellado disse:

Bom dia, eu li as mensagens anteriores, eu só postei essa duvida, porque tiramos uma nota no programa da receita antes de eu mudar para o acbr, e quando tentei tirar a primeira nfe no acbr, deu que a senha estava errada ai coloquei a senha certa, e já não consegui usar o certificado,com certeza pode ter sido coincidência mas não usei nenhum outro software além do da receita. deveria apenas ter bloqueado a senha PIN, mas a chave privada sumiu, será que pode ser alguma proteção do certificado, por tentar usar muitas vezes a senha errada?

em outros clientes já uso o ACBR, e NUNCA tive nenhum problema, ele me ajuda muito.

Se você digitar muitas vezes  a senha errada o certificado ficará bloqueado sim (não me lembro qual o numero de tentativas). Isso ocorre com todos os certificados por questões óbvias de segurança. Nesse caso, você tem a senha reserva que é cadastrada no mesmo dia da senha oficial. Certificados da OAB são da Valid e isso é alertado quando a pessoa vai fazer o certificado. 

quanto ao que postei acima, no ACBr, existe a possibilidade de saber se a senha foi digitada incorretamente e finalizar o aplicativo após um determinado numero de tentativas consecutivas e mal sucedidas a fim de evitar o bloqueio do certificado? Talvez essa possa ser uma forma a mais de se proteger o certificado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um cliente me enviou um log do ACBr, alguém poderia me ajudar a explicar para ele o que significa esta parte do log? (O log completo está em anexo.)
Um técnico de informatica colocou na cabeça do cliente que isso significa que o ACBr destruiu a chave do certificado. :shock:
Eu sinceramente não entendo muito, mas pelo que eu vi, parece que o ACBr simplesmente está liberando espaço na memória.

2016-10-17 08:38:34.715 (TID=3200)  [OcsCsp.cpp:335]     CPGetProvParam returned SUCCESS

2016-10-17 08:38:34.715 (TID=3200)  [OcsCsp.cpp:345]     SetProvParam (context 0x04579220, param PP_SIGNATURE_PIN 0x00000021, flags 0x00000000)

2016-10-17 08:38:34.734 (TID=3200)  [OcsCsp.cpp:402]     CPSetProvParam returned ERROR 0x80100004

2016-10-17 08:38:34.734 (TID=3200)  [OcsCsp.cpp:454]     DestroyKey (context 0x04579220, key 0x00000001)

2016-10-17 08:38:34.734 (TID=3200)  [OcsCsp.cpp:481]     CPDestroyKey returned SUCCESS
 

Me ajudem por favor.

OcsCsp-ACBrMonitor.exe-910-083832.log

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
41 minutos atrás, rafael.oasys disse:

Um cliente me enviou um log do ACBr, alguém poderia me ajudar a explicar para ele o que significa esta parte do log? (O log completo está em anexo.)
Um técnico de informatica colocou na cabeça do cliente que isso significa que o ACBr destruiu a chave do certificado. :shock:
Eu sinceramente não entendo muito, mas pelo que eu vi, parece que o ACBr simplesmente está liberando espaço na memória.

2016-10-17 08:38:34.715 (TID=3200)  [OcsCsp.cpp:335]     CPGetProvParam returned SUCCESS

2016-10-17 08:38:34.715 (TID=3200)  [OcsCsp.cpp:345]     SetProvParam (context 0x04579220, param PP_SIGNATURE_PIN 0x00000021, flags 0x00000000)

2016-10-17 08:38:34.734 (TID=3200)  [OcsCsp.cpp:402]     CPSetProvParam returned ERROR 0x80100004

2016-10-17 08:38:34.734 (TID=3200)  [OcsCsp.cpp:454]     DestroyKey (context 0x04579220, key 0x00000001)

2016-10-17 08:38:34.734 (TID=3200)  [OcsCsp.cpp:481]     CPDestroyKey returned SUCCESS
 

Me ajudem por favor.

OcsCsp-ACBrMonitor.exe-910-083832.log

O ACBr não gera nenhum log como este que vc postou. E de qualquer forma, o comando destroykey aparece 29 vezes nesse log, em qual delas a chave foi excluída?

  • Curtir 1
djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O ACBr usa a função CryptReleaseContext para liberar o certificado e essa por sua vez chama a CryptDestroyKey

Veja a documentação dessas duas funções.

Citar

.... However, the underlyingpublic/private key pair is not destroyed by this function. Only the handle is destroyed.

 

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Outra informação interessante:

Citar

ATENÇÃO: se você digitar a sua senha incorretamente por 5* vezes (cinco - para o modelo e-Token PRO Aladdin) ou 10* vezes (dez - para o modelo iKey 2032 da Safenet/Rainbow) vezes consecutivas, o token será imediatamente bloqueado e um novo certificado precisará ser adquirido e emitido. Não será necessário adquirir um novo token: ele poderá ser reutilizado após sua formatação.

Fonte: https://www.certisign.com.br/certificado-digital/para-empresa/ecnpj/responsabilidades-titular-ecnpj-a3

Talvez, se você deixar a senha configurada no ACBr e esta estiver incorreta, pode ser que aconteça esse problema.

  • Curtir 1
djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
3 minutos atrás, André Ferreira de Moraes disse:

Outra informação interessante:

Fonte: https://www.certisign.com.br/certificado-digital/para-empresa/ecnpj/responsabilidades-titular-ecnpj-a3

Talvez, se você deixar a senha configurada no ACBr e esta estiver incorreta, pode ser que aconteça esse problema.

Nesse caso André, existe um meio de controlar as tentativas de uso de senha incorreta do certificado através do aplicativo via ACBr? Tentou usar o certificado 2 vezes consecutivas com senha errada, dá um alerta e fecha o aplicativo?

Editado por Gr@c@
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Agora, Gr@c@ disse:

Nesse caso André, existe um meio de controlar as tentativas de uso de senha incorreta do certificado através do aplicativo via ACBr? Tentou usar o certificado 2 vezes consecutivas com senha errada, dá um alerta e fecha o aplicativo?

Vc pode tentar tratar o retorno da função CryptSetProvParam(hCryptProvider, PP_SIGNATURE_PIN, Windows.PBYTE(FpDFeSSL.Senha), 0); na unit ACBrDFeCapicom.pas(Isso quando a senha estiver configurada no ACBr). Se a senha for solicitada pelo próprio certificado não sei como poderia ser controlado.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, André Ferreira de Moraes disse:

O ACBr usa a função CryptReleaseContext para liberar o certificado e essa por sua vez chama a CryptDestroyKey

Veja a documentação dessas duas funções.

 

Obrigado André!! Ajudou muito. Li toda a documentação e entendi. Agora estou mais preparado pra argumentar com o cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retirado do manual citado pelo Andre.

Pensei que fosse somente no Token, mas se aplica tamboem ao cartão.

Poderia um virus ocasionar isso ?

"ATENÇÃO: se você digitar a senha PIN incorretamente por 3 vezes consecutivas, o cartão será imediatamente bloqueado. É possível o desbloqueio com o uso da senha PUK. Se você também digitar a senha PUK incorretamente por 3 vezes consecutivas, o cartão será imediatamente bloqueado e inutilizado, e um novo cartão com novo certificado precisará ser adquirido e emitido. "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que esta situação de exclusão é bug do windows. Se você, formatar um computador, ao fazer a instalação do windows, deixar o certificado conectado no computador, o windows, apaga o certificado. 

Ou então é o bug do driver do certificado.

Não tem como, o ACBr apagar a chave, pois não executa nenhum comando para tal ação.

Att,

Fabiano Cunha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Olá,

    aconteceu isso comigo, certificado A3, windows 7 32,  configurei o certificado fiz o teste de status com ACBR tudo ok, depois de uns  dias deu erro conjunto de chaves não definido, liguei para o certisign e disseram que foi apagado. Sendo que a maquina fica 24 horas ligada, nunca é desligada e a certisign disse que foi o programa quem apagou, alguma ideia de como evitar isso

 

   Claudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 hora atrás, cau_souza disse:

Olá,

    aconteceu isso comigo, certificado A3, windows 7 32,  configurei o certificado fiz o teste de status com ACBR tudo ok, depois de uns  dias deu erro conjunto de chaves não definido, liguei para o certisign e disseram que foi apagado. Sendo que a maquina fica 24 horas ligada, nunca é desligada e a certisign disse que foi o programa quem apagou, alguma ideia de como evitar isso

 

   Claudio

Simples Utilize certificado A1;

Esse assunto já vem sendo debatido a anos, a própria serasa experian como em post anterior diz que o software do cartão pode solicitar inicialização, muitas empresas coloca o pin e puk iguais e as vezes 1234;

Todos os certificados que perdi foram A3 da certisign e todos a certificadora deu um certificado novo sem ônus.

Pede a certificadora o ônus da prova, em qual chamada de evento, data e hora que o seu sistema realizou a exclusão. É muito fácil acusar e delegar responsabilidade ao terceiro, isso dá menos trabalho.

Os componentes da acbr abre o certificado em leitura e não escrita. Você pode ler essa thread inteira e irá verificar os debates;

Mas respondendo, como evitar, primeiro é usar certificado A1 que eu nunca tive problemas e se tiver problemas é só voltar o backup do pfx, outra situação é não usar senha de PIN e PUK iguais e não deixar o usuário comum ter acesso ao PUK

 

Abraços

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, cau_souza disse:

Olá,

    aconteceu isso comigo, certificado A3, windows 7 32,  configurei o certificado fiz o teste de status com ACBR tudo ok, depois de uns  dias deu erro conjunto de chaves não definido, liguei para o certisign e disseram que foi apagado. Sendo que a maquina fica 24 horas ligada, nunca é desligada e a certisign disse que foi o programa quem apagou, alguma ideia de como evitar isso

 

   Claudio

Conjunto de chaves não definido nem sempre significa que ele foi apagado. Pode ocorrer se o certificado não estiver bem conectado na usb, seja token ou cartão, ou se a própria usb estiver com problemas. Já ocorreu com alguns clientes meus, alguns bastou desconectar e reconectar o dispositivo, outros bastou refazer a instalação, outros bastou limpar o cartão (no caso de cartão/leitora), outros mudar de usb. Nenhum de meus clientes perdeu cartão Certisign. E já trabalho com ACBr e certificado digital Certisign desde que a NFe começou e os clientes aderiam voluntariamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Bom dia,

Amigos aconteceu novamente com o certificado da certisign, agora com o cartão cinza da Oberthur cliente renovou na quinta feira dia 1/12, utilizou o cartão por 2 dias e simplesmente sumiu. 

A gracinha da certificadora daqui de Barretos novamente através de seus funcionários, notificaram o cliente que o problema está no sistema que o mesmo excluiu.

Hoje 23/12 outro cliente também com o cartão recém validado (3 meses) Oberthur também foi excluído e alegando o sistema novamente. Eu o companheiro Vitor que o diga o sofrimento que está sendo aqui em Barretos com essa certificadora, colocando senhas IMBECIS 1234 em todos os certificados. Acredito que a Certisign deveria tomar alguma atitude, pois até hoje nunca tivemos algum cartão da Serasa excluído, pois eles seguem a risca segurança de senhas.

Vamos ver o desfecho desta ocorrência, pois vou acionar um advogado para pelo menos impedir o posto de certificação de falar tais asneiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2016 at 16:17, Alexandre Faustinoni disse:

Bom dia,

Amigos aconteceu novamente com o certificado da certisign, agora com o cartão cinza da Oberthur cliente renovou na quinta feira dia 1/12, utilizou o cartão por 2 dias e simplesmente sumiu. 

A gracinha da certificadora daqui de Barretos novamente através de seus funcionários, notificaram o cliente que o problema está no sistema que o mesmo excluiu.

Hoje 23/12 outro cliente também com o cartão recém validado (3 meses) Oberthur também foi excluído e alegando o sistema novamente. Eu o companheiro Vitor que o diga o sofrimento que está sendo aqui em Barretos com essa certificadora, colocando senhas IMBECIS 1234 em todos os certificados. Acredito que a Certisign deveria tomar alguma atitude, pois até hoje nunca tivemos algum cartão da Serasa excluído, pois eles seguem a risca segurança de senhas.

Vamos ver o desfecho desta ocorrência, pois vou acionar um advogado para pelo menos impedir o posto de certificação de falar tais asneiras.

Veja isso. "Um dos motivos que postei, foi porque liguei na empresa q vendeu e o atendente (despreparado) já me avisou que meu certificado não tinha nenhum E-CPF dentro dele, que eu ou o antivírus tinha excluído, então fui até o ponto onde foi instalado, e fui orientado a ligar novamente, onde a atendente (agora preparada) verificou que o certificado tinha sido emitido, validado, porem instalado na maquina do operador que fez o atendimento presencial". Disponível em: http://www.contabeis.com.br/forum/topicos/180007/exclusao-de-certificacao-digital-do-cartao-do-e-cpf-a3/ Acesso em 22.12.2016

 

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Membros Pro

Bom dia, 

Nessa última semana ocorreram 4 casos de exclusão do certificado A3, sendo que uma das empresas possuía o certificado A3 modelo cartão e outro certificado modelo token, em todos casos, infelizmente e coincidentemente a perda ocorreu durante o processo de atualização do nosso software, onde migramos do ACBrMonitor para o ACBrNFe (componente - trunk2, capicom), os clientes utilizam tanto NFe quanto NFCe, todos no estado do Mato Grosso (MT).

Ao entrar em contato com a certificadora o atendente informou, com esssas palavras, que "90% dos casos de exclusão do certificado A3 ocorrem em aplicativos que utilizam o ACBr", o que discordo completamente, pois o mesmo sistema é utilizado por muitos outros clientes que não relataram o mesmo problema, é a "Online Certificadora", 0800-777-0860, contato "Carlos", é possível algum responsável pelo projeto ACBr entrar em contato nesse número e verificar essa informação? Pois acredito que estejam transmitindo uma informação incorreta e sem fundamento.

Grato

Luciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que essa informação seja procedente dado o grande numero de usuários do Acbr no Brasil.

Fazendo uma comparação, se 80% dos motoristas são homens, é óbvio que na maioria dos acidentes um homem esteja ao volante.

nesse caso precisa se fazer uma média ponderada.

Acbr tem 10.000 copias instaladas e perdeu 100 certificados = 0,01%

Software XYZ tem 200 copias e perdeu 10 certificados = 0,05%

Quem perdeu mais em numeros reais foi o Acbr mas na proporção foi o XYZ.

Se o xyz tivesse as mesmas 10 mil copias, na media teria perdido 500 certificados.

Entao é bom ter cuidado com estatísticas.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luciano Carvalho disse:

Bom dia, 

Nessa última semana ocorreram 4 casos de exclusão do certificado A3, sendo que uma das empresas possuía o certificado A3 modelo cartão e outro certificado modelo token, em todos casos, infelizmente e coincidentemente a perda ocorreu durante o processo de atualização do nosso software, onde migramos do ACBrMonitor para o ACBrNFe (componente - trunk2, capicom), os clientes utilizam tanto NFe quanto NFCe, todos no estado do Mato Grosso (MT).

Ao entrar em contato com a certificadora o atendente informou, com esssas palavras, que "90% dos casos de exclusão do certificado A3 ocorrem em aplicativos que utilizam o ACBr", o que discordo completamente, pois o mesmo sistema é utilizado por muitos outros clientes que não relataram o mesmo problema, é a "Online Certificadora", 0800-777-0860, contato "Carlos", é possível algum responsável pelo projeto ACBr entrar em contato nesse número e verificar essa informação? Pois acredito que estejam transmitindo uma informação incorreta e sem fundamento.

Grato

Luciano

Bom dia Luciano.

Em primeiro lugar, quero lhe dizer que, de forma coincidente, houve a exclusão dos certificados, tanto na leitora quanto no token, conforme seu relato.

Eu não acredito que o componente tenha excluído nenhum certificado, isso já foi discutido aqui à exaustão. A questão é lógica. Imagine se cada vez que o componente lesse o certificado ele fosse excluído! Lógico que seria um caos.

Mas vamos imaginar o seguinte. Toda mazela deve ser atribuída a alguém ou a algo. O que me intriga é que, muitas pessoas, e, no caso estas certificadoras, não conseguem dar um passo a frente e analisar o que pode estar ocorrendo, o fato é que, de modo algum o componente vai excluir o certificado. Como assim? Simples. Certificados A1, alguém já teve notícia sobre sua exclusão? Eu particularmente não!

Por outro lado, é público e notório que, no Brasil as coisas são feitas em benefício de uns em detrimento a outros. Imagine o seguinte, se todos os desenvolvedores unissem e solicitassem que seus clientes requisitassem somente o certificado A1, certamente haveria um movimento encabeçado pelas certificadoras de que, o A1 não seria seguro, justamente para quê? Simples, aumentar o faturamento, e de forma irresponsável. Quem pode garantir que isso não seja uma maneira de obrigar "alguém" a comprar outra porcaria de certificado A3?

Se fosse séria a questão, a própria Receita Federal, ente da administração pública direta, teria na sua página no e-CAC uma forma do cliente, ao acessar o portal, emitir um certificado válido. Mas não, alimenta esse comércio podre de gente gananciosa e irresponsável protegidas pelo manto da "legalidade".

Por tudo isso, eu afirmo categoricamente, o ACBr não exclui nenhum certificado, é fácil atribuir a responsabilidade a terceiros. Diante disso, todos os certificados dos meus clientes que estão vencendo, estou aconselhando-os a fazerem um A1.

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
9 horas atrás, Luciano Carvalho disse:

Bom dia, 

Nessa última semana ocorreram 4 casos de exclusão do certificado A3, sendo que uma das empresas possuía o certificado A3 modelo cartão e outro certificado modelo token, em todos casos, infelizmente e coincidentemente a perda ocorreu durante o processo de atualização do nosso software, onde migramos do ACBrMonitor para o ACBrNFe (componente - trunk2, capicom), os clientes utilizam tanto NFe quanto NFCe, todos no estado do Mato Grosso (MT).

Ao entrar em contato com a certificadora o atendente informou, com esssas palavras, que "90% dos casos de exclusão do certificado A3 ocorrem em aplicativos que utilizam o ACBr", o que discordo completamente, pois o mesmo sistema é utilizado por muitos outros clientes que não relataram o mesmo problema, é a "Online Certificadora", 0800-777-0860, contato "Carlos", é possível algum responsável pelo projeto ACBr entrar em contato nesse número e verificar essa informação? Pois acredito que estejam transmitindo uma informação incorreta e sem fundamento.

Grato

Luciano

Eles podem prover algum log informando como o certificado foi excluído?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

A certificadora apenas afirma que 90% dos casos de exclusão do certificado são de empresas que utilizam o ACBr, apenas isto que eles afirmam. Por isto colocamos o telefone da certificadora para que alguém responsável pelo projeto ACBr entre em contato com eles para mais detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2436 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.