Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Download XML da nfe


  • Este tópico foi criado há 2907 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá amigos, preciso de ajuda,

Existe alguma possibilidade de fazer do download do arquivo XML da nota fiscal eletrônica emitida por fornecedor para a empresa destinatária?

Meu cliente precisa baixar o xml de todas as notas que ele recebe, hoje ele baixa uma por uma direito no site da sefaz, existe meio de fazer isso via delphi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Rodrigo,

O fornecedor do seu cliente não fornece o XML das notas?

Pois fique sabendo que no Ajuste SINIEF 07/05:

Cláusula sétima, inciso III - da concessão da Autorização de Uso da NFe:

§ 7º Deverá, obrigatoriamente, ser encaminhado ou disponibilizado download do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização de Uso:

I - ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;

II - ao transportador contratado, pelo tomador do serviço antes do início da prestação correspondente.

e tem mais:

Cláusula décima:

O emitente e o destinatário deverão manter a NF-e em arquivo digital, sob sua guarda e responsabilidade, pelo prazo estabelecido na legislação tributária, mesmo que fora da empresa, devendo ser disponibilizado para a Administração Tributária quando solicitado.

Como você pode ver é obrigação do emitinte fornecer o XML ao destinatário e não o destinatário ter que ficar realizando Download do site da SEFAZ ou através do webservice (o componente se utilizada deste último).

A realização do Download é controlada pela SEFAZ e deve ser utilizado em último caso e para uma quantidade pequena de notas e não todas as notas.

Se o fornecedor se recusa a fornecer o XML apresente a ele a legislação vigente e caso ele, mesmo assim for relutante, se recuse a pagar ou até mesmo procure trocar de fornecedor.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Italo, esse meu cliente recebe um grande número de notas fiscais por dia, e tem fornecedor que acaba não enviando o xml ou envia para endereço errado, onde meu cliente acaba não recebendo os XMLs, por isso que pensei em desenvolver essa rotina para poupar o tempo dele ficar ligando para seus fornecedores e solicitando novamente o XML.

Vou encaminhar o texto que vc me enviou para eles enviarem para os fornecedores que não estao fornecendo o XML.

Obrigado pela Informação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como utiliza a opção de download?

No demo não existe a opção:

Fiz assim:

ACBrNFe1.DownloadNFe.Download.Chaves.Add.chNFe:='43120243708379007538550010000741331000000013';

ACBrNFe1.Download;

Retornou:

-

1

SVAN_1.0.0

410

Rejeicao: UF informada no campo cUF nao e atendida pelo Web Service

2012-11-14T18:34:01

Eu entendi que MG não tem esta opção de download, então somente o estado do rio grande do sul tem?

Não ia existir uma opção de buscar o XML pelo ambiente nacional? Porque usando a opção: ACBrNFe1.ConsultaNFeDest não localiza nada

Se deixar o padrão retorna:

Versão : 1.01

Ambiente : 1

Versão Aplicativo : 1.0.0

Status Código : 215

Status Descrição : Rejeicao: Falha no esquema xml

Recebimento : 14/11/2012 18:41:56

Ind. Continuação : 0

Último NSU :

-

1

CONSULTAR NFE DEST

0

0

0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois ...

Olá,

Amigo.

O trem da feio.
Tenho a seguinte chave de acesso como teste:

35121162190848000188550010000025991000025993

Foi uma nota emitida de um fornecedor para meu cliente, estou com certificado A1 dele comigo.
Usando o demo ACBrNFe - Botão (Manif. Dest. - Conf. Operação) - Usei tanto a opção : teManifDestConfirmacao, teManifDestCiencia

Recebi o retorno positivo na questão do manifesto, de vinculo do manifesto a chave de acesso.


Tento utilizar a função DOWNLOAD - No demo não existe, mas usei para testes.

 

  ACBrNFe1.DownloadNFe.Download.Chaves.Add.chNFe:='35121162190848000188550010000025991000025993';
  ACBrNFe1.Download;
Retorno: Rejeicao: UF informada no campo cUF nao e atendida pelo Web Service (resposta_tentativa_donload.xml)  (Arquivo em anexo aqui)
Pedido/Retorno



Usei então a opção do Demo  - Botão (Consulta NFe Destinadas
Resposta: 20121215093236-con-nfe-dest.xml ,  20121215093236-nfe-dest.xml (Arquivo em anexo aqui)
Pedido/retorno

Alguém teve sucesso mesmo? O que estou fazendo de errado.
Eu confirmei a operação com a chave de acesso, sempre retorna negativo.

Esta no fiscal é do dia 27/11/2012 - Confirmei a operação hoje (15/12/2012) com data de 27/11/2012 SEFAZ aceitou.
 

 

 

1-eve.xml

1-ped-evento.xml

manifesto_nf-e.xml

pedido_download.xml

resposta_tentativa_donload.xml

20121215093236-con-nfe-dest.xml

20121215093236-nfe-dest.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Italo;

A dois meses estamos trabalhando nos serviços da NT 2012/002 utilizando os recursos do projeto ACBR o objetivo final em nosso caso é o Download.

Em homologação estava 100% , 1o) Consulta NF-e Destinadas OK  , 2o) Envio do Manifesto OK , 3o) Download OK,
na sexta feira (14/12) com o ACBR atualizado começamos a testar em Produção, a 1a e 2a etapas, tudo certo, sem problemas, porém o Download retorna sempre a mensagem :
'Rejeicao: UF informada no campo cUF nao e atendida pelo Web Service'

A empresa do certificado é do RS , portanto para o serviço de download passo o seguinte :



NFeDownload.Configuracoes.WebServices.Visualizar     := False;
NFeDownload.Configuracoes.Geral.Salvar                      := True;
NFeDownload.Configuracoes.Geral.PathSalvar               := sDIROUT;
NFeDownload.Configuracoes.Certificados.NumeroSerie := aNFeSerie;
NFeDownload.Configuracoes.WebServices.UF                := 'RS';
NFeDownload.DownloadNFe.Download.tpAmb           := taProducao;
NFeDownload.Configuracoes.WebServices.Ambiente   := taProducao;
NFeDownload.Configuracoes.Geral.FormaEmissao       := teNormal; (testado com e sem esta linha)
NFeDownload.DownloadNFe.Download.Chaves.Clear;
NFeDownload.DownloadNFe.Download.CNPJ              := aEmpresaCNPJCPF;

with NFeDownload.DownloadNFe.Download.Chaves.Add do
      chNFe :=sCHAVE;

NFeDownload.WebServices.DownloadNFe.Executar



O que eu acho que está ocorrendo é que o ACBR sempre utiliza o WebService de Download do Ambiente Nacional e que para o caso do certificado ser do RS deveria ser o WebService de Download do RS.

agradeço pela atenção.

att

André.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Mas eu acho que é mesmo do nacional

veja o link abaixo com a data de 27/11/2012

 

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehctg=false

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,
Como eu disse estou utilizando Demo (Imagino que as configurações já estas como padrão) - procedure TForm1.LerConfiguracao;

 

Mas alterei isto

 

    ACBrNFe1.Configuracoes.WebServices.Visualizar        := False;
    ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.Salvar                  := True;
    ACBrNFe1.Configuracoes.WebServices.UF                := 'MG';
    ACBrNFe1.DownloadNFe.Download.tpAmb                  := taProducao;
    ACBrNFe1.Configuracoes.WebServices.Ambiente          := taProducao;
    ACBrNFe1.DownloadNFe.Download.Chaves.Clear;
    ACBrNFe1.DownloadNFe.Download.CNPJ                   := edtEmitCNPJ.Text;
 
    with ACBrNFe1.DownloadNFe.Download.Chaves.Add do
          chNFe :='35121162190848000188550010000025991000025993';
 
    ACBrNFe1.WebServices.DownloadNFe.Executar

Mas continua o erro: 'Rejeicao: UF informada no campo cUF nao e atendida pelo Web Service'

O Consulta NF-e Destinadas continua com os mesmos problemas enviados no anexo aqui.
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Mas continua o erro: 'Rejeicao: UF informada no campo cUF nao e atendida pelo Web Service'

O erro é clarríssimo, vc está tentando fazer o download de uma nota emitida em SP no Webservice de MG e o WebService de MG não atende este tipo de pedido.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Amigo.

Mas se você ler o forum, vai ver que "todos" em todo momento diz inclusive na nota técnica diz isto, o DOWNLOAD não é feito no ambiente de origem, ele é feito no ambiente nacional.

Fica meio estranho consultar usando,

ACBrNFe1.Configuracoes.WebServices.UF :='MG' ou outro.
Mas meu estado é este, deixo vazio e não funciona.

Mas o Download não é por estado e sim NACIONAL.

Você viu os erro que estou tendo também na O Consulta NF-e Destinadas?

Editado por johnbh3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

 

Alterei as URLs que apontavam para o sefazvirtual, agora estão apontando para o ambiente nacional.

 

Favor atualizar os fontes e testar por favor.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei e fiz o teste aqui.


Log:

 

Versão : 
Ambiente : 1
Versão Aplicativo : 
Status Código : 0
Status Descrição : 
Recebimento : 
 
O erro: 'Rejeicao: UF informada no campo cUF nao e atendida pelo Web Service' não veio mais.
 
Porém não retornou o download do XML. Gerou dois arquivo 20121217105652-ped-down-nfe.xml com pedido
20121217105653-down-nfe.xml VAZIO.

Informo que já realizei o manifesto desta chave em questão.
 
Editado por johnbh3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

John,

 

Faz um favor, altere no fonte ACBrNFeWebServices as seguintes linhas:

 

      if FConfiguracoes.Geral.Salvar then
       begin
         FPathArqResp := FormatDateTime('yyyymmddhhnnss',Now)+'-down-nfe.xml';
         FConfiguracoes.Geral.Save(FPathArqResp, FRetWS);
       end;
 

para:

 

      if FConfiguracoes.Geral.Salvar then
       begin
         FPathArqResp := FormatDateTime('yyyymmddhhnnss',Now)+'-down-nfe.xml';
         FConfiguracoes.Geral.Save(FPathArqResp, FRetornoWS);
       end;
 

realize o teste novamente e poste como anexo o arquivo: <datahora>-down-nfe.xml

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Italo.

 

Realizei a alteração...
Sou de Minas Gerais, e meu cliente comprou de SP;

 

Estou usando o DEMO:

 

 

 

    ACBrNFe1.Configuracoes.WebServices.Visualizar        := False;
    ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.Salvar                  := True;
    ACBrNFe1.Configuracoes.WebServices.UF                := 'MG';  // Aqui é esta estado do cliente (Dono do certificado)? 
    ACBrNFe1.DownloadNFe.Download.tpAmb                  := taProducao;
    ACBrNFe1.Configuracoes.WebServices.Ambiente          := taProducao;
    ACBrNFe1.DownloadNFe.Download.Chaves.Clear;
    ACBrNFe1.DownloadNFe.Download.CNPJ                   := edtEmitCNPJ.Text;  // Aqui é esta cnpj do cliente (Dono do certificado)? 
 
    with ACBrNFe1.DownloadNFe.Download.Chaves.Add do
          chNFe :='35121162190848000188550010000025991000025993';
 
    ACBrNFe1.WebServices.DownloadNFe.Executar;

Olá,
Agora retornou algo.

20121217112556-down-nfe.xml

Editado por johnbh3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

John,

 

Agora retornou um XML contendo a seguinte mensagem de erro: Server was unable to process request ou sejá: Servidor não pôde processar a solicitação.

 

Alguma coisa ainda deve estar fora do lugar.

 

Vamos retomar depois do almoço.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo.
Depois realizou novos testes então.

Testei também a opção do DEMO: Consulta NFe Destinadas
Fiz o manifesto desta chave acima, e sempre retorna

 

CNPJ:=Informei o do cliente (Dono do certificado)

Indicador de NF-e consultada = 0

Indicador do Emissor da NF-e:=0

Último NSU recebido pela Empresa=0 

Sempre retorna nenhum documento localizado.

onsulta NFe Destinadas faz download também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 

O meu certificado é do RS e como o RS disponibiliza o WS de Download fiz uma alteração na unit  ACBrNFeUtil função NotaUtil.GetURLRS incluí a linha abaixo com a URL do WS de Download


esta alteração resolveu o meu problema ou seja faço o Donwload normalmente.



Para auxiliar nos testes de download no AN , fiz o update do repositório ACBR + as alterações sugeridas pelo Italo, porém sem sucesso, segue o retorno do arquivo 20121217130621-down-nfe.xml  :
 

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?><soap:Envelope xmlns:soap="http://www.w3.org/2003/05/soap-envelope" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema"><soap:Body><soap:Fault><soap:Code><soap:Value>soap:Receiver</soap:Value></soap:Code><soap:Reason><soap:Text xml:lang="en">System.Web.Services.Protocols.SoapException: Server was unable to process request. ---> System.Configuration.ConfigurationErrorsException: Unable to open configSource file 'Config\conexoes_SVAN_PROD.config'. (D:\sitios\p_34719_spednfe\iis_web\6\nfedownloadnf\web.config line 25)
   at System.Configuration.BaseConfigurationRecord.EvaluateOne(String[] keys, SectionInput input, Boolean isTrusted, FactoryRecord factoryRecord, SectionRecord sectionRecord, Object parentResult)
   at System.Configuration.BaseConfigurationRecord.Evaluate(FactoryRecord factoryRecord, SectionRecord sectionRecord, Object parentResult, Boolean getLkg, Boolean getRuntimeObject, Object& result, Object& resultRuntimeObject)
   at System.Configuration.BaseConfigurationRecord.GetSectionRecursive(String configKey, Boolean getLkg, Boolean checkPermission, Boolean getRuntimeObject, Boolean requestIsHere, Object& result, Object& resultRuntimeObject)
   at System.Configuration.BaseConfigurationRecord.GetSection(String configKey)
   at System.Web.HttpContext.GetSection(String sectionName)
   at System.Web.Configuration.HttpConfigurationSystem.System.Configuration.Internal.IInternalConfigSystem.GetSection(String configKey)
   at System.Configuration.ConfigurationManager.GetSection(String sectionName)
   at System.Configuration.ConfigurationManager.get_ConnectionStrings()
   at ControladorDeWebService.downloadNFe(nfeCabecMsg nfeCabecMsg, String nfeDadosMsg)
   --- End of inner exception stack trace ---</soap:Text></soap:Reason><soap:Detail /></soap:Fault></soap:Body></soap:Envelope>



att

 

André.

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André.

 
Bom que conseguiu, parece que ambiente nacional esta com problemas:  Server was unable to process request - Conforme orientação de Italo.
Complicado é para quem esta fora do RS - Mesmo que a SEFAZ RS, seja responsável por muitos estados.

Mas estados importantes como MG, SP. Fica com problema.
 
 
Outra coisa...

 

Testei também a opção do DEMO: Consulta NFe Destinadas
Fiz o manifesto desta chave acima, e sempre retorna

 

CNPJ:=Informei o do cliente (Dono do certificado)

Indicador de NF-e consultada = 0

Indicador do Emissor da NF-e:=0

Último NSU recebido pela Empresa=0 

Sempre retorna nenhum documento localizado.

Consulta NFe Destinadas faz download também?

Alguém esta tendo sucesso na Consulta NFe Destinadas? Porque este recurso também não tive resultado positivo.

Editado por johnbh3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde John,

Com a alteração que fiz para Download pelo WS RS os 3 serviços (Consulta NF-e Destinada, Manifesto, Download ) estão 100%, em relação ao seu
problema " Sempre retorna nenhum documento localizado. " , acho que no seu código não está considerando o indicador de continuação (indCont) do retorno da consulta 

 

Indicador de continuação:
0=SEFAZ não possui mais documentos para o CNPJ informado;
1=SEFAZ possui mais documentos para o CNPJ informado, ou ainda não avaliou a totalidade da sua base de dados. 


Independente de cStat retornar 138 ou 137 você deve considerar o indCont, ou seja, sempre que indCont retornar 1, deve fazer uma nova consulta utilizando a última NSU (ultNSU) do retorno, faça a consulta das NF-e destinadas em um bloco while true do e só interrompa (break) em caso de exceção ou indCont=0, desta forma todas as NF-e destinadas a empresa (nos últimos 15 ou 30 dias depende do SEFAZ) serão retornadas. 
Referência:  NT 2012/002   4.10.8 


att

André.



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,
Consegui fazer o Loop conforme manda manual/sua informação.

Então, um documento disse (Localizado no loop), mas minha duvida agora é a seguinte.

Como você faz para mostrar quais os documentos formam recuperados de forma fácil? Após loop mostrar os recuperados.
Porque gerou mais de 800 arquivos, e não sei qual o arquivo.

 

Não sei se me entendeu, tipo após o loop rodar novo loop percorrendo os arquivos localizados.

Um retorno 138, com certeza é referente esta noa fiscal de teste que fiz o manifestação de ciencia, mas iai? Onde esta? Qual próximo passo?

Ou não retorna o XML completo nesta função? 

 

Consegui ver na opção: ACBrNFe1.WebServices.ConsNFeDest.retConsNFeDest.XML dados do fornecedor, valor total (Mais nada), tipo uma resumido da NF-e.

 

Editado por johnbh3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Italo,

Alguma novidade do Download no AN ?

Informei anteriormente que o Download a partir do SEFAZ RS estava OK, realmente faz o download, porém ao verificar o conteúdo do retorno percebi que as Tags NFEZip e protNFeZip estão criptografadas base64Binary e gzip, talvez falta implementar o decode / unzip no ACBR, achei estranho que nos testes em homologação não retornava encriptado, alguma sugestão ?

RETORNO:


<retDownloadNFe versao="1.00" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe"><tpAmb>1</tpAmb><verAplic>RS20111129150959</verAplic><cStat>139</cStat><xMotivo>Pedido de download Processado</xMotivo><dhResp>2012-12-17T17:25:53</dhResp>
<retNFe>
<chNFe>43121203211158000142550010000125531144040128</chNFe><cStat>140</cStat><xMotivo>Download disponibilizado</xMotivo>
<procNFeGrupoZip>
<NFeZip>H4sIAAAAAAAEAO29B2AcS...</NFeZip>
<protNFeZip>H4sIAAAAAAAEAO29B2AcS...</protNFeZip>
</procNFeGrupoZip>
</retNFe></retDownloadNFe>
 

Agradeço pela atenção.


att

André.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2907 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...