Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nfc-E - Nota Fiscal Do Consumidor Eletrônica


  • Este tópico foi criado há 3524 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia a todos!

 

Realmente, fazendo uma rápida análise na nova nota técnica, muitas mudanças interessantes e que farão a NF-e / NFC-e melhores, por exemplo a nova opção de enviar XML de 1 NF-e de forma síncrona (não precisa enviar lote e consultar lote). Isso é interessante para quando enviamos apenas 1 nota, então não precisará aguardar um tempo pré-determinado e consultar, pois o retorno se dará imediatamente quando a nota for processada na mesma conexão que foi disparada, também evitando problemas nos sistemas com a sincronia dos dados entre o que está nas tabelas e o que está na SEFAZ (nota no seu sistema consta como não enviada por exemplo, mas foi enviada na SEFAZ - quando ocorre problema ao ler o retorno do lote...)

 

Além disso, conforme o Italo falou, sobre as Notas de Serviço Eletrônicas Municipais, também, um problemão hoje pois cada município inventa um layout (alguns adotam um padrão, mas outros não)... nesse caso se tivermos um padrão junto com a NF-e resolveria um imenso problema enfrentado hoje principalmente pelos desenvolvedores)

Agora claro que isso depende dos estados/municípios se entenderem para que o repasse dos impostos seja aceito (Isso que é o mais difícil).

 

Outra questão importantíssima é a questão do Cupom Eletrônico (NFC-e), que também resolveria muitos problemas atuais (compatibilidade de ECF / problema de DLLs / problemas de comunicação com ECF, problemas de bobina / papel ....etc etc.), ou seja, se o Cupom Fiscal ficar conforme já é a Nota Eletrônica, teremos muita facilidade em integração e elimina-se muitos problemas de hoje. A dúvida é: como fica o PAF-ECF?! E a venda concomitante?! E se mantiverem esse projeto alternativo do SAT?!

 

Aqui em Santa Catarina (pioneiros do PAF-ECF), é ainda mais preocupante, pois as notícias dizem que não será aderido o projeto do NFC-e !!!

 

Então é isso, ficamos no aguardo de novidades, respostas, soluções, melhorias (sem dúvida a NF-e está na frente, principalmente versão 3 com muitas melhorias).

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos!

 

Realmente, fazendo uma rápida análise na nova nota técnica, muitas mudanças interessantes e que farão a NF-e / NFC-e melhores, por exemplo a nova opção de enviar XML de 1 NF-e de forma síncrona (não precisa enviar lote e consultar lote). Isso é interessante para quando enviamos apenas 1 nota, então não precisará aguardar um tempo pré-determinado e consultar, pois o retorno se dará imediatamente quando a nota for processada na mesma conexão que foi disparada, também evitando problemas nos sistemas com a sincronia dos dados entre o que está nas tabelas e o que está na SEFAZ (nota no seu sistema consta como não enviada por exemplo, mas foi enviada na SEFAZ - quando ocorre problema ao ler o retorno do lote...)

 

Além disso, conforme o Italo falou, sobre as Notas de Serviço Eletrônicas Municipais, também, um problemão hoje pois cada município inventa um layout (alguns adotam um padrão, mas outros não)... nesse caso se tivermos um padrão junto com a NF-e resolveria um imenso problema enfrentado hoje principalmente pelos desenvolvedores)

Agora claro que isso depende dos estados/municípios se entenderem para que o repasse dos impostos seja aceito (Isso que é o mais difícil).

 

Outra questão importantíssima é a questão do Cupom Eletrônico (NFC-e), que também resolveria muitos problemas atuais (compatibilidade de ECF / problema de DLLs / problemas de comunicação com ECF, problemas de bobina / papel ....etc etc.), ou seja, se o Cupom Fiscal ficar conforme já é a Nota Eletrônica, teremos muita facilidade em integração e elimina-se muitos problemas de hoje. A dúvida é: como fica o PAF-ECF?! E a venda concomitante?! E se mantiverem esse projeto alternativo do SAT?!

 

Aqui em Santa Catarina (pioneiros do PAF-ECF), é ainda mais preocupante, pois as notícias dizem que não será aderido o projeto do NFC-e !!!

 

Então é isso, ficamos no aguardo de novidades, respostas, soluções, melhorias (sem dúvida a NF-e está na frente, principalmente versão 3 com muitas melhorias).

 

Um abraço.

 

Dalpiaze, sobre o SAT eu andei lendo que será uma alternativa quando o serviço de NFC-e não estiver online, neste caso pode ser utilizado o SAT ou a contingência da NFC-e, mas sempre a NFC-e deve ser prioridade de uso.

Me corrijam se estou errada, mas acredito seja isto. 

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalpiaze, sobre o SAT eu andei lendo que será uma alternativa quando o serviço de NFC-e não estiver online, neste caso pode ser utilizado o SAT ou a contingência da NFC-e, mas sempre a NFC-e deve ser prioridade de uso.

Me corrijam se estou errada, mas acredito seja isto. 

 

Um abraço!

vc pode postar onde leu isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc pode postar onde leu isso?

http://www.fazenda.sp.gov.br/sat/duvidas_frequentes/contribuintes.asp

 

A ultima pergunta do PDF:

 

" O que deverei (ou serei obrigado a) usar? SAT ou NFC-e? 

No âmbito do Estado de São Paulo, será implantado o projeto SAT-CF-e para substituição do 
equipamento ECF na emissão de documentos fiscais para registro de operações de circulação de 
mercadorias no varejo.
No entanto, o contribuinte obrigado à emissão de Cupom Fiscal Eletrônico-SAT (CF-e-SAT) poderá optar 
por emitir Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, modelo 55 ou Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor Final, 
modelo 65, nas hipóteses em que a legislação prevê a emissão de Cupom Fiscal por meio de 
equipamento Emissor de Cupom Fiscal. A Secretaria da Fazenda informará futuramente a 
disponibilização de Autorização de Uso de NFC-e.
Quando, em decorrência de problemas técnicos, não for possível transmitir a NF-e, modelos 55 ou 65, à 
Secretaria da Fazenda ou obter resposta à respectiva solicitação de Autorização de Uso da NF-e, o 
contribuinte poderá operar em contingência nos termos da Portaria CAT-162/08, de 29 de dezembro de 
2008, ou emitir CF-e-SAT."
 
Observação: neste caso São Paulo, acredito que SC irá utilizar o mesmo critério.
 
Abraços!
Editado por ServerInfo
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

 

Como dito anteriormente foi uma rapida leitura na NT.

 

Imprmi para ler com mais calma e fazer as anotações do que surgiu após a versão 3.00 disponibilizada somente para o projeto piloto da NFC-e.

 

Como a versão 2.0 vai ser aceita até 30/11/2014 não há motivo para panico e muito menos vamos deixar para última hora.

 

Não sei precisar quanto, mas o componente ACBrNFe já contempla a grande maioria dessas alterações contindas na NT.

Não vai ser criado um novo componente.

O ACBrNFe já possui uma propriedade chamada ModeloDF que quando recebe o valor moNFe gera o XML segundo a versão 2.00 da NF-e.

Por outro lado quando recebe o valor moNFCe gera o XML segundo a versão 3.00 da NFC-e.

 

Eu digo que não devemos entrar em panico, pois os schemas para a versão 3.10 ainda não foram disponibilizados pela SEFAZ.

 

Nos resta a ler a NT.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Algumas dicas com relação a alimentação do componente:

 

Dica 1:

 

   if ACBrNFe.Configuracoes.Geral.ModeloDF = moNFe

    then begin

     infNFe.Versao := 2;

     Ide.modelo    := 55;

     // TpcnConsumidorFinal = (cfNao, cfConsumidorFinal);

     Ide.indFinal  := cfNao;

     // TpcnPresencaComprador = (pcNao, pcPresencial, pcInternet, pcTeleatendimento, pcOutros);

     Ide.indPres   := pcOutros; 

     Ide.dEmi      := StrToDate(edtEmissao.Text);

     Ide.dSaiEnt   := StrToDate(edtSaida.Text);

     Ide.hSaiEnt   := StrToTime(edtHora.Text);

    end

    else begin

     infNFe.Versao := 3;

     Ide.modelo    := 65;

     Ide.indFinal  := cfConsumidorFinal;

     Ide.indPres   := pcPresencial;

     Ide.dEmi      := Now;

    end;

 

Dica 2:

 

   if DMNFCe.NFe.Configuracoes.Geral.ModeloDF = moNFe

    then Ide.tpImp  := tiRetrato

    else Ide.tpImp  := tiNFCe;

 

Italo.

 

 

Fiz dessa forma, mas sempre que envio recebo essa mensagem

 

ERRO.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

 

Na minha casa tenho alguns XML de NFC-e que gerei para testar a SEFAZ-AM.

 

Hoje a noite procuro e posto aqui para você ver.

 

Note que o erro esta se referindo a Data de emissão cujo tamanho é maior que o permitido e temos outro erro no que diz respeito ao ICMS.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Bom dia Ítalo,
 
O Sergio Guedes me deu uma dica importante:
 
Observar que quando aparece um segundo erro basta resolvê-lo que o problema com a data não aparece mais.
 
É verdade, consegui resolver o erro com ICMSSN e o problema com a data sumiu :)
 
Mas não é assim que a depuração de erros deveria funcionar, fiquei uns cinco dias engatado tentando resolver um problema que não existia, cumpro aqui o meu papel de repassar essa valiosa informação.
 
Sobre o outro erro da tag ICMSSN, a questão é que meu cliente estava configurado como CRT=1 (Simples Nacional). Coloquei como Regime Normal e funcionou.
 
Mas eu creio que isso não deveria funcionar assim, senão o contribuinte do Simples Nacional não vai poder usar a NFCe.
 
Com CRT=1 o xml fica assim:
 
<imposto>
  <ICMS>
    <ICMSSN>
       <orig>0</orig> 
       <CSOSN>0</CSOSN> 
    </ICMSSN>
  </ICMS>
 
 
Outro problema encontrado, mas dever ser atualizado no componente:
 
Os endereços para AM estão errados, faltou apenas uma letra... de nfe para nfce
 
 
{ANTES}
 
{DEPOIS}
      LayNFeCCe,
 
 
Agora estou com novos problemas pra resolver:
 
Mesmo com a propriedade TipoDanfe=tiNFCe continua imprimindo a Danfe da NFe.
 
Como usar o número do TOKEN que a SEFAZ gera para o cliente? ele deveria estar em algum lugar do XML ou apenas no QRCODE?
 
Onde tem o componente QRCode para Delphi?
 
Alguém já contribuiu com a impressão da Danfe da NFCe?
 
Abçs.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

 

Quanto a alteração das URLs, já esta disponivel.

 

Com relação ao DANFE essa é outra questão, não foi desenvolvido o DANFE para a NFC-e.

 

Até onde sei o Sérgio montou um DANFE para NFC-e se não me falha a memória em Forts Report usando um componente pago para gerar o QR-Code.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

 

Antes que alguem poste se o componente ACBrNFe vai atender a NT 2013/005 e me parece que alguem já postou essa pergunta, vai ai a resposta.

 

SIM, já estou trabalhando na implementação das classes, propriedades, tipos, etc.

 

Garanto que antes da liberação do ambiente de homologação vai estar tudo pronto.

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo o erro que o colega da Pleno comentou e verdade o xml passa normal no validador de xml.

 

Mais o componente está validando como se estive-se errado.

Por enquanto como tenho muitos clientes no regime do Simples apenas estou passando 0 para a tag de imposto e não está mostrando erro.

 

 

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Sérgio,

 

Vou realizar testes em casa e tentar encontrar uma solução.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

 

Desculpe, inicio de mês corrido, hoje sem falta vou estudar o problema.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

 

Sérgio, recebi o seu e-mail contendo os arquivos.

 

Na minha casa consegui gerar um XML, assinar e validar com a tag vTotTrib sem nenhum problema.

 

Favor verificar se o schema: leiauteNFe_v3.00.xsd contem a definição da tag vTotTrb.

 

Se não tem, substitua pelo mesmo arquivo que encontra-se dentro da pasta: ...\Exemplos\ACBrNFe2\Delphi\Schemas

 

Quanto a geração de todos os dados do destinatário vai ser necessário fazer uma alteração no pcnNFeW.

 

Essa alteração é simples um IF já resolve o problema.

 

Entre hoje e amanhã vou estar disponibilizando essa alteração.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Sergio,
 
Estou tendo um problema quando a NFCe tem desconto:
 
Rejeicao: NFC-e com somatorio dos pagamentos diferente do total da Nota Fiscal
 
Veja o XML:
 
- <total>
- <ICMSTot>
  <vProd>986.59</vProd> 
  <vDesc>98.59</vDesc> 
  <vNF>888.00</vNF>
  </ICMSTot>
  </total>
- <pag>
  <tPag>01</tPag>
  <vPag>888.00</vPag>
  </pag>
 
Mas está de acordo com a Nota Técnica 2012/004
 
NFC-e com somatório dos pagamentos (id:YA03) diferente do Total da Nota Fiscal (id:W16)
 
Entendo que o Webservice não está analisando corretamente o XML. Se eu emitir essa venda como NFe ela passa normalmente.
 
Você já teve esse problema?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, amigos.

 

Baixei as ultimas versões do componente acbr e verifiquei que houve alguns problemas ja reportados pelos colegas em relação a NFe.

 

Como eu estou utilizando em produção a NFCe, também tive alguns problemas pois estou utilizando a versão 3.0 do componente.

 

Italo um detalhe importante a ser revisto e que nos if para a nova versão da NFe, temos que usar versão >= 3.10.

 

Sendo que a versão 3.0 e apenas para a NFCe, tive que fazer algumas pequenas correções na unit pcnNFeW que segue em anexo.

 

Eu acho interessante utilizar nos if ou 3.10 ou pelo modelo 65 para não ter problemas entre a nova da NF-e com a versão para NFC-e.

 

Exemplo na função NFeW.GerarDest;

 

Tive que mudar onde e feito um if para um campo novo do 3.10.

  if nfe.infNFe.Versao >= 3.1 then
    Gerador.wCampo(tcStr, 'E16a', 'indIEDest', 01, 01, 1, indIEDestToStr(nfe.Dest.indIEDest), DSC_INDIEDEST);

Na função TNFeW.GerarTotalICMSTotal;

  if NFe.infNFe.Versao >= 3.10 then
    Gerador.wCampo(tcDe2, 'W04a','vICMSDeson', 01, 15, 1, nfe.Total.ICMSTot.vICMSDeson, DSC_VICMSDESON);

Espero ter colaborado.

 

Ainda estou realizando os testes, mais ate o momento está funcionando.

 

 

 

 

pcnNFeW.pas

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Sérgio,

 

Muito obrigado pelo retorno.

 

Já fiz as alterações e disponibilizei.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Itálo eu tinha esquecido de realizar a mesma alteração no campos de impostos dos itens, ICMS, PIS, COFINS e alguns campos novos que foram criados para a NF-e 3.10.

 

Conforme o novo layout passa a ter 4 casas decimais mais apenas para a NF-e 3.10, eu fiz as alterações para poder funcionar com a NFC-e 3.0..

pcnNFeW.pas

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Sérgio,

 

Mais uma vez muito obrigado pelos testes e colaboração nas correções.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se  a NFCe for emitida para um consumidor, onde só identifica o CPF, não pode enviar a tag  xNome (vazia); Quando vazia RS esta criticando.

 

em: pcnNFeW.pas

 

procedure TNFeW.GerarDest;
var
  UF: string;
const
  HOM_NOME_DEST = 'NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL';
begin
  UF := '';
  Gerador.wGrupo('dest', 'E01');
  // Gerador.wCampoCNPJCPF('E02', 'E03', nfe.Dest.CNPJCPF, nfe.Dest.enderDest.cPais);
 
  if NFe.infNFe.Versao >= 3 then
  begin
    if NFe.Dest.idEstrangeiro <> '' then
      Gerador.wCampo(tcStr, 'E03a', 'idEstrangeiro', 01, 20, 1, NFe.Dest.idEstrangeiro, 'erro')
    else
      Gerador.wCampoCNPJCPF('E02', 'E03', NFe.Dest.CNPJCPF, NFe.Dest.enderDest.cPais);
  end
  else
    Gerador.wCampoCNPJCPF('E02', 'E03', NFe.Dest.CNPJCPF, NFe.Dest.enderDest.cPais);
 
  if NFe.ide.tpAmb = taProducao then
  begin
    //Alteração WBAGestão
    if (NFe.Dest.xNome<>'') or (NFe.ide.modelo <> 65) then  // NFCe não pode enviar nome em branco
      Gerador.wCampo(tcStr, 'E04', 'xNome  ', 02, 60, 1, NFe.Dest.xNome, DSC_XNOME);
  end
  else
    Gerador.wCampo(tcStr, 'E04', 'xNome  ', 02, 60, 1, HOM_NOME_DEST, DSC_XNOME);
 
  if (NFe.ide.modelo <> 65) or (NFe.Dest.enderDest.xLgr <> '') then // AL - na NFCe não é obrigatorio informar endereço do destinatario
  begin
    (* *) GerarDestEnderDest(UF);
 
    if (NFe.ide.modelo <> 65) then
    begin
      Gerador.IDNivel := 'E01';
      // Inscrição Estadual
      if NFe.Dest.IE = 'ISENTO' then
        Gerador.wCampo(tcStr, 'E17', 'IE ', 00, 14, 1, NFe.Dest.IE, DSC_IE)
      else if (Trim(NFe.Dest.IE) <> '') or (NFe.ide.modelo <> 65) then
        Gerador.wCampo(tcStr, 'E17', 'IE     ', 00, 14, 1, SomenteNumeros(NFe.Dest.IE), DSC_IE);
 
      // if (length(nfe.Dest.CNPJCPF) = 11) and (SomenteNumeros(nfe.Dest.IE) <> '') then
      // Gerador.wAlerta('E17', 'IE', DSC_IE, ERR_MSG_INVALIDO); // Para MG produtor rural possui CPF e IE
      if (FOpcoes.ValidarInscricoes) and (NFe.Dest.IE <> '') and (NFe.Dest.IE <> 'ISENTO') then
        if not ValidarIE(NFe.Dest.IE, UF) then
          Gerador.wAlerta('E17', 'IE', DSC_IE, ERR_MSG_INVALIDO);
      Gerador.wCampo(tcStr, 'E18', 'ISUF   ', 08, 09, 0, NFe.Dest.ISUF, DSC_ISUF);
      if (FOpcoes.ValidarInscricoes) and (NFe.Dest.ISUF <> '') then
        if not ValidarISUF(NFe.Dest.ISUF) then
          Gerador.wAlerta('E18', 'ISUF', DSC_ISUF, ERR_MSG_INVALIDO);
      Gerador.wCampo(tcStr, 'E19', 'email   ', 01, 60, 0, NFe.Dest.Email, DSC_EMAIL);
    end;
  end;
  Gerador.wGrupo('/dest');
end;

Amarildo Lacerda

Storeware Team

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo, eu percebi que foram atualizados os webservice de produção do AM para o novo servidor no componente.

 

Mais pelo teste que eu fiz eles ainda não estão ativos.

Estão ativos apenas os de homologação novos.

 

Abraços

 

 

 

ACBrNFeUtil.pas

Atenciosamente

Sérgio Guedes

LSI Sistemas

Email: [email protected]

Skype: sergio.lsisistemas

www.lsisistemas.com.br

Precisando de Integração com PDV NFC-e?

Conheça ClickPDVOEM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3524 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.