Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Lazarus- Qual Engine De Acesso A Bancodados Devo Usar?


  • Este tópico foi criado há 2179 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá a todos.

 

[situação]

Estou migrando do Delphi para o Lazarus,pois quero que minhas aplicações sejam multiplataforma,alem do mais tenho grande apreciação por aplicativos Open-Source.

 

[Duvida]

Porem minha principal dificuldade é (até agora) qual engine devo usar para acessar o Banco de Dados.Gostaria que os amigos que já tem alguma experiencia em Lazarus me ajudase  a escolher qual tecnologia de acesso devo usar.

 

[Ambiente de desenvolvimento]

O ambiente que pretendo desenvolver é Linux & Windows ambos 32 e 64 bits.

Uso o FireBird como RSGDB.

Em Delphi eu sempre usei DBExpress para acesso a dados.

 

Grato antecipadamente.

 

 

Att:GabrielLampa

Editado por GabrielLampa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Gabriel.

 

Vejo muita gente falando sobre a utilização nativa com os componentes SQLDB do próprio Lazarus. Eu uso ela mas apenas para pequenos projetos voltados para estudo, até agora não tenho do que reclamar.

 

Você pode acompanhar mais informações a respeito aqui: [ Link 1 ] [ Link 2 ] [ Link 3 ]

 

Até a próxima.  ;)

Atenciosamente:

Jeferson Rodrigo Stefani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Eisenheim.

Tudo que sei sobre acesso a dados no Lazarus são comentarios como estes que você linkou em sua resposta,hora a favor,hora contra.Sobre a LibZeus eu a só conheço porque nos forums de Delphi hora e meia se falava nela.

Essa mudança é o que mais me preocupa na hora de se migrar para o Lazarus.Com certeza gostaria de usar a SQLdb pois alem de ser gratuito é nativa.Porem sempre que leio sobre Zeos é que ele é pouco atualizado.Sendo assim:

*[LibZeos]~Meio Abandonada;

*[FIBPlus]~Paga ;

*[iBX]~Paga e Generica.

Outra solução seria o unidac10,mas essa tambem é paga,porem tem acesso nativo ao Lazarus e me pareceu ser uma solução concreta.

Então fica assim,vamos ver as opniões de nossos amigos deselvolvedores e ver se chegamos a um denominador comum.

 

Mais uma vez Obrigado.

 

 

*isso no meu ponto de vista.

 

Editado por GabrielLampa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O ZeosLib não está abandonado não

confere certinho onde está buscando no svn mas ele está sim com várias alterações

da ultima vez que atualizei está na 7.0.3

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja esotu utilizando ZEOS 703 para Lazarus , so tenho ainda alguns problemas devido esta ainda utilizando o dialeto 1 , mais

fora isso to trabalando com ele normalmente , e tambem uma diferença que vi entre o SQLDB e o ZEOS no lazaarus é que ao

comitar uma transacao , a mesma no SQLDb fecha todas os datasets abertos , ja no ZEOS isso nao acontece ...

 

 

Adilson .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigos.

Eu tenho instalado zeosdbo-7.0.3-stable em minha IDE Lazarus que foi atualizadda dia 03/01/2013.Não me parece mesmo abandonada.Mas sempre ouvi falar isso dela.

 

Interesante este comportamento do SQLDB sobre transações.Porem em Delphi(dbExpress) todas a transações que eu controlava explicidamente foi com componentes criados e configurados em RunTime,e sempre tive sucesso.

 

@adilsonpazzini eu entendi certo,vc usa dialeto "1"?

De qual SGDB, firebird?

 

@Juliomar Marchetti vc usa o Zeus em suas aplicações?Se sim que tipos de apps vc tem no mercado?

 

Obrigado a todos novamente.

 

[]'s

GabrielLampa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

PDV paf-ecf, sped, emissão de nf-e, nfs-e

3 anos a aplicação roda com zeos

 

Então,de acordo com nosso amigo Juliomar ,Zeos é sim uma tecnologia de confiança.

 

Não querendo ser chato,MAS ja sendo,vo fazer mais umas perguntas que julgo fazer parte do escopo deste post.

Juliomar vc usa o Zeos no Lazarus?Se sim,pra quais plataformas vc desenvolve e qual SGBD vc usa?

 

Mas alguem tem aplicações maduras feitas em Lazarus que usa a ZeosLib ou SQLdb?

 

Mais uma vez Obrigado a todos.

 

GabrielLampa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigos.

 

Por ser nativo no Lazarus vou ouvir a voz do coração e estarei usando o SQLdb em minhas Aplicações.Acredito que a ZeusLib seja uma boa escolha tambem,até mesmo porque ela é compativel com Delphi. Mas o fato do SQLdb ser mantido pela equipe core é um diferencial de peso.Alem do mais, ao usar o SQLdb estamos colaborando com o Lazarus.

 

Obrigado a todos.

Att:GabrielLampa.

Editado por GabrielLampa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive algumas experiências negativas com SQLdb, tais como lentidão, ter que fechar e abrir a conexão com o banco para poder a query retornar dados, além do fato de fechar todas as queries após cada commit. Por esse motivo mudei para a Zeos, que não tem me causado problemas. 

Márcio D. Carvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola marciodc,obrigado por compartilhar.

 

Vo fazer os teste com  o SQLdb,e tenho o Zeos de reserva,caso o SQLdb não atenda as minhas espectativas vo partir para o Zeos e testa-lo tambem.

 

Agora uma pergunta.

Em qual versão do Lazarus você testou o SQLdb?

 

Muito Obrigado pela Ajuda.

 

Grato

GabrielLampa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer forma, faça seus testes. No meu caso, em uma das telas eu necessitava de atualizações frequentes do grid, o que me causou os problemas de  ter que abrir e fechar a conexão com o banco para que a query respondesse, mas não quer dizer que você terá os mesmos problemas. Afinal, o seu uso pode ser diferente do meu. Apesar que recomendo o Zeos, pois até agora não me deu nenhum problema.

Márcio D. Carvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer forma, faça seus testes. No meu caso, em uma das telas eu necessitava de atualizações frequentes do grid, o que me causou os problemas de  ter que abrir e fechar a conexão com o banco para que a query respondesse, mas não quer dizer que você terá os mesmos problemas. Afinal, o seu uso pode ser diferente do meu. Apesar que recomendo o Zeos, pois até agora não me deu nenhum problema.

Ola,

Neste momento estou testando,mas se eu tiver que ficar fechando e abrindo a conexão com o BD  não vai servir para mim.

 

Agora uma pergunta boba.Isso acontecia com você mesmo quanto a property KeepConnection estava setada para True?

 

Mais uma vez Obrigado.

 

GabrielLampa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olha utilizo o Zeos e nunca tive problema relatado em precisar fechar e abrir dataset ou query para que os registros fossem atualizados! somente um refresh já serviu

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais alguem tem aplicações maduras feitas em Lazarus que usa a ZeosLib ou SQLdb?

 

Nosso ERP funciona em produção desde 2003, mas foi feito inicialmente em D7.

Estamos desde 2005 estudando Lazarus: http://port2laz.blogspot.com.br/2005/12/day-1-first-issues.html

Tivemos alguns momentos de parada: http://port2laz.blogspot.com.br/2006/06/porting-status.html

Primeiro módulo Lazarus+SQLdb saiu em 2009: http://port2laz.blogspot.com.br/2009/10/first-module-ported-from-delphi-to.html

Em 2010 tivemos alguns problemas com SQLdb (que aparentemente estão resolvidos hoje em dia) e mudamos para ZEOS.

Agora usamos Zeos na versão 3.0 (100% Lazarus): http://port2laz.blogspot.com.br/2011/01/news-from-front.html

Este ano rompemos a barreira das 400.000 linhas de código, incluindo as duas versões.

A versão 2.0 (em D7) ainda sobrevive, mas em breve teremos apenas a versão 3.0 (em Lazarus).

Alexsander da Rosa

Rednaxel Informática

http://rednaxel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos.

 

Nos testes que fiz aqui hoje o Zeoslib se sobre saiu.Vejamos:

 

Ao abrir a Query SQLdb os acentos vieram com caracteres desconhecidos -uns "quadradinhos" com um "xis" no meio.Já no Zeos vei perfeitamente.

 

Ao inserir no SQLdb ele gera o seguinte erro. "SQLQuery1 : Field ID is required, but not supplied." Mesmo com sua property DesfFild fsRequired False.Admito que pode ser falta de uma outra configuração (afinal sou iniciante em Lazarus),mas já no Zeus não tive problema.

 

Outra foi,ao inserir com sucesso no Zeus bastava dar refresh para atualizar a grid já na SQLdb quando não dava erro ao atualizar simplesmente não aparecia os novos records.

 

Volto a repetir que sou inexperiente com o Lazarus,mas meu primeiro contato com o SQLdb foi meio que 'salgado'.

 

Agradeço a todos por colaborar,e mais tarde eu vou tentar postar uns PrintScreen aqui.

 

Grato.

GabrielLampa

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLha . eu cheguei a testar os dois , o unico inconveniente que achei mesmo no SQLdb Foi de ter que apos comitar a transacao , é ter que reconstruir as querys novamente , fora isso , tambem , nao tive problemas , ref a acentuação , vc tem que ajustar o codigo de pagina , pois lembre-se de que o lazarus é unicod , por isso vem os caracteres estranhos . Mais por costume mesmo e compatibilidade com o DELPHI7 , to usando o zeos .. e tambem nao tenho nada pra reclamar .

 

 

Adilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Este tópico foi criado há 2179 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.