Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Conexão Firebird 2.5 Via Internet (Sem Datasnape)


  • Este tópico foi criado há 3858 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Seguinte  , queria tirar experiencias ref a acesso no firebird via Internet , e sem o DATASNAP , utilizando a conexão com banco direto mesmo , DATABSE + QUERY , seguinte , sei que essa não seria a melhor forma para acesso , mais como ainda não tenho nada em DataSnap ou algo parecido , queria algumas opnioes e experiencias , ref a esse topo de conexao , ou se seria melhor mesmo utilizar o Terminal Server mesmo , no caso do Firebird , cheguei fazer alguns testes de acesso

pela internet com a versão Firebird 2.5 , sem VPN /ou ZeBedee , e achei muito lento , fora que caia toda hora a conexao , alguem ja chegou testar com uma VPN/ouZebedee com compressão de dados pra ver se da alguma diferença , se alguem tiver experiencia ref a isso agradeço a ajuda .

 

 

 

Adilson Pazzini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Nunca fiz o teste pessoalmente, mas quem o fez diz que melhora muito.

A melhor fonte de informações sobre o Firebird aqui no Brasil é mesmo o grupo de discussão FireBase.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando eu fiz conexão pela internet eu instalei o no-ip redirecionei a porta 3050 para o servidor

e no caminho do database coloquei meuendereço.no-ip.org:\meudatabase.fdb

se o cliente tiver ip fixo melhor ainda pq ai não preciso do no-ip

funcionou muito bem

não tive problemas quanto a isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao Datilas , ref a velocidade de conexao ,.

como ficou. deu pra trabalhar bem .

qual era a velocidade da internet que vc estava conectando  entre os dois lados ,

e tambem qntos terminais estavam utilizando essa mesma comunicação ,

não teve problemas com queda de conexao ,

e por ultimo , qual componente vc esta usando pra acessar o banco de dados ....

Editado por adilsonpazzini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao Datilas , ref a velocidade de conexao ,.

como ficou. deu pra trabalhar bem .

qual era a velocidade da internet que vc estava conectando  entre os dois lados ,

e tambem qntos terminais estavam utilizando essa mesma comunicação ,

não teve problemas com queda de conexao ,

e por ultimo , qual componente vc esta usando pra acessar o banco de dados ....

 

1 - 1Mb de cada lado

2 - estou trabalhando sem problemas seguindo algumas regras:

não tem select *

não uso nenhuma table apenas query  

não uso tabelas temporárias toda informação temporária é gravada em um client dataset

a unica tabela aberta o tempo todo é a de parâmetros

em média são 5 terminais online

3 - as vezes a conexão cai mas nós não temos muito o que fazer sendo que os terminais estão no interior

4 -  uso os componentes da paleta interbase, por causa do transaction dela que é muito bom

 

no geral pra minha aplicação atende muito bem vendo que os terminais estão no interior com vendedores que normalmente apenas consultam preços e fazem pedidos em tempo real,

há os contras por exemplo relatórios muito grande levam um tempo considerável para gerar, mas essa não é a função dos vendedores

 

Quando eu estava testando os componentes para aplicação considerando rollback's e commit's

para gravar uma venda de 150 itens,

com financeiro parcelado em 24 vezes

+ movimento de caixa, etc..

levou +- 1 segundo apartir do clique no botão gravar

o que atende muito bem meus clientes

Editado por datilas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adilson ,

 

tenho um sistema em firebird para consulta de Clientes negativados tipo Serasa hospedado no KingHost , é claro que o servidor dos cara é robusto e a performance é bem bacana viu , pra vc ter idéia o banco deve estar com em média 1,5 GB de tamanho , temos este sistema no interior do estado da Bahia .

 

Em questão de técnologia de acesso , estou utilizando apenas componentes IBObject que é o melhor que ja vi para acesso com Firebird , nada mais .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é que é assim. hoje to com todo o processo em BDE e ZEOS , ai . tem o problema da Queda . ai desenvolvi um rotina com a ajuda de umas pessoas aqui do Forum , que identifica a queda e refaz ela , qndo acontece , ate ate ai tudo bem , mais ainda a sim , com uma Conexão de Speedy mesmo via internet 1mega cada ponta , isso sem ZEBEDEE ou OpenVPN , ficou muito lento , agora vo tentar com um dos dois pra ver se melhora , e ai caia tambem as vezes a conexao , so que como ta reconstruindo ate foi , ai tambem to usando tudo com Query , nada usando com Table , mais tambem nao to usando o ClientDataSet ... ,mais vou fazer o teste com o Zebeede e tambem com o OpenVPn pra ver se melhora um pouco . ai posto aqui .

 

 

Se tiver mais alguem pra dizer algo a respeito agradeco .

 

Adilson Pazzini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Membros Pro

Já utilizei o zebedee no passado, ele cumpre muito bem o que promete e dá uma grande diferença quando a questão é volume de dados. O maior problema do firebird na internet porém não é esse, é que ele fica comunicando entre o server e o client e isso tem um atraso muito grande.

O zebede ataca um dos pontos, o volume de dados. Sua aplicação porém tem que trabalhar com o menor volume possível de dados trafegando e o menor número de consultas possível. Digamos, 10 consultas com "1Kb" de dados é muito mais lento do que uma com "20Kb", isso é acentuado no firebird.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

dai pessoal boa tarde, eu gostaria que alguem me mandasse o exemplo de como conectar com firebird, zeos e delphi em um banco de dados de um servidor pela internet.

Boa noite.

 

O que diferencia de uma conexão local e internet é somente o host/ip.

 

Local: 127.0.0.1:C:\BANCO.FDB

    ou   192.168.1.10:C:\BANCO.FDB

 

Internet: seuhostouIP:C:\BANCO.FDB

 

Atenciosamente

------------------------------------------------

Jéter Rabelo Ferreira
Campestre/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

O que diferencia de uma conexão local e internet é somente o host/ip.

 

Local: 127.0.0.1:C:\BANCO.FDB

    ou   192.168.1.10:C:\BANCO.FDB

 

Internet: seuhostouIP:C:\BANCO.FDB

 

Atenciosamente

mais por exemplo, estou tentando acessar pelo meu ftp mais mesmo assim não consigo, o caminho c:\ é o caminho que esta no servidor da internet ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Você não pode acessar um banco de dados Firebird via ftp como se fosse um arquivo. Precisa ter um aplicativo servidor do Firebird instalado na máquina servidora. É esse servidor (aplicativo) que permite conexões dos clientes por meio de conexão TCP/IP.

Veja: http://www.firebirdfaq.org/faq53/

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não pode acessar um banco de dados Firebird via ftp como se fosse um arquivo. Precisa ter um aplicativo servidor do Firebird instalado na máquina servidora. É esse servidor (aplicativo) que permite conexões dos clientes por meio de conexão TCP/IP.

Veja: http://www.firebirdfaq.org/faq53/

ahh agora sim alguem me esclareceu realmente alguma coisa, td bem obrigado, então vamos fazer diferente.

o banco esta em um servidor de uma empresa e quero conectar neste banco na outra empresa pela internet como faço ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Não sei o tanto que você conhece sobre Firebird e redes, mas o link que passei deveria suprir suas dúvidas. Supondo que o banco esteja num servidor na mesma empresa, você consegue acessar?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o tanto que você conhece sobre Firebird e redes, mas o link que passei deveria suprir suas dúvidas. Supondo que o banco esteja num servidor na mesma empresa, você consegue acessar?

claro na mesma empresa eu pego o ip:banco.fdb é tranquilo, estou com problema nesse caso pela internet só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o tanto que você conhece sobre Firebird e redes, mas o link que passei deveria suprir suas dúvidas. Supondo que o banco esteja num servidor na mesma empresa, você consegue acessar?

na verdade o link que vc me passou não ensina exatamente como fazer o acesso só responde que realmente da pra fazer o acesso isso já sabia quero saber como passo a passo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade o link que vc me passou não ensina exatamente como fazer o acesso só responde que realmente da pra fazer o acesso isso já sabia quero saber como passo a passo.

Google: Como Usar Zebedee

http://www.devmedia.com.br/forum/zebedee-algum-sabe-configurar/288909

http://seucolega.wordpress.com/2008/06/04/conectando-firebird-zebedee/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

claro na mesma empresa eu pego o ip:banco.fdb é tranquilo, estou com problema nesse caso pela internet só.

Foi como te expliquei num post atrás, no lugar do IP da rede interna, você coloca um IP válido e real ou configure algum dns dinâmico, (no-ip).

 

Mesmo assim, você deve ter acesso ao roteador de sua rede (ou modem da internet), criar uma regra de redirecionamento de portas.

 

Por exemplo: Se o teu servidor onde está o FB possuir um IP interno: 192.168.1.10, No roteador você deverá redirecionar a porta 3050 para 192.168.1.10.

 

Quanto a configurar teu roteador, o ideal é pesquisar na net pelo nome do mesmo.

 

Atenciosamente.

------------------------------------------------

Jéter Rabelo Ferreira
Campestre/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

na verdade o link que vc me passou não ensina exatamente como fazer o acesso só responde que realmente da pra fazer o acesso isso já sabia quero saber como passo a passo.

   O link que te passei explica que o Firebird funciona como qualquer outro servidor TCP/IP. Então se você sabe configurar um serviço TCP/IP para funcionar sendo acessado via internet aquele artigo já resolve. E foi o que eu escrevi: "o link que passei deveria suprir suas dúvidas".

   Os links que os outros colegas passaram e a explicação do Jéter estão corretas também. Se você está com dúvida em alguma parte das informações, seja mais específico.

   Se depois de ler os links (incluindo os do Datilas) você ainda tiver dúvidas vagas, eu sugiro você procurar ajuda especializada. Por exemplo um fórum específico, ou a lista de discussão sobre firebird (Firebase) e claro, se estiver com muita pressa, um consultor.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3858 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.