Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Inconsistencia No Calculo Da Carga Tributária Total


  • Este tópico foi criado há 3941 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá Amigos, percebi hoje que o percentual da carga tributaria informada no DANFE no campo TOTAL DOS TRIBUTOS está sendo calculado em cima do valor total dos produtos, porém acredito que o correto seria calcular sobre o valor dos produtos deduzindo o valor total dos descontos.

Tentei postar este problema no Mantis mas me parece que ele não está mais funcionando.

 

 

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá !

 

Calculo não pode ser pelo total do documento, cada item vendido tem características tributarias diferenciadas

 

E sim, o valor aproximado dos impostos é feito no item já deduzido o desconto ( desconto também é previamente distribuído a cada item ): feito dessa forma inclusive não teria diferença de valor por item ou valor do documento

 

abç

by IMATECH
[email protected]
Goiânia - GO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Acho que vocês não estão entendendo a questão.

Vou tentar explicar de outra forma:

Estou fazendo o cálculo por item, estou deduzindo o desconto por item, porém ao imprimir a Danfe, a informação do percentual total da carga tributária que é feito automaticamente pelo ACBrDanfeRaveCB está sendo calculado sobre o valor dos produtos sem considerar o desconto. 

Ou seja se você fizer uma nota sem desconto nenhum e imprimir o DANFE verá que o sistema informa um percentual para a carga tributaria total, se você informar um desconto o valor da carga tributaria deve alterar mas o percentual deve permanecer o mesmo. Isso não está acontecendo.

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá Regys aí você chegou onde eu queria, ele considera o campo Total.vTotTrib e aplica em cima do valor total, o correto seria em cima do valor dos produtos - o desconto. 

Faça um teste: Emita uma NF e coloque o valor de R$ 100,00 e escolha um produto qualquer (no meu caso utilizei um produto nacional com NCM 84672200), no meu caso a carga tributária na tabela IBPT foi de 29,84% no campo "Val.Aproximado do imposto" está informado o valor de R$ 29,84 e o ACBR calculou o percentual de 29,84% corretamente.

Altere esta NF e conceda um desconto de R$ 10,00, o valor total da NF será de R$ 90,00 o valor da carga tributária será de R$ 26,86 e a carga tributária em percentual será de 26,86% o correto seria 29,84% como na nota anterior. 

Estou enviando anexo os arquivos de exemplo tanto em XML quanto em PDF para você dar uma olhada.

 

Abraço e obrigado pela atenção

 

 

Exemplo1.pdf

Exemplo2.pdf

Exemplo1.xml

Exemplo2.xml

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olá Regys aí você chegou onde eu queria, ele considera o campo Total.vTotTrib e aplica em cima do valor total, o correto seria em cima do valor dos produtos - o desconto. 

Faça um teste: Emita uma NF e coloque o valor de R$ 100,00 e escolha um produto qualquer (no meu caso utilizei um produto nacional com NCM 84672200), no meu caso a carga tributária na tabela IBPT foi de 29,84% no campo "Val.Aproximado do imposto" está informado o valor de R$ 29,84 e o ACBR calculou o percentual de 29,84% corretamente.

Altere esta NF e conceda um desconto de R$ 10,00, o valor total da NF será de R$ 90,00 o valor da carga tributária será de R$ 26,86 e a carga tributária em percentual será de 26,86% o correto seria 29,84% como na nota anterior. 

Estou enviando anexo os arquivos de exemplo tanto em XML quanto em PDF para você dar uma olhada.

 

Abraço e obrigado pela atenção

Não concordo com seu cálculo, pois se foi concedido um desconto, consequentemente o consumidor pagou menos imposto, então a porcentagem deve ser calculada sobre o valor líquido, mas os fontes são abertos e vc pode alterar na sua versão.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza, concordo com o André, ninguém paga imposto em cima de descontos 

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Isaque e André, cara desculpe a insistência. Mas eu estou afirmando exatamente o que vocês afirmaram. O percentual médio deve ser calculado sobre o valor líquido e o ACBr está calculando sobre o valor bruto sem o desconto. 

Se eu tenho uma venda de R$ 100,00 eu pago R$ 29,84

Se eu tenho uma venda de R$ 90,00 eu pago R$ 26,86

Mas o percentual de impostos pagos, a carga tributária, é a mesma independente do valor da venda, ou seja, o percentual deve permanecer nos mesmos 29,84% não é isso? 

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Você diz isso onde, na nota fiscal ou no cupom fiscal?

 

Na nota fiscal ele considera o campo de valor total que teoricamente é o valor líquido, no cupom fiscal o cálculo é feito pela aplicação o ACBr somente recebe o valor calculado.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gilson diz:

 


ACBrDanfeRaveCB está sendo calculado sobre o valor dos produtos sem considerar o desconto. 

Ou seja se você fizer uma nota sem desconto nenhum e imprimir o DANFE verá que o sistema informa um percentual para a carga tributaria total, se você informar um desconto o valor da carga tributaria deve alterar mas o percentual deve permanecer o mesmo. Isso não está acontecendo.

Se eu tenho uma venda de R$ 100,00 eu pago R$ 29,84

Se eu tenho uma venda de R$ 90,00 eu pago R$ 26,86

Mas o percentual de impostos pagos, a carga tributária, é a mesma independente do valor da venda, ou seja, o percentual deve permanecer nos mesmos 29,84% não é isso? 

 

Gilson nesse caso SIM.

 

 

Por gentileza alguém que tem o Rave instalado, pode fazer esse teste a corrigir se realmente estiver errado? Pelo que o Gilson apresentou realmente está errado.

 

29,84 / 100 * 100 =  29,84%

26,86 / 90 * 100 = 29,84% 

 

Pelo que entendi ele está apresentando onde deve ser o % com o valor do tributo e não o % apurado.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Isaque obrigado pela atenção:

Segue abaixo as linhas que precisam ser corrigidas no ACBrDANFeCBRavePaisagem.pas a partir da linha 859

    if Total.ICMSTot.vTotTrib <> 0 then
    begin
      lVTotTrib :=DFeUtil.FormatFloat(Total.ICMSTot.vTotTrib);
      lVTotTrib :=lVTotTrib + '('+DFeUtil.FormatFloat((Total.ICMSTot.vTotTrib*100)/( Total.ICMSTot.VProd - Total.ICMSTot.VDesc ))+'%)';
      Box([fsLeft],XPos,YPos,(x*4),aHeigthPadrao,'Val. Aprox. Tributos',lVTotTrib,taRightJustify);
    end;

Já no ACBrDANFeCBRaveRetrato.pas a partir da linha 841

 


    if Total.ICMSTot.vTotTrib <> 0 then
    begin
      lVTotTrib :=DFeUtil.FormatFloat(Total.ICMSTot.vTotTrib);
      lVTotTrib :=lVTotTrib + '('+DFeUtil.FormatFloat((Total.ICMSTot.vTotTrib*100)/( Total.ICMSTot.VProd - Total.ICMSTot.VDesc ))+'%)';
      Box([fsLeft],XPos,YPos,(x*4),aHeigthPadrao,'Val. Aprox. Tributos',lVTotTrib,taRightJustify);
    end;

O Danfe para fastreport está com o mesmo problema.

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Você diz isso onde, na nota fiscal ou no cupom fiscal?

 

Na nota fiscal ele considera o campo de valor total que teoricamente é o valor líquido, no cupom fiscal o cálculo é feito pela aplicação o ACBr somente recebe o valor calculado.

 

Régys é na nota fiscal mesmo, no cupom está tudo certo.

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

O Gilson diz:

 

 

Por gentileza alguém que tem o Rave instalado, pode fazer esse teste a corrigir se realmente estiver errado? Pelo que o Gilson apresentou realmente está errado.

 

29,84 / 100 * 100 =  29,84%

26,86 / 90 * 100 = 29,84% 

 

Pelo que entendi ele está apresentando onde deve ser o % com o valor do tributo e não o % apurado.

 

Na realidade ele está calculando sobre o valor total dos produtos, a coincidencia do percentual com o valor é porque no meu exemplo eu utilizei o valor de R$ 100,00 

 

Abraço e obrigado pela atenção.

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Não concordo com seu cálculo, pois se foi concedido um desconto, consequentemente o consumidor pagou menos imposto, então a porcentagem deve ser calculada sobre o valor líquido, mas os fontes são abertos e vc pode alterar na sua versão.

 

André, eu postei a correção acima conforme eu acredito estar certo, peço que você verifique se realmente eu tenho razão. Peço desculpas pela insistência mas o meu intuito é sempre colaborar com projeto como tenho sempre feito. Por isso não adotei simplesmente a solução de corrigir nos meus fontes.

Agradeço pela atenção e coloco-me sempre à disposição no que for necessário. 

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Boa tarde
Estive acompanhando este topico eu acredito que quando for emitido uma NFe com o CFOP 5929 o calculo fosse feito com o valor total do produtos subtraindo o valor do desconto para que o valores impresso no cupom fiscal fosse identico com a nota emitida  referente a este cupom fiscal segue a imagem do cupom de teste e a danfe referente a este cupom. Meu sistema é possivel fazer venda venda ecf emitir nota referente a este cupom utilizando o CFOP5929
No cupom fiscal foi impresso o valor aproximados dos tributos R$ 8,62 (26,33%)
Na danfe o valor aproximados dos tributos R$ 8,62 (22,39%) esta divergente com o valor informado no cupom fiscal.
No meu ponto de vista esta errado o calculo
Seria possivel alterar o calculo pelo menos quando o CFOP utilizado for 5929 ? Ou deixar opcional , calcular com o valor total da nota ou valor total do itens ?
CFOP 5929 -Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo a operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF

Eu utilizo o ACBrNFeMonitor2 0.7.12.1

Danfe I.pdf

post-5737-0-54380500-1370984336_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilson, você pode baixar o arquivo em anexo que nosso amigo nazarenoneto disponibilizou, testar e nos da um retorno se ta ok? Após seu retorno, subirei para o SVN.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Alguêm pode me ajudar nesta questão eu utilizo o ACbrNFeMonitor2 0.7.12.1 e não tenho acesso aos fontes.

 

No ACbrNFeMonitor2 0.7.12.1 o calculo esta sendo feito no valor total dos produtos, o correto seria valor total dos produtos - desconto
no meu caso o valor deveria ser 26,33% conforme meu sistema informa na tag infAdProd o valor e a porcentagem da tributação. O ACbrNFeMonitor2 esta cauculando 22,39%. Causando divergencia.

 

 

post-5737-0-38094400-1371040114_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal estou anexando aqui um Build do ACBrMonitor, com as correções provisórias para este caso, favor baixar testar e me informar se funcionou para que eu suba esse build para o fórum do SAC e todos tenham acesso ao mesmo.

 

Atenção: Falo ser provisória pela seguinte condição, é que o valor que está sendo deduzido é o do desconto, mas isso não basta, pois o valor para se calcular o imposto deve ser o valor liquido, ou seja "Vl Pro + Acréscimo + Seguro + bla, bla - Desconto", vou pesquisar qual propriedade recebe esse valor liquido e se ele existe, para corrigir definitivamente o problema.

 

Por gentileza se alguém souber o nome da propriedade já me fale, para economizar tempo de pesquisa, desde já agradeço.

ACBrNFeMonitor2-CAPICOM-0.7.12.1-Windows-Instalador.zip

ACBrNFeMonitor2-OpenSSL-0.7.12.1-Windows-Instalador.zip

ACBrNFeMonitor2-CAPICOM-0.7.12.1-Windows-Instalador.zip

ACBrNFeMonitor2-OpenSSL-0.7.12.1-Windows-Instalador.zip

  • Curtir 1

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dei uma olhada rápida e não encontrei, acredito ser melhor termos essa propriedade na class, para que possamos alimenta-la ao invés de deixar que o gerador faça esse cálculo para nós, não vejo isso como função do gerador. 

 

Se alguém tiver outra ideia melhor ou sugestão favor se manifestar, assim podemos resolver isso logo, para que saia no próximo build dos monitores, obrigado.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha preposta é implementar na class "TICMSTot"

private
  ...   
  FvPerTrib: currency;
  ...
published
  ...

  property vPerTrib: currency read FvPerTrib write FvPerTrib;

Gostaria que o Italo que criou a propriedade de tributo, avaliasse a proposta e tentasse visualizar se ela irá afetar outro ponto, a tornado inviável.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Gilson, você pode baixar o arquivo em anexo que nosso amigo nazarenoneto disponibilizou, testar e nos da um retorno se ta ok? Após seu retorno, subirei para o SVN.

 

Isaque eu conheço bem o fastreport apesar de não utiliza-lo com o ACBr, na pasta \ACBr\Exemplos\ACBrNFe2\Delphi\Report

não há nenhum arquivo com o mesmo nome que o nazarenoneto enviou "DANFeRetrato.fr3" mesmo assim eu comparei o arquivo que o nazarenoneto enviou com os arquivos existentes na pasta e o SVN me mostra muitas alterações no arquivo.

Acabei ficando inseguro em validar o arquivo, me parece que os arquivos que estão na pasta do ACBR foram feitos com a versão 4.12 do FastReport enquanto o arquivo enviado pelo nazarenoneto está na versão 4.13, talvez seja por isso que o SVN acusa tantas modificações no arquivo.

 

 

Abraço 

Gilson do Carmo
WindSoft Sistemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3941 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.