Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Licença Do Acbr, Lazarus E Produtos Comerciais


  • Este tópico foi criado há 3934 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Caros amigos do ACBr,

parabéns por este grande projeto!

Tenho uma dúvida sobre a licença LGPL do ACBr e o Lazarus.

O Lazarus não adiciona componentes dinamicamente, mas somente por ligação estática.

Desta forma, todo programa que utilizar os componentes da paleta ACBr deverão ser licenciados sob LGPL?

A licensa do ACBr tem a excessão à ligação estática como os componentes gráficos do Lazarus?

Não é possível utilizar em produtos comerciais?

Se for possível utilizar em produtos comerciais, como proceder para reconhecer o trabalho dos desenvolvedores?

Peço desculpas se postei no lugar errado. Sou novato e estou aqui para aprender com vocês.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Nossa intenção ao adotar a LGPL no ACBr era justamente permitir o uso dos componentes em projetos Comerciais... caso contrário nós mesmos como autores iniciais do projeto (DJSystem) não poderíamos comercializar os nossos programas que usam o ACBr

 

Concordo que a LGPL se aplicaria melhor a projetos como o ACBrFramework... é realmente o mais correto seria usar uma licença parecida com a do Lazarus, LGPL modificada, pois os componentes ACBr são na maioria das vezes compilados estaticamente ao projeto final (assim como ocorre no Lazarus)

 

Pretendo no futuro, rever a compatibilidade entre a LGPL que usamos com a LGPL modificada (pelo equipe do Lazarus)... para que isso fique mais claro.

Mas fique tranquilo com isso, nossa intenção é permitir o uso dos componentes em Projetos Comerciais

 

O ACBrMonitor por se tratar de um produto final, é G.P.L.  

 

Há várias formas de colaborar com o ACBr, contribuindo com fontes, com suporte, com divulgação, ou até mesmo financeiramente... Através do ACBrSAC

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela gentileza e pelas informações importantes.

Eu estou iniciando um projeto comercial. Utilizarei os componentes ACBr no Lazarus. 

Se eu tiver sucesso com o empreendimento, tenho desejo de ajudar com doações.

Por outro lado, quando estiver mais experiente com o ACBr, gostaria de ajudar nos códigos, criando utilitários etc.

Se eu fizer o programa usando algum dos componentes, vou colocar na documentação e no About.

 

Mais uma vez, obrigado. 

Pode contar comigo.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3934 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.