Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Ler Peso Balança Rodoviária Toledo


guilhermeurutun
  • Este tópico foi criado há 1941 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Desconheço outro emulador (talvez exista). Fiz a codificação comunicando diretamente com a balança no próprio cliente.

Você pode alterar o fonte do emulador da ACBr para considerar esse modelo se desejar.

 

1 minuto atrás, Valdir Sola disse:

Dipold...

 

Existe algum emulador para esta balança? Eu tenho o emulador do ACBR, mas ele serve apenas para o modelo generico TOLEDO.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Boa tarde, Dipold,

Lendo o tópico vi que você conseguiu criar algo muito útil para diversas empresas que utilizam esse tipo de equipamento. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o seu projeto com você, se possível. Se entrar em contato comigo pelo email [email protected], fico muito agradecido.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • 1 mês depois ...
Em 05/03/2015 at 09:03, Dipold disse:

Olá Pessoal,

 

Conforme prometido, fiz a implementação da balança rodoviária Toledo.

 

Ao contrário do que imaginei inicialmente, o que determina o protocolo de comunicação é o Display, que por sua vez de comunica com a balança de fato. Atualmente há 03 tipos de Display, 9091, 8530 e 8540. A implementação que fiz vale para os 3, pois os protocolos são idênticos, conforme manual anexo no post anterior.

 

Com a comunicação direta pelo ACBr, não há necessidade da aquisição do HardKey, a não ser que haja necessidade de comunicação com o Display de forma mais avançada.  Este kit (DLL + HardKey) custa atualmente mais de R$ 3.000,00. 

 

Segue em anexo a unit. Não sei qual o procedimento para adicionar aos fontes do ACBr. Não me importo com os créditos, gostaria apenas de ver essa implementação aceita pelos moderadores.

 

Qualquer dúvida estou a disposição,

 

 

ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas

Amigo, estou tentando utilizar o seu código mas não estou conseguindo.

Tenho uma balança aqui na empresa com o protocolo 8540 e gostaria de ler o peso.

Mas criando um projeto do zero, como posso utilizar seu código? Seria possível postar um exemplo da utilização dessa função?

Desde já agradeço.

Editado por erickbeloti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho recebido com frequência esse tipo de dúvida e nem sempre tenho tempo para respondê-las, vou tentar explicar aqui, mas infelizmente, também estou de mãos atadas pois o código da balança ainda não foi aceito pelos moderadores, e como não se usa Github no projeto, não tem como eu disponibilizar um branch funcional para as pessoas baixarem e testarem.. então negócio é tudo manual e no braço! Vamos lá:

Considerando que você já fez o download dos fontes atuais e instalou o componente ACBr_Serial.dpk no seu Delphi:

1. Abra e compile o projeto ACBR\Exemplos\ACBrSerial\ACBrBAL\Delphi\BalancaTeste.dpr ;

2. Baixe o arquivo ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas e salve-o em ACBR\Fontes\ACBrSerial\

3. Edite o arquivo ACBrBAL.pas dessa mesma pasta, e inclua balToledo9091_8530_8540 após balAFTS do Enumerator TACBrBALModelo (Linha 60-62);

4. Ainda nesse arquivo, no uses, adicionar a unit ACBrBALToledo9091_8530_8540 após ACBrBALAFTS (Linha 132);

5. Ainda nesse arquivo, no procedimento TACBrBAL.SetModelo(), adicionar no case balToledo9091_8530_8540 : fsBAL := TACBrBALToledo9091_8530_8540.Create(Self); ;

6. Salve o arquivo e tente compilar novamente. Tem que compilar! Senão fez algo errado ;

7. Abra o arquivo BalancaTeste1.pas do projeto do item 1, e substitua o texto da propriedade items do controle cmdBalanca, por este:

Nenhuma
Filizola
Toledo
Toledo2180
Urano
LucasTec
Magna
Digitron
Magellan
UranoPOP
Lider
Rinnert
Muller
Saturno
AFTS
Toledo9091_8530_8540

8. Compile o projeto do item 1, e use o executável gerado por esse projeto para testar a comunicação com a balança. Com ele você já deve ser capaz de ver como "funciona" ;

9. Acredito que o componente TACBrBAL já irá conter a nova balança, mas caso não apareça, você terá que reinstalar o ACBr por completo;

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Dipold disse:

Tenho recebido com frequência esse tipo de dúvida e nem sempre tenho tempo para respondê-las, vou tentar explicar aqui, mas infelizmente, também estou de mãos atadas pois o código da balança ainda não foi aceito pelos moderadores, e como não se usa Github no projeto, não tem como eu disponibilizar um branch funcional para as pessoas baixarem e testarem.. então negócio é tudo manual e no braço! Vamos lá:

Considerando que você já fez o download dos fontes atuais e instalou o componente ACBr_Serial.dpk no seu Delphi:

1. Abra e compile o projeto ACBR\Exemplos\ACBrSerial\ACBrBAL\Delphi\BalancaTeste.dpr ;

2. Baixe o arquivo ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas e salve-o em ACBR\Fontes\ACBrSerial\

3. Edite o arquivo ACBrBAL.pas dessa mesma pasta, e inclua balToledo9091_8530_8540 após balAFTS do Enumerator TACBrBALModelo (Linha 60-62);

4. Ainda nesse arquivo, no uses, adicionar a unit ACBrBALToledo9091_8530_8540 após ACBrBALAFTS (Linha 132);

5. Ainda nesse arquivo, no procedimento TACBrBAL.SetModelo(), adicionar no case balToledo9091_8530_8540 : fsBAL := TACBrBALToledo9091_8530_8540.Create(Self); ;

6. Salve o arquivo e tente compilar novamente. Tem que compilar! Senão fez algo errado ;

7. Abra o arquivo BalancaTeste1.pas do projeto do item 1, e substitua o texto da propriedade items do controle cmdBalanca, por este:


Nenhuma
Filizola
Toledo
Toledo2180
Urano
LucasTec
Magna
Digitron
Magellan
UranoPOP
Lider
Rinnert
Muller
Saturno
AFTS
Toledo9091_8530_8540

8. Compile o projeto do item 1, e use o executável gerado por esse projeto para testar a comunicação com a balança. Com ele você já deve ser capaz de ver como "funciona" ;

9. Acredito que o componente TACBrBAL já irá conter a nova balança, mas caso não apareça, você terá que reinstalar o ACBr por completo;

Dipold, muito obrigado pela ajuda.

Foi o suficiente para saber como recuperar os dados.

Apenas para registrar, somente conseguimos ler os dados ao configurar a porta COM1 da forma a seguir:

Velocidade: 4800

Databits: 7

Stopbits: 2

Paridade: Par (Even)

Controle de Fluxo: Nenhum

Agradeço muito.

Editado por erickbeloti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois ...
  • 1 ano depois...

Boa tarde pessoal 

Preciso de um help .... tenho um cliente que tem uma balança toledo IND560 --- estamos usando ela com o guardian 4 e um hard key ... porem estou precisando instalar novamente o Guardian e o meu cd não funciona mais, liguei na toledo e eles não fornecem mais esse programa... teria que comprar  a versão nova junto com outro hardkey... eu baixei o pclink6 e junto com ele veio um programa lepeso.exe ... porem tambem fica pedindo a hardkey e mesmo com a minha conectada ele não funciona. Alguem tem alguma ideia para me ajudar ????

Obrigado .... fico no aguardo . 

Ivan Pinto 

[email protected]

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

2.2 - Permaneça no assunto - Quando tiver uma dúvida diferente do assunto no tópico, poste em novo tópico. Não use algo equivalente a "aproveitando o gancho... [dúvida não relacionada com o tópico aqui]". Favor leia as regras do fórum.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia, a balança Toledo sempre vai precisar hardkey, isso nas rodoviárias,  vc vai ter que testar no cliente ou fazer como eu fiz, pedi uma mesa no cliente e fiquei até resolver.

desculpa, tinha esquecido, em outro cliente tem uma toledo rodoviária mas na serial, foi pedido para toledo colocar uma placa serial no mostrador de peso, assim utilizei o ACBrbal com alguns ajuste não precisei da  hardkey, mas foi a mesma coisa fui até o cliente e terminei o desenvolvimento lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois ...

@Luis Ricardo, estou precisando configura em um cliente uma balança Toledo rodoviário 8540 e no cliente está configurado com IP e utilizando o Guardian. Ao utilizar o fonte de exemplo que você colocou no fórum sempre que uso a opção "Ler Balança A" abre uma tela para informar Peso Bruto, Tara e Peso líquido, achei estranho isso. É assim mesmo? ou tem que fazer outra configuração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem não está conseguindo fazer o merge da minha unit postada aqui com os fontes originais do ACBr, fiz um fork do ACBr no meu github onde pretendo mantê-lo atualizado:

https://github.com/dipold/ACBr

Criei um branch com as modificações necessárias para a balança nele: 

https://github.com/dipold/ACBr/tree/Novas_Balancas

O download do repositório completo com as alterações pode ser feito pelo link:
https://github.com/dipold/ACBr/archive/Novas_Balancas.zip

 

Mais a frente vou adicionando nesse repositório outras contribuições que desenvolvemos aqui internamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dipold, obrigado pelo retorno.

Vi que no seu repositório não tem o arquivo ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas. Não é esse que você está utilizando? Outra coisa o meu cliente utiliza a balança Toledo 8540 com USB e o programa Guardian da própria marca. Você sabe se tem algum programa da marca que emule uma porta serial(COM) para que possamos utilizar comunicação direta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve ter olhado a branch master que é igual ao repositório svn do ACBr original sem modificações.

Na branch Novas_Balancas estão presentes o ACBr original + as alterações das novas balanças:

https://github.com/dipold/ACBr/blob/Novas_Balancas/Fontes/ACBrSerial/ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas

Quanto a comunicação ser USB, vc vai ter que instalar um programa que cria uma porta COM fake que conversa com a USB. Entra em contato com a Toledo, eles mesmo tem um instalador que configura isso. Não sei dar maiores detalhes porque não é uma coisa que mexo no dia a dia.. fiz lá em 2015 e está rodando em 3 clientes sem problemas até então.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Em 05/03/2015 at 09:03, Dipold disse:

Olá Pessoal,

 

Conforme prometido, fiz a implementação da balança rodoviária Toledo.

 

Ao contrário do que imaginei inicialmente, o que determina o protocolo de comunicação é o Display, que por sua vez de comunica com a balança de fato. Atualmente há 03 tipos de Display, 9091, 8530 e 8540. A implementação que fiz vale para os 3, pois os protocolos são idênticos, conforme manual anexo no post anterior.

 

Com a comunicação direta pelo ACBr, não há necessidade da aquisição do HardKey, a não ser que haja necessidade de comunicação com o Display de forma mais avançada.  Este kit (DLL + HardKey) custa atualmente mais de R$ 3.000,00. 

 

Segue em anexo a unit. Não sei qual o procedimento para adicionar aos fontes do ACBr. Não me importo com os créditos, gostaria apenas de ver essa implementação aceita pelos moderadores.

 

Qualquer dúvida estou a disposição,

 

 

ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas

Essas sugestões foram enviadas ao SVN na revisão 15861. Queira por favor avaliar e reportar qualquer problema.

Em 09/03/2015 at 11:18, Dipold disse:

Olá Pessoal,

 

Alguém poderia informar qual o procedimento para contribuição de código como o que lancei acima?

 

Fiz também a implementação parcial  do protocolo para balança rodoviária da marca AFTS (apenas para uso com balança rodoviária), com indicador de pesagem BT2000/C:

 

http://www.balancasafts.com.br/bt2000c.html

Que estou enviando em anexo. O protocolo é bem simples, porém, como eu não tinha como testar seu uso com balança de precisão, implementei somente o uso com balança rodoviária.

Att,

ACBrBALAFTS.pas

Essa implementação parece realmente incompleta. Está funcionando?

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Creio que a unit deveria ser adicionada tb em ACBr_Serial.dpk?

2. A Balança AFTS foi implementada 1 ano depois da minha postagem por intermédio de outra publicação de outro usuário: 

3. Adicionei no https://github.com/dipold/ACBr/tree/Novas_Balancas o suporte que temos as balanças Toledo IP W9091 WMSI3360 WMSI6260 WOHaus

Elas foram implementadas por um antigo funcionário e não passaram por revisão de código interno e utilizam as dll´s fornecidas pelo fabricante. Na string da porta COM passa-se parâmetro no formato:

Format('DLL|%s|%s|True', [EnderecoIP, Canal]); //Canal por ser A, B, C ou D

Fica por conta e risco de quem quiser baixar, testar ou melhorar.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
18 horas atrás, Dipold disse:

A Balança AFTS foi implementada 1 ano depois

Ahh sim. Tinha esquecido desse tópico.

 

18 horas atrás, Dipold disse:

Adicionei no https://github.com/dipold/ACBr/tree/Novas_Balancas o suporte que temos as balanças Toledo IP W9091 WMSI3360 WMSI6260 WOHaus

Elas foram implementadas por um antigo funcionário e não passaram por revisão de código interno e utilizam as dll´s fornecidas pelo fabricante. Na string da porta COM passa-se parâmetro no formato: 

Existe esse outro tópico abaixo que foi dividido desse, que tem uma implementação usando DLL. Mas como a comunicação é por meio de DLL, não devemos incorporar o código.

 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Notei que a Unit que foi adicionada recentemente, está fora do padrão atual dos fontes... e está sobrepondo métodos desnecessários...

Um exemplo de Classe atual, seria necessário apenas sobrepor o método: InterpretarRepostaPeso

  { TACBrBALSaturno }

  TACBrBALSaturno = class(TACBrBALClass)
  public
    constructor Create(AOwner: TComponent);

    function InterpretarRepostaPeso(aResposta: AnsiString): Double; override;
  end;

 

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

 

4 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Notei que a Unit que foi adicionada recentemente, está fora do padrão atual dos fontes... e está sobrepondo métodos desnecessários...

Muito obrigado por ter notado Daniel. Fiz as alterações e espero não ter quebrado nada.

Enviei no SVN na revisão 15867.

23 horas atrás, Dipold disse:

1. Creio que a unit deveria ser adicionada tb em ACBr_Serial.dpk?

Sim. É melhor quando adicionada. Por isso adicionei no commit acima também.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1941 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.