Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Problema com Serviços e CSOSN


GustavoCosta
  • Este tópico foi criado há 1520 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa Tarde.

Migrei minha aplicação para NFe2.0, e estava tudo certo.

Porém, um cliente nosso emite serviços e é enquadrado como Simples Nacional (CRT=1),

e ao emitir uma nota com itens de serviços, da a seguinte mensagem de erro:

---------------------------

Falha na validação dos dados da nota 2228

Element '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}ICMSSN' is unexpected according to content model of parent element '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}ICMS'.

Expecting: {http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}ICMS00, {http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}ICMS10, {http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}....

---------------------------

no meu código, quando incluo os itens de serviços, eu só atribuo valores às informações de ISSQN,

porém notei que no XML, as tags de icms aparecem.

Em anexo há um xml que fiz para teste.

Alguém teve esse mesmo problema?

Obrigado!

NFe02228-2-nfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

Obrigado pela ajuda, Dercide!

O problema eu sabia que era a falta da informação CSOSN.

não sabia que os itens de serviços, receberia o Código 400...

estranho que nos XML gerado pelo emissor de nfe do governo, quando se trata de itens de serviços, as tags de ICMS não aparecem...

Mais por hora resolveu,

eu pesquisei em alguns lugares, e diziam que o CSOSN = 400, se tratam de serviços prestados.

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Desde ontem começou a aparecer esta mensagem de erro pra mim também... estranho que apenas no ambiente de produção, no de homologação não aparece o erro... se entendi direito ao gerar o arquivo INI vou ter que deixar desta maneira?

[Produto001]

Codigo=44

EAN=

Descricao=SERVICO

NCM=99

EXTIPI=

Genero=

CFOP=5933

Unidade=UN

Quantidade=1

ValorUnitario=20

ValorTotal=20,00

vSeg=

indTot=0

[iCMS001]

CSOSN=400

Orig=0

[iSSQN001]

ValorBase=20,00

Aliquota=3

ValorISSQN=0,60

MunicipioFatoGerador=3526803

CodigoServico=1406

cSitTrib=N

É isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se um item é servico ele nao pode ter ICMS, e se ele nao é nao pode ter ISSQN

ou seja, vc nao pode informar as 2 tags ao mesmo tempo pro mesmo produto...

pega o manual e da uma lida nele, especialmente que campos preencher nesses casos, é bem explicativo

os campos do monitor geralmente terão os mesmos nomes do manual. Dai vc informa somente o necessario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois ...

Alguma luz nesse caso  pessoal?

Estou utilizando o AcBrNFeMonitor SSL 0.7.10.2

e  recebo a mensagem de erro abaixo quando  tento 

transmitir a nota em anexo.

 

 

nfe.txt

nfe.txt

Editado por Sempre Tecnologia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Quanto a esta mensagem de erro ICMSSN ICMS00, ICMS10, ICMS20 etc, se deve ao fato de estar faltando o CSOSN 400 como já foi comentando em post anteriores.

 

CSOSN - 400 – NÃO TRIBUTADA NO SIMPLES NACIONAL 

 

 


Então vc deve acrescentar abaixo da linha que se econtra INDTOT= 

 

...

INDTOT=

[iCMS001]

Origem=0
CSOSN=400 
[iSSQN001]
...
 
Porém tem mais alguns erros.
O INDTOT não deve ser preenchido com 1 (para somar em produtos) e sim com 0 ele estará somando em serviço e o total do serviço vc deve acrescentar ao total da nota somados dos itens vProd.
Conforme vc pode visualizar na figura em anexo. 
 
------------------
...
[iSSQN001]
VALORBASE=0.00   //AQUI VC DEVE INFORMAR O VALOR BASE DO ISS 130.00
ALIQUOTA=0.00       //AQUI VC NAO INFORMOU A ALÍQUOTA DO ISS 
VALORISSQN=0.00  //AQUI NÃO FOI INFORMADO O VALOR DO ISS
MUNICIPIOFATOGERADOR=5300108
CODIGOSERVICO=107
CSITTRIB=N
[PIS001]

...

---------------

 

---------------

...

 

VALORDESCONTO=0.00
VALORFRETE=0.00
VALOROUTRASDESPESAS=0.00
VALORNOTA=130.00
VALORSERVICOS=130.00
VALORBASEISS=0.00    //AQUI DEVE SER INFORMADO A BASE DE CALCULO DO ICMS   =130.00

...

--------
 
Em anexo segue também o teu TXT modificado. 
(Vai validar, mas deixei alíquota 0 e valor do ISS também zero. Vc deve rever isto.)
 
 
 
 
Obs.: Eu ainda tenho em mente a NT 2010.010 que tratava das NFe conjugadas desta forma:
Pág. 7
4.2 Verificar se a NF-e tem pelo menos um item sujeito ao ICMS. 

 

 

Informado grupo de tributação do ISSQN (id:U01) sem informar nenhum grupo de ICMS (id:N01) 
Exceção: Somente o DF pode autorizar a emissão de NF-e, modelo 55, que só tenham itens sujeitos ao ISSQN. (NT2010.010)

 

Não tenho certeza se isto foi mudado, mas parece que alguns colegas comentaram que alguns estados aceitam só produtos com base legal em algum decreto estadual. Então não tenho acompanhado isto não sei te dizer.

 

post-546-0-02760300-1366642973_thumb.jpg

nfe1x.txt


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ola Kiko,

Estou com problema semelhante ao tratado aqui e preciso de uma ajuda :

ERRO: Falha na validação dos dados da nota 82
 
Como o erro está dando no cliente, fiz um backup do banco deles para rodar na minha máquina. Editei a aplicação e desabilitei as chamadas de autenticação do certificado digital para chegar até a geração do XML na minha máquina e para minha surpresa, na minha está aparentemente funcionando já que a tag ISSQN foi gerada corretamente e no cliente não, só gera a tag ICMS, apesar da configuração ser serviço.Veja os dois arquivos em anexo.
 
O que poder estar causando essa divergência na geração do XML já que o banco de dados é exatamente o mesmo, ou seja, todas as configurações são exatamente iguais.
 
Obrigado.
 
Eduardo

53151113131589000109550010000000821000000829-nfe_CLIENTE.xml

53151113131589000109550010000000821000000829-NFe_MEU.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
Em 22/04/2013 at 12:11, Kiko Fernandes disse:

Quanto a esta mensagem de erro ICMSSN ICMS00, ICMS10, ICMS20 etc, se deve ao fato de estar faltando o CSOSN 400 como já foi comentando em post anteriores.

 

CSOSN - 400 – NÃO TRIBUTADA NO SIMPLES NACIONAL 

 

 

 

Então vc deve acrescentar abaixo da linha que se econtra INDTOT= 

 

 

...

INDTOT=

[iCMS001]

Origem=0
CSOSN=400 
[iSSQN001]
...
 
Porém tem mais alguns erros.
O INDTOT não deve ser preenchido com 1 (para somar em produtos) e sim com 0 ele estará somando em serviço e o total do serviço vc deve acrescentar ao total da nota somados dos itens vProd.
Conforme vc pode visualizar na figura em anexo. 
 
------------------
...
[iSSQN001]
VALORBASE=0.00   //AQUI VC DEVE INFORMAR O VALOR BASE DO ISS 130.00
ALIQUOTA=0.00       //AQUI VC NAO INFORMOU A ALÍQUOTA DO ISS 
VALORISSQN=0.00  //AQUI NÃO FOI INFORMADO O VALOR DO ISS
MUNICIPIOFATOGERADOR=5300108
CODIGOSERVICO=107
CSITTRIB=N
[PIS001]

...

---------------

 

---------------

...

 

VALORDESCONTO=0.00
VALORFRETE=0.00
VALOROUTRASDESPESAS=0.00
VALORNOTA=130.00
VALORSERVICOS=130.00
VALORBASEISS=0.00    //AQUI DEVE SER INFORMADO A BASE DE CALCULO DO ICMS   =130.00

...

--------
 
Em anexo segue também o teu TXT modificado. 
(Vai validar, mas deixei alíquota 0 e valor do ISS também zero. Vc deve rever isto.)
 
 
 
 
Obs.: Eu ainda tenho em mente a NT 2010.010 que tratava das NFe conjugadas desta forma:
Pág. 7
4.2 Verificar se a NF-e tem pelo menos um item sujeito ao ICMS. 

 

 

Informado grupo de tributação do ISSQN (id:U01) sem informar nenhum grupo de ICMS (id:N01) 
Exceção: Somente o DF pode autorizar a emissão de NF-e, modelo 55, que só tenham itens sujeitos ao ISSQN. (NT2010.010)

 

Não tenho certeza se isto foi mudado, mas parece que alguns colegas comentaram que alguns estados aceitam só produtos com base legal em algum decreto estadual. Então não tenho acompanhado isto não sei te dizer.

 

post-546-0-02760300-1366642973_thumb.jpg

nfe1x.txt

Eu não consigo enviar uma nfe devido a esta mensagem? Aonde se localiza o erro? como resolvo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Bom dia.

1 hora atrás, Priscila Henriques disse:

Eu não consigo enviar uma nfe devido a esta mensagem? Aonde se localiza o erro? como resolvo?

Sua pergunta me faz entender que você utiliza um sistema e está tendo problemas para emitir uma NFe, se for o caso, deve entrar em contato com o fornecedor do software para que o mesmo lhe oriente.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
2 horas atrás, Priscila Henriques disse:

Eu não consigo enviar uma nfe devido a esta mensagem? Aonde se localiza o erro? como resolvo?

Bom dia!
As possibilidades de erros são várias. Alguns casos mesmo retornando um código de rejeição a mensagem pode ser retornada devido a mal composição das estruturas, não significando que seja de fato o erro apresentado na rejeição.
Portanto sem uma análise melhor do que você está enviando fica muito difícil ajudar.
Se você usa o ACBrMonitorPLUS, anexe o arquivo TXT, caso não use encaminhe o arquivo XML gerado, co isto será mais fácil alguem conseguir te ajudar.

 

  • Curtir 1


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Kiko Fernandes disse:

Bom dia!
As possibilidades de erros são várias. Alguns casos mesmo retornando um código de rejeição a mensagem pode ser retornada devido a mal composição das estruturas, não significando que seja de fato o erro apresentado na rejeição.
Portanto sem uma análise melhor do que você está enviando fica muito difícil ajudar.
Se você usa o ACBrMonitorPLUS, anexe o arquivo TXT, caso não use encaminhe o arquivo XML gerado, co isto será mais fácil alguem conseguir te ajudar.

 

Não consigo enviar a nota p autorizar devido a este erro,

eu teria que encontrar o erro e consertar p conseguir autorizar esta nfe,

so assim eu teria o xml dela, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
10 minutos atrás, Priscila Henriques disse:

so assim eu teria o xml dela, não?

Não. 
Este XML deve estar na máquina que gerou e está tentando transmitir.
Procedimento:
O XML é gerado.
O XML é transmitido.
O XML é ou não autorizado.
Se autorizado terá o protocolo de autorização.  Se não autorizado você terá um XML sem autorização.

Obs.: Se você está recebendo rejeição da SEFAZ.
Se for outro erro em que não está gerando o XML ai terá que ser mais específico a descrição do teu problema.
Ajuda neste caso, logs do ACBr que foi gerado.
Explicar o Cenário.  Pois ainda não sabemos se você está usando o ACBrMonitorPLUS ou o componente no Delpli.
 

  • Curtir 1


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1520 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...