Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Formas De Pagamento/troco Na Nfc-E


Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 1942 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Aproveitando o gancho !!!

Eu fiz assim:

Jogo o valor líquido da NFCe em uma forma de pagamento apenas 'Outras'

Depois especifico as formas de pagamento e seus respectivos valores, bem como o troco, caso tiver, tudo nas informações complementares da DANFE NFCe.

Já mandei e-mail para a SEFAZ para saber se esse procedimento pode ser adotado, porém não obtive retorno nenhum..

Pela NT não fica claro que eu não possa fazer isso, Inclusive, pelo que entendi, mandar as Tags das formas de pagamento no XML da NFCe é opcional, então acredito que seja uma solução boa, pois assim fica bem especificado como foi pago. Tenho algumas situações com cheque principalmente que é de suma importância saber o valor do cheque...  Ex:

 

Valor da NFCE = 100,00

Pagamento TEF 30,00

Pagamento Cheque 90,00  (esse é um cheque de terceiro e já está preenchido com esse valor)

 

Nesse caso, para não rejeitar, eu teria que enviar o pagamento do cheque com 70,00... Essa informação não ficaria totalmente correta já que o cheque é de 90 e não de 70..

Por isso resolvi especificar as formas de pagamento nos dados adicionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Dércio,

 

Segundo a Nota Técnica 2013/005 versão 1.03, página 24 e 25 item 03.19 o Grupo <pag> = Formas de Pagamento no caso da NFC-e a sua obrigatoriedade vai ficar a critério da UF.

 

E quando a forma de pagamento for Cartão de crédito ou Débito temos que gerar o grupo <card>.

 

A sua sugestão é aceita pela SEFAZ, mas não vejo como uma saída.

 

Outra coisa, no que diz respeito a cheque, existem comerciantes que dão troco no caso de cheque?

 

Se sim, tem que confiar muito no cliente, pois o cheque é um valor a receber e o troco em dinheiro é a vista.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Sim, tenho clientes que possuem alguns caras que eles dão troco em cheque.. isso já é histórico eheheh

Por isso não vai ter como não oferecer alguma coisa pra eles agora.

Pelo que li na NT aqui no RS, tanto as formas de pagamento, qto o grupo card são opcionais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Boa tarde Marcio,

 

Entendo a sua preocupação, mas vamos nos ater na realidade.

 

Acredito que nenhuma loja costuma retornar troco para alguem que pague em cheque por exemplo.

 

Visto que cheque não há garantia de recebimento.

 

As lojas só retornam troco para que paga em dinheiro, exemplo:

 

Valor da Nota: R$ 46,00

Valor pago    : R$ 50,00 (dinheiro)

Troco:           : R$ 4,00

 

No XML teremos:

 

Valor da Nota : R$ 46,00

Pgto Dinheiro : R$ 46,00  

 

Antes que você questione o meu post, a uns 20 anos atraz eu abastecia o meu carro em um posto vizinho da minha casa.

Colocava 30 reais de combustivel e na hora de pagar com o cartão pedia para o funcionario passar 50 reais e me dar um troco de 20, só para não ter que ir até o banco e efetuar o saque.

O funcionario me olhava torto e pedia autorização para o proprietário.

 

Com o advento da NFC-e, esse tipo de pratica vai ficar complicado ou melhor não vai ser mais possível ser feita.

 

Boa tarde Marcio,

 

Coloca-se no lugar do comerciante.

Você realiza uma venda no valor de 90 reais o cliente quer fazer um cheque de 100 e lhe pede um troco de 10 reais, você aceitaria?

 

Qual é a garantia que o cheque não vai voltar, por falta de fundo ou outros motivos?

 

O cheque ao meu ver para quem recebe é um recebimento a prazo, pois tem que depositar, esperar ser compensado para o dinheiro entrar na conta, dependendo do valor demora um ou dois dias.

 

E você vai dar o troco em dinheiro, ou seja recebe a prazo e da o troco a vista.

 

É como o Roberto escreveu, é raro ou ninguem faz esse tipo de transação.

 

Se você não quer engessar o seu sistema a idéia do Roberto é muito boa, criar um cadastro de formas de pagamentos com um campo indicando se permite ou não troco.

 

O comerciante cauteloso, vai permitir troco somente quando a forma de pagamento for em dinheiro, caso contrario não.

 

 

o problema Italo, é que a SEFAZ, assim como você , não se preocuparam com o fato que as regras do negócio de fato, ou seja, o que o comerciante no geral aplica em sua empresa não pode ser restringido dessa forma.

Se o dono da padaria deseja assumir o risco de aceitar um cheque de 100 para uma compra de 90 e devolver 10 de troco (NÃO ESPECIFIQUEI A ESPECIE), é uma opção do dono da padaria e não da SEFAZ.

Isso pode acarretar inúmeros problemas...

 

1 - Mudo minha regras de negócio para me adequar a emissão de um documento fiscal.

   Resposta : Impraticável em muitos casos, EX: Como já havia dito em um outro tópico, algumas empresas operam fornecendo aos seus clientes, recursos como recebimento de cheques de terceiros (que já vem em um valor definido e muito pouco provável que no mesmo valor da compra), carta frete (que é a somatória de dois valores, Adiantamento e Saldo, onde, o Adiantamento geralmente é uma soma elevada e o troco pode ser parte em dinheiro, parte em cheque, ou até mesmo em vale haver (alguns clientes fixos pedem essa modalidade) e o Saldo tem valor variavel pq se aplicam a ele, descontos de estadia, quebra, etc. 

  Então, no exemplo do JOSÉ MOTORISTA chegar em um posto de estrada com um "CHEQUE de R$ 2000.00" de um posto (recebido de troco por trocar uma carta frete em outro posto) e vai pagar uma abastecida de R$ 500,00, o posto deve informar que recebeu um cheque de R$2000,00 e deu R$ 1500,00 de troco, se isso não constar na nota, o patrão do JOSÉ MOTORISTA, vai cobra-lo dos R$1500,00 de troco que não foram destacados na nota. pois nela irá constar o pagamento de uma abastecida de R$ 500,00 com um cheque de R$ 500,00 ou pior, em dinheiro.

 

2 - Não mudo as regras de negocio, portante faço algumas "gambiarras" para emissão da nota.

  Resposta : o Problema vai começar a estourar pra todo lado, os motoristas que usam a nota para comprar as despesas, vão passar por saia justa porque os dados de pagamento da nota não irão condizer com a realidade, o motorista pode e será lesado, o cliente da empresa irá cobrar a empresa explicações para essa discrepância, e o dono da empresa vai rebolar pra jogar a culpa na SEFAZ, "MAS O PROBLEMA" é que isso não vai resolver o problema de ninguem, e o dono da empresa vai perder clientes, pode até ser processado, fora possíveis problemas contabeis e fiscais.

 

No final de tudo, não vejo nenhum motivo para haver esse tipo de restrição, não afeta o funcionamento pratico pro fisco, ele não extrai nenhuma informação relevante dos pagamentos.

 

 

Pelo que vejo no final das contas, quem tiver problemas como esse, vai ter q imprimir um detalhe não fiscal contendo os valores corretos e anexa-lo a danfe e rezar.... MUITO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois ...

Voltando no Assunto , alguem poreria me informar ..

 

1-Para o estado do Mato Grosso , é obrigatorio ou nao o envio da Tag de Forma de Pagamento e da tag de prestadoras de cartao (caso o pagamento seja efetuado por cartao de credito) .

2-Uma situação que me passou pela cabeça , caso um cliente venha na loja logo pela manha , e faz a compra de um determinado produto , qndo vai pagar no caixa paga com cheque , porem o caixa por engano acaba registrando como Dinheiro , ai e feito a envio pro sefaz da NFC-e e o cliente vai embora . ai a tarde ao fechar o caixa , o operador ve que o lançamento foi feito errado , como proceder nesse caso , tendo em mente que o cancelamento da NFC-e ja pode ser mais feito e a carta de correcao tambem nao e tambem o cliente ja foi embora .Existe alguma punição perante ao fisco caso esse campo seja informado errado .

 

Sem mais, por enquanto

 

Agradeço desde ja .

 

Adilson Pazzini

Editado por adilsonpazzini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Adilson,

 

Primeiro até onde sei não existe CC-e para NFC-e.

 

Segundo se o usuário registrou como dinheiro e era checa não vejo grandes problemas quanto a isso.

 

Terceiro o grupo forma de pagamento hoje é obrigatório ou não dependendo da UF, sendo assim o jeito é testar para saber se uma determinada UF aceita sem esse grupo.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava vendo que qndo utiliza POS o que fica meio que inviavel sua utilizacao e pegar o Numero de Autorizacao do Cartao de Credito ... sendo pelo TEF vem por integracao ja pelo POS imagino que deveria ser informado manualmente .. ai no caso como ficaria .. eu gero a venda na tela . faço o pagamento no POS . pego o numero da Autorizacao . ai sim vou informar os dados do cartao no meu sistema . pra dai eu fazer a geracao do xml , assinatura , validacao e o envio ... . no caso eu tenho sistema para Revenda . onde normalmente meus clientes utilizam POS .. entao nao vejo problemas qndo o cliente esperar um pouco mais ... so nao sei se isso seria valido .. se algume puder dar uma ideia se esta correto ou nao . eu agradeço .

 

Adilson Pazzini .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Boa tarde Italo,

"Acredito que nenhuma loja costuma retornar troco para alguem que pague em cheque por exemplo."

Eu não acreditaria muito nesta afirmação, afinal quem decide é o comerciante. Aqui na minha região, por exemplo, existem sim comerciantes que por conhecerem bem seus clientes aceitam cheques com valor superior e devolvem o troco em dinheiro, é tudo uma questão de cultura regional.

Neste caso tenho que passar no XML um pagamento em cheque com valor menor que que foi realmente pago. Esta errado, mas estou tendo que fazer desta forma por não ter outra alternativa.

Att,

Marcio Tomé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Consultores

Bom dia a todos,

Com relação aos dados do cartão (postagem do Claudio Miguel Muller) a partir de novembro/2015 esses dados passam a ser opcionais, favor lerem a Nota Técnica 2015/002.

Com relação ao troco, não foi incluída nenhuma TAG no XML para informar o valor do troco, mas já um bom tempo foi incluído uma propriedade nos componentes de impressão do DANFE NFC-e onde podemos informar o valor do troco e este por sua vez imprime no DANFE.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Consultores

Boa tarde,

Eu não utilizo o ACBrNFeMonitor, logo não tenho nenhum exemplo de arquivo TXT, vou ficar lhe devendo.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia pessoal.

Italo, estava com problemas na impressão do troco utilizando o TACBrNFeDANFCeFortes, eu preenchia a propriedade vTroco do DANFE em questão e o mesmo não era impresso no DANFECe.

Percebi que ele está tratando a questão do troco de forma diferente do TACBrNFeDANFeESCPOS, como você pode ver na imagem abaixo.

Fiz as alterações necessárias para corrigir este problema.

Em anexo envio também a unit corrigida para ser incorporada no projeto.

Espero ter ajudado.

ACBrDANFCeFortesFr.pas

novoCodigo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde Juliomar,

vTroco é a propriedade do objeto ACBrDANFCeFortesFr

Da maneira anterior tinha que ser informado o valor do recebimento para se deduzir o troco
ex:
total da venda R$ 16,00
valor recebido R$ 20,00
troco:         R$  4,00

o problema é que não posso preencher o valor recebido acima do valor da nota, se fizer
isso eu paro na crítica da nfce.

 

O que eu fiz foi seguir a mesma rotina que já existe no objeto ACBrNFeDANFeESCPOS pra imprimir o troco. Nele eu preencho a propriedade vTroco.

Editado por acg.net
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Boa tarde. Aproveitando o debate, estou com um problema referente ao pagamento. Com a NT 2015.002 entrou a tag <tpIntegra> onde se informa se é 1( TEF ) ou 2 (POS). Mas depois do comando ACBrNFe.NotasFiscais.Assinar ou ACBrNFe.NotasFiscais.Assinar a tag é removida do XML retornando o erro "104 -> Rejeicao: Nao informado o tipo de integracao no pagamento com cartao de credito/debito". Anexei o XML de antes e depois.

Desde já grato.

28151014625036000175650020000001041000001044-nfe.xml

Depois_28151014625036000175650020000001041000001044-nfe.xml

Editado por Luiz Souza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Luiz,

Se isso ocorreu significa que a unit pcnNFeR foi alterada por você e consequentemente não foi atualizada.

Sugiro que renomei caso você tenha feito alguma alteração e baixe ela novamente.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Luiz,

Se isso ocorreu significa que a unit pcnNFeR foi alterada por você e consequentemente não foi atualizada.

Sugiro que renomei caso você tenha feito alguma alteração e baixe ela novamente.

Italo,
Atualizei as pastas do componentes da nfc-e(nfe) e não tem o campo tpIntegra, quais pastas devo atualiza para atender a
NT 2015.002. Já que não gostaria de atualizar todos os componentes ACBR ou tão pouco desinstalar já instalado ACBR.

Pois tive muita dor de cabeça com os Boletos do Sicredi !!

Obrigado! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia Luiz,

Se isso ocorreu significa que a unit pcnNFeR foi alterada por você e consequentemente não foi atualizada.

Sugiro que renomei caso você tenha feito alguma alteração e baixe ela novamente.

Italo,
Atualizei as pastas do componentes da nfc-e(nfe) e não tem o campo tpIntegra, quais pastas devo atualiza para atender a
NT 2015.002. Já que não gostaria de atualizar todos os componentes ACBR ou tão pouco desinstalar já instalado ACBR.

Pois tive muita dor de cabeça com os Boletos do Sicredi !!

Obrigado! 

 

Tu deve de atualizar todo o ACBr muita coisa depende de outra!

Quais o problemas que teve para instalar e quais os problemas que teve com o sicredi?

 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1942 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.