Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Acbrnfe2 Está Sendo Modificado Para Suportar Certificados A3 No Lazarus (Win)


Jean Patrick
  • Este tópico foi criado há 3408 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Recentemente, com base no código do ACBrNFe2, desenvolvi uma rotina (ver exermplo em anexo) que permite usar certificados A3 no Lazarus (Windows 32bits). A rotina faz uso das bibliotecas WinINet e CAPICOM.

 

O André e o Juliomar estão ajudando a alterar o ACBrNFe2 para trabalhar com a nova rotina que se transformará numa classe, a princípio, chamada TACBrHTTPReqResp. Outros componentes deverão ser beneficiados com a nova classe: MDF-e, CT-e, NFS-e, e também o e-Social.

 

Além disso, vários projetos poderão ser portados para Lazarus, como, por exemplo, o ACBrNFeMonitor CAPICOM.

laz_WinINet_CAPICOM.rar

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr Jean Patrick Figueiredo dos Santos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

                    DJPDV - Um frente de caixa SIMPLES e COMPLETO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...
  • 3 semanas depois ...
  • 3 semanas depois ...

Bom dia, sou usuario do acbr e do lazarus, hoje uso o AcbrNFeMonitor, não tenho grandes abilidades com desenvolvimento mas sei que posso colaborar com este projeto de alguma forma, ja baixei os fontes e vou dar uma analisada, qualquer coisa se alguem quizer me contactar meu email é [email protected]

 

Att.

Anderson Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • 3 semanas depois ...

Já estão disponíveis no SVN as alterações para usar o componente ACBrNFe2 com certificado A3 no Lazarus Win32.

 

Nota: Para usar este recurso no Lazarus, é preciso no arquivo ACBr.inc, da pasta Fontes/ACBrComum, comentar as linhas 65 e 191.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr Jean Patrick Figueiredo dos Santos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

                    DJPDV - Um frente de caixa SIMPLES e COMPLETO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Já estão disponíveis no SVN as alterações para usar o componente ACBrNFe2 com certificado A3 no Lazarus Win32.

 

Nota: Para usar este recurso no Lazarus, é preciso no arquivo ACBr.inc, da pasta Fontes/ACBrComum, comentar as linhas 65 e 191.

Jean sugestão:

colocar um comentário perto das linhas que devem ser comentadas para que o mesmo funcione! ;)

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda faz-se necessário registrar a DLL da CAPICOM para uso do Lazarus com o A3?

 

Quanto ao uso da dll, não muda nada para Lazarus ou Delphi. O que era necessário antes, continua sendo necessário ainda.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr Jean Patrick Figueiredo dos Santos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

                    DJPDV - Um frente de caixa SIMPLES e COMPLETO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabéns, essa noticia é fantastica, é muito bom saber que um projeto tão especial quanto esse esta dando previlégio ao lazarus de usar toda a sua capacidade, é o que faltava, é a cereja do bolo mais uma vez parabéns a equipe do Acbr e ao Jean Patrick.

 

Tenho uma pergunta, sei que ja é um assunto que passou nas listas, no Linux pelo que sei não temos libs no lazarus que façam a leitura do A3, mas queria saber se vocês tem alguma idéia ou intenção de fazer isso funcionar no linux? sei que o java, firefox e outros acessam estes certificados, será que por meio de alguma lib desses outros softwares seria possivel ao longo do tempo ter o AcbrNFE2 funcionando no Linux com uso de A3?

 

Att.

Anderson Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Primeiramente parabéns, essa noticia é fantastica, é muito bom saber que um projeto tão especial quanto esse esta dando previlégio ao lazarus de usar toda a sua capacidade, é o que faltava, é a cereja do bolo mais uma vez parabéns a equipe do Acbr e ao Jean Patrick.

 

Tenho uma pergunta, sei que ja é um assunto que passou nas listas, no Linux pelo que sei não temos libs no lazarus que façam a leitura do A3, mas queria saber se vocês tem alguma idéia ou intenção de fazer isso funcionar no linux? sei que o java, firefox e outros acessam estes certificados, será que por meio de alguma lib desses outros softwares seria possivel ao longo do tempo ter o AcbrNFE2 funcionando no Linux com uso de A3?

 

Att.

Anderson Junior

Teria que tentar estudar esse projeto

https://www.opensc-project.org/opensc

estava olhando e o mesmo está compatível com o linux! 

mas dai é caso de parar para estudar o componente!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean sugestão:

colocar um comentário perto das linhas que devem ser comentadas para que o mesmo funcione! ;)

 

 

 

Realizei os Comentários no arquivo e na linha sugerida e o sistema na hora de compilar o projeto apresentou a mensagem: 

 

C:\lazarus32\components\ACBR\Fontes\ACBrCapicom\ACBrHTTPReqResp.pas(132,51) Error: Identifier not found "CharInSet"

 

Tomei a liberdade de enviar os arquivos modificados para verificar se cometi algum erro.

 

OBS: Não alterei o arquivo capicom em questão.

 

Estou utilizando o exemplo que vem no pacote e Lazarus 1.2.4

arquivo.zip

Editado por OfSerpent
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizei os Comentários no arquivo e na linha sugerida e o sistema na hora de compilar o projeto apresentou a mensagem: 

 

C:\lazarus32\components\ACBR\Fontes\ACBrCapicom\ACBrHTTPReqResp.pas(132,51) Error: Identifier not found "CharInSet"

 

Você comentou corretamente as linhas no ACBr.inc, mas o arquivo ACBrHTTPReqResp.pas que você enviou no zip está desatualizado.

 

Por favor, atualize o ACBr pelo SVN que o erro não vai ocorrer mais.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Jean Patrick Figueiredo dos Santos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

                    DJPDV - Um frente de caixa SIMPLES e COMPLETO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você comentou corretamente as linhas no ACBr.inc, mas o arquivo ACBrHTTPReqResp.pas que você enviou no zip está desatualizado.

 

Por favor, atualize o ACBr pelo SVN que o erro não vai ocorrer mais.

Obrigado pela ajuda consegui compilar e agora na hora de compilar o exemplo apresenta erro na linha 777 aonde se encontra o comando: ACBrNFe1.Configuracoes.Certificados.Certificado  := edtCaminho.Text; apresenta a mensagem: Unit1.pas(777,46) Error: identifier idents no member "Certificado".

 

O que pode esta acontecendo?

 

 

Editado por OfSerpent
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda consegui compilar e agora na hora de compilar o exemplo apresenta erro na linha 777 aonde se encontra o comando: ACBrNFe1.Configuracoes.Certificados.Certificado  := edtCaminho.Text; apresenta a mensagem: Unit1.pas(777,46) Error: identifier idents no member "Certificado".

 

O que pode esta acontecendo?

 

O exemplo que vem com o ACBr ainda não está atualizado para Lazarus com CAPICOM. Só para Lazarus com OpenSSL.

 

Mais para frente, ele será atualizado.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Jean Patrick Figueiredo dos Santos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

                    DJPDV - Um frente de caixa SIMPLES e COMPLETO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

O exemplo que vem com o ACBr ainda não está atualizado para Lazarus com CAPICOM. Só para Lazarus com OpenSSL.

 

Mais para frente, ele será atualizado.

 

Hoje ao atualizar o ACBR verifiquei que o exemplo lazarus foi atualizado e ao testa-lo apresentou erro na linha 792 "ACBrNFe1.Configuracoes.Certificados.NumeroSerie := edtNumSerie.Text;" com o seguinte erro no Lazarus Unit1.pas(792,45) Error: identifier idents no member "NumeroSerie"

 
O que pode ser feito para ajustar este problema?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde

no caso do lazarus agora deve de descomentar a linhas sugeridas pelo Jean em outro post no ACBr.inc e recompilar

pois para a NF-e ele já funciona o Capcom no Lazarus para windows!

 

 

Hoje ao atualizar o ACBR verifiquei que o exemplo lazarus foi atualizado e ao testa-lo apresentou erro na linha 792 "ACBrNFe1.Configuracoes.Certificados.NumeroSerie := edtNumSerie.Text;" com o seguinte erro no Lazarus Unit1.pas(792,45) Error: identifier idents no member "NumeroSerie"

 
O que pode ser feito para ajustar este problema?

 

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Boa tarde

no caso do lazarus agora deve de descomentar a linhas sugeridas pelo Jean em outro post no ACBr.inc e recompilar

pois para a NF-e ele já funciona o Capcom no Lazarus para windows!

 

 

Hoje reinstalei o lazarus na versão 1.2.6 - 32bits, no windows 8 64 bits.Ao utilizar o exemplo em lazarus encontrei o problema na linha 792 "ACBrNFe1.Configuracoes.Certificados.NumeroSerie := edtNumSerie.Text;" e 793 "edtNumSerie.Text := ACBrNFe1.Configuracoes.Certificados.NumeroSerie;". Com o seguinte erro Unit1.pas(792,45) Error: identifier idents no member "NumeroSerie" e Unit1.pas(793,65) Error: identifier idents no member "NumeroSerie".

 

O que posso fazer para ajurdar? Que lhe passe algum arquivo para analisar?

Editado por OfSerpent
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia!

você mudou o ACBr.inc?

nele é que contem a diretiva para rodar!

mas veja também pois foi implementado algo recente que você pode utilizar o capcom com o lazarus !

pode ser uma das diretivas que esteja lhe causando esse problema!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

você mudou o ACBr.inc?

nele é que contem a diretiva para rodar!

mas veja também pois foi implementado algo recente que você pode utilizar o capcom com o lazarus !

pode ser uma das diretivas que esteja lhe causando esse problema!

Baixo o componentes do sun ontem e intalei. Tem que fazer alguma modificaçãono arquivo abr.inc?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3408 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.