Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Aplicativo Lento No Windows 7


Ver Solução Respondido por Haroldo Franzin,
  • Este tópico foi criado há 2953 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde amigos.

 

- Delphi: 7

- Windows: 7 (Ultimate)

- Banco de dados: MySQL, acessado pelo Zeos

 

Problema:

No Windows XP, tudo funciona perfeitamente (super rápido).

No Windows 7, as telas ficam lentas, principalmente quando se faz acesso ao banco de dados.

O cursor que nem dá pra notar no XP, fica piscando um tempão no Windows 7.

 

Já tentei de tudo:

- Desativei todos os recursos visuais do windows (interface aero), deixando o tema como "tema clássico do windows";

- Desativei o UAC;

- Desativei Firewall;

- Testei o sistema com micro sem anti-vírus instalado.

 

Um fato curioso, é que quando acesso o cliente para suporte, via Ammyy Admin, o sistema fica super rápido, somente enquanto estou conectado.

Um cliente me ligou dizendo que depois que trocou de micro, e de windows xp para 7, estava muito lento.

Eu conectei pelo Ammyy pra analisar e, enquanto estava conectado, ele dizia que estava rápido, e quando eu desconectei voltou a ficar lento.

Eu pedi pra ele instalar o Ammyy na rede local, só pra testar, e fazer um acesso de um pc para o outro. E assim fica rápido, basta desconectar e fica tudo lento.

 

Sugeri para o cliente que instale uma placa de vídeo off-board, somente pra ver se melhora, mas acho muito estranho.

Não é só em um cliente, aqui também percebi, mesmo num micro com processador I7, e vídeo off-board.

 

Alguém já teve algum problema parecido ?

 

[]´s

Edson.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Não. Mas você pode tentar utilizar algum programa como SamplingProfller ou algum outro profiler para tentar detectar onde está o problema. Pode também tentar executar em modo de segurança para verificar se algum driver está afetando o desempenho.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

   As funções são diferentes. Eu uso o FastMM também para evitar os memory leaks e verificar o que acontece. Na verdade ele é o gerenciador de memória padrão desde o Delphi 2007.

   Mas os profilers são para medir o tempo gasto com as funções. Eu normalmente uso o gpProfiler no Delphi 7. Acho ele mais intuitivo. Mas o Sampling Profiler tem, digamos, "outro mecanismo de medição" que, por ser menos intrusivo, pode ser muito mais preciso.

   Só um alerta: Sempre faça uma cópia do seu código antes de usar o gpProfiler. Normalmente não acontece nada, mas visto que ele faz alterações no fonte para funcionar, vai lá saber...

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Edson a aplicação fica lenta rodando local ou em rede?

 

Tive um problema parecido em alguns clientes e descobrimos que o protocolo de segurança de rede da empresa GAS Tecnologia afeta o desempenho dos aplicativos. Esse protocolo se auto instala no PC quando se acessa algum site de banco. Verifique na propriedade da placa de rede se esta instalado e remova-o para testes.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Edson a aplicação fica lenta rodando local ou em rede?

 

Tive um problema parecido em alguns clientes e descobrimos que o protocolo de segurança de rede da empresa GAS Tecnologia afeta o desempenho dos aplicativos. Esse protocolo se auto instala no PC quando se acessa algum site de banco. Verifique na propriedade da placa de rede se esta instalado e remova-o para testes.

 

Abraços

Ah... O famoso gbplugin.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um problema parecido na minha aplicação, mas com um ambiente um pouco diferente: Delphi 2010 + Postgresql + Zeos + Windows 7. No meu caso, para aumentar o mistério, o acesso ao banco dos dados estava lento somente quando o ponteiro do mouse estava sobre a aplicação - se eu colocava o mouse na barra de tarefas do windows, a velocidade ficava normal. E isso acontecia indiferentemente com o banco de dados sendo acessado na maquina local ou em um servidor na rede. Como não encontrei nenhum relato de algo parecido nas minhas pesquisas na net, acabei resolvendo o caso usando uma "POG": fiz uma função que desativa o mouse durante os processos que demandam muitos acessos de banco na minha aplicação.

Edson, você poderia testar se o teu caso é o mesmo? É só posicionar o mouse na barra de tarefas durante uma dessas lentidões - se for o mesmo problema, a diferença será bem perceptível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Acontece tanto local quanto em rede. A maioria não tem o gbplugin instalado. Alguns tem, mas o problema ocorre com e sem ele.

 

No meu PC, já tinha percebido alguma perda de desempenho, dá pra contar as piscadas do cursor SQL por exemplo. No Windows XP éra "pá-puff"...

Ao acessar um TMainMenu, leva alguns segundos para aparecer o primeiro ítem (TMenuItem), e mais alguns para aparecer o segundo e o terceiro, etc.

Se desabilitar a interface Aero (deixando o tema como "Windows Basic"), resolve a questão do menu, mas quanto a lentidão do SQL não sei o que fazer.

Desabilitando o cursor, dá uma mascarada no problema, mas não deixa muito mais rápido. (no meu caso, acessando MySQL com componentes Zeus).

 

Testei com o ponteiro do mouse fora da aplicação, mas deu na mesma.

 

Preciso testar com a ultima versão do MySQL (6) e do Zeus (7.1), mas pra isso vou precisar de um bom tempo, e tempo é o que mais está em falta ultimamente.

 

[]´s

Edson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Pessoal no meu caso Resolvi o Problema de lentidão.

  No Zeos no componente de conexão, existe uma propriedade chamada SQLHourClass, quando essa propriedade esta ativada automaticamente o ponteiro do Mouse modifica para a "ampulheta".

  Enfim...

      Desativei essa Propriedade, e testei o Sistema ficou mais Rápido do que no Windows XP com o SQLHourClass Ativo

 

Espero que ajudem vc's tbm =D

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois ...

Estava com o mesmo problema do Astrogildo82,  minha aplicação em Delphi 7 rodava normalmente no Win Xp e 7 no Win8 apresentava uma lentidão quando fazia uma pesquisa.. Já estava arrancando os cabelos quando encontrei este tópico. Solução: Tirar o mouse da tela do programa. Pra resolver de vez, nas propriedades do mouse, marquei a opção Ocultar Ponteiro ao Digitar. problema resolvido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...

Estava com o mesmo problema do Astrogildo82,  minha aplicação em Delphi 7 rodava normalmente no Win Xp e 7 no Win8 apresentava uma lentidão quando fazia uma pesquisa.. Já estava arrancando os cabelos quando encontrei este tópico. Solução: Tirar o mouse da tela do programa. Pra resolver de vez, nas propriedades do mouse, marquei a opção Ocultar Ponteiro ao Digitar. problema resolvido

 

Paulo Cesar, eu tenho um programa que varre pastas e cria uma lista ordenada dos arquivos. No Windows XP o programa roda muito veloz, mas no Seven, apesar de ser uma máquina com processador muito mais rápido, o programa demora quase 5 vezes mais! Dá até para ler a rolagem dos arquivos passando na tela, coisa impossível no XP.

 

Pesquisando sobre desabilitar o mouse durante o processamento, eu incluí uma função que faz isso, mas o problema persiste.

O que mais poderia ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Edson a aplicação fica lenta rodando local ou em rede?

 

Tive um problema parecido em alguns clientes e descobrimos que o protocolo de segurança de rede da empresa GAS Tecnologia afeta o desempenho dos aplicativos. Esse protocolo se auto instala no PC quando se acessa algum site de banco. Verifique na propriedade da placa de rede se esta instalado e remova-o para testes.

 

Abraços

Ah... O famoso gbplugin.

Boa noite a todos,

Também passei pelo mesmo problema quando acesso sites de bancos são ativados os programas da GAS Tecnologia e a aplicação fica muito lenta, os ícones, combobox, radiogroup ficam todos brancos.

Isso ocorre porque a heurística dos módulos de segurança dos bancos e dos anti-vírus ficam realizando varreduras nas aplicações a fim de evitar softwares mal-intencionados rodando no computador.

A solução foi incluir no meu software o maior número de informações para que os módulos de segurança entendam que meu software é seguro, não é mal-intencionado e não é um vírus.

Por isso, inclui todas as informações das propriedades do software (descrição, tipo, versão, nome, direitos autorais, etc) e inclui no software a assinatura digital.

Desta forma os softwares da GAS Tecnologia e alguns anti-vírus mais rigorosos não deram mais problemas.

Espero ter ajudado.

Editado por Leonardo Gregianin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

ola leonardo, por favor, essas informacoes do software vc colocou na opcao PROJECT OPTIONS, VERSION INFO ?

Como incluo assinatura digital no meu sistema ?

 

abs

 

 

Veja este post:

http://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/22838-icones-e-botões-sumindo/#comment-158833

lá tem o link de como assinar o executável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois ...
Em 05/05/2014 at 14:51, Edson.pol disse:

Boa tarde Haroldo...

 

Problema resolvido !

 

No meu caso, Zeos 5.4.1, não tem o componente ZConnection.

Então, nas queries, alterei a propriedade "options -> doHourGlass" para False.

 

[]´s

Edson.

Estou há uma semana brigando com o Delphi e descubro aqui que é a droga do cursor! Bah! Tchê lôco! Bem, obrigado pela ajuda pessoal. Valeu mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2953 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...