Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nfce E Contingência Off Line


Ver Solução Respondido por Régys Silveira,
  • Este tópico foi criado há 2410 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia.

Antes de mais nada gostaria de dizer que já fiz uma pesquisa sobre assunto aqui no fórum e só estou criando um novo tópico pelo fato de não ter encontrado nada muito concreto que desvende claramente o processo de Contingência OFF LINE.

 

Primeiro passo...  Emitindo uma Danfe NFCe em Contingência OFF LIne  (Sem conexão com Internet, por exemplo)

 

ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.FormaEmissao :=teOffLine ;

Gera o xml com a tag  Ide.tpEmis    := teOffLine ;

Não executa o método ACBrNFe1.Enviar

Executa impressão da DANFE com ACBrNFe1.NotasFiscais.Imprimir ;

 

Segundo Passo, enviar a NFCe emitida em contingência OFFLIne (qdo voltar a internet)

 

ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.FormaEmissao :=teNormal ;

Gera o xml com a tag  Ide.tpEmis    := teNormal ;

executa o método ACBrNFe1.Enviar(Nota,False,True) ;

 

Seria isso ??

 

Não sei se é o correto, mas fazendo dessa forma, a Danfe imprimiu sem a chave de acesso e sem nenhuma mensagem que é em modo de contingência OFF Line . Isso está correto ?

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Também tenho uma dúvida, qual a diferença entre emitir OFFline e em Contingencia, entendo que no modo offline é quando não se tem acesso a internet. Qual seria então a forma correta ?

 

Você está misturando as coisas, para NFC-e a contingência em caso de falha da internet e a emissão off-line, ou seja, você não envia a nota naquele momento, emite e faz tudo localmente, dentro de um prazo de até 24, quando voltar a internet então você transmite.

  • Curtir 1

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

Bom dia.

Antes de mais nada gostaria de dizer que já fiz uma pesquisa sobre assunto aqui no fórum e só estou criando um novo tópico pelo fato de não ter encontrado nada muito concreto que desvende claramente o processo de Contingência OFF LINE.

 

Primeiro passo...  Emitindo uma Danfe NFCe em Contingência OFF LIne  (Sem conexão com Internet, por exemplo)

 

ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.FormaEmissao :=teOffLine ;

Gera o xml com a tag  Ide.tpEmis    := teOffLine ;

Não executa o método ACBrNFe1.Enviar

Executa impressão da DANFE com ACBrNFe1.NotasFiscais.Imprimir ;

 

Segundo Passo, enviar a NFCe emitida em contingência OFFLIne (qdo voltar a internet)

 

ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.FormaEmissao :=teNormal ;

Gera o xml com a tag  Ide.tpEmis    := teNormal ;

executa o método ACBrNFe1.Enviar(Nota,False,True) ;

 

Seria isso ??

 

Não sei se é o correto, mas fazendo dessa forma, a Danfe imprimiu sem a chave de acesso e sem nenhuma mensagem que é em modo de contingência OFF Line . Isso está correto ?

 

 

 

Na primeira parte você não envia, somente assina e imprime.

Quando a internet voltar você carrega os xml e ai sim envia, sem altera nada neles, somente carregue o componente e chame o enviar.

  • Curtir 4

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia.

Sim Regys.. o processo em si da contingência Off Line eu entendi..   A minha dúvida é em ralação ao componente, pois eu fiz o processo de apenas gerar o xml e emitir a Danfe, sem enviar, e a Danfe está saindo sem o número da chave e sem nenhuma descrição informando que foi emitida em Contingência Off Line..

Pelo que li na NT no site da Sefaz essas informações são obrigatórias sair na Danfe.

Não sei se estou certo, mas subtendo que o componente deveria imprimir essas informações automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Veja, pelo codigo que você passou, você não chegou a gerar e assinar o XML, tentou enviar diretamente, para emissão off-line você deve gerar e assinar utilizando os métodos próprios, ai sim tudo será gerado corretamente, a diferença é não enviar, porque o envio será feito em outro momento.

 

  ACBrNFe.NotasFiscais.GerarNFe;  <--- gera o xml corretamente
  ACBrNFe.NotasFiscais.Assinar; <-- assina utilizando o certificado
  ACBrNFe.NotasFiscais.Valida; <-- valida o xml perante os schemas
  • Curtir 3

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Obrigado pela resposta Regys.. realmente eu estava esquecendo de assinar e validar..  

Agora a chave está saindo, porém a mensagem de contigência Off Line não imprime.. Um colega comentou comigo que essa mensagem não é impressa automaticamente pelo componente, ela deve ser implementada manualmente por mim... é isso mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Regys tenho uma duvida com relação a isso.

 

Segundo o manual quando vc emite em contingencia off-line 

ou vc imprime duas vias ( e guarda uma durante o periodo que a nota não for enviada)

ou senão assina um documento na SEFAZ pra ficar responsável por guardar o xml

durante o período que a nota não está autorizada pela SEFAZ.

 

Mas eu não vi em nenhum lugar no código do componente a opção de imprimir a segunda via.

tem em algum lugar e eu comi mosca, ou realmente não tem e temos que tratar na mão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre essa parte aqui que estou me referindo no pergunta que fiz anteriormente.

 

 

O DANFE NFC-e tem por característica não trazer impressas as informações detalhadas dos itens de mercadorias, que serão apresentadas no documento Detalhe da Venda ou no resultado da consulta pública da NFC-e no portal da Secretaria de Fazenda.  
No caso de emissão em contingência, é obrigatória a impressão do Detalhe da Venda e do DANFE NFC-e, sendo que, nesta hipótese, deverá ser impressa uma segunda via do DANFE NFC-e que deverá permanecer a disposição do Fisco no estabelecimento até que tenha sido transmitida e autorizada a respectiva NFC-e emitida em contingência. Esta obrigação poderá, a critério da Unidade Federada, ser dispensada.  
Esta segunda via deverá estar identificada como “Via do Estabelecimento” conforme modelo constante da figura 6 a seguir. Alternativamente a impressão da segunda via do DANFE NFC-e quando de emissão em contingência, o contribuinte poderá optar pela guarda eletrônica do respectivo arquivo XML da NFC-e.   
Para poder fazer uso desta opção de guarda eletrônica do arquivo XML emitido em contingência, deverá, previamente, lavrar termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência - modelo 6, ou formalizar declaração de opção segundo disciplina que vier a ser estabelecida por sua Unidade Federada, assumindo total responsabilidade pela guarda do arquivo e declarando ter ciência que não poderá, posteriormente, alegar problemas técnicos para justificar a eventual perda desta informação eletrônica que está sob sua posse, assumindo as consequências legais por ventura cabíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Consultores

Boa tarde Weriton,

 

Não existe nenhuma relação entre o método de envio com a forma de emissão.

 

Se uma nota foi emitida em contingência Off-line, assim que os problemas forem sanados devemos envia-la para SEFAZ.

 

O método síncrono é para quando o lote de notas possui apenas UMA nota se você tem 5 notas emitidas em Off-line você pode montar um lote com as 5 notas e enviar de uma só vez, mas neste caso o método tem que ser assíncrono.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Aproveitando o topico, uso o AcbrNfeMonitor, ae gero o INI com tpEmis=9 (qdo estou sem internet), isso vai gerar uma chave de acesso com 9 na posicao 35. Chamo o NFE.CriarNFe e passo o INI. Entao o xml é criado e eu chamo o NFe.ImprimirDANFEPDF passando o nome do xml e obtenho a DANFE em PDF com a mensagem "EMITIDA EM CONTINGENCIA" que imprimo e blz !

 

Minha duvida: Qdo a internet reestabelecer,  que vou transmitir para o sefaz, devo mandar o mesmo INI para o Acbr com tpEmis=1 o que vai gerar outra chave de acesso ou simplesmente enviar o xml gerado anteriormente (com tpEmis=9) ?

 

Atenciosamente

 

Evecar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a duvida do EveCar, notei que temos q colocar as tags da NFE motivo e data de entrada em contingencia e tau, mas vi que ele usa dois comandos, o fato de eu mandar ja 9 no tpEmis o acbr ja nao entende que é em contingencia e faz todo o processo sem a transmissão ou tenho que colocar os comandos separadamento, tipo gerar XML depois Assinar XML e assim por diante?

 

         Outra duvida foi quanto a impressao, coloquei o tpImp = 3 para danfe simplificado e o acbr me retorna erro dizendo que este tipo 3 nao existe, o acbrnfemonitor esta preparado para os 3 tipos de impressao, danfe simplificado, danfe detalhado e envio por email ? E com relacao ao envio por email, no caso ... o acbrnfemonitor envia ou eu tenho que enviar ?

 

obrigado amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regys, gostaria de colaborar com o projeto, estive na sefaz/am pra resolver um problema de um cliente e descobri que o componente não gera a chave de acesso corretamente. Segundo a sefaz/me de fiz o teste é possível enviar uma nfce que foi que está com mais de 24h do off-line porém o sistema tem que apresentar na chave de acesso tpEmi=9 e não tpEmi=1 como sempre fica

o trecho do código eu alterei pra poder funcionar aqui, ficou assim:

 

   //TIPO DE EMISSAO
   (*if FNFe.Ide.tpEmis=teContingencia then
      wchave:=wchave+'2'
   else if FNFe.Ide.tpEmis=teFSDA then
      wchave:=wchave+'5'
   else if FNFe.Ide.tpEmis=teSVCAN then
      wchave:=wchave+'6'
   else if FNFe.Ide.tpEmis=teSVCRS then
      wchave:=wchave+'7'
   else
      wchave:=wchave+'0'; //este valor caracteriza ERRO, valor tem q ser  2, 5, 6 ou 7*)
   //Mudado por Patrick Siqueira [Manaus/AM]
   case FNFe.Ide.tpEmis of
     teNormal: wchave:=wchave+'1';
     teContingencia: wchave:=wchave+'2';
     teSCAN: wchave:=wchave+'1';
     teDPEC: wchave:=wchave+'3';
     teFSDA: wchave:=wchave+'4';
     teSVCAN: wchave:=wchave+'5';
     teSVCRS: wchave:=wchave+'6';
     teSVCSP: wchave:=wchave+'7';
     teOffLine: wchave:=wchave+'9';
   end;
 
dessa forma a minha chave de acesso gera o tpEmi para off-line.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém está conseguindo fazer o HashQRCode sem erro?

 

Estou trabalhando nisso por que segundo o pessoal do projeto NFC-e da SEFAZ/AM apartir de janeiro de 2015 vão multar os contribuintes que não gerarem o QRCODE sem erro, estou debugando e conseguir gera sem nenhum erro porém, quando emito em offline [tpEmi=9] gera um digValue e quando envio pelo componente gera outro digValue e dar erro na leitura do qrcode após envio antes de enviar se fizer uma leitura do qrcode não dár erro após enviar [transmitir o documento off-line] dár erro na leitura do qrcode erro 227 que significa que o Digest Value está diferente do xml. Alguém tem alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Analizando o ACBr1.Enviar() ele assina e valida e por isso altera o DigestValue, pra não alterar é só enviar assim:

Ele só vai alterar se algum dado do XML for mudado, senão sempre a assinatura e DigestValue serão os mesmos.
djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Implementamos o NFCE no AM, como vocês já estão com mais experiência, queria pedir socorro para a solução do seguinte problema:

 

- Testo a conexão com  SEFAZ, está tudo OK

- Envio o cupom e está demorando mais de 5 minutos para aprovar, mesmo em modo sincronomo eu não recebo resposta da SEFAZ

- Viro para contigencia e faço a emissão do cupom, só que o cupom foi enviado anteriormente e não consigo mais aprovar o que saiu impresso em contigencia, porém também não tem como segurar o cliente este mais de 5 minutos para ele levar o cupom eletronico.

 

Existe alguma forma eficiente de lhe dar com este caso?

 

Obrigado a todos

Wagner Nunes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Wagner,
 
Não consegui entender o que vc quis dizer com a parte abaixo.

só que o cupom foi enviado anteriormente e não consigo mais aprovar o que saiu impresso em contigencia, porém também não tem como segurar o cliente este mais de 5 minutos para ele levar o cupom eletronico.

 
De qualquer forma, a NT 2013.007 traz a seguinte orientação:
 

Caso a NF-e já tenha sido enviada para o ambiente normal de autorização e não tenha sido obtido resposta, deverá ser alterada a numeração (ou Série) da NF-e para evitar duplicidade de documentos autorizados no ambiente normal de autorização e na SVC;

 
Fonte: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=vhipJJhoTLA=

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Implementamos o NFCE no AM, como vocês já estão com mais experiência, queria pedir socorro para a solução do seguinte problema:

 

- Testo a conexão com  SEFAZ, está tudo OK

- Envio o cupom e está demorando mais de 5 minutos para aprovar, mesmo em modo sincronomo eu não recebo resposta da SEFAZ

- Viro para contigencia e faço a emissão do cupom, só que o cupom foi enviado anteriormente e não consigo mais aprovar o que saiu impresso em contigencia, porém também não tem como segurar o cliente este mais de 5 minutos para ele levar o cupom eletronico.

 

Existe alguma forma eficiente de lhe dar com este caso?

 

Obrigado a todos

Wagner Nunes

 

Rapaz eu entendo exatamente a sua aflição.

 

Hoje está melhor mas esses dias atrás o Sefaz do Amazonas ficou muito inconstante, caía e voltava com frequência grande. Além disso por vários momentos me deparei com a seguinte situação, eu tentava enviar a nota, ele demorava um pouco e quando a resposta voltava já era de duplicidade.

 

Aí nesse caso precisamos fazer algumas validações dentro do próprio sistema para se proteger desse tipo de situação e jamais barrar o caixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Boa Noite,

 

Estou implementando a emissão em contingência off-line e hoje o ACBr imprime duas vias do DANFE, porém nas duas vias sai a informação "Via do Consumidor", onde o correto é que uma via sai escrito "Via do Estabelecimento" e na outra, "Via do Consumidor".

 

Existe previsão para que isto seja implementado no componente?

 

Pergunto pois não tenho certeza de como fazer esta alteração e fico com receio de comprometer o funcionamento do componente.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Rafael,

 

Na versão Quick Report do DANFE NFC-e temos uma propriedade chamada ViaConsumidor cujo valor padrão é True, isso faz que seja impresso o texto: "Via Consumidor", antes de imprimir a segunda via, devemos atribuir o valor False a propriedade ViaConsumidor, desta forma será impresso o texto: "Via Estabelecimento".

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2410 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...