Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Modificações No Danfe Em Fortes Report


  • Este tópico foi criado há 3327 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde Pessoal,

 

Adotamos aqui na empresa a geração do DANFE da NF-e utilizando o componente do ACBr com o Fortes Report e, após alguns testes, detectamos algumas modificações que seriam necessárias para atender nossos clientes.

 

Visando contribuir com a comunidade, realizamos as modificações de forma a não impactar o funcionamento atual do DANFE, para que seja possível integrar as modificações nos fontes do ACBr, se os moderadores acharem as modificações adequadas.

 

Vou listar abaixo então todas as modificações que realizamos com exemplos e imagens, quando possível:

 

1. Ajuste na impressão do título das faturas no DANFE em formato paisagem para que o mesmo não saia cortado

Modificamos a rotina que calculava o tamanho da banda de duplicatas para definir um tamanho mínimo. Desta forma, o título da banda sempre é impresso de forma completa. Para não deixar a banda com muito espaço em branco, alinhamos os campos do detalhe para o centro da banda.

 

Imagem da versão atual:

Titulo_Fatura_Atual.png

 

Imagem da nova versão:

Titulo_Fatura_Novo.png

 

2. Criação de um grupo específico para a impressão da forma de pagamento da NF-e

Esta modificação foi realizada pois no DANFE que nossos clientes utilizam hoje, a forma de pagamento sempre é impressa, independente do seu tipo e da existência de duplicatas na NF-e.

 

Como o ACBr só imprimia a forma quando não existiam duplicatas, criamos uma nova propriedade no componente “ACBrNFeDANFeRL” chamada “SempreImprimirIndPag” que, quando for verdadeira, fará com que a forma seja impressa sempre. O valor padrão desta nova propriedade é “False”, para não alterar o funcionamento do componente para as empresas que já o utilizam hoje.

 

Exemplo de DANFE com forma de pagamento e débitos em formato retrato:

IndPag_Dup_Retrato.png

 

Exemplo de DANFE com forma de pagamento e débitos em formato paisagem:

Titulo_Fatura_Paisagem.png

 

3. Impressão de duplicatas na forma de pagamento “Outros”

Novamente, atendendo uma funcionalidade que nossos clientes já possuem, modificamos a geração do DANFE para que o componente imprima as duplicatas no DANFE quando o campo “IndPag” for igual a “Outros”. Para isto, criamos uma nova propriedade no componente “ACBrNFeDANFeRL” chamada “SempreImprimirDup”. O valor padrão desta nova propriedade é “False”, para não alterar o funcionamento do componente para as empresas que já o utilizam hoje.

 

4. Remoção dos Warnings e Hints do compilador sobre variáveis declaradas mas não utilizadas

Esta modificação foi realizada apenas para deixar o código mais “limpo”. Como os avisos eram de variáveis declaradas e não utilizadas, não vou postar aqui todas as linhas que foram alteradas. Se alguém quiser conferir, pode baixar os fontes e executar uma ferramenta de verificação de diferenças.

 

5. Otimização da rotina de geração das duplicatas

Esta modificação foi possível porque adicionamos a banda específica para a apresentação da forma de pagamento. Conseguimos mover o loop que o componente fazia no começo da geração das duplicadas para o IF de geração delas, acelerando assim a impressão do DANFE quando a nota não possui duplicatas.

 

Não testamos estas modificações no Lazarus porque não o temos instalado aqui, mas se ninguém conseguir testar estas modificações para nós, posso preparar uma VM e testar as modificações também.

 

Se precisamos adaptar alguma coisa para que as modificações sejam incluídas no fonte do componente, estamos abertos a sugestões.

 

Anexamos abaixo junto com os fontes, os arquivos XML que utilizamos para testar as modificações, assim quem quiser baixar e verificar como as modificações ficaram, pode fazê-lo de forma mais rápida.

Arquivos XML.zip

Fontes modificados.zip

Arquivos XML.zip

Fontes modificados.zip

Programador na Sidicom Software.

Certificado Delphi Developer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde

senão for pedir muito e conseguir por favor deixe compatível com o Lazarus os fontes do Danfe!

Assim será tranquilo o merge dos fontes!

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Lucas.

Testei a impressão só da NFe e aparentemente está tudo OK. Só aproveitando as imagens anexas, nota-se que a impressão dos textos na vertical no Fortes fica meio distorcida (o que já acontecia antes, não tendo nada a ver com as suas alterações). Eu já fiz um teste trocando a fonte desses labels para "small fonts", o que na pré-visualização até fica melhor, mas na impressão não muda nada.

Alguém teria uma outra sugestão do que poderia ser feito para melhorar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

senão for pedir muito e conseguir por favor deixe compatível com o Lazarus os fontes do Danfe!

Assim será tranquilo o merge dos fontes!

 

Juliomar, vou realizar estas modificações hoje à tarde e acredito que hoje ou amanhã atualizo o tópico postando os fontes para o Lazarus.

 

Muito boa a iniciativa.. parabéns..

se possível, seria interessante também corrigir o problema de quebra de página na impressão do qrcode.. Esse problema já tinha sido corrigido mas voltou nas últimas atualizações !

 

A impressão do qrCode se dá em qual formato de DANFE Dércio? Verifiquei a DANFE em retrato e paisagem, mas não encontrei nada referente ao código de barras. Se você está se referindo ao DANFE simplificado, assim que concluirmos as modificações nos modelos deste tópico, vamos testar o simplificado, e assim poderemos verificar o erro e tentar corrigi-lo.

 

Boa noite Lucas.

Testei a impressão só da NFe e aparentemente está tudo OK. Só aproveitando as imagens anexas, nota-se que a impressão dos textos na vertical no Fortes fica meio distorcida (o que já acontecia antes, não tendo nada a ver com as suas alterações). Eu já fiz um teste trocando a fonte desses labels para "small fonts", o que na pré-visualização até fica melhor, mas na impressão não muda nada.

Alguém teria uma outra sugestão do que poderia ser feito para melhorar isso?

 

Posso dar uma olhada nesta questão. Nós também achamos estranha a impressão destes labels. Vou realizar alguns testes e ver se encontro uma solução para este problema...

  • Curtir 1

Programador na Sidicom Software.

Certificado Delphi Developer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Instalei em uma VM o Lazarus V1.2.4 e o Fortes Report V3.2.4 e consegui utilizar as funcionalidades que implementamos. Como nunca havia utilizado o Lazarus antes, não tenho certeza se fiz os testes corretamente, pois quando abri o lpk do DANFE, o Lazarus carregou o arquivo "dfm", então não consegui visualizar/alterar o arquivo "lrs".

 

Minha dúvida então é: Preciso fazer alguma alteração nestes arquivos ou o Lazarus sempre irá utilizar os arquivos "dfm" para gerar o DANFE?

Programador na Sidicom Software.

Certificado Delphi Developer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Boa tarde!

 

  Pessoal, fui atualizar a minha base de testes do ACBr hoje para fazer um merge com a versão que utilizamos aqui na empresa e identifiquei que as modificações presentes neste tópico não foram incluídas no versionamento do DANFE em FortesReport.

 

  Vocês tem alguma posição atualizada sobre estas modificações, se serão incluídas ou não?

 

Abraço!

Programador na Sidicom Software.

Certificado Delphi Developer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Moderadores

Boa tarde!

 

  Pessoal, fui atualizar a minha base de testes do ACBr hoje para fazer um merge com a versão que utilizamos aqui na empresa e identifiquei que as modificações presentes neste tópico não foram incluídas no versionamento do DANFE em FortesReport.

 

  Vocês tem alguma posição atualizada sobre estas modificações, se serão incluídas ou não?

 

Abraço!

Boa noite Lucas

fui tentar efetuar um merge nos fontes e está bastante diferente!

é possível baixar o que existe  hoje e aplicar as correções e anexar novamente que logo após eu já faço o merge?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3327 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.