Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Natureza De Operação


multirac
Ver Solução Respondido por designerba,
  • Este tópico foi criado há 1652 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Srs.

 

 

Alguém saberia me informar onde consigo uma lista de Natureza de Operação?

Parece que são mais de 400 e escrever todas na mão, a essa altura do meu projeto vai ser uma ré.

 

Não sei se precisa ter o CFOP junto com a natureza, mas acho que sim.

At

Richard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde conheço Natureza de Operação é uma resumo das descrições do próprio CFOP por terem descrições enormes, não existe uma lista pronta, você pode criar sua própria lista livremente, linkada ao CFOP.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isaque,

 

 

Não me interprete mau no sentido de preguiça, mas realmente estou com o tempo curto e trabalhando contra a minha política de prazo de entrega. Sendo assim, seria pedir demais que você ou algum colaborador do fórum pudesse me dar um caminho mais direto quanto a lista de CFOP ou Natureza?

 

Na nota fiscal eletrônica gratuita, esse campo é livre, não tem nenhuma sugestão ou tão pouco algum campo para digitar o CFOP e assim preencher automaticamente o campo Natureza.

 

No meu sistema, se fosse possível, eu gostaria de entregar esse campo com uma lista de opções de CFOP ou algo que o usu&aacu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Designerba,

 

Exato!

Estou com uma NFe impressa aqui de uma empresa de informática onde a natureza é 5102/5405 - VEnda Mercadoria / Venda Mercadoria ST

Dianto disso empaquei em mais uma etapa. Mas não me parece ser complicado isso, basta eu apenas oferecer as opções para o usuário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe milagre para isso, você terá que pesquisar no Pai Google "lista de cfops em excel", poderá pegar a lista de CFOPs, mas a lista de operações você terá que ir criando aos poucos conforme necessidade.

 

Como seu post acima diz os CFOPs vc pode pegar dos itens e montar a string, já a descrição seria a natureza de operação que terá seu código e terá que ser lançado na NF para que seja destacada junto aos CFOPs.

 

Como o colega falou, é um pouco chato mesmo essa montagem, mas acontece de ter NFs que vem o CFOP principal, mesmo que tenha vários itens com CFOPs diferentes, pois para isso é que serve a Natureza Operação, para discriminar.

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vC  pode monta de varias maneiras, criar um cadastro de operçoes e nessas operaçoes criadas vc pode adicionar cfop paras operaçoes de saidas ou como vc quizer chamar, lembrando vc que esses cfop é por itens e nao por operaçao e no cadastro de produtos seu dependendo do tipo de tributaçao vc vai direcionando

 

 

Grato

 

Designerba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo as vossas ideias, então presumo que não esteja de todo errado criar um cadastro para o usuário criar sua própria natureza de operação. Neste caso quando ele criar uma nova nota, ao lado do campo Natureza de Operação vai ter um botão para clicar e buscar uma natureza de operação que el mesmo cadastrou.

 

Para os produtos, sim. Tem um CFOP para cada item da nota. E isso o usuário terá que saber ou consultar para cadastrar no sistema.

 

Será que estou no caminho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs.

 

 

Alguém saberia me informar onde consigo uma lista de Natureza de Operação?

Parece que são mais de 400 e escrever todas na mão, a essa altura do meu projeto vai ser uma ré.

 

Não sei se precisa ter o CFOP junto com a natureza, mas acho que sim.

At

Richard

Multirac, veja se esta lista serve.

 

[]s,

cfop.txt

cfop.txt

Jorge Andrade

 

"Quem tem medo de perguntar, está fadado a eternizar-se na dúvida - [Jorge Andrade]";
 

"A soberba,  é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais - [Desconhecido";
 

"Aquele  que pesquisa antes de indagar, tem a grande chance de dirimir as suas dúvidas, fixar o aprendizado da pesquisa e evoluir para outros conhecimentos inesperados - [Jorge Andrade]";
 

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão - [Éça de Queiroz]".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Multirac, veja se esta lista serve.

 

[]s,

Complementando, acho que vc estão fazendo uma confusão maluca,  a cfop na verdade é o código fiscal da operação, cuja descrição é a natureza, ou seja numa nfe vc tem uma descrição principal da natureza da operação e consequentemente uma cfop que corresponda a esta natureza de operação e/ou demais cfop's se assim tiver.

Como citado acima, vc pode ter uma operação com cfop  5.102  e descrve-la como VENDA, porém a sua descrição de natureza da operação é  Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, assim como poderia ter uma nfe com a cfop 5.405 e também descrve-la como VENDA, porém a  sua descrição é Venda de mercadoria, adquirida ou recebida de terceiros, sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte-substituído, o importante é que vc defina com clareza a sua operação e atento as  formas de tributações, levando-se em conta a CST (Origem+Situação tributária).

Espero não ter complicando ou confundido mais a situação (rs).

[]s,

Jorge Andrade

 

"Quem tem medo de perguntar, está fadado a eternizar-se na dúvida - [Jorge Andrade]";
 

"A soberba,  é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais - [Desconhecido";
 

"Aquele  que pesquisa antes de indagar, tem a grande chance de dirimir as suas dúvidas, fixar o aprendizado da pesquisa e evoluir para outros conhecimentos inesperados - [Jorge Andrade]";
 

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão - [Éça de Queiroz]".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom um pouco de google igualmente a um colega falou lhe levaria a esse endereço

http://www.sped.fazenda.gov.br/spedtabelas/AppConsulta/publico/aspx/ConsultaTabelasExternas.aspx?CodSistema=SpedFiscal

após é só selecionar tabelas globais e no segundo pegar o que precisa!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então está correto que saia na natureza de operação da DANFE, desta forma:

 

5102/5405 - Venda Mercadoria / Venda Mercadoria ST

 

O importante é que saibamos esclarecer de que CFOP trata-se esta nota. Uma vez que cada produto adicionado terá seu CFOP, logo este terá que ser esclarecido no campo Natureza da Operação.

 

Espero ter entendido e não ter tirado a paciencia de vocês... hehehe

 

At

Richard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A natureza da operação é meramente uma descrição do que seria a finalidade da nota, não existe necessidade de informar o CFOP na natureza, até porque existe campo específico para isso no item.

Foi o que eu expliquei acima para ele Regys, mas o nosso amigo Multirac quer fazer do jeito dele, não que esteja errado, porém, imagine ele gerando uma nota com 10 cfop's diferentes, irá destacar todas elas e as suas decrições/naturezas? O importante é destacar a operação principal.

 

[]s,

  • Curtir 1

Jorge Andrade

 

"Quem tem medo de perguntar, está fadado a eternizar-se na dúvida - [Jorge Andrade]";
 

"A soberba,  é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais - [Desconhecido";
 

"Aquele  que pesquisa antes de indagar, tem a grande chance de dirimir as suas dúvidas, fixar o aprendizado da pesquisa e evoluir para outros conhecimentos inesperados - [Jorge Andrade]";
 

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão - [Éça de Queiroz]".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge,

Obrigado pela contribuição. 

 

Estou om várias notas de produtos de fornecedores e clientes, e a maioria contém o CFOP na frente da descrição. Achei que eu estava errado em não adicionar esse CFOP neste campo, mas pelo visto Eu e muita gente está efetuando o mesmo erro e outros ERPs com NFe. Além disso, o meu contador infelizmente não soube me assessorar em relação a isso.

 

Mas ficou muito claro que não há necessidade de inserir o CFOP na descrição, como você disse, já está inserido no item. Precisamos da descrição somente.

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Este tópico foi criado há 1652 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...