Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Impressão Nfce Bematech Mp4200 Th Sem Acento Esc/pos


  • Este tópico foi criado há 3449 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia a todos, estamos realizando testes de impressão da NFCe utilizando o DANFE ESCPOS, porém não tivemos sucesso nas impressões, e também não sei se seria alguma configuração na impressora ou se teria alguma configuração que deve ser feita no componente para que funcione corretamente.

O problema que estamos tendo é que na impressão não está saindo a acentuação e também não está sendo impresso o QR-Code, já foi configurado para UTF-8 e mesmo assim o problema continuou.

Segue em anexo um exemplo de como a impressão está saindo.

post-9099-0-73989200-1408106995_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • 1 mês depois ...

Como você consegue conectar com o php, pois não consigo conectar com ela e fazer testes. só no javascript usando o IE.

Tentei usar a Classe COM do php, mas estou tendo p´roblemas com essa classe, não sei se é por causa do EasyPHP, que têm versão 5.2. Tô apanhando muito e não consigo terminar minha aplicação. Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom dia a todos, estamos realizando testes de impressão da NFCe utilizando o DANFE ESCPOS, porém não tivemos sucesso nas impressões, e também não sei se seria alguma configuração na impressora ou se teria alguma configuração que deve ser feita no componente para que funcione corretamente.

O problema que estamos tendo é que na impressão não está saindo a acentuação e também não está sendo impresso o QR-Code, já foi configurado para UTF-8 e mesmo assim o problema continuou.

Segue em anexo um exemplo de como a impressão está saindo.

attachicon.gif002.JPG

 

Você têm como mostrar como você conseguiu utilizar essa conexão do php com e bematech hp-4200 th?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é "tchuck", estou com esse problema.

 

Pelo que vi no manual tem como habilitar o modo condensado, mas tem que ser enviado o código ESC a cada linha. O ideal era a impressora por padrão não usar aquela fonte "enorme" e manter o padrão que todas as impressoras não fiscais seguem (48 colunas).

 

Ontem fiz vários testes com o modelo "ecfNaoFiscal" do demo do ACBrECF, e sai tudo quebrado devido esse problema.

 

Fiz uma pergunta no fórum da Bematech e no AutomacaoTotal, vamos ver se respondem.

WRMedeiros

Focus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Só para constar..

Eu fiz a impressão da Danfe via Dll..

Fiz com Daruma e Bematech.

No meu caso a Bematech MP-4200 TH é superior a Daruma DR700 pelos seguintes motivos:

 

1 - A velocidade de impressão da Bematech é superior o da Daruma.

2 - A qualidade de impressão (caracatere via dll) é superior o da Daruma

3 - Na Bematech consigo imprimir qualquer imagem .bmp, enquento na daruma existe uma série de limitações para esse quisito.

 

Não tive dificuldades de imprimir 48 colunas, no modo condensado são 63 !!

O único recurso que tem na Daruma e que não tem na Bematech é a possibilidade de configurar o espaçamento de linas para 1/8. Na Bematech imprime somente 1/6, o que da uma boa diferença no tamanho da DANFE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Nilton, também prefiro não depender das DLL's.

 

Nas ECF's em alguns momentos era inevitável o uso de DLL (operações envolvendo binários da MFD, etc.), mas em uma impressora não-fiscal acho desnecessário uso de DLL. 

 

Algumas poucas operações mais complexas (impressão de QRCode, etc.) precisam de uma codificação um pouco mais avançada, mas nos manuais das impessoras tem as orientações.

 

Alguém tem Daruma e sabe informar se por padrão ela imprime 48 colunas por linha?

 

Um teste simples pode ser feito via terminal (MS-DOS):

ECHO 123456789012345678901234567890123456789012345678 > COM5

Onde COM5 é a porta COM virtual que é criada pelo driver da impressora (USB).

 

Se imprimir tudo em uma só linha, está correto. Se quebrar para a segunda linha, complicou =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Dércio, gosto não se discute mesmo.

 

Acho louvável a iniciativa de empresas como Daruma em criar DLL's para facilitar a implementação de NFCe, etc., mas gosto mais ainda de ter acesso ao código-fonte, de em erros "bizarros" ter como analisar de forma mais aprofundada o problema.

 

Tempos atrás tive uns erros graves na emissão de NFCe (uso o UNINFe e o mesmo estava fechado "sozinho"). O pessoal da Unimake foi bem prestativo no suporte, mas o que me salvou mesmo foi ter acesso ao código-fonte e poder depurar direto pelo Visual Studio até resolver o problema.

 

Nesses quase 13 anos de caminhada com automação sofri um bocado com essas DLL's de fabricantes de ECF, e sinceramente, se existe uma opção de não utilizá-las (indiferente de ser não-fiscal ou qualquer outra solução), prefiro ter mais trabalho no início, mas ter controle sobre o código.

 

Sei que é impossível ter controle sobre tudo (tem o SO, tem drivers, tem hardware, etc.), mas quanto mais o controle está na sua mão, melhor.

 

Voltando ao caso Bematech, analisando o manual do equipamento é possível encontrar os códigos para ativar o modo condensado, mas a questão inicial é porque o fabricante optou por 42 colunas em vez de 48 no modo "default". Mesmo que seja necessário utilizar a ferramenta de configuração da impressora para habilitar 48 colunas, é mais fácil que reescrever todos os módulos que estão preparados para 48 colunas (no manual ensina a ativar o modo condensado na hora de imprimir a linha, não encontrei uma forma de ativar o modo condesando de forma "defintiiva", ou seja, a cada linha impressa, antes tem que vir o código ESC para ativar o modo condensado).

 

Imagine a situação, seu cliente no PDV 1 tem uma impressora Epson que acredito que imprime 48 colunas por padrão... no 2 ele tem uma Daruma, que aparentemente também imprime 48 colunas por padrão, aí no 3 você tem uma Bematech, e vai ter que configurar seu sistema de forma diferente para que a cada linha o modo condensado seja ativado. Sem noção isso!

Editado por welkson

WRMedeiros

Focus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Nilton, beleza?

 

Aceita sim, e estou usando como ESC/POS.

 

O problema é que a fonte é grande, e acaba estourando o limite da linha.

 

Por padrão o ecfNaoFiscal do ACBr considera que a impressora não-fiscal utiliza 48 caracteres, como por padrão a Bematech usa 42, sai tudo quebrado.

 

Já tentei algumas coisas na configuração do driver (mudar fonte, etc.), mas não obtive êxito.

 

Vou está viajando próxima semana, mas assim que voltar entro em contato com o suporte da Bematech.

WRMedeiros

Focus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma foto do cupom usando ecfNaoFiscal pelo Demo do ACBr para vocês verem:

https://drive.google.com/file/d/0B4WiOkkQli4tRkxDV21zZnozSDg/view?usp=sharing

 

Quando a quantidade de caracteres chega a 42 por linha a impressora automaticamente joga para a próxima.

 

Posso via ESC/POS habilitar o modo condensado (apesar que vai caber BEM MAIS que 48 caracteres por linha), mas terei que alterar o componente inteiro (e vai ficar estranho, porque a fonte padrão é grande demais, e a condensada pequena demais rsrs).

WRMedeiros

Focus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Welkson, vc está trabalhando no SAT ou na NFC-e ?, pergunto, pq eu não uso o ecfNaoFiscal na NFC-e. Faça um teste, coloque um acbfNFe e um ACBrNFeDANFeESCPOS, manda ler um xml de NFC-e e imprimir na bematech, configura a porta / velocidade pra sua realidade.

   ACBrNFe.NotasFiscais.Clear;
   ACBrNFe.NotasFiscais.LoadFromFile('seu_xml-NFe.xml');
   ACBrNFe.DANFE  := ACBrNFeDANFeESCPOS;

   ACBrNFeDANFeESCPOS.TipoDANFE     := tiNFCe;
   ACBrNFeDANFeESCPOS.Device.Porta  := 'COM5';
   ACBrNFeDANFeESCPOS.Device.Baud   := 9600;
   ACBrNFeDANFeESCPOS.Device.Ativar;

   ACBrNFe.NotasFiscais.Imprimir;
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NFCe, mas nem comecei ainda a parte de imprimir o cupom.

Estava só fazendo testes com a impressora que compramos a poucos dias. Vi sobre o DANFeESCPOS e estava na minha lista de coisas para testes. De qualquer forma está pronto né? bem melhor que bater cabeça com esses comandos rsrs;

 

Quanto a impressora, ela imprime 48 colunas perfeitamente quando mudo de ESC/POS para ESC/BEMA:

https://www.dropbox.com/s/w0nh33ktqkv38yd/Bematech.png?dl=0

 

O ideal seria que em ESC/POS a fonte ficasse do mesmo tamanho, mas enfim, o importante é que funcionou.

 

Obrigado pela dica do ACBrNFeDANFeESCPOS, vou testá-lo mais tarde.

 

Abraços,

WRMedeiros

Focus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3449 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...