Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro Na Instalação


AndRR
Ver Solução Respondido por João Batista Da Silva Junior,
  • Este tópico foi criado há 1792 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Segue o log do erro. Se eu desmarcar a opção do fortes na guia NF-e ele instala normalmente, só que aí não consigo abrir o projeito ACBRNFEMonitor para eu compilar a ultima versão.

 

Mas então voce precisa instalar o fortes.. ou não sei se tem alguma forma de comentar no uses do monitor para não compilar o fortes... não uso o monitor.. ai já não sei te dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

respondendo as duas perguntas!

a primeira você não está usando as ultima versão do Fortes por isso do erro!

 

sobre poder comentar, sim pode basta remover as referencias e funcionalidades para que de certo!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...

Galera estou com com o mesmo erro na instalação do acbr... Formatei meu PC, está com Windows 7x64, Delphi xe3, FastReport 5.2.3 e JVCL347CompleteJCL241-Build4571

Na hora de instalar o ACBR da esse erro Ocorreu um erro ao tentar configurar  o path: Função Incorreta.

 

OBS: Apaguei todas as pastas do ACBR e baixei tudo novamente do SVN e continua o erro, mesmo rodando o apagarAcbr.bat.

Estou usando o ACBrInstall_Trunk2.exe que vem no SVN. log_Delphi_XE3.txt

 

Da HELP ai!!

log_Delphi_XE3.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Bem pessoal, eu não instalo o ACBr pelo instalador oficial, tendo em vista que, ocorre alguns erros durante a compliação, então eu faço a instalação manual mesmo.

Passo 1. Antes de qualquer coisa, desistale todo o ACBr, feche o delphi e depois apague no caso o 7, na pasta Projects\Bpl, todos os componentes iniciados com ACBr*.*
Verifique se no system32, ou SysWOW64 do seu windows, não tem nenum dos arquivos iniciados com ACBr*.*, caso haja, exclua-os.

Passo 2. Abra o delphi, acesse Enviriment Options, ou ALT + T + O, e vá até a guia Library, neste local é que o delphi irá procurar pelos arquivos .pas ou .dcu 
para instalação de compomentes, vefifique se lá existe o path onde você salvou o ACBr, Aconselho coloca-lo em uma pasta de fácil memorização, como por exemplo c:\ACBr.

Passo 3. Caso não exista ou esteja mudando para o trunk2, as pastas são conforme mostradas em ::Path::, lembrando que, o ponto e virgula no final é opcional para quem vai adicionar
pasta por pasta, eu gerelmente junto estas pastas e coloco tudo em uma linha separando obviamente por ponto e virgula, dai adiciono de uma só vez.

Passo 4. Com o delphi aberto, antes de sair instalndo qualquer coisa, siga a seguinte ordem:
      4.1 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\synapse\synapse.dpk - Compile
      4.2 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrComum\ACBr_Comum.dpk - Compile e Instale -> Não feche
      4.3 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrComum\ACBr_Diversos.dpk - Compile e Instale -> Não feche
      4.4 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrOpenSSL\ACBr_OpenSSL.dpk - Compile -> Instale - > Não feche
      4.5 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrTCP\ACBr_TCP.dpk - Compile -> Instale - > Não feche
      4.6 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrSerial\ACBr_Serial.dpk - Compile -> Instale  -> Pode fechar
      4.7 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\PCNComum\ACBr_PCNComum.dpk - Compile -> Não feche
      4.8 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrCapicom\ACBrCapicom.dpk - Compile -> Não feche
      4.9 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBr_DFeComum.dpk - Compile -> Não feche
        4.9.1 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFe\ACBr_NFe.dpk - Compile -> Instale ->Não feche
        4.9.2 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Fast\ACBr_NFeDanfeFR.dpk - Compile -> Instale -> Pode fechar
        4.9.3 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Fortes\ACBr_NFeDanfeRL.dpk - Compile -> Instale -> Pode fechar
        4.9.4 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Quick\ACBr_NFeDanfeQR.dpk - Compile -> Instale -> Pode fechar
        4.9.5 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Rave\ACBr_NFeDanfeRV.dpk- Compile -> Instale -> Não feche
        4.9.6 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Rave\ACBr_NFeDanfeRVCodeBase.dpk - Compile -> Instale -> Pode fechar
        4.9.6 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Rave\ACBr_NFeDanfeRVCodeBase.dpk - Compile -> Instale -> Pode fechar
        4.9.7 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFCe\EscPos\ACBr_NFeDanfeESCPOS.dpk - Compile -> Instale -> Pode fechar
        4.9.8 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFe\ACBrECFVirtualNFCe\ACBr_NFCeECFVirtual.dpk - Compile -> Instale -> Pode fechar

       --> Fechar até o item 4.9.1

      4.10 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe.dpk - Compile -> Não feche
        4.10.1 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFe\ACBr_NFe.dpk - Compile -> Instale ->Não feche
        4.10.2 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fast\ACBr_NFSeDanfseFR.dpk - Compile -> Instale -> Pode fechar
        4.10.3 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fortes\ACBr_NFSeDanfseRL.dpk - Compile -> Instale -> Pode fechar
        4.10.4 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Quick\ACBr_NFSeDanfseQR.dpk - Compile -> Instale -> Pode fechar
        4.10.5 Abra o pacote c:\Acbr\Pacotes\Delphi\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Rave\ACBr_NFSeDanfseRV.dpk - Compile -> Instale -> Não feche

O procedimento para os demais componentes, o procedimento é o mesmo como ACBrCTe, ACBrGNRE e ACBrMDFe.

Neste ponto meu sistema já funciona tranquilo.

::Path::
c:\Acbr\Fontes\ZLibExGZ;
c:\Acbr\Fontes\ACBrBoleto;
c:\Acbr\Fontes\ACBrCapicom;
c:\Acbr\Fontes\ACBrComum;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrCTe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrCTe\DACTE;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrCTe\DACTE\Fast;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrCTe\DACTE\Fortes;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrCTe\PCNCTe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrCTe\VerificarNecessidade;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrMDFe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrMDFe\DAMDFE;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrMDFe\DAMDFE\Fast;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrMDFe\DAMDFE\Fortes;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrMDFe\DAMDFE\Quick;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrMDFe\PCNMDFe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrMDFe\VerificarNecessidade;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\ACBrECFVirtualNFCe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFCe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFCe\EscPos;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFCe\Fast;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFCe\Fortes;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFCe\Quick;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Fast;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Fortes;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\DANFE\NFe\Quick;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFe\PCNNFe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fast;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Fortes;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe\DANFSE\Quick;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe\PCNNFSe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe\ACBrNFSe\Provedores;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDiversos;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDiversos\ACBrFalaWaves;
c:\Acbr\Fontes\ACBrOpenSSL;
c:\Acbr\Fontes\ACBrSerial;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTCP;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTEFD;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrConvenio115;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrLFD;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrPAF;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrSEF2;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrSintegra;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrSPED;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrSPED\ACBrSPEDContabil;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrSPED\ACBrSPEDECF;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrSPED\ACBrSPEDFCont;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrSPED\ACBrSPEDFiscal;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrSPED\ACBrSPEDPisCofins;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\ACBrSPED\ACBrSPEDPisCofinsImportar;
c:\Acbr\Fontes\ACBrTXT\SintegraSultan;
c:\Acbr\Fontes\PCNComum;
c:\Acbr\Fontes\Terceiros;
c:\Acbr\Fontes\Terceiros\AJBarcode;
c:\Acbr\Fontes\Terceiros\DelphiZXingQRCode;
c:\Acbr\Fontes\Terceiros\JediWin32API;
c:\Acbr\Fontes\Terceiros\synalist;
c:\Acbr\Fontes\Terceiros\TGif;
c:\Acbr\Fontes\Terceiros\ZLibExGZ;
c:\Acbr\Fontes\Terceiros\ZLibExGZ\win32;
c:\Acbr\Fontes\Terceiros\ZLibExGZ\win64;
c:\Acbr\Fontes\Terceiros\ZLibExGZ\zlib;
c:\Acbr\Lib;
c:\Acbr\Fontes\ACBrDFe;
c:\Acbr\Fontes\ACBrBoleto\FC\Fast

Obs. Uso todos os paths porque tem arquivos que são utilizados em toda suite.

 

  • Curtir 1

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Julio.

Bem, no meu caso, especificamente não sei se ocorre com os demais, chega um dado momento ocorre uns erros que ainda não tive tempo de analisar. Diante disso, prefiro instalar de forma manual, e, até agora está 100%.

Quanto ao ACBrInstall muito fácil de utilizar mesmo, mas por não dispor de tempo suficiente para analisar o log, eu ainda estou utilizando o método manual.

Att,

  • Curtir 2

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution

Galera bom dia!! depois de me bater com o problema do ACBRInstall, consegui corrigir da seguinte forma:

Retirei essa parte do código do ACBrInstall_Trunk2 compilei o projeto e fiz a instalação... deu tudo certinho!! 100% funcional.

SendMessageTimeout(HWND_BROADCAST, WM_SETTINGCHANGE, wParam, lParam, SMTO_NORMAL, 4000, aResult);

if aResult <> 0 then raise Exception.create('Ocorreu um erro ao tentar configurar o path: ' + SysErrorMessage(aResult))

Se voltar esse código não instala nem à pau!! hehehe... mas é isso ai, fica a dica pra quem estiver enfrentando o mesmo problema.

 

Obrigado pela atenção de todos.

erro.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João Batista Da Silva Junior me manda esse seu executável, pois aqui com windows 7 64 bits e delphi XE7, não instala acontece o mesmo erro, já no windows 10 vai blz, 
solicito também, aos moderadores, que altere o install pra que inves de dar a msg num showMessage, escreva na tela assim não trava a instalação já que e um problema que vários reclamam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O

6 horas atrás, altemar disse:

João Batista Da Silva Junior me manda esse seu executável, pois aqui com windows 7 64 bits e delphi XE7, não instala acontece o mesmo erro, já no windows 10 vai blz, 
solicito também, aos moderadores, que altere o install pra que inves de dar a msg num showMessage, escreva na tela assim não trava a instalação já que e um problema que vários reclamam.

Brother!! desculpe a demora pra responder!! segue o link para baixar o ACBrInstall_Trunk2

www.playsoft-ro.com.br/ACBrInstall_Trunk2.zip

 

Vlw!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
8 horas atrás, altemar disse:

João Batista Da Silva Junior me manda esse seu executável, pois aqui com windows 7 64 bits e delphi XE7, não instala acontece o mesmo erro, já no windows 10 vai blz, 
solicito também, aos moderadores, que altere o install pra que inves de dar a msg num showMessage, escreva na tela assim não trava a instalação já que e um problema que vários reclamam.

Como assim? erro que vários!

acho que o problema está no como usar a ferramenta!

utilizo ela, reutilizo, instalo em micros vazios ou já com instalações anteriores e todos vão!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliano, bom dia, como vc mesmo disse a ferramenta e muito simples de instalar " o ACBrInstall até uma criança consegue instalar". Eu disse vários porque e só olhar a quantidade de post, acredito que todos são experiente o suficiente pra saber se o erro esta no ACBrInstall ou em seus computadores, como eu disse estava usando o windows 10, nele instalava perfeitamente, mais quando voltei pro windows 7 o erro apareceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Então tenho VM pra testar e os demais colegas aqui do fórum também fazem isso! Até mesmo com windows XP e funciona!

Correção é Juliomar

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal todas as vezes que tive erros com o install foi falha minha na hora de limpar os paths ou deixei de executar o apagaracbr.bat nos drives, ou seja o erro tinha razão hehehe...recentemente instalei numa máquina do zero e não tive problemas, nem tive que mexer em nada do fonte do install nem nada mirabolante... só limpar e rodar o install

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, diante dessa discussão resolvi fazer mais alguns testes... formatei a máquia 6x só pra testar... ambiente Windows 7 x64, Delphi XE3... tudo limpo... mais nada na máquina e não é VM computador físico mesmo em todos os testes fiz um download completo do acbr via svn.

Resultados: em 3x tudo transcorreu 100%.. em outras 3x deu o mesmo problema.

a única diferença é que nas 3x que funcionou usei um HD seagate 1TB  5400rpm (HD normal), já nas 3x que deu o erro eu usei um HD SSD Samsung 480GB.

Não sei se tem algo a ver... mas problema aqui só ocorre com o HD SSD. Estranho... mas posso formatar quantas vezes for e instalar com o ACBRInstall padrão sem aquela alteração que fiz ele não instala, mas enfim... ta funcionando.. a Suite ACBR é e melhor suite que ja encontrei, e ainda por cima Grátis!! hehehe, agradeço à todos os membros e moderadores pelo tempo doado nessa e em outras questões.

Mais uma vez obrigado pela cooperação de todos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
25 minutos atrás, João Batista Da Silva Junior disse:

Galera, diante dessa discussão resolvi fazer mais alguns testes... formatei a máquia 6x só pra testar... ambiente Windows 7 x64, Delphi XE3... tudo limpo... mais nada na máquina e não é VM computador físico mesmo em todos os testes fiz um download completo do acbr via svn.

Resultados: em 3x tudo transcorreu 100%.. em outras 3x deu o mesmo problema.

a única diferença é que nas 3x que funcionou usei um HD seagate 1TB  5400rpm (HD normal), já nas 3x que deu o erro eu usei um HD SSD Samsung 480GB.

Não sei se tem algo a ver... mas problema aqui só ocorre com o HD SSD. Estranho... mas posso formatar quantas vezes for e instalar com o ACBRInstall padrão sem aquela alteração que fiz ele não instala, mas enfim... ta funcionando.. a Suite ACBR é e melhor suite que ja encontrei, e ainda por cima Grátis!! hehehe, agradeço à todos os membros e moderadores pelo tempo doado nessa e em outras questões.

Mais uma vez obrigado pela cooperação de todos.

 

Ainda não tenho essa maravilha de SSD  .. mas assim que tiver vou fazer os testes!

mas já informo que senão me engano o Régys tem SSD e usa o ACBrInstall!

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • Membros Pro

João Batista, muito obrigado por compartilhar este instalador corrigido pois eu também já havia perdido a esperança deste instalador e instalava tudo manualmente.

Como você disse, mesmo num computador formatado do zero está dando a mensagem, que é o meu caso. 

Instalou todos os pacotes, menos as do fortes que acredito que deva ter sido por ainda estar em migração para o trunck2.

Se o pessoal puder verificar para nós este detalha do instalador agradeço de coração.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Moderadores

Aqui está normal, dentro da pasta DANFE\NFe\ tem as pasta do danfe fortes e danfe fast, na DANFE\NFCe\ mesma coisa sendo que dentro da pasta Fast do NFCe realmente não tem nada pois faz parte do DANFE normal só carrega o arquivo .fr3 diferente, tudo como sempre foi.

 

20 minutos atrás, Rodrigo Ismerio Barros1802 disse:

Bom dia a todos,

Atualizai o meu ACBR truck2  agora de manhã e as pastas referente as DANFE do NFE E NFCE estão sendo nenhum arquivo.

 

 

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia Regys, me desculpe acho que olhei na pasta errada. é na pasta exemplo que tem os arquivos de relatórios certo.

Porém vi que não tem mais os arquivos do rave e acho que eu estava utilizando o rave para impressão. Não será mais utilizado ne? Vou me planejar para fazer a migração para o forts ou fast. Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Membros Pro

Pessoal ainda não foi resolvido o erro que acontece no instalador ? 
Consegui atualizar meu trunck2 até que em fim, não havia conseguido devido a algumas incompatibilidades de impressos, mas percebi que ainda está dando o erro:

Ocorreu um erro ao tentar configurar  o path: Função Incorreta.

Windows 7 64bits e delphi 7 32bits

Estou baixando e instalando o JEDI para eu dar uma olhada nesse instalador e tentar resolver já que está dificil a correção do mesmo. Não sei se vou conseguir se alguém puder me ajudar agradeço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
39 minutos atrás, Joel disse:

Pessoal ainda não foi resolvido o erro que acontece no instalador ? 
Consegui atualizar meu trunck2 até que em fim, não havia conseguido devido a algumas incompatibilidades de impressos, mas percebi que ainda está dando o erro:

Ocorreu um erro ao tentar configurar  o path: Função Incorreta.

Windows 7 64bits e delphi 7 32bits

Estou baixando e instalando o JEDI para eu dar uma olhada nesse instalador e tentar resolver já que está dificil a correção do mesmo. Não sei se vou conseguir se alguém puder me ajudar agradeço.

 

 

Você está usando o ACBrInstall_Trunk2 ? 

Equipe ACBr Sérgio Assunção
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1792 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.