Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Duvidas Cf-E Para Ceará - Situação Em Estados Que Já Utilizam.


FLAVIO AUGUSTO
  • Este tópico foi criado há 3440 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia.

 

Alguém sabe alguma informação sobre a CF-e para o estado do Ceará ?

 

Estou com algumas dúvidas sobre o cupom fiscal eletrônico aqui para o Ceará, se vai ser mesmo para 2016 ou antes.

 

O problema é que não sei como está a situação da obrigatoriedade do PAF aqui no estado, onde que muitas empresas estão utilizando ainda sistemas de emissão de cupom não homologado com o PAF, já que o PAP em si é uma imensa dor de cabeça, tanto para quem trabalha com ele "lojistas" como software houses pelos seus problemas de sincronização.

 

E outra duvida também é com relação ao TEF, em cursos já perguntei a alguns professores sobre o TEF mas a maioria desconhece essa obrigatoriedade aqui em Fortaleza, mas de fato como está essa obrigatoriedade visto que muitos lojistas não utilizam?

 

Outra com vai ser a obrigatoriedade com  CF-e com a emissão do comprovante de cartão de créditos?  Ele é obrigatório a emissão em impressora fiscal ? A impressora fiscal ainda pode ser utilizada na emissão da CF-e? ou vai ter que utilizar duas impressoras, uma fiscal para comprovante de cartão e outra para a emissão da CF-e?

 

Como está a emissão da CF-e para os estados que já utilizam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,na questão do TEF eu posso te ajudar.

 

No estado do Ceará é sim obrigado a utilizar o TEF, e dispensa integração com algum sistema DESDE que você autorize a administradora do cartão a fornecer informações para o SEFAZ caso necessário.

 

Se quiser ter mais informações a respeito : Artigo 82-A da Lei nº 12.670/1996

 

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa eu não sabia com relação ao TEF, pois até onde eu sabia a transação utilizando o TEF só poderia ser realizado se houvesse alguma transação de venda, pois quem chama a "bandeira" é o sistema de forma automática para que não ocorra alguma sonegação ou transação de "empréstimos" da forma que ocorre com o chamado POS que não necessita de uma venda para ser realizado a transação.

vou verificar a lei é tirar essa dúvida.

Obrigado Guilherme..

Agora só falta o pessoal tirar o resto da duvida no meu post.  rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Flávio,

o nosso estado (Ceará), adota o ato cotepe tal qual dipsponibilizado pela SEFAZ, porém esxiste algumas exigências dispensadas com relação a empresas Optantes do Simples Nacional. Contudo, creio que as tecnologias envolvidas permanecerão em evidência por um bom tempo, levando em conta que estado de transição no qual estamos é tratado pela unidade federativa de modo lento além e que também o mesmo leva em conta o impacto da classe varejista.

(OBS: Esta é somente minha opnião este momento).

Editado por dericofarias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que fico em um impasse, como eu já morava em Pernambuco, lá tinha toda a obrigatoriedade com o PAF, TEF e quando fiscalização chegava "caia matando" e tinha que ter muita conver$a para não pegar uma multa, em uma aula sobre Escrituração Fiscal, Contábil, acabei chegando ao ponto do TEF, PAF-ECF aqui em Fortaleza e a professora ficou voando na gelatina.

Como eu sou Suporte a Usuário me deparei com certas coisas, empresas usando POS, Caixa usando Cupom Fiscal sem PAF, o do POS/TEF o amigo ai em cima conseguiu tirar minha dúvida, mas quanto ao resto? PAF, sei que existe uma obrigatoriedade quando ao estado? Sei que existe algumas exigências dispensadas com relação a empresas Optantes do Simples, mas tem cupom fiscal então entra o PAF. Vi gente passando a carroça na frente dos bois, não tendo nem o TEF e Paf torcendo para que chegue o CF-e logo, mas ninguém sabe, tá todo mundo perdido, nem a SEFAZ com 2 conversas ditas por auditores, vejo cidades do interior da Paraíba, pequenos varejistas já homologados e trabalhando com o CF-e, todo bonitinho... Se vier para cá o SAT e se for feito SP se prepare que a dor de cabeça vai ser grande e vão torcer para que ficasse o PAF aqui.

O problema não é o modo lento, e sim a falta de informações... Veja só, feito esse problema que causou da mudança do ISSFortaleza... meu amigo, foi uma covardia, várias software houses pararam só para começar do zero a NFS-e porque não estava tratando o retorno das NFS-es mesmo mudando o Webservice.

Para explicar mesmo a professora que é uma "expert" em fiscal, auditoria, sefaz o escambal todo eu tive que explicar a ela o que era TEF e PAF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Aqui no CE ninguem sabe de nada. Estou homologando um PAF as cegas.

 

 

O problema é que não sei como está a situação da obrigatoriedade do PAF aqui no estado, onde que muitas empresas estão utilizando ainda sistemas de emissão de cupom não homologado com o PAF, já que o PAP em si é uma imensa dor de cabeça, tanto para quem trabalha com ele "lojistas" como software houses pelos seus problemas de sincronização.

 

no CE o PAF em si mesmo não é fiscalizado e os fiscais nem sabe o que é,  o maior problema é que a maior distribuidora de máquinas ECF daqui, também vende um software dela, então ela fica "embarreirando" na hora que os clientes vão comprar um maquina ECF e nao tem o PAF, para vender o sistema dela. O mais hilário é que quando isso ocorre eles recebem o dinheiro  e nao entregam a máquina, dai se tira o nivel de "boa vontade" dos caras. Detalhe, como eles vendem ECF pros teus clientes, logo tem um cadastro deles, de tempos e tempos eles mandam vendedores lá para "aterrorizar" e fazer eles trocar de software.

Editado por Marcelo R

contato[ [email protected] ] skype[ marcelo.delphi ] [ facebook ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é bom quando receberem um processo do tamanho do mundo por ter recebido sem ter entregar o produto, mas o ruim é que a empresa pode ser multada por querer a impressora e não homologar no PAF.. rsrs

E com certeza esse CF-e vai sair em 2016 e entrando em produção em 2017... toh até vendo isso.

 

Conversando com um programador, não sei se é loucura da cabeça dele, me informou que quando entrar a NF-e 3.0 pode usar um webservice para fazer teste com Cupom Eletrônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Homologuei meu PAF e fiz o mesmo serviço para outra empresa, precisando de ajuda

 

você é de que estado amigo? O orgão homologador aqui(CE) está muito engessado, está dificil. Meu PAF não é comercializado, é só um acessório pro meu gerencial. Não tem DAV nem nada, e mesmo assim está ruim, o homologador cismou com os arquivos SPED.

Editado por Marcelo R

contato[ [email protected] ] skype[ marcelo.delphi ] [ facebook ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, você poderia ser mais claro com relação as exigências do homologador aqui no CE? O objetivo do meu PAF é muito parecido com o seu...

 

você é de que estado amigo? O orgão homologador aqui(CE) está muito engessado, está dificil. Meu PAF não é comercializado, é só um acessório pro meu gerencial. Não tem DAV nem nada, e mesmo assim está ruim, o homologador cismou com os arquivos SPED.

Editado por dericofarias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

 Marcelo, em que orgão você está homologando PAF-ECF aqui no CE?

 

Olá  Emanuel, é no Centro de Tecnologia do PICI na UFC. (Prof. Cortez)! Ele está homologando a pouco tempo, no entanto ficaria grato se você comentasse aqui o processo para com o homologador em quetão. Ou seja a experiência pessoal para com a pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3440 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.