Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Retorno Caixa - Edi


Rodrigo CRP
  • Este tópico foi criado há 2103 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Tenho pouca experiência nas rotinas de emissão de boleto com o ACBr e estou quebrando a cabeça com um problema que talvez seja simples para algum dos amigos...

Após gerar a remessa e fazer a transmissão para a Caixa Econômica através do sistema EDI (fornecido pela caixa), fiz a recuperação do arquivo de retorno, porém ao ler este arquivo no ACBr (ACBrBoleto1.LerRetorno;) aparece um erro dizendo que:

" [nome do arquivo]  Não é um arquivo de Retorno de cobrança com layout CNAB240"

Estou enviando em anexo os arquivos de retorno, e agradeço se alguém puder auxiliar 

 

[]´s

RETORNOCEF22101400.txt
RETORNOCEF221014.txt









 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Rodrigo.

Bom, ao que parece, todos eles retornam 1 posição a mais no final da linha, ou seja, o que deveria ser 240 é na verdade 241 e esta regra aplica também ao CNAB 400 retorno.

 

Mas, creio que o nome do arquivo de retorno da caixa deva exigir a extensão .ret, experimente renomeá-los!

Ex: ret000449.ret

 

Att.

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Agnaldo,

Estive verificando melhor, e ao que pude perceber o arquivo esta com 240 caracteres mesmo, tanto que ele passa pelo codigo abaixo e cai no case de 240 posições...    o Erro ocorre na linha em negrito, onde o caracter encontrado é  '5'  e não '2' conforme esperado, levantando a exception
 

    case Length(SlRetorno.Strings[0]) of
        240 :
          begin
            if Copy(SlRetorno.Strings[0],143,1) <> '2' then
               Raise Exception.Create( ACBrStr( NomeArq + sLineBreak +
                  'Não é um arquivo de Retorno de cobrança com layout CNAB240') );
            LayoutRemessa := c240 ;
          end;
 
        400 (......)
     end;


Segundo o manual do banco a posição 143 (G015 = Código Remessa / Retorno) pode retornar com 

‘1’ = Remessa (Cliente Æ Banco) 
‘2’ = Retorno (Banco Æ Cliente) 
‘3’ = Remessa Processada (Banco Æ Cliente - Pré-crítica) 
‘4’ = Remessa Processada Parcial (Banco Æ Cliente - Pré-crítica) 
‘5’ = Remessa Rejeitada (Banco Æ Cliente - Pré-crítica) 

Alguém sabe dizer se existe rotina no ACBR para ler este retorno que no caso veio com código '5' ?

Obrigado
Editado por Rodrigo CRP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja o que o manual diz. Página 45.

 

G015 Código Remessa / Retorno 
(...)
‘1’ = Remessa (Cliente à Banco) 
‘2’ = Retorno (Banco à Cliente) 
‘3’ = Remessa Processada (Banco à Cliente - Pré-crítica) 
‘4’ = Remessa Processada Parcial (Banco à Cliente - Pré-crítica) 
‘5’ = Remessa Rejeitada (Banco à Cliente - Pré-crítica) 
 
O arquivo enviado foi rejeitado.
Sefia interessante a gente pensar numa possibilidade de criar uma classe para retornar estes erros:
 
240 :
          begin
            if Copy(SlRetorno.Strings[0],1,3) = '104' then
            begin
                if Copy(SlRetorno.Strings[0],143,1) = '5' then 
                   Raise Exception.Create( ACBrStr( NomeArq + sLineBreak +
                   'Arquivo de remessa rejeitado.') );
            end;
            LayoutRemessa := c240 ;
          end;
 
Att.

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olá boa noite,

Neste caso não existe ainda rotina para ler esta informação ?

 

Como faço para contribuir na implementação ?

Atualiza o SVN para a última versão e mãos na massa!

implementar, testar, homologar e após isso tudo postar em "anexo" aqui no fórum o código!

avaliamos e subimos ao svn

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Juliomar, vou fazer isso...
Aproveitando sua orientação (me desculpe por estar fora do contesto do topico), no caso de atualizar o SVN, qual é a maneira correta de se fazer ?
Baixo e só substituo os arquivos antigos pelos atuais, ou reinstalo o ACBr utilizando o ACBrInstall ?

Ps: a ultima vez que instalei ja utilizei o acbrinstall

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

A sugestão é usar o ACBrInstall, pios o mesmo já tem como usar o svn, faz o update e posterior faz a compilação dos pacotes em poucos passos!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Bom dia @Juliomar Marchetti

Preciso ressuscitar esse tópico só para confirmar com você, ninguém colaborou ainda com um tratamento nesse erro na qual o componente indica que o layout não é um cnab240 quando o retorno volta com código 5 "Remessa rejeitada " na posição 143 da primeira linha do retorno, certo? Estou perguntando porque achei estranho os tópicos onde foi conversado sobre isso serem tão antigos, e o tratamento ainda não existe.

Caso ainda não tenha sido implementado, quando me sobrar um tempo posso fazer e colaborar, pois a mensagem de que o layout está errado está me dando bastante problema, tenho um cliente que por algum motivo bastante remessas dele são rejeitadas e fica gerando suporte.

Obrigado,

Fernando Schulz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Moderadores
34 minutos atrás, Andre Luiz Ucella disse:

Alguém resolveu este problema ?, estou passando pelo mesmo ocorrido, estou procurando uma solução, se alguém puder me dar uma dica eu agradeço! 

3.1 - Não faça flooding - Inundar o fórum com posts repetidos, com a mesma dúvida ou as mesmas palavras é chamado de flooding. Isso é proibido. Apenas um post feito no lugar certo é suficiente. Pesquise antes de postar, talvez sua dúvida já está respondida em outro post. Favor leia as regras do fórum.

 

 

Equipe ACBr

Felipe Eduardo Resende Mesquita

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2103 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.