Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nfc-E E Cancelamento Do Documento Atual


  • Este tópico foi criado há 3292 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Senhores, boa tarde!

 

Como vocês estão tratando o cancelamento do cupom ATUAL (cancelamento no meio do cupom, antes de transmitir).

 

Ex.: cliente no meio do cupom descobre que esqueceu a carteira e manda cancelar.

 

Como o cupom não foi finalizado e enviado para o SEFAZ, não tem como cancelar a NFCe. A opção seria marcar o cupom como cancelado no banco e inutilizar a numeração.

 

Uma outra opção seria limpar o documento atual (apagar tudo) mantendo a mesma numeração para uma nova venda, mas isso para efeitos de auditoria/controle de cancelamentos não é legal.

 

Em resumo: o que acham da ideia de CANCELAR NFCe quando se tratar de "Documento anterior", e INUTILIZAR NUMERAÇÃO quando se tratar de "Documento atual"?

 

WRMedeiros

Focus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Welkson, então, complicado isso, mas temos que mudar o conceito de PDV (ecf) para nota eletrônica, imagina na NF-e, enviando e cancelando depois, ou inutilizando o nro, imagina ainda uma auditoria do pq enviou e cancelou logo após ou inutilizou o nro?, o auditor vai olhar pra vc e dizer, tâ louco?. Então eu (Zé) imagino que devemos ter um PDV mas com as regras da NF-e para NFC-e e não mais o conceito de ECF, pensa nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Nilton.

Pois é meu amigo, já vi muitos casos de fraudes nos cancelamentos (supervisor + operadora finalizavam cupom, recebiam o dinheiro do cliente, em seguida cancelavam o cupom), devido isso não gosto muito da ideia de "limpar" a tela e não registrar em lugar algum que aquilo ocorreu.

 

No caso do NFCe, durante a digitação do cupom se algum item for cancelado, eu marco no banco para não mandar para o XML, mas deixo o registro no banco para fins de auditoria (supervisor que autorizou, hora, etc.).

 

Já no caso do cupom inteiro ser cancelado, devido a questão da numeração da NFCe, fiquei na dúvida qual a melhor forma para proceder.

 

Mas concordo com você, um número maior de inutilização ou cancelamento de NFCe pode também causar problemas.

 

Vou verificar a possibilidade de cancelar o cupom atual, registrar em uma tabela de auditoria, mas manter a numeração disponível para o cupom seguinte... mas no caso do cupom já ter sido finalizado e gerado NFCe, não tem muito o que fazer, tem que cancelar mesmo.

 

Obrigado pelas dicas amigo!

Editado por welkson

WRMedeiros

Focus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nilton,

 

Fugindo um pouco do tópico... na sua mensagem você comentou sobre as diferenças de conceitos de ECf e NFCe, concordo, realmente são muitas... tive esse mesmo confronto de "mundos diferentes" quando fui implementar NFe pela primeira vez em 2008 (o cliente tinha regime especial, e foi "convidado" a emitir NFe/SPED Fiscal/etc. nos pegando totalmente de surpresa).

 

Em um vídeo que vi da Daruma (Claudenir) ele fala sobre isso, que muita gente opta por criar um novo aplicativo, ou módulo para implementar NFCe, etc., mas apesar de está ciente das dificuldades, estou tentando fazer tudo no mesmo aplicativo, e da forma mais transparente possível para o usuário (a operação do sistema em si até agora não mudou em nada, só o fato da impressora ser diferente e sair um QRCode no fim).

 

Ontem consegui aprovar as transações com TEF, e fiz algumas pequenas adaptações no ACBrESC/POS para imprimir o comprovante. Depois vou ver se foi a melhor alternativa e disponibilizo o código para que a pessoal comente e sugira melhorias.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Editado por welkson

WRMedeiros

Focus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • 3 meses depois ...
  • Membros Pro

Boa noite.

Encontrei este post enquanto garimpava novidade no AcBr.

 

Eu também registro em relatorio de fechamento do caixa os cancelamentos de itens na venda ou de toda a venda, informando dia/hora e qual gerente autorizou.

Exibo também num relatorio de log de operações.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3292 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.