Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Etapas Funcionamento Da Nfe


Ricardo Cardoso
  • Este tópico foi criado há 3304 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia e Feliz 2015 a todos.

 

Queria saber quais são as etapas em um sistema para tabalhar com NFe. Não sei explicar direito, mas o que o sistema deve ter: emissão das Nfe, consulta, cadastro etc.

 

Eu queria saber as etapas de tudo o que deve ser desenvolvido no sistema e as etapas a serem seguidas pelo usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Ricardo,

 

Em uma nota temos basicamente:

 

1. Dados do Emitente;

2. Dados do Destinatário (Cliente);

3. Dados dos Produtos vendidos;

4. Dados da Transportadora quando esta vier a ser a responsável pelo transporte dos produtos até o Destinatário.

 

Sendo assim, o seu sistema vai ter que possui o Cadastro de Emitente, de Clientes, de Produtos e de Transportadoras.

 

Será necessário uma opção para registrar a venda, ou seja, informar quem é o cliente a transportadora e os produtos, para isso será necessário 2 cadastros um de notas e outro de itens.

 

Entenda que o cadastro de itens são os produtos contidos em uma nota.

 

Quanto a NF-e, será necessário uma opção onde o usuário possa selecionar uma ou várias notas não emitidas (máximo de 50) para que seja gerado o XML de cada uma delas, seja realizado a assinatura digital e o envio, bem como a impressão do DANFE de cada uma delas e o envio do XML por e-mail ao destinatário.

 

Uma outra opção para realizar o cancelamento caso haja necessidade e uma outra para realizar a consulta, muito útil quando ocorre algum problema e o XML da NF-e fica sem o procolo de autorização da SEFAZ.

 

No que diz respeito o que deve constar no XML, te aconselho acessar o Portal Nacional da NF-e e baixar a Nota Técnica 2013/005 versão 1.21, neste documento publicado pelo ENCAT você encontra a estrutura completa do XML, desta forma será possível saber o que é obrigado e o que é opcional.

 

Quanto ao componente ACBrNFe sugiro você imprimir o Manual ACBrNFe versão 1.04 que encontra-se na pasta: ...\Doctos\Manuais

 

Outra dica importante é estudar o programa exemplo que encontra-se na pasta: ...\Exemplos\ACBrNFe2

 

Espero te ajudado.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite ítalo, como vai?

 

Obrigado aí pelas respostas, foi de grande ajuda.

 

No caso do exemplo do ACbr eu estive olhando e na guia Nf-e tem vários botões; gerar danfe, imprimir etc...  No caso todos esses botões contemplam todas as funcionalidades possíveis para trabalhar com a NF-e? E no caso quais seriam as funcionalidades(botões) básicos que preciso usar no meu programa?

 

Outra coisa, quanto aos passos desde os cadastros até a venda está tudo ok. A diante ao invés de imprimir o recibo de venda comum eu gero a NF não é isso?

 

Essas etapas é que não entendo nada. Seria isso:

 

1 - Finalizo a venda e clico no botão para gerar o XML da nota(com tudo devidamente preenchido, configurado, certificado digital etc..);

2 - Envio esse XML para a Sefaz;

3 - Recebo o retorno se está ok ou não(Se não estiver ok o que deve ser feito? rs);

4 - Estando ok eu envio esse mesmo XML por email para o cliente;

5 -Imprimo a NF-e(DANFE) e envio junto com o produto;

 

Quanto as telas do meu sistema eu poderia ter apenas 3? uma para listar todas NF, outra para gerar e imprimir NF e outra para cancelar NF?

 

Desculpe minha falta de conhecimento no assunto de NF-e, tem sido bem complicado para mim, mas creio que quando fizer a primeira implementaçao e colocar para funcionar não vai ter mais problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Ricardo,

 

Na minha aplicação o usuário executa os seguintes passos:

 

1. Através da tela de lançamento ele registra a venda, informando que é o cliente e quais são os produtos vendidos a ele. Caso o cliente não esteja cadastrado existe um botão nessa tela que apresenta a tela para que o cliente seja cadastrado.

 

Obs: o usuário pode lançar quantas vendas ele desejar, uma vez que os dados vão para o banco de dados.

 

2. Através da tela de emissão, é apresentado ao usuário todas as vendas cujas notas não foram emitidas ainda. Ele deve seleciona-las e clicar no botão [Emitir].

 

Obs: o botão [Emitir] executa a rotina alimentar componente para cada nota selecionada, essa rotina lê os dados da venda que estão no banco de dados e são atribuídos as propriedades do componente (o programa exemplo possui essa rotina, mas os dados são fixos, portanto devemos alterar de tal forma que a informação seja lida de um campo do banco de dados.

 

Após alimentar os dados de todas as notas selecionadas é executado o comando Enviar (do componente), esse comando se encarrega de gerar o XML, assinar e validar para cada nota incluída no componente. Estando todos OK, ele gera o lote e envia a SEFAZ, esta processa o lote estando todas OK é retornado o protocolo de autorização de cada uma das notas, que é acrescentado automaticamente ao XML e por fim o DANFE de cada nota é impresso.

 

O envio do XML por e-mail é realizado através de um outro comando do componente.

 

A rotina do botão [Enviar] deve ainda atualizar o banco de dados de tal forma que marque as vendas selecionadas inicialmente como notas emitidas.

 

O programa exemplo traz as funcionalidades separadamente por questões de didática, mas nada lhe impede que você inclua em um único botão a funcionalidade de enviar e de enviar e-mail, por exemplo.

 

Desta forma você simplifica a vida do usuário e automatiza o processo.

 

Um conselho, vai montando a sua aplicação por etapas, não queria implementar tudo ao mesmo tempo, só passe para a tela de cancelamento quando o processo de emissão estiver pronto e funcionando 100%.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Italo

 

As suas explicações são as que tem me passado uma maior noção sobre o assunto entre todas as que tive.

 

Pois é, eu estou pensando em fazer mais ou menos assim mesmo como você falou, mas com pequenas diferenças que não sei se é viável ou vai dar problema.

 

A aplicação que desenvolvi possui a tela onde é realizada a venda e quando o usuário finaliza a venda habilita um botão para imprimir o recibo ou cupom.

 

Neste caso eu estou pensando em adicionar a opção para a NF, ou seja, quando finalizar o usuário vai poder escolher entre imprimir o cupom, recibo ou gerar a NFe. Ele optando pela NFe então o sistema já faria todo o processo de assinar, validar, gerar xml, enviar, receber e estando tudo Ok, perguntaria ao usuário se ele deseja emitir o DANFE e ou enviar o XML para o cliente por email. O que você acha?  tem problema essa forma? pois assim vou estar enviando uma NF por vez para a Sefaz.

 

Se discordar da forma acima, você acha mais interessante(se for possível) finalizar a venda e em seguida assinar, validar e gerar o XML mas não enviar. Depois de um determinado momento eu consulto os XMLs gerados e envio vários de uma vez só?  Mas falando nisso eu no meu modo de ver creio que não tem problema enviar uma NF por vez a Sefaz. Bom pelo menos quando eu compro alguma coisa e recebo a NF é na hora e o estabelecimeto não espera juntar tantas notas para enviar uma remessa só a Sefaz.

 

Quanto a essa remessa, eu posso acumular e enviar apenas 1 vez por dia os XML a Sefaz e gerar todas as NF de uma vez só? Como falei o meu sistema já gera venda, mas também vou ter que criar obrigatoriamente o cadastro de Transportadoras não vou?

 

Então para resumir as demais telas auxiliares que basicamente preciso desenvolver é a consulta de XML / NF e a tela para cancelar?

 

Mais uma vez obrigado e desculpe por tantas perguntas e questionamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Ricardo,

 

Tudo depende do tipo de estabelecimento que vai emitir a NF-e.

 

Se é uma loja, por exemplo, nada impede de você enviar um lote com apenas UMA NF-e, mas lembre-se de emitir o DANFE, uma vez que este tem que acompanhar o produto vendido.

 

Ao habilitar o botão para emitir a NF-e, este deve ler do banco de dados os dados da venda, alimentar o componente, e executar o comando Enviar e por fim o de EnviarEmail.

 

O comando Enviar por padrão se a nota for autorizada o DANFE é impresso.

 

O cadastro de transportadora é necessário quando o responsável pelo transporte do produto vendido até o cliente vai ficar a cargo da transportadora.

 

Será necessário uma tela para efetuar o cancelamento de NF-e e uma tela onde seja apresentado a lista de notas que foram enviadas para SEFAZ, mas por algum problema técnico não ocorreu o retorno da autorização, neste caso quando o usuário selecionar a nota e clicar no botão [Consultar] o XML da respectiva nota deverá ser lido pelo componente o comando Consultar ser executado e caso o retorno seja Status igual a 100, ou seja, a nota foi autorizada, o DANFE deverá ser impresso e o e-mail com o XML agora com o protocolo de autorização deverá ser enviado ao cliente..

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Boa tarde Italo.

 

Deixe eu te fazer uma pergunta meio específica. Seguinte estou com o programa Athenas aqui, não sei se conhece, mas enfim trabalha com NF 2.0 e a versão do ACbr instalado nele é mais antiga acho que nem tem os schemas para a 3.1.

 

No caso se eu quiser implementar a NF3 ou 3.1 (a 3 ainda pode ser utilizada?) o que tenho que fazer? seria somente instalar uma versão mais nova do Acbr compilar o copiar os arquivos da pasta schemas para o programa?  ou tem que desenvolver/criar novos campos no banco de dados, no código fonte etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Ricardo,

 

Para que a sua aplicação emita NF-e na versão 3.10, se utilizando do ACBrNFe é preciso.

 

1. Atualizar todos os fontes de todas as pastas da suite ACBr.

2. Desinstale o componente ACBrNFe e instale novamente, preferencialmente usando o ACBrInstall.

3. A versão 3.00 é uma versão que foi criada para a NFC-e e foi usada somente pelas empresas do projeto piloto, portanto a versão a ser usada é 3.10

4. Existem várias postagem e temos um manual sobre o componente que mostra como configurar o mesmo para emitir NF-e na versão 3.10

5. Na minha aplicação não precisei criar novos campos no banco de dados, mas se for necessário paciência.

6. Com certeza a rotina que alimenta o componente com os dados da venda, alguma linhas deverão ser incluídas e outras alteradas.

7. Os testes deverão ser realizados utilizando-se dos schemas para a versão 3.10

 

Espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Ricardo,

 

O componente ACBrNFe desenvolvido para emitir NF-e na versão 2.00 foi alterado por mim para suportar a versão 3.10 tanto da NF-e quanto da NFC-e.

 

Hoje, existem vários membros do fórum utilizando o componente para emitir a NF-e na versão 3.10

 

A minha aplicação utiliza o componente ACBrNFe e ela é configurável, ou seja, o usuário da aplicação pode escolher qual versão da NF-e deseja emitir.

 

Só esqueci de colocar na lista acima, o manual do ACBrNFe que esta disponível na área de Download aqui no fórum e bem como junto com os fontes e a Nota Técnica 2013/005 versão 1.21 que traz a estrutura completa do XML.

 

Bom agora, tudo depende de você.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Italo.

 

Então creio que é simples, até mesmo para a propria pessoa fazer. Ele me falou que o programa já funciona a algum tempo, está tudo pronto etc. Se ele usa o ACBrNFe então pode fazer assim como você me explicou: atualizar o componete, reinstalar, configurar o componente para usar os schemas 3.1 e compilar novamente não é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Ricardo,

 

Será necessário incluir algumas linhas de código tanto na rotina que configura o componente, bem como na rotina que alimenta o componente, fora isso não há nada a fazer, somente testar.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Italo.

 

Eu já imagina algo assim. Creio que são as linhas que vi nos exemplos:

 

ACBrNFe2.Configuracoes.Geral.ModeloDF := moNFe;

ACBrNFe2.Configuracoes.Geral.VersaoDF := ve310;

ACBrNFe2.Configuracoes.Geral.PathSchemas := Caminho;

 

Sei que já é outro caso, mas se eu trocar moNFe por moNFCe eu emito somente a nota de consumidor não é isso? ou emite ambas(NFe / NFCe)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Ricardo,

 

Se você configurar o componente segundo o moNFe ele vai emitir NF-e, por outro lado se configurar como moNFCe ele vai emitir NFC-e, portanto é um ou o outro.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Este tópico foi criado há 3304 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.