Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Resolvido: Lazarus, Dbgrid, campo string, travar no tamanho?


  • Este tópico foi criado há 1564 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

bom dia,

alguém sabe me dizer como fazer para o dbgrid travar o tamanho do campo como no delphi.

tipo, tenho um campo de tamanho 50, mas na coluna do dbgrid, aceita digitar mais que 50.

mas ao teclar enter, o dbgrid corta o texto digitado nos 50 caracteres, desprezando o texto execedente.

mas eu gostaria que se atingir os 50 caracteres não aceintasse mais digitação,, como acontece no delphi.

alguém conhece a solução para este problema.

estou usando o lazarus 0.9.29.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

consegui resolver, ainda precisa incrementar o código para saber o campo que está sendo editado, mas no momento ja resolveu.

fiz o seguinte:

coloquei keypreview do form para true; e coloquei estes comandos no formkeyup...

procedure Tfprincipal.FormKeyUp(Sender: TObject; var Key: Word;

Shift: TShiftState);

begin

if ActiveControl is tstringcelleditor then

tstringcelleditor(ActiveControl).MaxLength := 3;

end;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Raramente uso edição direta no DBGrid, por isso acho que nunca notei esse problema.

Tente estudar os fontes do Grid/DBGrid... talvez seja possível criar um patch implementando essa funcionalidade... Os desenvolvedores do Lazarus são muito receptivos a toda e qq ajuda....

Lembro que quando comecei a usar o Lazarus corrigi um Bug no DBGrid que "roubava" a tecla F2

Se precisar de ajude na criação de um patch é só falar

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...
Em 15/05/2011 at 20:44, Daniel Simoes disse:

Raramente uso edição direta no DBGrid, por isso acho que nunca notei esse problema.

 

Tente estudar os fontes do Grid/DBGrid... talvez seja possível criar um patch implementando essa funcionalidade... Os desenvolvedores do Lazarus são muito receptivos a toda e qq ajuda....

 

Lembro que quando comecei a usar o Lazarus corrigi um Bug no DBGrid que "roubava" a tecla F2

 

Se precisar de ajude na criação de um patch é só falar

Olá Daniel, tudo bem?

 

Cara pode ajudar com esse Bug no DBGrid do Lazarus que tu corrigiu? tenho que fazer a mesma coisa aqui qualquer ajuda será bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O tópico é muito antigo...

Todas as correções que fiz, já foram incorporadas nos Fontes do Lazarus há um bom tempo...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1564 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...