Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nf-E V3.10 Para Mei Sem Inscrição Estadual Fora Do Estado De Origem


rluispaulo7
  • Este tópico foi criado há 2282 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde, pessoal!

 

Preciso de ajuda na geração de NF-e v3.10 para MEI (micro empreendedor individual) fora do Estado.

 

No meu caso, o emitente é do Estado de SP (empresa RPA). O destinatário é um MEI localizado no Estado do ES, e, como em alguns Estados, não possui inscrição estadual. No Estado de SP, por exemplo, ao formalizar o MEI, é concedida a devida inscrição na Receita do Estado.

 

Até a versão 2.00 da NF-e, a inscrição era passada em branco neste caso de venda para o ES. Mas, de acordo com a NT 2013.005, versão 3.10, é necessário informar se o destinatário é contribuinte do ICMS, isento ou não contribuinte.

 

O MEI, é um contribuinte! Mas a nova versão não aceita a NF-e devido à falta da inscrição. Se informar "isento" ou "não contribuinte", a informação estará incorreta.

 

Como os colegas estão resolvendo esta questão? É um problema raro. Normalmente venda para MEI, quase sempre, é operação dentro do Estado.

 

Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a NFE 3.10, se não possui inscrição estadual, tem que colocar:

                  Dest.indIEDest      := inIsento;
                  Dest.IE                  := '';
Se possui inscrição estadual:
                 Dest.indIEDest      := inContribuinte;
                 Deste.IE                := inscricao_estadual_do_destinatario.....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Fiz isso mesmo. Não consegui outra forma para validação da NF-e.

Mas é importante lembraremos que MEI, quando comércio de qualquer natureza, é sim um contribuinte do ICMS (valor de R$ 1,00 / mês). Em SP, com a inscrição, funciona; já nos Estados onde não há inscrição, nada feito.

 

Obrigado pela ajuda!

 

Luis Paulo Rodrigues

Editado por rluispaulo7
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Olá, desculpe a intromissão, mas gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com um problema quanto a essa versão vem me causando a partir de então:

Sou MEI e vendo equipamentos de informática, e compro de diversas distribuidoras de varios estados, no entanto nesta semana que se passou ao fazer uma compra me foi cobrado ICMS-ST sobre a compra de mercadorias de fora do estado, logo isso gerou alguma repercurçao nessa distribuidora que ela enviou um e-mail para todos seus clientes com os seguintes dizeres:

"Com o advento da nova versão 3.10 do sistema da Receita Federal, a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) de clientes enquadrados como Microempreendedor individual (MEI) com inscrição Estadual (IE) ativa, deverá ter o nº de sua inscrição destacado na NFe e consequentemente incidirá cobrança de ICMS-ST.

Para ficarem isentos dessa cobrança, clientes MEI devem solicitar a baixa da inscrição estadual e informar ao seu atendente *********

O motivo desse aviso, é porque temos identificado muitos clientes que mudaram de regime de tributação: de Simples Nacional para MEI. No entanto com essa mudança, não foi solicitado a baixa da inscrição estadual.

CLIENTES OPTANTES PELO MEI NÃO POSSUEM INCIDENCIA DE ICMS-ST, POREM, SE TIVEREM ATIVA, A COBRANÇA DEVE SER REALIZADA"

 

Se alguem puder me apoiar fico muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia! 

Vc tem inscrição estadual?  Se sim procure um contador e solicite a baixa da Inscrição Estadual.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Kiko me corrija se eu estiver errado, para comprar e vender a empresa não está obrigada a ter IE ?

 

Até onde eu sei está isento de IE somente a prestação de serviços.

Bom dia Daniel.

 

De modo geral sim, porém temos que ficar atento as leis, pois em algumas situações existem regras específicas e podem mudar isto.

 

Exemplo:

O MEI (Micro Empreendedor ou Empresário Individual) não está obrigado a IE e pode comprar e vender.

Porém tem que ficar atento as regras, pois entendo que se a empresa MEI for vender para fora do estado me parece que mudam as regras.

 

O correto é você buscar esta informação com alguma assessoria fiscal/tributária.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 30/03/2015 at 17:58, rluispaulo7 disse:

Boa tarde!

Fiz isso mesmo. Não consegui outra forma para validação da NF-e.

Mas é importante lembraremos que MEI, quando comércio de qualquer natureza, é sim um contribuinte do ICMS (valor de R$ 1,00 / mês). Em SP, com a inscrição, funciona; já nos Estados onde não há inscrição, nada feito.

 

Obrigado pela ajuda!

 

Luis Paulo Rodrigues

Conseguiu resolver amigo? estou tendo mesmo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Este tópico foi criado há 2282 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...