Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Fim De Boletos Sem Registro


  • Este tópico foi criado há 2691 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia,

 

Não sei se é de conhecimento de todos. Por isso compartilho uma informação que recebi de meu banco.

Segundo o comunicado FEBRABAN 015/2015, a partir de junho/2015, os bancos não poderão mais disponibilizar carteiras SEM registro a clientes novos.

Para que já tiver um convênio de cobrança com carteira sem registro contratado com o banco até fim de maio/2015, será obrigatória a migração até no máximo dezembro/2016.

 

Obrigado!

 

 

  • Curtir 2

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom dia,

 

Não sei se é de conhecimento de todos. Por isso compartilho uma informação que recebi de meu banco.

Segundo o comunicado FEBRABAN 015/2015, a partir de junho/2015, os bancos não poderão mais disponibilizar carteiras SEM registro a clientes novos.

Para que já tiver um convênio de cobrança com carteira sem registro contratado com o banco até fim de maio/2015, será obrigatória a migração até no máximo dezembro/2016.

 

Obrigado!

 

 

 

Boa tarde!

 

Você achou algum link oficial desse comunicado? Revirei a internet e não achei nada, muito estranho isso. Será que isso é oficial mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Sim, isso é verdade. Na net não se encontra nada oficial sobre isso. Nem mesmo no site Febraban.

 

Mas eu liguei na Febraban (11-3244-9822) e me confirmaram os dados que relatei na abertura deste post. Me informaram também que esse comunicado FB-015/2015 é algo interno, ou seja, só enviado aos bancos. Por isso não se encontra nada na net.

 

Estou anexando cópia do comunicado que o banco me passou para que quiser dar uma olhada.

 

Abraços!

Comunicado FB 015-2015.doc

Editado por valdirdill

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também recebi esse aviso, mas é totalmente sem noção esse comunicado/imposição da Febraban ou do Banco Central.

 

Como serão as vendas via internet? Vocês acham que é possível usar boletos registrados trabalhando via internet?

 

Quem trabalha com internet ou vai trabalhar apenas com cartões de crédito ou então terão que disponibilizar outra forma de boleto, igual a sem registro. Nenhum comerciante ou prestador de serviço pode arcar com o custo do boleto sem que a compra tenha sido concretizada.

 

Imaginando o cenário de que existam 10 vendas no site X. Todas com boleto. 5 clientes pagam o boleto, 5 não. A empresa vai ter que arcar com o valor desses 5 boletos não pagos? Ridículo isso.

 

No final das contas o mais prejudicado será o cliente, que terá menos meios para pagamento de sua compra.

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Eu concordo que é bem ditatorial a coisa. Acho que por isso mesmo é que a Febraban não deu nenhuma publicidade. 

Mas o fato é que a norma entrará em vigor.

Eu já tenho vários clientes inclusive que estão tentando contratar cobrança sem registro e os bancos não estão mais aceitando. Somente com registro.

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Valdir Dill,

 

Isso já faz um tempo que venho percebendo com nossos clientes, inclusive com nós mesmos. A tarifa cobrada pelo Banco do Brasil chegou a um patamar insustentável (quase R$ 6 por título compensado). Bradesco disse não oferecer mais boleto sem registro. Itaú sequer atendeu nossa ligação. Santander idem. HSBC atendeu e faz alguns meses que aguardamos retorno. CEF tivemos resposta (tenho um primo que lá trabalha e que prestou as devidas informações), mas acabamos fechando com o SICOOB, pelo atendimento diferenciado que tivemos, pela atenção que deram ao caso e também pelo valor do boleto e da manutenção da conta.

 

Porém, hoje conversando com a gerente de nossa conta, isso será mesmo dessa forma. A parte boa é que ela me disse que esses boletos registrados só serão tarifados após a compensação bancária do título, o que é uma ótima notícia. Mas a notícia ruim é como faremos, quem tem comércio online, para imprimir tais boletos para o cliente na hora, de forma transparente, sem precisar enviar o cliente pra lá ou pra cá, sem fazê-lo depender de um outro sistema que não o nosso. Clicar no botão de pagamento e efetivamente aparecer o boleto, não ser jogado para que o banco emita-o.

 

Enfim, vejo problemas pela frente. Espero estar superdimensionando-os.

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Edilson, creio que no caso de compras on line você não precisará fazer o cliente ficar pra lá e pra cá.

Basta que no dia seguinte o sistema faça a consistência dos boletos emitidos e gere o arquivo de remessa para o banco.

O problema é que dessa forma o cliente não poderá pagar no mesmo dia que comprou, pois mesmo que você gere uma remessa para cada boleto emitido o banco leva um tempo para processar e inserir no sistema deles.

 

Abraços.

www.apisystems.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sergio,

 

Sim, mas essa solução não é adequada para quem trabalha com sites, online. Para quem vende serviços então, pior ainda.

 

Imagine a situação. Você compra algo no meu site através de pagamento por boleto bancário. Ao terminar a compra, ao invés de receber o boleto receberá um aviso que o boleto será enviado no outro dia. Impraticável. Pois para emitir o boleto instantaneamente precisaremos pegar o número de registro do boleto com o banco. Então, ou fazemos isso, enviando o boleto para o cliente no dia posterior (que acho impraticável, pois boleto já tem float de 1 dia, ai serão 2 com isso), ou temos que ter a disposição o número de registro bancário do boleto, o que duvido que seja tranquilo de se obter pelo banco... só resta o sistema de 'enviar de lá pra cá', fazendo o cliente acessar seu site, comprar, ir ao site do banco para ai ter o boleto impresso. Ruim demais!

 

Sinceramente, horrível essa decisão de excluir boletos sem registro.

 

Alguns podem dizer que é por causa de segurança, que há malwares que alteram a linha digitável para que o pagamento caia em outra conta, prejudicando o consumidor. Isso é verdade em partes, pois nós tivemos um problema desse tipo apenas (em 15 anos de empresa), cujo cliente teve seu computador infectado. Mesmo assim, após isso ocorrer, tomamos providências para que o boleto não pudesse mais ser alterado, mesmo que o cliente tivesse o malware em seu computador. 

 

Alguém pode me dar outra justificativa que seja plausível sobre essa atitude de extinção do boleto sem registro? Só para eu ficar conformado... :)

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Acredito que agora a decisão é oficial mesmo, os boletos sem registros irão acabar. Acabo de receber um e-mail oficial do Itaú falando isso. No site do ReclameAqui também já é possível encontrar várias pessoas reclamando que os bancos estão se recusando a disponibilizar o tipo de carteira sem registro.

 

É simplesmente horrível a falta de comunicação da Febraban e dos bancos, que não explicam e detalham nada. A forma que atualmente os boletos registrados são cobrados, tornaram inviáveis a operação para ecommerces e serviços online, visto que muitos tem uma alta taxa de desistência… Os boletos atualmente tem taxa até mesmo para modificação dos dados, o que impossibilitaria por exemplo, reutilizar aqueles não pagos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Boa noite.

 

Acredito que somente não será possível identificar no retorno os dados do cliente, Seu Numero...etc.

 

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe o que acontece quando o cliente paga um boleto que é de uma carteira com registro, mas o arquivo de remessa não foi enviado ao banco?

Pelas informações que tenho, o boleto não consegue nem ser pago pelo cliente. Como os boletos registrados, os dados ficam na base do banco, se você ainda não enviou o arquivo de remessa, o banco nem saberá os dados do boleto (como valor, vencimento, etc). Assim sendo, quando o cliente tentar pagar o boleto, o código de barras nem é reconhecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que estão havendo confusões aqui, posso estar enganado mas até onde eu sei, um boleto registrado nada mais é do que um boleto onde o banco tem conhecimento sobre os dados, como valor de juros a ser cobrado em caso de atraso por exemplo, exitem nessas carteiras variações sobre quem Emite/Numera/Expede, o grande problema está no custo do registro que ocorre na data do mesmo, caso esse custo seja transferido para a data da compensação como citado acima não haverão maiores problemas, já que é SIM possível pagar um boleto registrado, mesmo que a remessa ainda não tenha sido enviada desde que dentro do vencimento, claro, considerando que a carteira esta configurada de forma onde o correntista faça todo o processo de Emitir/Numerar/Expedir, sobre a compensação, acredito que algumas instituições bancarias possam bloquear o valor até que o registro seja efetuado, mas não sei se isso deve acontecer, duvido que o Grupo Pão de Açúcar aceitaria uma situação dessas, se eu estiver errado por favor me avisem, mas é simples fazer o teste, gere um boleto de R$ 1,00 e a remessa de registro e pague o boleto sem enviar a remessa e acompanhe as informações do extrato e dos retornos, após alguns dias faça o registro e verifique, eu não tenho nenhuma carteira com registro, mas assim que puder fazer esse teste com algum banco deixo mais detalhes aqui, se alguma alma caridosa possuir carteiras com registro em diferentes bancos e puder fazer os testes também, por favor nos deixe saber, LEMBRANDO: ao solicitar uma carteira com registro avise seu gerente que você mesmo irá Emitir, Numerar e Expedir os boletos. Forte abraço a todos.

Editado por Rodolfo Patané
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

Tenho visto aqui vários comentários sobre o “fim dos boletos sem registro”, e não teria como me furtar em comentar sobre o fato.

Primeiro, a FEBRABAN comunica a todos os bancos que, a partir de 01 de junho de 2018, os bancos deixem de oferecer novos contratos de cobrança sem registros etc.  

Bem, o que o texto quer dizer é que, os novos contratos devam ser apenas com cobrança registrada, pois, para quem já está emitindo boletos sem registros, vão continuar como está, assim estabelece a Constituição Federal Brasileira em seu Art. 5º Art. 5, inc. XXXVI in verbis: “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”, ou seja, não adianta portaria, comunicado ou qualquer outra norma que irá mudar o direito adquirido.

Por outro lado, o mesmo comunicado, em nenhum momento diz que todos os contratos de cobrança serão migrados para a cobrança registrada, ou seja, estão enfatizando que se trata dos novos contratos.

“Referimo-nos ao Comunicado FB-014/2015, de 12/02/2015, através do qual encaminhamos o cronograma, abaixo, de implantação das fases do Projeto Nova Plataforma de Cobrança, para recomendar firmemente que o produto cobrança sem registro deixe ser ofertado, a partir de 01.06.2015, para os novos contratos de cobrança celebrados com clientes bancários emissores de cobrança. ” Grifo nosso.

Portanto, caso seja necessário, aconselho à aqueles que tiverem prejuízos por consequência do referido comunicado, que, procure um profissional jurídico para melhores esclarecimentos, e, caso seja imprescindível acione judicialmente o banco, e ele por sua vez que se vire para chamar ao processo a Febraban.

Atenciosamente,

Agnaldo Prates.

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Caro Agnaldo,

Concordo contigo que é uma sacanagem da Febraban. Também concordo que isso deverá ser alvo de discussões e processos judicais.

Mas veja bem: no comunicado diz que, a partir de janeiro/2017, ou seja, daqui a alguns dias, rs, os boletos sem registros só poderão ser pagos no banco responsável pelo título, ou seja, não pode mais em farmácia, lotérica, Correios, e qualquer outro banco diferente ou correspondente. Você imagina uma empresa que possa trabalhar dessa forma, ou seja, obrigar o cliente a pagar o boleto num único e específico banco? É mais fácil o cliente dessa empresa deixar de comprar do que se submeter a isso. 

Então, na prática, esse comunicado, não determina realmente o fim dos boletos sem registros, mesmo prá quem já tinha um contrato com o banco vigendo em 31/05/2015?

Abraços

 

Comunicado FB 015-2015.doc

  • Curtir 1

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Valdir.

Como não se sabe ao certo se vai acabar ou não com o boleto sem registro, devemos interpretar o texto de forma literal, senão vejamos:

 

Referimo-nos ao Comunicado FB-014/2015, de 12/02/2015, através do qual encaminhamos o cronograma, abaixo, de implantação das fases do Projeto Nova Plataforma de Cobrança, para recomendar firmemente que o produto cobrança sem registro deixe ser ofertado.

 Aqui, estão dizendo que não deve ser mais ofertado, ou seja, vai acabar a oferta da cobrança sem registro.

 A partir de 01.06.2015, para os novos contratos de cobrança celebrados com clientes bancários emissores de cobrança.

Estão reforçando que, a partir de janeiro de 2016, os novos contratos não poderão ser aceitos caso seja para cobrança sem registro.

 

Cumpre ratificar que, conforme informado nos Workshops realizados em 15 e 22.01.2015 nesta Federação, a partir de janeiro/2017 os boletos de cobrança oriundos de cobrança sem registro somente poderão ser recebidos pelo Banco Beneficiário (emissor).

Neste parágrafo, há uma lacuna enorme, ou seja, nas reuniões realizadas pela federação, ficou decidido que, a partir de janeiro de 2017 os boletos de cobrança sem registro somente serão recebidos pelo banco beneficiário. Ora, o acessório acompanha o principal, ou seja, como não informaram que são “TODOS”, há de se entender que, somente aqueles contratos que foram pactuados a partir de janeiro de 2016.

 

Se a regra alcançasse todos os contratos, deveria estar expresso de forma diferente, salientando que, todos os contratos, inclusive aqueles acordados antes do início da vigência da norma. Lembrando que a lei não retroage, exceto em benefício do reu.

 

Espero ter ajudado.

 

 

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Pessoal,

 

a verdade sobre esse fato é que os bancos não querem mais fazer trabalho de caixa, ou seja, custa muito para eles ficarem com milhares de funcionários para receber títulos.

Claro que,  podemos pagar nos Correios, Lotérica etc...mas o volume é no banco.

Sem o boleto qual seria o trabalho dos bancos?

nenhum

Cartão de Crédito não dá trabalho , cai direto na conta deles.

Hoje a realidade é deixar de prestar serviço para focar em resultado.

 

Infelizmente mais uma vez todos saímos prejudicados.

No nosso grupo 30% do faturamento são por meio de boleto à vista.

 

complicado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses bancos estão loucos, só pode! Estão nadando contra a maré! Veja bem: em pleno desenvolvimento do comércio eletrônico, eles estão criando uma dificuldade que não existia: matando uma forma de pagamento tão tradicional quanto o cheque. Só que o cheque tem algo que o substitui com vantagens: o débito eletrônico, a transferência eletrônica, o agendamento de pagamento, o DOC, o TED, etc.... Já o boleto sem registro não há nenhum substituto, nem sequer inventaram uma forma. Esse boleto com registro, mesmo que não cobrem na emissão, eles vão cobrar na baixa, e só a baixa é bem mais cara que o boleto sem registro. Se o cliente desistir ou tiver uma dificuldade de te pagar, você precisa dar a baixa manual ou esperar 60 dias para caducar o título e o banco dar a baixa automática. Ambos nesses casos eles irão te cobrar uma taxa  muito cara, algo em torno de 6 a 9 reais. Imagine você que pagava 2 ou 3 pelo boleto, ter que pagar isso só porque alguém desistiu de pagar. Comércio eletrônico esqueça: basta uma leva de haters e scripts kids fazerem um loop para ferrar com você. Vai te quebrar em 1 hora. Os bancos estão fazendo isso por 2 motivos apenas: motivo 1: eles querem ganhar mais porque querem cobrar por serviços como emissão, cadastro, envio, alteração, cancelamento, baixa, etc Ladrões, irmão! - motivo 2: eles querem jogar nas costas da sociedade o custo da criminalidade digital, assim como está ocorrendo com os caixas eletrônicos. Estão tirando os caixas eletrônicos com bandeira do próprio banco de circulação e colocando tudo no 24h. Você fica a mercê do 24h te cobrar taxas, ter um serviço limitado (só saque e saldo), e ainda de quebra obrigar a tirar só notas de 50 ou 100. Ou seja, vão segurar a grana das pessoas. Muita gente precisa de dinheiro miúdo, e o banco sequestra o dinheiro miúdo da galera, assim eles retém mais grana para emprestar mais caro. Além disso o outro motivo é: Evitar de explodirem o dinheiro deles. O cidadão precisa sacar uma grana de noite e fim de semana para ir numa urgência médica e não consegue, porque os caixas ficam desativados - para nossa segurança, dizem. Mas a verdade é que o custo de criar um sistema eficiente de segurança não vale a pena sair do bolso deles e nos culpam por isso, somos punidos pelo sistema. Mesma coisa é agora, com o boleto sem registro, que é o alvo de estelionatários digitais, do tipo hacker que altera por trojans o código de barras e linha digitáveis do seu boleto. Eles não conseguem parar com a falsificação de documentos e contas frias, laranjas que recebem a grana desviada, enxurradas de pagamentos diariamente sendo desviadas de pessoas que acham que estão pagando a loja e a grana está entrando na conta do criminoso digital. Ai a forma que acharam foi: cortar a mão! Tirar o boleto sem registro. Mas os doidos não percebem o impacto negativo na economia que isso representa, que ao meu ver é um tiro no pé. Uma sugestão: boicotem esses contratos de boletos, todos eles. Não usem essa porcaria de boleto com registro. Façam o seguinte: no seu e-commerce crie uma ordem de pagamento parecido com um boleto, onde estará instruções para a pessoa depositar na sua conta. Instrua a pessoa a enviar o comprovante para uma área apropriadamente criada para isso. Se o banco tiver como receber depósito identificado, melhor ainda, que você identifica pelo RG ou CPF. Receber em depósito ou transferência é tão bom que o dinheiro entra na hora e não gera nenhum custo por estar recebendo o dinheiro! Não tem nada melhor. Boicotem esses bancos até eles entenderem que não somos obrigados a contratar serviços deficientes, burocráticos e caros dos quais não precisamos. E passem a aceitar bitcoins! Simples assim!

 

Editado por Abdenego Santos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...
  • Membros Pro

No intuito de colaborar com a discussão... Faço cobrança registrada a algum tempo e utilizo o Bradesco, em uma reunião com a minha gerente ela me explicou que boletos da carteira registrada que o arquivo de remessa não foi enviado ao banco sofrem uma tarifação diferente, é cobrado uma taxa que ela chama de contabilidade (R$ 9,00)... O boleto pode ser pago normalmente, independente se foi enviado a remessa ou não, o valor cai normalmente na minha conta. O problema é que na carteira de registro, sem o envio da remessa, o cliente não conseguiria atualizar o vencimento do boleto pelo site do banco, dependeria da nossa atualização manual ou de sites não confiáveis.

Estava implementando no meu site a integração com o mupserver (um sistema do bradesco para pagamentos de comércio eletrônico). Nesta implementação criei a integração com o meio de pagamento Boleto sem registro, no caso do Bradesco carteira 26. Tudo tranquilo, o sistema foi homologado sem problemas, quando fui passar para produção a gerente disse que a minha carteira sumiu... não sei o que ela vai me responder, pois a minha conta é antiga e a adesão à carteira 26 foi feita a um ano atrás, somente agora deu tempo de fazer a integração.

Esperar a boa vontade do Bradesco e provavelmente jogar fora a integração que eu fiz e continuar usando a carteira registrada mesmo!!

 

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • 3 semanas depois ...
  • 2 meses depois ...
  • Administradores
2.2 - Permaneça no assunto - Quando tiver uma dúvida diferente do assunto no tópico, poste em novo tópico. Não use algo equivalente a "aproveitando o gancho... [dúvida não relacionada com o tópico aqui]". Favor leia as regras do fórum.
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Boa tarde, alguém tem alguma novidade sobre a emissão de boleto sem registro, alguma data nova?

Ouvi falar sobre o fim do boleto sem registro já faz algum tempo e o motivo que ouvi falar sobre o fim do boleto sem registro é por causa de cruzamento de dados para a receitar saber quem pagou, quem recebeu e quanto a fim de reduzir sonegação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2691 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.