Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nfce Epec Homologação


ramalho
  • Este tópico foi criado há 3122 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Boa tarde Ramalho,

Estou analisando os schemas e estou chegando a conclusão que o schema que valida o EPEC da NF-e não é o mesmo que valida o da NFC-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Ramalho,

Por favor atualiza os fontes e teste novamente, não esqueça de compilar a sua aplicação com a opção Build.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Italo,

 

Estou tendo problemas para emitir o EPEC NFC-e. Quando tento, me é apresentada a mensagem:

 

Falha na validação dos dados do Envio de Evento 
Content for element '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}dest' is incomplete according to the DTD/Schema.
Expecting: {http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}vST.

 

Olhando a NT 2014.003, notei que a tag vST não é pedida para a NFCe e depurando a rotina TEventoNFe.GerarXML, vi que a tag vST só é preenchida quando o modelo do documento é 55. Segue em anexo o conteúdo do XML assinado para dar uma olhada.

 

Atualizei meus fontes do ACBr em 10/07 pela tarde.

Podem me ajudar a descobrir no que estou errando?

EPEC.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Ramalho,

Esse erro esta ocorrendo porque tanto o schema eventoEPEC_v0.01 quanto o tipoBasico_v3.10 possuem o tipo complexo: tcOrgaoIBGE.

Se você esta com todos os fontes de todas as pastas atualizados, dentro da pasta ...\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFe\Schemas\ve310 você encontra todos os schemas utilizados tanto para a NF-e quanto para a NFC-e na versão 3.10

São esses esquemas que você deve utilizar.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Ramalho,

Esse erro esta ocorrendo porque tanto o schema eventoEPEC_v0.01 quanto o tipoBasico_v3.10 possuem o tipo complexo: tcOrgaoIBGE.

Se você esta com todos os fontes de todas as pastas atualizados, dentro da pasta ...\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFe\Schemas\ve310 você encontra todos os schemas utilizados tanto para a NF-e quanto para a NFC-e na versão 3.10

São esses esquemas que você deve utilizar.

Bom Dia Italo,

 

Apliquei os Schemas que indicou porém continuo com problemas. Ao tentar emitir o EPEC me é apresentada uma mensagem informado que ocorreu falha ao validar os dados de envio do evento. A mensagem diz que falta informar vST, mas não tem essa tag na NT 2014.003. Se entro no portal da NFe e baixo os Schemas da EPED NFC-e me vem os aquivos eventoEPEC_v0.01 e tipoBasico_v3.10. Não seriam estes Schemas que o componente deveria se basear quando se trata de EPEC para NFCe ou estou enganado?

 

De fato também não há na NT 2014.003 a tag tcOrgaoIBGE, logo, não tenho mais ideias..rs

Tem alguma dica do que mais posso fazer para resolver isso?

 

Desde já agradeço.

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Rafael,

Você tem certeza que ao enviar o evento EPEC esta configurando o componente para o modelo moNFCe?

Pois se no momento de validar esta acusando a falta do vST significa que algo não esta configurado corretamente.

Todos os fontes de todas as pastas estão atualizados?

Pois fiz uma alteração visando corrigir esse problema, pois para a NFC-e é usado o schema eventoEPEC e não o envEPEC que é usado pela NF-e.

Se esta tudo atualizado, você compilou a sua aplicação com a opção Build?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Rafael,

Você tem certeza que ao enviar o evento EPEC esta configurando o componente para o modelo moNFCe?

Pois se no momento de validar esta acusando a falta do vST significa que algo não esta configurado corretamente.

Todos os fontes de todas as pastas estão atualizados?

Pois fiz uma alteração visando corrigir esse problema, pois para a NFC-e é usado o schema eventoEPEC e não o envEPEC que é usado pela NF-e.

Se esta tudo atualizado, você compilou a sua aplicação com a opção Build?

Italo,

 

Consegui emitir. De fato meus fontes não estavam atualizados. Depois da atualização ocorreu falha na tag vNF. Analisando o Schema, essa tag e a vICMS fazem parte de detEvento. Modifiquei a unit pcnEnvEventoNFe, rotina TEventoNFe.GerarXML para:

 

            Gerador.wGrupo('/dest'); {Descomentei esta linha}

            Gerador.wCampo(tcDe2, 'P32', 'vNF',   01, 15, 1, Evento.Items[i].InfEvento.detEvento.vNF, DSC_VNF);
            Gerador.wCampo(tcDe2, 'P33', 'vICMS', 01, 15, 1, Evento.Items[i].InfEvento.detEvento.vICMS, DSC_VICMS);

            if sModelo = '55' then
              Gerador.wCampo(tcDe2, 'P34', 'vST',   01, 15, 1, Evento.Items[i].InfEvento.detEvento.vST, DSC_VST);

            // Alterado em 22/07/2014 por Italo
            // para ficar em conformidade com o Schema
            //Gerador.wGrupo('/dest'); {Comentei esta linha}

Depois deste pequeno ajuste funcionou.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo,

Achei que tinha conseguido. Analisando melhor o retorno do evento, vi que está me retornando o código 493. De acordo com a NT 2014.003 esse código de rejeição significa:

"Rejeição: Evento não atende o Schema XML específico"

Acabo de desfazer a alteração que falei no post anterior. Continuo recebendo a seguinte mensagem quando tento emitir:

Falha na validação dos dados do Envio de Evento 
Element '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}vNF' is unexpected according to content model of parent element '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}dest'

Alimentei o componente conforme arquivo "ExemploCodigo.txt" em anexo.

Abraços.

ExemploCodigo.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Após a atualização do schema, inicialmente estava com o o erro do vNF, fiz o ajuste indicado pelo Rafael e este problema passou

Agora estamos com dois novos erros

Primeiro que o campo vNF esta ficando zerado e segundo estamos tendo o retorno de '<retEnvEvento versao="1.00" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe"><idLote>1148</idLote><tpAmb>2</tpAmb><verAplic>SP_EVENTOS_PL_100</verAplic><cOrgao>35</cOrgao><cStat>239</cStat><xMotivo>Rejeicao: Cabecalho - Versao do arquivo XML nao suportada</xMotivo></retEnvEvento>'

Como gero inicialmente o XML fora do ACBr e carrego o mesmo posteriormente, estou anexando dois arquivos o primeiro é o XML que gero e o segundo é o do ACBr já com a assinatura.

Tb estava gerando errado o XML, com o vNF dentro de "dest", com este erro e a alteração feita pelo Rafael o vNF gerado pelo ACBr ficou correto, mas quando corrigi o XML original o XML destino passou a zerar o campo vNF, acredito que onde esta fazendo a leitura do XML original tb tenha que ser ajustado.

1155-ped-eve.xml

NFe(0-1155).xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

EPEC da NF-e ==> Nota Técnica 2014/001 versão 1.10 página 7

O campo vST é obrigatório, mas vejam que esse campo é filho do campo P17 que é detEvento.

Mas fomos obrigado a mudar, ou seja deixar os campos vNF, vICMS e vST como filhos do campo P26 que é dest.

Porque essa alteração? No schema (e110140_v1.00.xsd) esta dessa forma e a validação no Web Service também.

Portanto a estrutura apresentada na Nota Técnica não esta em conformidade com o schema e Web Service, no meu entendimento o correto seria o que esta na NT uma vez que os 3 campos sitados não são informações do destinatário.

EPEC da NFC-e ==> Nota Técnica 2014/003 versão 1.02 página 7

O campo vST não existe, mas vejam que os campos vNF e vICMS são filhos do campo P17 que é detEvento.

O componente esta gerando esses dois campos como filhos do campo P26 que é dest.

Temos um problema agora, se usarmos o mesmo schema da NF-e para validar, ocorre erro de validação, acusando a falta do campo vST.

Se usarmos o schema (eventoEPEC_v0.01) teremos que mudar a forma que o XML é gerado, ou seja os campos vNF e vICMS temos que colocar como filhos de detEvento, para que ocorra a validação.

Fazer essa alteração no componente é simples e podemos fazer.

Mas será que a SEFAZ vai validar o XML de EPEC da NFC-e desta forma?

Se aceitar ótimo, problema resolvido. E se não aceitar?

Bom neste caso a solução será alterar o schema e110140_v1.00.xsd de tal forma que o campo vST seja tratado pelo mesmo como opcional.

Eu me comprometo a realizar as alterações, sejam no fonte ou no schema.

Preciso de voluntários para realizar os testes. Quem se habilita e qual versão do ACBr vai utilizar (Trunk ou Trunk2) ?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Pessoal, 

Primeiramente muito obrigado, já esta disponível, por favor atualizem os fontes e testem.

Se possível, testem o EPEC da NF-e e NFC-e.

A alteração que fiz visa gerar o XML de envio do EPEC de tal forma que ele fique em conformidade com os Schemas.

No caso do EPEC da NF-e se eu não cometi nenhum erro de sintaxe nos fontes é para funcionar 100%, ou seja, é para ser validado pelo componente e aceito pela SEFAZ.

Quanto ao EPEC da NFC-e é para ser validado pelo componente, mas vamos ver se será aceito pela SEFAZ.

Fico no aguardo de um retorno dos resultados dos testes.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes atualizados, mas os dois erros informados permaneceram

vNF com valor zerado tanto para NFe e NFCe e isso só ocorre quando colocamos no XML de entrada este campo como filho do P17, mantemos assim ou devemos colocar como filho de P26

Envio em anexo XML gerado da primeira forma onde acontece o erro de zerar o vNF e depois outros dois alterando de P17 para P26 onde fica correto

Independente deste erro o Epec de NFe transmitiu normal, já o de NFCe continuou apresentando erro abaixo

'<retEnvEvento versao="1.00" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe"><idLote>1188</idLote><tpAmb>2</tpAmb><verAplic>SP_EVENTOS_PL_100</verAplic><cOrgao>35</cOrgao><cStat>239</cStat><xMotivo>Rejeicao: Cabecalho - Versao do arquivo XML nao suportada</xMotivo></retEnvEvento>'

1188-ped-eve.xml

NFe(0-1188).xml

NFe(0-1189).xml

1189-ped-eve.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Ramalho,

Eu gostaria que você gerasse o arquivo através do componente e não por fora, pois o meu objetivo é garantir que o componente esteja funcionando 100%.

Se a sua aplicação gera o XML que depois é lido pelo componente não posso garantir que o XML gerado pela sua aplicação esteja 100%.

Preciso que alguém teste para mim todas as etapas executadas pelo componente: Gerar o XML, Assinar, Validar, Enviar e Obtenção do Retorno.

Outra coisa deixa com o valor True a propriedade Configuracoes.WebServices.Salvar para que seja salvo os arquivos de envio e de retorno completos, ou seja, com as TAGs de Envelope, esses arquivos tem a palavra soap no nome.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Ramalho,

Como o componente pega a versão que consta no nome do schema, fiz uma alteração tanto no nome quanto na lista de URLs de Serviços.

Por favor atualiza os fontes e teste novamente.

Atenção: adicionei um schema chamado eventoEPEC_v1.00 caso você não esteja usando a pasta de schemas baixada junto com os fontes,favor copiar esse arquivo para a sua pasta particular de schemas.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Ramalho,

Eu que agradeço pelos testes.

Gostaria muito de receber um retorno de todas as funcionalidades: Envio, Consulta, envio de evento, etc.

Algo do Tipo:

Envio - Ok

Consulta - Ok

Consulta Status - Ok

(...)

Tanto da NF-e quanto da NFC-e, preferencialmente de quem já esta utilizando os fontes do Trunk2.

Esse retorno é muito importante para nós.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Pessoal,

Atualizei os meus fontes e os Schemas e, ao fazer o envio do evento EPEC, o FACBrNFe.WebServices.EnvEvento.EventoRetorno.retEvento.Items[0].RetInfEvento.cStat me retorna 493, que de acordo com a NT 2014.003 significa "Rejeição: Evento não atende o Schema XML específico"

Vocês também passaram por isso?

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Rafael,

Você esta utilizando os fontes do repositório Trunk ou Trunk2?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3122 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.