Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Alteração Ambiente SEFAZ/RS


kzarlopes
  • Este tópico foi criado há 3085 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

1 - Recebi de um cliente a informação de que o Ambiente do SEFAZ/RS vai mudar.

2 - Vocês já sabem disso? Preciso alterar alguma configuração no componente?

Abaixo, o texto que recebi:

DESATIVAÇÃO DO AMBIENTE DE AUTORIZAÇÃO DE DOCUMENTOS 
FISCAIS ELETRÔNICOS (NF-e, NFC-e, CT-e e MDF-e)

 

Receita Estadual informa que o ambiente “antigo” de autorização de documentos eletrônicos das empresas será desativado no segundo semestre:

A Receita Estadual do Rio Grande do Sul informa que os contribuintes que não migrarem seu sistema de emissão de documentos fiscais para o novo ambiente de autorização de uso ficarão sem poder emitir seus documentos fiscais eletrônicos (NF-e, NFC-e, CT-e e MDF-e).

O ambiente antigo de autorização será desativado dentro dos próximos meses, e não mais poderá ser utilizado para solicitação de autorização de uso de documentos eletrônicos nem para quaisquer dos demais serviços associados (consulta, cancelamento, etc.).

Por outro lado, o novo ambiente, que desde abril de 2015 é o ambiente oficial de emissão, possui disponibilidade e capacidade de atendimento muito superiores às do ambiente que será desativado. O ambiente “novo” está instalado em dois locais distintos, que permanecem sempre ativos simultaneamente, conferindo-lhe altíssima disponibilidade, e é capaz de suportar problemas técnicos sem afetar a operação das empresas, além de possui melhor performance e mais capacidade de processamento nos serviços vinculados a autorização de Documentos Fiscais Eletrônicos.

O que as empresas devem fazer para poderem continuar emitindo seus documentos fiscais eletrônicos após a desativação do ambiente antigo?

Para não correr o risco de ficar sem emitir seus documentos fiscais a partir da desativação do ambiente antigo, as empresas precisam atualizar seus sistemas emissores de documentos fiscais:

- Empresas que utilizam sistema próprio de emissão devem trocar em seus sistemas os endereços de internet (URL dos Web Services) pelos quais a aplicação emissora se comunica com o ambiente autorizador da Receita Estadual. A lista dos novos endereços (URL) está publicada nos Portais Nacionais, na página da SEFAZ/RS e relacionada no anexo desta notícia.

Sobre a autorização de documentos fiscais eletrônicos no RS:

Atualmente são autorizados no RS, por dia, mais de 2 milhões de documentos fiscais eletrônicos, entre notas fiscais, conhecimentos de transporte e manifestos de carga, emitidos por mais de 400 mil empresas do país. Isso porque, além de atender aos contribuintes gaúchos, o Rio Grande do Sul também fornece às demais Unidades Federadas o ambiente para a autorização de documentos eletrônicos.

ANEXO:

NOVOS ENDEREÇOS (URL) DOS AMBIENTES DE AUTORIZAÇÃO DE
USO DE DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS – SEFAZ RS/SEFAZ VIRTUAL RS

Informação do Endereço IP

O acesso aos Web Services deverá sempre ser feito sem a informação do endereço IP (IP fixo) pelas empresas, deixando a resolução de nomes para os servidores DNS (Domain Name System) da SEFAZ. Do contrário, a empresa não contará com os benefícios dos dois locais em contingência ativa (“cluster geográfico”), automática e que torna desnecessária qualquer ação por parte da empresa (no caso de falha num dos sites a empresa é automaticamente direcionada ao site ativo).

Contudo, notamos que algumas empresas fazem o acesso através das URL disponibilizadas, mas precisam também dos endereços IP para que possam configurar o seu firewall de saída. Caso contrário, não conseguem acessar os Web Services. Para estas empresas que usam controle de endereço IP no firewall, precisamos indicar a necessidade de liberação dos blocos de endereço IP 200.233.4.0/23 e200.233.14.0/23.

Certificado do Site do Ambiente de Autorização

Para a Nota Fiscal Eletrônica, dependendo da plataforma em que foi desenvolvida a aplicação da empresa, é necessário instalar o Certificado Digital do ambiente de autorização da SEFAZ que está sendo acessado. Este Certificado Digital é o mesmo para todos os ambientes e está disponível na internet em página web publicada no endereço de domínio do Web Service, conforme exemplo a seguir:

Ex.: NF-e Ambiente de Homologação: https://nfe-homologacao.sefazrs.rs.gov.br/

 

Paradas Programadas

Outra vantagem do uso do ambiente novo é que as paradas programadas para manutenção do ambiente deixarão de afetar as empresas, devido à redundância dos sites, não mais sendo necessária a ativação da contingência, como ocorria no ambiente antigo.

Existe uma parada programada para o início de setembro/2015 que não afetará o novo ambiente de autorização, mas que causará uma indisponibilidade do ambiente antigo. Por isso, apenas as empresas que já estiverem utilizando os novos endereços URL não serão afetadas por essa parada.

Endereços dos Web Services (URL) dos novos ambientes:

Nos links a seguir estão listados os endereços URL dos novos ambientes. Importante ressaltar que nestes novos ambientes foram diferenciadas as URL da NF-e e NFC-e.

 

Relação de Web Services da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Relação de Web Services da Nota Fiscal a Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Relação de Web Services do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Relação de Web Services do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Lopes,

Já faz quase dois meses ou mais que efetuei as alterações nos fontes da NF-e, CT-e e MDF-e substituindo as URLs antigas pelas novas.

Você esta com todos os fontes de todas as pastas atualizados?

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Ítalo, bom falar contigo novamente.

Sim, eu mantenho os fontes atualizados, mas, como recebi essa informação ontem, embora tivesse certeza de que o componente estava atualizado, a pedido do meu cliente, resolvi perguntar.

Mais uma vez, obrigado pelo pronto retorno Ítalo, você é sempre muito gentil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Lopes,

Quem me dera ser gentil, sou muito chato.

Todos os dias de manhã e a tarde, visito os Portais Nacionais da NF-e, CT-e e MDF-e em busca de novos Schemas, Manuais e Notas Técnicas.

Se tem algo novo que precisa ser implementado ou alterado, procuro fazer o quanto antes possível.

Alem de procurar manter os componentes atualizados e disponibilizar essas alterações o mais rápido possível, procuro também, diariamente manter os fontes da minha maquina atualizados.

Essas são as dicas: manter os fontes atualizados e visitar os portais diariamente.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa noite Lopes,

Já faz quase dois meses ou mais que efetuei as alterações nos fontes da NF-e, CT-e e MDF-e substituindo as URLs antigas pelas novas.

Você esta com todos os fontes de todas as pastas atualizados?

Bom dia Italo.

Uma informação: estou com a versão 0.9.07.0 do ACBrNFeMonitor2-CAPICOM, esta versão já comtempla essas atualizações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Lembre-se que ACBrNFeMonitor se utiliza do componente ACBrNFe se essa compilação ( 0.9.07.0 ) é de Julho ou final de Junho, acredito que sim, mas quem pode responder com toda certeza é quem compilou e disponibilizou.

Se a maquina usada na compilação do ACBrNFeMonitor esta com todos os fontes atualizados a resposta será sim.

Mas fique tranquilo, pois a data de desativação dos antigos endereços ainda não foi definida e quando for, será publicada.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • Membros Pro

 

Faltam 47 dias para a parada programada de 12 e 13/set nos ambientes de autorização de documentos eletrônicos (NF-e, NFC-e, CT-e, MDF-e). As empresas que estiverem utilizando o novo ambiente não serão afetadas. Saiba mais.

Mesma dúvida do amigo acima. Como confirmar se já estou consumindo os novos werbsevices ? 

Isso já tinham atualizado no Trunk1 ? ou somente no Trunk2 ?

Editado por DOCFABIO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

Os novos endereços publicados pela SEFAZ-RS foram atualizados tanto nos fontes do Trunk quanto no Trunk2.

Quem não quer ter surpresa então migre o mais rápido possível para o Trunk2.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia a todos,

Os novos endereços publicados pela SEFAZ-RS foram atualizados tanto nos fontes do Trunk quanto no Trunk2.

Quem não quer ter surpresa então migre o mais rápido possível para o Trunk2.

 

Boa tarde

Italo, foram atualizados novamente a pouco tempo? Ou como você falou antes já estão nos fontes a mais de dois meses? Pergunto novamente porque ainda tenho dúvida em relação à isto e o colega aí do SAC que compila e disponibiliza não me deu uma resposta precisa. Uso o  ACBrNFeMonitor compilação 0.9.07.0 que é do final do mês de junho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

A SEFAZ-RS publicou um documento contendo os novos endereços em 24/04/2015, fiz a alteração nos fontes (trunk e trunk2) no dia 01/05/2015.

Repito não sou eu quem compilo o ACBrNFeMonitor e ACBrMonitorPlus, sendo assim não posso afirmar, mas acredito quando é dito, que é usado os fontes mais atuais.

Sendo assim se a versão 0.9.07.0 é do final do mês de junho, concluo que essa versão esta sim com as URLs novas.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Membros Pro

Boa tarde,

A SEFAZ-RS publicou um documento contendo os novos endereços em 24/04/2015, fiz a alteração nos fontes (trunk e trunk2) no dia 01/05/2015.

Repito não sou eu quem compilo o ACBrNFeMonitor e ACBrMonitorPlus, sendo assim não posso afirmar, mas acredito quando é dito, que é usado os fontes mais atuais.

Sendo assim se a versão 0.9.07.0 é do final do mês de junho, concluo que essa versão esta sim com as URLs novas.

Boa tarde.

Com ainda estamos com dúvidas em relação se a troca do ambiente Sefaz-RS já está no ACBrNFeMonitor e já que se aproxima este procedimento conforme últimos informes a desativação será em outubro, citado no site:

"DESATIVAÇÃO EM 01/OUT/2015 DO AMBIENTE DE AUTORIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
FISCAIS ELETRÔNICOS (NF-e, NFC-e, CT-e e MDF-e)"

E no mesmo informe é alertado conforme texto abaixo:

" ...Importante ressaltar que nestes novos ambientes foram diferenciadas as URL da NF-e e NFC-e."

Em relação a isto que foi citado, essa diferenciação, também já foi considerado em sua alteração? (Só pra confirmar)

Obrigado pela atenção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia!

conforme o italo repassou alterado foi mas como estamos hoje somente trabalhando com o trunk2 nele só existe e somente vai existir o ACBrMonitorPLUS

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia!

conforme o italo repassou alterado foi mas como estamos hoje somente trabalhando com o trunk2 nele só existe e somente vai existir o ACBrMonitorPLUS

Ok.

Então o ACBrNFeMonitor está sendo descontinuado? As atualizações de agora em diante somente serão feitas no ACBrMonitorPLUS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

pessoa, em fevereiro eu baixei toda a biblioteca do acbr  utilizei o Exemplo do Projeto acbrNFeMonitor que esta em: \ACBR\Projetos\ACBrNFeMonitor2\Delphi

lembrando que eu não mudei uma linha no fonte e gero os arquivos pela minha aplicação e aguardo o retorno do monitor. esta funcionando perfeitamente.

com essa mudança do servidor SeFaz RS, eu fui atualizar o pacote e esta dando uma serie de erros. não compila de jeito algum. Cheguei a pegar outra maquina, instalei o delphi e baixei o pacote do ACBR Trunk2 e percebi que não existe mais na pasta projetos os fonte no acbrNFeMonitor.

Alguem pode me ajudar?

Grato

[email protected]   SC

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa Tarde,

pessoa, em fevereiro eu baixei toda a biblioteca do acbr  utilizei o Exemplo do Projeto acbrNFeMonitor que esta em: \ACBR\Projetos\ACBrNFeMonitor2\Delphi

lembrando que eu não mudei uma linha no fonte e gero os arquivos pela minha aplicação e aguardo o retorno do monitor. esta funcionando perfeitamente.

com essa mudança do servidor SeFaz RS, eu fui atualizar o pacote e esta dando uma serie de erros. não compila de jeito algum. Cheguei a pegar outra maquina, instalei o delphi e baixei o pacote do ACBR Trunk2 e percebi que não existe mais na pasta projetos os fonte no acbrNFeMonitor.

Alguem pode me ajudar?

Grato

[email protected]   SC

 

Já foi dito acima:

Bom dia!

conforme o italo repassou alterado foi mas como estamos hoje somente trabalhando com o trunk2 nele só existe e somente vai existir o ACBrMonitorPLUS

É isso aí, somente o ACBrMonitorPLUS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

pessoa, em fevereiro eu baixei toda a biblioteca do acbr  utilizei o Exemplo do Projeto acbrNFeMonitor que esta em: \ACBR\Projetos\ACBrNFeMonitor2\Delphi

lembrando que eu não mudei uma linha no fonte e gero os arquivos pela minha aplicação e aguardo o retorno do monitor. esta funcionando perfeitamente.

com essa mudança do servidor SeFaz RS, eu fui atualizar o pacote e esta dando uma serie de erros. não compila de jeito algum. Cheguei a pegar outra maquina, instalei o delphi e baixei o pacote do ACBR Trunk2 e percebi que não existe mais na pasta projetos os fonte no acbrNFeMonitor.

Alguem pode me ajudar?

Grato

[email protected]   SC

 

Já foi dito acima:

Bom dia!

conforme o italo repassou alterado foi mas como estamos hoje somente trabalhando com o trunk2 nele só existe e somente vai existir o ACBrMonitorPLUS

É isso aí, somente o ACBrMonitorPLUS.

OK, eu baixei um instalador do ACBRMonitorPLUS. Seria esse? não tem mais fonte?  eu vi um fonte la na pasta mas é do Lazarus. Desculpem, mas nunca utilizei esta IDE. Existe para Delphi 7 ou XE?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Italo,

Infelizmente, apesar de você ter feito as atualizações desde maio/2015, hoje já estou tendo dificuldades em emitir NFCe no Piauí por estar utilizando versões mais antigas já que não tenho mais acesso ao SAC. Fiz testes tanto com o ACBrNFeMonitor2-Capicon versão 0.9.04.1 (compilada em 15/04/2015) quanto com o ACBrMonitorPLUS versão 0.1.7.9 (compilada em 20/07/2015). No primeiro caso era até de se esperar já que o projeto foi abandonado com o advento da versão PLUS que realmente ficou bem melhor. Porém não entendo porque a versão 0.1.7.9 compilada tanto tempo depois das correções ainda não contempla as novas URLs. Também tentei sem sucesso achar uma versão mais recente do ACBrMonitorPlus já que a que eu tenho foi baixada quando ainda pagava pelo suporte do SAC mas mesmo assim não traz a correção. Interessante que mesmo antes de 01/outubro já não estou conseguindo emitir NFCe.

Alguma sugestão?

Ricardo Dantas

 

Editado por [email protected]
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Boa Tarde
Estou com uma dúvida sobre essa atualização que temos prazo até dia 30/09/2015 para realizar dos Web Services, eu tenho uma atualização do fonte: ACBrNFeUtil - data = 05/08/2015 e realizamos um novo download com a data do arquivo = 29/09/2015 e as URLs estão de acordo com os links que tinham que ser alterado para essa nova mudança. Agora vem minha dúvida, esse primeiro arquivo de Agosto ele já foi atualizado os Web Services dele, não precisara mudar mais nada? 
 
 
Obrigado pela atenção
Renato
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Renato,

A unit que se refere foi alterado por mim no dia 01/05/2015, portando deste então que fez atualização já estava enviando para os novos endereços.

É só os endereços que precisavam ser alterados mais nada.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3085 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...