Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Sotfware House como MEI pode desenvolver SAT para os clientes?


luck.lopes
Ver Solução Respondido por EMBarbosa,
  • Este tópico foi criado há 2294 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

marcelo_sp,

Interessante sua ideia, difícil de administrar porem muito interessante.

EMBarbosa,

Interessante, não sei exatamente se a mensagem foi destinada a mim, porem, acredito que usarmos a lei a nosso favor seja o melhor caminho, no caso de advogados é exatamente o que eles fazem não concorda ? Tentar "burlar" a lei não é a melhor forma, mas usar uma "brecha" torna o negocio 100% legal e contribui com milhares de desenvolvedores que assim como eu só estão afim de estar de acordo com a lei, com empresas em situação regular, emitindo nota, sendo roubados pagando impostos, em fim.

obs. brincadeiras a parte, obrigado pela participação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também optei pela abertura de uma ME com os CNAEs corretos para o SAT.   Há algum tempo eu já estava me estruturando para formalizar uma empresa, e o SAT praticamente me "precionou" a dar este passo.  Já está em fase de abertura, dentro de alguns dias minha SoftwareHouse estará apta ao SAT e ao que vier pela frente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...

Olá... entrei contato com o SEBRAE via facebook e com a ouvidoria federal via site do portal do microempreendedor...

A mensagem que mandei foi essa:

*****************************************************

Olá...

Sou desenvolvedor de sistemas e trabalho desenvolvendo programas para outras empresas, tenho CNPJ (Micro empreendedor individual) (20.412.065/0001-51.)

 Hoje, eu e TODOS os outros profissionais na minha posição estamos enfrentando um grande problema com a nova legislação no estado de são Paulo sobre a emissão de cupons fiscais para o consumidor.

 ·  Portaria CAT 103, de 09/09/2014, que dispõe sobre o cadastro de empresa desenvolvedora de programas aplicativos de comunicação com o Sistema Autenticador e Transmissor - SAT de Cupons Fiscais Eletrônicos - CF-e-SAT.

Fala:

Artigo 4º - O cadastramento da empresa desenvolvedora não poderá ser concluído nas hipóteses de:

I - o Código Nacional de Atividade Econômica - CNAE principal ou secundário da empresa junto ao cadastro da Receita Federal do Brasil não constar, dentro da hierarquia da Comissão Nacional de Classificação, na “Divisão 62 - Atividades dos Serviços de Tecnologia da Informação”, salvo se a empresa declarar que desenvolve o aplicativo para uso próprio, caso em que não poderá comercializá-lo;

II - o CNPJ da empresa não estar ativo junto à Receita Federal do Brasil;

III - o Nire/Jucesp informado não for válido;

IV - o arquivo do contrato social ou ato constitutivo não permitir sua correta visualização e verificação, ou suas informações não corresponderem àquelas constantes da solicitação de cadastramento.

(link para a portaria: http://info.fazenda.sp.gov.br/NXT/gateway.dll/legislacao_tributaria/portaria_cat/pcat1032014.htm?f=templates&fn=default.htm&vid=sefaz_tributaria:vtribut )

 

Até ai tudo bem, mas quando entramos no portal do empreendedor para pormos esse CNAE em nossas atividades, o sistema não permite essa opção.

O que fazer para conseguir por um dos CNAE ? :

6201-5/01

6202-3/00

6203-1/00

6204-0/00

6209-1/00

 

No meu caso, teria que ser o 6202-3/00, mas qualquer um dos códigos que conseguir por (da seção “62”) já resolveria nosso problema.

Percebam:

Se nós que somos MEI não conseguirmos utilizar esses CNAE, estaremos fora do mercado de trabalho como MEI, pois não teremos como regularizarmos nossos produtos juntos à SEFAZ.

Por favor, preciso de ajuda.

Obrigado.

*********************************************************

 


pelo face, me responderam:

 

 

**********************************************************

Boa tarde, Marcelo! Encaminhamos sua demanda para nossos consultores. Em breve, retornaremos!

**********************************************************

 

Creio que devemos todos entrar em contato com o SEBRAE pelo face e pela ouvidoria.

óbvio que foi uma trapalhada do gov de sao Paulo que impôs essa regra que quebra a isonomia entre nós programadores.

quanto mais gente se mostrar como parte prejudicada, mais fácil e mais rápido vão resolver...

 

ouvidoria do sebrae:
http://web.ouvidoria.sebrae.com.br/ouvidoriaweb.aspx?

face do sebrae:
https://www.facebook.com/sebrae

 

Juntos podemos exercer mais peso...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • 1 mês depois ...

Boa tarde Senhores,

Estive observando novamente o assunto e parece que saiu algo no manual do SEFAZ esclarecendo em definitivo a situação, no caso se não podemos utilizar a divisão 62 do CNAE não temos como cadastrar clientes de forma licita. Acredito que a saída realmente seja ser ME.

Link: FAQ Desenvolvedores

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa Tarde, somente para passar uma experiência minha, para caso alguém ainda tiver com dúvida. Não possuo uma software house, somente presto serviço para um unico cliente (lojista), e foi ativado o sat utilizando o CNPJ do contribuinte como Software House também. No momento de cadastrar a software house, deve-se marcar a opção Uso Próprio (acho que é isso, ou algo parecido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2294 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...