Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Componentes para Lazarus


  • Este tópico foi criado há 3178 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá a todos!

Estou começando a usar somente o Lazarus para criar novos projetos. Estou começando com projetos mais simples para ir percebendo as suas vantagens e limitações.

Uma coisa que vejo é que existem muitos componentes para Lazarus e ao mesmo tempo componentes de nomes e lugares diferentes que podem resolver o mesmo problema.

Gostaria, se possível, que os usuários do Lazarus nos passassem sua experiência em quais componentes utilizam no dia a dia e que estão agradando bastante. 

Exemplos de componentes ( mas não somente estes ): 

- Qual componente vocês utilizam para banco de dados (Nativo, Zeos, etc  -- para conectar no Firebird e no MySQL por exemplo)

- Para gerar relatórios (LazReport, Fortes, etc)

- Para rede, para consumir JSON, XML etc (Indy etc)

- E outros componentes que vocês utilizam e gostam.

Se puderem ajudar vai facilitar muito para quem pretende migrar de Delphi para o Lazarus.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O suporte a banco de dados Nativo melhorou muito... mas a Zeos tb é muito bom, e é mais parecida com o ClientDataSet do Delphi

LazReport permite a edição de relatórios em Runtiime

Esqueça a Indy no Lazarus... é uma dificuldade conseguir compilar e funcionar

Que componentes eu gosto:

ACBr, TDI, RX, e vários outros da Lazarus CCR

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se nao me engao , no proprio projeto , existem exemplos em anexos , e tambem existe um forum , que vc pode se inscrever e que o criador do Brookframework da suporte .

http://brookframework.org/

Site do Projeto .

https://groups.google.com/forum/#!forum/brook-ead

Forum ref ao Projeto

https://groups.google.com/forum/#!forum/lazarus-br

Forum do Lazarus .

no grupo do lazarus tambem ele responde .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na empresa que trabalho utilizamos Delphi e muitos componentes de terceiros. Eu não gosto muito disso pois quando atualizamos a IDE ou formatamos um PC tem um trabalho bem grande pra instalar tudo denovo e nunca funciona de primeira, sempre tem algum componente para atualizar, alguma incompatibilidade e as vezes um componente descontinuado.
 
Nos meus projetos particulares sempre utilizo o Lazarus com componentes nativos. As vezes há necessidade de usar componentes de terceiros mas se possível eu prefiro não. Assim quando atualizo a IDE sempre funciona tudo perfeitamente sem incomodações. Alguns componentes de terceiros terá MUITOS recursos e isso é bom, mas as vezes tem um preço de performance que em boa parte das vezes é significante. Você tem melhor desempenho se herdar um componente nativo implementando as características que vocês necessita.
 
Dentro da pasta do Lazarus tem a pasta "components". Alguns dos componentes dessa pasta não vem instalados, mas você pode instalar. Outros deles são apenas runtime como é o caso do "mouseandkeyinput" que serve para manipular entradas do mouse e teclado. Explore também a pasta "examples" dentro da pasta do Lazarus.
 
A única coisa que sinto falta é um suporte para Skins como tem nativamente nas últimas versões do Delphi. Em alguns casos, para ter componentes agradáveis e com visual sofisticado eu tive que desenvolver componentes com as características visuais e de interação que eu queria. Então se alguém conhecer algo bom para isso no Lazarus me avisa que também quero saber!
 

Aproveitando que você está começando agora no Lazarus tem duas dicas que considero úteis e importantes:
1. Ative o relatório de vazamento de memória no início do projeto (Projeto > Opções do Projeto > Opções do Compilador > Depurando > Outras info. de depuração > Usar a unidade Heaptrc). Isso é uma ótima prática porque muita gente deixa  objetos na memória e depois não sabem o que deixa a aplicação lenta e consumindo muita memória. Quem não usa isso é quase certo que deixa alguma coisa vazar. É o dedo duro do programador!
 
2. Pense sempre em Cross-Plataform. Se você usa o Windows para programar, não use coisas específicas do SO, procure sempre uma alternativa que seja multi-plataforma. Por exemplo, se você quiser a constante para a tecla ENTER(#13), não adicione a unit "windows" para utilizar o VK_RETURN, ao invés disso você adiciona a unit "LCLType" que faz a mesma coisa mas vai funcionar nas demais plataformas.
Editado por Dedox
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3178 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...