Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 3160 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Isaque,

Resolvi abrir um outro tópico para não ficar muito confuso o problema. O ACBr está instalado e funcionando com os sources do Trunk2 sem problemas. Estou utilizando o Delphi Xe8 em uma máquina virtual Windows 7, o host computer é um Apple.

Tu informaste apenas para colocar a diretiva FMX ou quando criar um projeto em options utilizar a diretiva de FMX. Acho que eu não fui claro na minha dúvida quanto ao utilizar o ACBr em FireMonkey. Posso estar totalmente errado mas tirando a vantagem de se ter outros controles visuais e renderização com efeitos os quais considero em sua grande maioria uma perfumaria ou cosmética para o formulário, não vejo nenhuma vantagem da adoção desta framework no desenvolvimento de aplicativos Windows, ou seja se irei desenvolver um projeto para ser utilizado somente no ambiente Windows não vejo muitas vantagens de se utilizar esta framework ficando então no tradicional VCL. Obviamente a Embarcadero pretende fazer o push desta tecnologia e no futuro talvez migrar totalmente para ela, porém isso é um assunto que não importa no momento.

Então quando fiz a pergunta sobre utilizar o ACBr em firemonkey não me referia em maneira nenhuma para criar um aplicativo Windows utilizando esta plataforma mas sim criar um aplicativo que rode em qualquer outra plataforma que não seja Windows. Sendo mais específico estou tentando gerar um sistema igual ao que já tenho rodando em Mac OS X que foi compilado com o Lazarus e utilizando o ACBr.

A maior parte do projeto já está pronta visto que ele é basicamente construido utilizando MVC como metodologia, então a unica coisa que precisou ser recriada foram os formulários. 

O problema: 

Fiz um teste com os componentes da ACBr, criei um novo FireMonkey project, e coloquei um componente da ACBr, por padrão o target plataform de novos projetos FireMonkey é sempre Windows, e com isso os componentes da ACBr aparecem como habilitados para o uso, no momento que se define que a plataforma ativa é OS X ou qualquer outra que não windows estes componentes ficam desabilitados na paleta, se deixar o mouse sobre os mesmos vê-se que a compatibilidade dos mesmos é somente Windows.

Eu entendo que é sim compativel com o Firemonkey no ponto que posso desenvolver uma aplicação windows com FireMonkey utilizando estes componentes, porém até onde eu vejo o principal interesse da Embarcadero ao adquirir esta framework foi a possibilidade de se criar aplicações multi-plataformas, e não me refiro aqui a multi-plataforma querendo dizer versões diferentes do windows como 32 ou 64 bits mas sim sistemas operacionais diferentes. 

Neste aspecto volto a perguntar, o ACBr é compativel com o FireMonkey? Pode-se desenvolver aplicativos multi-plataforma - mais especificamente o OS X - com o ACBr?

Acredito que há essa possibilidade sim, mas os pacotes devem ser já criados com esta visão. Talvez para que isso funcione e co-exista com os pacotes VCL da ACBr seja necessário uma nova classe de pacotes com componentes registrados com nomes diferenciados para o FireMonkey se a ideia não for migrar os pacotes Delphi para FireMonkey por completo.

É possível utilizar o ACBr em outros sistemas operacionais através do Lazarus, então acredito que não há nenhum impedimento para fazer o mesmo com o uso do FireMonkey, muitos dos componentes são somente units que nem mesmo produzem algum componente gráfico no formulário - tirando alguns componentes que criam relatórios (Boleto, Danfe, etc.) que dependem da super classe existir no FireMonkey - sendo então passíveis de serem portados para outras plataformas. A maioria dos componentes - pelo menos os que eu utilizo - tem como finalidade fazer o streaming de dados ou formatação para gravação de arquivos, não me recordo de nenhum deles serem algum tipo de componente que crie algo visual de entrada/saida de dados em um formulário (no sentido de um componente tipo TEdit diferenciado ou algo do gênero) até mesmo os componentes que utilizam captcha's que por sua vez são visuais não precisariam serem implementados como um VCL real no sentido do VCL, podendo somente serem implementados como uma biblioteca que retorna um tipo de imagem, eu pelo menos não utilizo estes em formulários (views) mas em controladores que retornam uma imagem para então ser colocada no form.

Minha preocupação com habilitar os componentes para funcionamento com a FireMonkey é que, na minha opinião, este será o caminho que a Embarcadero provavelmente deve tomar, acredito que muitos aqui acompanham as tendencias de mercado, os que acompanham podem ver que computadores hoje em dia é um nicho de mercado e bem restrito para algumas aplicações específicas. Antigamente tudo era realizado com computadores e invariavelmente o sistema operacional Windows dominava o mercado, hoje em dia a tendência é computadores móveis e pequenos como tablets e smartphones, e no sistema operacional destes dispositivos a Microsoft detém uma fatia muito pequena do mercado sendo ele dominado praticamente entre o Android e IOs. Ja ví muitas lojas no exterior onde todo o processo de venda de bens e serviços é feito por tablets, e não demora muito esta tendência se repetirá aqui no Brasil. 

Por enquanto a solução da Embarcadero é utilizar um data snap para tudo que não puder ser transportado para outras plataformas, nas edições anteriores do Rad Studio que ainda não tinham a possibilidade de criar relatórios com a framework do FireMonkey o próprio Marco Cantú aconselhava o uso de um data snap para gerar o relatório em um servidor Windows e lá então criar o relatório e exportar o mesmo como um arquivo e então passar a URL deste arquivo como retorno para o aplicativo multi plataforma. Esta solução ainda que paliativa envolve a utilização de servidores Windows que detêm uma fatia muito pequena do mercado de servidores (~30% a nível mundial), sendo provavelmente uma das razões da Embarcadero colocar no RoadMap a meta de investir novamente no mercado Unix/Linux agora com a FireMonkey.  

Peço desculpas à lista se isto já está implementado neste Trunk 2 e eu por alguma incompetência minha não pude habilitar o uso dos componentes em uma aplicação multi dispositivo, se este for o caso peço ajuda de como proceder para que os componentes funcionem em um ambiente diferente do Windows.  

Agradeço antecipadamente.

Atenciosamente

Roberto

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia,

1o Seja direto ao assunto, mas não com textos enormes, pois nosso tempo sempre é corrido para ficar lendo.

2o Busque, estude sobre o FireMonkey ele é para multi plataforma, também busque e estude sobre o ACBr e verá que temos componentes que dependem de DLLs de fabricantes, e outros que dependem de suítes de terceiros, esses componentes não serão multiplataformas

3o para saber quais componentes do ACBr são ou não compatíveis para multiplataforma, terá que fazer o teste de um por um.

4o Esteja a vontade para fazer correções acompanhadas de demos para que possamos testar e ter a certeza que não violou a plataforma Windows que já temos funcionando hoje.

Editado por Isaque Pinheiro
  • Curtir 2

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3160 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...