Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFC-e em duplicidade


  • Este tópico foi criado há 3079 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá a todos,

Meu cliente emitiu uma NFC-e e a mesma parece que autorizou, pois ao tentar emitir outra com mesma numeração diz que está em duplicidade, mas não retornou o XML.

Então estou sem a chave de acesso para consulta-la e sem o XML para entregar ao contador. Fui obrigado a pular manualmente o número em meu programa. Como descubro agora a chave de acesso ou recupero esse XML?

Desde já agradeço a atenção de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa noite!

a primeira situação é você sabe as informações que passou para gerar a chave certo?

neste caso basta pegar a mesma e vai remontar certinho a chave!

depois pegue o componente e preencha com os mesmos dados e mande assinar

após isso faça a consulta de protocolo e o componente irá lhe retornar o xml válido e exato

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Então meu amigo, 

Ao analisar o arquivo de log, peguei o log dessa nota que estava acusando a Duplicidade. Dentro do mesmo existe uma chave de acesso, coloquei a mesma na Consulta da SEFAZ do Rio, e realmente existe essa nota com essa chave.

Devo então remontar em cima dessa chave? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Rapaz... Fiz de um jeito mais fácil, só não sei se está certo.

Ao instalar o certificado digital em meu micro, fui efetuar a consulta da NFC-e junto a SEFAZ do RIO para ver os produtos da nota e refazê-la conforme me instruiu, mas observei no canto superior direito um botão com a seguinte mensagem,"DOWNLOAD DO DOCUMENTO (Requer Certificado Digital)".

Aí eu cliquei no mesmo, no que eu fiz isso, aparentemente baixou o NFC-e certinho, pois é similar ao formato dos outros. Fiz correto? Através dessa opção do próprio funciona também?

Desde já agradeço a atenção

 

 

download_documento.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Se está é a opção disponibilizada pelo estado, como parece ser, sim tem validade jurídica e pode ser usado normalmente.

Grato pela resposta meu amigo, realmente facilitou muito. Fiz o teste com o certificado de outro cliente e realmente o site informa "USUÁRIO NÃO AUTORIZADO", só consigo com o certificado do emissor. Muito bom.

Me esclareça uma coisa, sou novo nesse mundo de emissão de DFE. Com esse erro fiquei preocupado em relação de como devo tratar o mesmo.

Meu aplicativo é dividido em 2 etapas:

1º - Ele tenta efetuar o envio da NFC-e em modo síncrono, recebendo o XML de retorno em caso positivo (função normal do componente).

2º - Não ocorrendo nenhuma exceção o aplicativo  efetua os cadastros devidos no banco de dados, como gravar dados do retorno da SEFAZ (chave de acesso, dhRecebimento, etc), cadastra a venda, baixa as mercadorias do estoque, incrementa o número da nota e imprimi o DANFE NFC-e.

A grande questão é que nesse erro, ao que tudo indica, ocorreu um problema na SEFAZ do Rio ou na conexão da Internet de meu cliente no exato momento de RECEBER O RETORNO da SEFAZ. Como a nota foi autorizada e não houve o retorno devido, meu aplicativo tratou da forma correta, não efetuando o cadastro da NFC-e na base e nem concretizando a venda, não baixando as mercadorias do estoque e mantendo a numeração atual da Nota. O que gerou o erro da Duplicidade, além dessas outras informações que ficaram inconsistentes em minha base.

O problema é com isso tive que MANUALMENTE efetuar tais procedimentos, fui lá de posse do XML baixado da SEFAZ, cadastrei os dados de retorno na mão, fiz a venda na mão, baixei do estoque na mão e incrementei a numeração da Nota na mão. Isso é um "TIRO NO PÉ" muito grande.

Por isso lhes pergunto. Esse erro pode ser evitado?

Eu creio que não, pois querendo ou não somos "reféns" desse retorno para tratá-lo em nosso aplicativo. Portanto se não puder ser evitado, como vocês fazem para tratá-lo ou ao menos amenizá-lo?

Desde já agradeço a atenção de todos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O costume é quando der algum erro onde o retorno não possa ser lido, antes de enviar novamente a NFC-e, consultar o status dela pela chave, assim você tem o retorno correto se ela foi autorizada ou não, em caso de não, ai sim tenta enviar novamente.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Visualizei aqui Régys, obrigado.

De acordo com sua explicação, pretendo fazer o seguinte no MOMENTO da venda em casos onde existam erro:

1º - Tentar enviar a NFC-e normalmente

2º - Em caso de QUALQUER erro, antes de cancelar a gravação na base realizo a consulta pela chave

3º - Caso a consulta pela chave traga retorno positivo, efetuo todas as gravações na base como se nenhum erro tivesse ocorrido.

Seria isso? Compreendi bem a sua sugestão?

Se sim, ao meu ver continuo com o mesmo problema, pois se nessa posterior consulta (dado o primeiro erro),  eu continuar com problemas em me conectar a SEFAZ e não conseguir realizar tal consulta? 

Não terei como concluir se deu tudo certo ou não e vou precisar liberar o PDV para realizar outras vendas ou refazer a atual em um momento posterior. É complicado isso. :-/

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Vamos por partes, o caminho é mais ou menos esse:

1. Montar e enviar a NFC-e

2. Se retorno positivo imprimiu e acabou

3. Se problema com conexão, emite a nota off-line, imprime e em um segundo momento (quando voltar a conexão) envia.

4. Se problema na leitura do retorno, consulta a nota para verificar se foi autorizada, se mesmo assim não tem conexão, acaba caindo no passo 3

Lembrando que a NFC-e pode ser enviada de modo síncrono, você já tem a resposta no momento que envia, se algo der errado na conexão segue-se o passo 3.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Grato pelas explicações Régys, mas a grande questão está nas suas seguintes palavras:

Lembrando que a NFC-e pode ser enviada de modo síncrono, você já tem a resposta no momento que envia, se algo der errado na conexão segue-se o passo 3.

Aí que está o problema, eu envio em modo SÍNCRONO. Pelo o que sei e de acordo com o que citou, eu deveria ter sido retornado no ato da emissão, mas por algum motivo autorizou e não recebi o retorno. Por isso não tenho no momento uma exceção a parte só para o retorno. Esse problema era pra ter ocorrido também em modo SINCRONO?

Desde já agradeço todas as explicações dadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá Régys, grato pelas explicações e obrigado pela dica de consultar o STATUS da nota.

Me tira uma dúvida: qual a diferença de consulta pela CHAVE e consultar o STATUS da nota? Não achei no exemplo nada sobre consultar o status da nota.

Mas eu estava analisando essa problemática toda agora com um amigo, e observamos o seguinte. Vou dar como exemplo essa nota em si que gerou a criação do tópico:

Enviei a nota em modo SÍNCRONO, que pelo que eu havia lido autorizava dando o retorno simultaneamente, mas comigo isso não ocorreu na prática. Pois bem, conforme orientou nesse tipo de erro basta eu consultar o STATUS da nota, mas se o erro for proveniente de uma queda de internet ou ausência da SEFAZ após ocorrida a autorização, não terei como fazer essa consulta caso o problema persista.

De acordo com o que orientou sigo o passo 3, mas ai vou acabar entrando em outro problema, pois irei emitir em CONTINGENCIA uma nota que já foi emitida NORMAL, e o cliente vai sair com o DANFE errado, QR Code errado e chave errada e o envio dessa nota não poderá ser efetuado, pois irá acusar duplicidade.

Meu raciocínio está correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Vamos alinhar, o consultar status que falei é justamente a consulta por chave da nota, você carrega o XML e consulta, se foi autorizada o componente atualiza o XML.

Teoricamente o modo síncrono devolve o retorno na mesma conexão o problema é que nem todos os estados implementam ele, esse pode ser o seu caso.

Temos uma lacuna nesse processo, que é justamente não saber se a nota foi autorizada ou não se a internet caiu junto no momento do retorno, acho muito difícil isso acontecer, mas pode, neste caso temos a situação que você cita, não temos como saber se a nota foi autorizada ou não, o que te força a emitir em contingência e depois antes de enviar consultar a chave para saber se a nota foi autorizada ou não antes de enviar novamente para evitar duplicidade.

Neste caso o DANFE que o cliente levou vai ser como um DANFE de contingência, o QRCode vai conseguir ser consultado porque o link independente da contingencia ou não é o mesmo, então o cliente vai ter o DANFE com dizeres de contingência mas quando consultar vai verificar que a nota foi autorizada.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Membros Pro

Olá Regys...

Estou tendo muitos problemas com esse erro da duplicidade, portanto comecei a logar os erros e descobri que ele ocorre sempre depois de um erro "12002 - O tempo limite da operação não foi atingido". A nota envia e não recebo o retorno.

O tópico do link http://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/24169-tratamento-para-envio-de-nfc-e-offline/#comment-155971 me deu uma "grande luz" para a resolução do mesmo. Mas ainda tem alguns detalhes que estou na dúvida.

De acordo com o tópico citado e dicas suas, vou colocar essa "nota furada" para cair em contingência. Lá na contingência precisarei enviá-la e a mesma me trará o erro de "Duplicidade com chave diferente". Ai eu conserto essa nota no meu banco marcando ela como enviada ONLINE, e não off-line. Até aí tudo bem.

Mas preciso do XML dessa nota como "ONLINE" para colocar lá na pasta AUTORIZADAS. Como faço isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Regys... Outro detalhe, você comentou o seguinte:

Neste caso o DANFE que o cliente levou vai ser como um DANFE de contingência, o QRCode vai conseguir ser consultado porque o link independente da contingencia ou não é o mesmo, então o cliente vai ter o DANFE com dizeres de contingência mas quando consultar vai verificar que a nota foi autorizada.

Mas de acordo com o tópico do magnosystem,  "existe um campo da chave nfce que vai com o valor 1 quando emitida online e 9 quando emitida offline, portanto quando você alterou o tipo de emissão automaticamente alterou a chave".

Eu testei o seguinte:

1 - Envio a nota e dá erro 12002 (sendo que a mesma autorizou e eu não obtive retorno por problemas técnicos)

2 - Tento consultar a nota pela chave e dá erro 12002 novamente

3 - Emito offline pois não tenho resposta nenhuma (troca a chave para valor 9) e o cliente leva o DANFE com essa chave ERRADA e o QRCode errado (ao contrário do que falou eu testei aqui e o link não é o mesmo pois parte dele tem a chave, que nesse caso está errada, ele aponta para uma NFC-e inexistente). Quando tento usar tal QR-Code recebo "NFC-e não encontrada", ao invés de enxergar a mesma como ONLINE conforme disse.

4 - Posteriormente com os problemas técnicos sanados, envio a contingência e descubro que a mesma havia sido autorizada, troco a chave (valor 1) e XML para emissão ONLINE e com isso fica perfeito internamente, se reimprimir o DANFE agora com a chave certa, o QR-Code aponta para o lugar certo e enxergo a mesma na SEFAZ. Mas o cliente levou o DANFE apontando para a chave errada.

Meu raciocínio está errado? E se estiver certo, não tem como resolver esse tipo de problema? O cliente sempre fica a mercê de receber o DANFE com a chave errada nesses casos?

 

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Talvez fosse o caso de quando acontecer esse tipo de situação tentar enviar o DANFE por e-mail ao cliente, não sei, é uma situação bem específica e fica complicado, pois a nota foi autorizada mas você não tem como saber naquele momento da venda que realmente foi pois retorna o erro.

Uma pergunta, você está enviando a NFC-e em modo síncrono ou assíncrono para este teste?

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Envio em modo SINCRONO, o faço pelo RJ, que de acordo com o Italo usa os servidores do RS.

Você nunca passou por isso? Nossa, nos meus clientes se usar uma internet ruim acontece com frequência, 1 vez por dia pra dar uma média.

Com uma internet boa se torna muito relativo, as vezes acontece uma vez por mês, mas uma vez deu uma "doideira" e vi acontecer 4 vezes em 1 dia com a internet aparentemente boa.

Um cliente meu, por exemplo, tem a internet VELOX que é ADSL e boa, aí deu problema e ele ficou 1 semana usando 3G (que aqui é horrível), todo dia dava esse problema de emitir a nota e não obter o retorno, após voltar o VELOX só deu o problema de emitir a nota e não obter o retorno 1 vez em 15 dias, mas deu.

 

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

E parece que não estou sozinho, já vi em outro tópicos outras pessoas reclamando (como esse mesmo que citei anteriormente).

De qualquer forma, eu conserto essa nota no meu banco marcando ela como enviada ONLINE, e não off-line.

Mas preciso do XML autorizado dessa nota como "ONLINE" para colocar lá na pasta AUTORIZADAS. Como faço isso???

 

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Mas se entendi bem, o xml que ficou no banco tem a chave de acesso diferente da que está autorizada na sefaz, neste caso não atualiza. Correto?

Não tem porque eu MANUALMENTE atualizo a chave e o XML depois que consulto a nota e checo que ela foi emitida ONLINE

Editado por doidopb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.