Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Manifesto a SEFAZ e Fabricantes


JSantos
  • Este tópico foi criado há 2316 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom gente! Estamos nesta luta de colocarmos estes Sats pra funcionar e a coisa não está indo tão bem!

Como todo novo sistema, acho que teremos problemas e alguns deles já estão bem claros pra mim:

1- Existe uma fragilidade de comunicação entre a AC e as DLLs dos fabricantes. Já testei duas marcas de Sats e percebi este problema. E olha que as marcas que testei não são as mais comentadas aqui no fórum como fonte problemas.
Acabei de perder dois CFes emitidos agora porque a resposta do Sat foi "NumeroSessao: 173115 - Resposta:173115|06098|0000|SAT em processamento. Tente novamente.||". Por duas vezes tive esta resposta e, pra minha surpresa, as duas vendas foram registradas.
Gente, isso aqui não é brincadeira! Uma mensagem desta não deixa margem para dúvidas. Quando diz "Tente novamente" significa que não deu certo e você precisa tentar novamente. Mas acontece alguma mágica dentro do Sat e sua dll que faz o contrário. Brincadeira!

2- Esta também vale para a SEFAZ. Vocês precisam implementar um comando que disponibilize um CFe já emitido pelo Sat. Não precisa muito, vocês só precisam reservar um pouco da memória do aparelho para guardar os últimos 20 cupons emitidos (por exemplo). Independente se foram transmitidos para a SEFAZ ou não, isso não importa. Essa memória servirá para compensar a fragilidade de comunicação que existe entre os equipamentos e ACs (como descrevi acima). Assim, os programadores "miseráveis" como eu terão em suas mãos algum recurso para tentar corrigir este absurdo. Ah, e antes que eu me esqueça, uma consulta só pelo número do cupom né! Nada de chave viu pessoal!

3- Gente, o Sat acatar um CFe de venda e depois a SEFAZ rejeitar é o cúmulo. Isso não pode acontecer, digam-me que não!

Sei que a coisa tem potencial para funcionar direito. Mas precisamos ver movimento. Sei que temos fabricantes que participam do fórum e estamos todos juntos nisto. Precisamos evitar o desgaste que isso vai causar quando nada bater com nada, quando os contadores começarem a integrar os xmls em seus sistemas e dar furo.

Desculpem-me, mas precisa falar!

  • Curtir 1

José Roberto dos Santos
VMX Tech

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo... Revoltas a parte, vou tentar te auxiliar com o seu primeiro problema.

A mensagem "SAT em processamento" ocorre quando o equipamento esta processando alguma informação e fica "travado" até terminar de processar, assim que o processamento termina ele volta a funcionar normalmente.

Tivemos um problema com essa mensagem em alguns CFes que ficavam travados e não conseguiam ser transmitidos ao equipamento por algum motivo desconhecido, pois não gerava log e nem erro somente esse "SAT em processamento", no entanto executamos o comando de Atualizar Software SAT o nunca mais ocorreu o problema.

Quanto ao equipamento guardar os últimos 20 cupons emitidos na memoria não vejo sentido, pois a minha aplicação guarda todos, se eu precisar de algum estão todos lá.

Enfim, tente atualizar o software do seu SAT e veja se o problema do SAT em processamento resolve.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aquiniti,

Vou tentar colocar a coisa de forma mais explícita.

Você já ouviu falar que tem um não tem nenhum? Por que são feitos backups de base de dados e sistemas?

Existe a possibilidade de perda real de um CFe no processo de comunicação entre nossas aplicações e o Sat. Já comprovei isso aqui e pode acontecer por n motivos, inclusive travamento dos equipamentos e até por falta de energia.

Quando você diz que tem os cupons armazenados em seu Banco de Dados você está ignorando uma parte muito importante do processo que está entre a resposta do equipamento Sat e a admissão das informações pela sua aplicação. Acho que precisamos dar mais atenção a isto, não só por mero funcionamento, mas em construir uma aplicação com robustez.

Voltando a questão de quem tem um não tem nenhum... Se o Sat armazenar os últimos cupons e estes puderem ser solicitados por nossa aplicação, teremos duas fontes e não mais só uma. Se houve alguma interrupção no processo, nossa aplicação teria recursos de verificar a consistência da última operação e, se necessário, requisitar ao Sat uma cópia do último XML processado.

Somente atualizar o firmware do Sat, mantendo os mesmos recursos, não irá nos garantir a resolução deste problema. Não irão solucionar os travamentos nem as quedas de energia com este processo.

Percebe o que eu estou falando?

José Roberto dos Santos
VMX Tech

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos fabricantes que participam do fórum,

Depois deste primeiro período de trabalho com o Sat, gostaria de saber se existe a intensão de um estudo de melhorias do sistema em conjunto com a Sefaz para um futuro upgrade.

Se existe esta possibilidade, acredito que as Softwares Houses também possam contribuir.

José Roberto dos Santos
VMX Tech

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fabricantes

Bom dia José Roberto!

 

Represento um fabricante de SAT.

Estamos abertos a receber sugestões das Softwares Houses sim.

Alias é muito importante ter esta oportunidade de receber as sugestões pois as mesmas significam melhorias.

As tratativas das sugestões que recebemos discutimos em conjunto com a Sefaz e eles definem se serão aplicadas ou não.

 

Att

Cristiano Abbud

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que ótimo Cristiano!

Um recurso que melhoria muito a robustez do sistema seria a possibilidade do equipamento disponibilizar os últimos XMLs acatados para a AC baixá-los após a ocorrência de uma falha. Não acredito que seja necessário um número grande de XMLs em memória. Armazenar o último já seria ótimo, alguns mais seria excelente.

Testando o sistema contra falhas aqui, em situações de interrupção provocadas (falha de energia, travamento de SO) houve ocasiões onde não foi possível reaver o XML de venda e cancelamento. Isso causa um problema considerável porque o contribuinte não terá os XMLs como determina a lei e pensar na hipótese de baixar estes XMLs do SGR não é nada prático, além do que até mancha a amplitude do Sistema Sat.

Ainda com relação a este ponto, mesmo em situação normal de trabalho (sem interrupções provocadas), houve ocasião em que o Sat respondeu "SAT em processamento. Tente novamente" e, mesmo com esta resposta, processou vendas.

Com o recurso de armazenamento, nestas ocasiões nossas aplicações poderiam verificar no Sat qual foi a última operação de venda ou cancelamento processada. Se necessário, poderia baixar o XML, abastecer o BD e ajudar o contribuinte a atender a legislação.

Essa seria uma importante inovação para o sistema.

José Roberto dos Santos
VMX Tech

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Basicamente, se o comando "ConsultarNumeroSessao" funcionasse corretamente para todas as Sessões do dia (ou de um periodo), já seria ótimo, e conseguiriamos recuperar o XML...

Porém atualmente, o ConsultarNumeroSessao só funciona uma vez, e se for imediatamente após a venda (praticamente inútil)

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, levantei esta questão também neste post aqui

Neste post citado já temos um amigo que está sofrendo com esta problemática. Com certeza teremos mais casos.
Não estamos aqui para escolher marca A ou B, mas é perceptível que alguns fabricantes têm apoiado melhor nossa comunidade.
Existe sim uma fragilidade no sistema Sat nesta questão e com certeza a comunidade irá valorizar os fabricantes que se mostrarem interessados em resolvê-la. Embora uma solução acabe sendo imposta a todos os fabricantes por força de especificação de funcionamento, os parceiros serão sempre lembrados.

 

José Roberto dos Santos
VMX Tech

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

José Roberto, bom dia.

Citar

1- Existe uma fragilidade de comunicação entre a AC e as DLLs dos fabricantes. Já testei duas marcas de Sats e percebi este problema. E olha que as marcas que testei não são as mais comentadas aqui no fórum como fonte problemas.
Acabei de perder dois CFes emitidos agora porque a resposta do Sat foi "NumeroSessao: 173115 - Resposta:173115|06098|0000|SAT em processamento. Tente novamente.||". Por duas vezes tive esta resposta e, pra minha surpresa, as duas vendas foram registradas.

O que você chegou a fazer com estes que foram registrados, mesmo com a mensagem para tentar novamente? Deixou como vendas efetivadas ou conseguiu cancelá-las, mesmo após expirado o prazo de 30 minutos.

Um cliente me ligou agora a pouco e reclamou que tinha vendas registradas no site mas não constava em seus relatórios gerados pelo nosso sistema e tal... Daí fui analisar a situação e vi que tem bem mais vendas na mesma situação.

Em conversa com o contador do referido cliente, o mesmo me disse que iria precisar de um laudo para cancelar as vendas, e que este contivesse a informação de que o erro foi nosso (do sistema) ou do fabricante.

Em contato com o fabricante / suporte, o mesmo disse que não disponibiliza nenhum tipo de informação para este fim e me pediu para verificar os logs e tal...

Bom, isso é só o resumo da obra srsr

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Pelo silêncio dos fabricantes que participam deste fórum, dá para perceber que este assunto não agrada nenhum pouco.

Acho que já passou da hora dos desenvolvedores se unirem e começarem a reportar a SEFAZ esta tamanha fragilidade do sistema.

É muito infantil não prever que pode ocorrer uma falha de comunicação entre o SAT e o Software da AC. Não disponibilizar uma API para o download de um CFe perdido durante uma falha foi sem dúvida nenhuma um grande erro.

 

  • Curtir 1

José Roberto dos Santos
VMX Tech

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
Em 05/11/2015 at 10:43, rick disse:

José Roberto, bom dia.

O que você chegou a fazer com estes que foram registrados, mesmo com a mensagem para tentar novamente? Deixou como vendas efetivadas ou conseguiu cancelá-las, mesmo após expirado o prazo de 30 minutos.

Um cliente me ligou agora a pouco e reclamou que tinha vendas registradas no site mas não constava em seus relatórios gerados pelo nosso sistema e tal... Daí fui analisar a situação e vi que tem bem mais vendas na mesma situação.

Em conversa com o contador do referido cliente, o mesmo me disse que iria precisar de um laudo para cancelar as vendas, e que este contivesse a informação de que o erro foi nosso (do sistema) ou do fabricante.

Em contato com o fabricante / suporte, o mesmo disse que não disponibiliza nenhum tipo de informação para este fim e me pediu para verificar os logs e tal...

Bom, isso é só o resumo da obra srsr

Abç

José, estamos com o mesmo caso aqui, você teve que emitir o laudo? Que fim que deu este assunto? Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois ...
  • 9 meses depois ...

Estou em testes com o Emulador . e percebi realmente que as vezes acontece de nao gerar o CF-e . ai pela consulta da Sessao . so da pra uma vez conforme o Daniel falou mesmo . no caso como estao fazendo no caso quando o SAT nao retornada o erro correto e como vou saber se meu CF-e foi processado ou nao pelo SAT ?

 

Desde ja agradeço .

 

Adilson Pazzini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois ...
  • 3 meses depois ...

Boa tarde,

Também tenho percebido o problema em alguns clientes... fiz uma "solução" de importar o xml, mas há o transtorno de baixar o xml pelo site... 

O problema é fazer com que o cliente entenda o que realmente está ocorrendo, que não é algo simples de se resolver, acabamos saindo como os ruins da história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2316 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...