Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

falha no schema xml do lote de nfe em producao


  • Este tópico foi criado há 3087 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Bom dia,

O seu XML da NFC-e contem o grupo <infNFeSupl> que traz o valor do QR-Code.

Acontece que se você envia para o ambiente de homologação funciona 100% e no ambiente de produção a nota é rejeitada.

A explicação é simples, o ambiente de produção só vai aceitar o XML com esse grupo a partir de 03/11/2015.

Resumindo para testar tem que colocar, e para enviar em produção tem que retirar.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

É.. esse é um dilema mesmo, inclusive já postei isso em um outro post, mas ninguém respondeu... O fato é que, em produção, até 02/11/2015 não pode enviar a tag e no dia seguinte tem que enviar...

Para não ter que atualizar todos os clientes de um dia para o outro, o que eu sugiro, é la na unit ACBRNotasFiscais.pas, onde gera a tag do Qrcode, colocar uma condição para gerar em produção somente se a data de emissão for maior ou igual a 03/11/2015.. Dessa forma, já da para ir atualizando os clientes antes..

Não sei se alguém tem outra sugestão ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dércio

Eu também citei esta questão em um outro post mas infelizmente "atravessaram" a pergunta e o post acabou indo para um outro caminho. Na minha opinião e interpretação, a informação do qrCode deveria ser opcional, afinal pela especificação a ocorrência do grupo "infNFeSupl "é de 0-1, mas o colega Italo tem outra interpretação, o que indica que o assunto pode gerar dupla interpretação. Eu gostei da sua sugestão, mas aqui no Paraná estamos com um problema adicional: a nota técnica 2015.002 não foi implementada ainda para homologação, pelo menos no que se refere a este campo novo campo "qrCode", ou seja, não temos como testar. E se ela não foi implementada ainda, quem garante que no dia 03/11/2015 vai estar funcionando para produção?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Vocês jogam a carroça na frente dos bois e baixam o lanço neles atrás e querem que vá!

Calme nunca o pessoal do ACBr deixou na mão! sempre estivemos com o código pronto e funcional o tempo!

Do que adianta estar com ela implementada e tu não consegue nem testar? me diga como é que tu vai testar?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Não sei se vc está se referindo ao meu comentário Juliomar, mas de maneira nenhuma algum dia pensei que o pessoal do ACBr fosse me deixar na mão e nem estou "colocando a coarroça na frente dos bois". Apenas fiz um comentário de uma preocupação que tenho agora, já que em homologação estou conseguindo enviar tudo ok. O tempo passa rápido, e quando a gente menos espera, é Novembro. Desculpe se deixei transparecer algum desespero, pois não é esse caso. Minha intenção foi apenas compartilhar uma solução que todos vão precisar prever para 03/11/2015.

Mais uma vez peço Desculpas se postei em um momento inoportuno.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Juliomar interpretou errado o que estamos discutindo. O que o Dércio e eu estamos alertando é o fato de que no dia 03/11 todos os softwares que rodam NFCe podem parar de funcionar, e isso não tem nada a ver com o ACBr, mas sim com o fato de que não haverá um período de transição para se mudar da especificação antiga para a nova, o que na minha opinião é uma falha grave do Encat, que é o órgão responsável por propor as mudanças no projeto de NFe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Vamos devagar  :)

O ENCAT está nos dando um tempo bem grande de adaptação então não tem porque culpá-los.

Quanto a obrigatoriedade ou não da geração da tag do QRCOde, veja a página 19 da nota técnica 2015.002

ZX02-10 | 65 | Não informado o campo de QR-Code para a NFC-e. | Obrig. | 394 Rej. Rejeição: Nota Fiscal sem a informação do QR-Code

Existe uma validação de obrigatóriedade.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Vamos devagar  :)

O ENCAT está nos dando um tempo bem grande de adaptação então não tem porque culpá-los.

Quanto a obrigatoriedade ou não da geração da tag do QRCOde, veja a página 19 da nota técnica 2015.002

ZX02-10 | 65 | Não informado o campo de QR-Code para a NFC-e. | Obrig. | 394 Rej. Rejeição: Nota Fiscal sem a informação do QR-Code

Existe uma validação de obrigatóriedade.

Exato Regys. O tempo para homologação é bem satisfatório, com certeza.. O problema é que a migração para produção terá que ser de um dia para o outro, ou seja, no dia 02/11/2015 não posso enviar a tag no xml e no dia 03/11/2015 terei que enviar, Além de ter que atualizar os Schemas, que até o dia 02 deverá ser um e do dia 03 em diante deverá ser outro. Ao menos foi isso que entendi !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

em produção esta dando esta mensagem

 

falha no schema xml do lote de nfe ACBR

 

segue em anexo xml

43151022912421000121651000000000051000000055-nfe.xml

Vc está enviando um XML com tpAmb=2 pro ambiente de produção?

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Vamos devagar  :)

O ENCAT está nos dando um tempo bem grande de adaptação então não tem porque culpá-los.

Quanto a obrigatoriedade ou não da geração da tag do QRCOde, veja a página 19 da nota técnica 2015.002

ZX02-10 | 65 | Não informado o campo de QR-Code para a NFC-e. | Obrig. | 394 Rej. Rejeição: Nota Fiscal sem a informação do QR-Code

Existe uma validação de obrigatóriedade.

Exato Regys. O tempo para homologação é bem satisfatório, com certeza.. O problema é que a migração para produção terá que ser de um dia para o outro, ou seja, no dia 02/11/2015 não posso enviar a tag no xml e no dia 03/11/2015 terei que enviar, Além de ter que atualizar os Schemas, que até o dia 02 deverá ser um e do dia 03 em diante deverá ser outro. Ao menos foi isso que entendi !

 

Você está se confundindo, o componente hoje trata isso, enviando a tag somente para homologação, o que você vai ter que fazer é somente atualizar seus clientes 1 dia antes ou no dia para liberar também para o ambiente de produção.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Vamos devagar  :)

O ENCAT está nos dando um tempo bem grande de adaptação então não tem porque culpá-los.

Quanto a obrigatoriedade ou não da geração da tag do QRCOde, veja a página 19 da nota técnica 2015.002

ZX02-10 | 65 | Não informado o campo de QR-Code para a NFC-e. | Obrig. | 394 Rej. Rejeição: Nota Fiscal sem a informação do QR-Code

Existe uma validação de obrigatóriedade.

Exato Regys. O tempo para homologação é bem satisfatório, com certeza.. O problema é que a migração para produção terá que ser de um dia para o outro, ou seja, no dia 02/11/2015 não posso enviar a tag no xml e no dia 03/11/2015 terei que enviar, Além de ter que atualizar os Schemas, que até o dia 02 deverá ser um e do dia 03 em diante deverá ser outro. Ao menos foi isso que entendi !

 

Você está se confundindo, o componente hoje trata isso, enviando a tag somente para homologação, o que você vai ter que fazer é somente atualizar seus clientes 1 dia antes ou no dia para liberar também para o ambiente de produção.

Sim claro.. eu entendi isso.. O problema é justamente esse... vou ter que atualizar todo mundo na virada do dia 02 para o dia 03... e é justamente isso que queria evitar.. Queria poder atualizar antes e a tag ser gerada (em produção) somente a partir  do dia 03/11/2015 e isso é bem possível, o problema é quanto aos Schemas.. Esses tem que ser jogados no dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

Dércio, como os Schemas são utilizados tanto para a NF-e quanto para a NFC-e não vejo problemas em você atualizar hoje dia 07/10/2015.

A partir do momento que consta que o grupo ou o elemento desse grupo é opcional, se não informarmos ele não será validado.

Veja a definição do grupo infNFeSupl no schema leiauteNFe_v3.10.xsd :

            <xs:element name="infNFeSupl" minOccurs="0">

Note que o minimo de ocorrências é zero, isso significa que o grupo é opcional, por outro lado a definição do elemento qrCode é:

                        <xs:element name="qrCode">

Note que neste caso o elemente qrCode é obrigatório veja:

                                    <xs:whiteSpace value="preserve"/>
                                    <xs:minLength value="100"/>
                                    <xs:maxLength value="600"/>

A informação tem que estar presente, tem que ter um tamanho mínimo de 100 caracteres e no máximo 600.

Resumindo, quanto aos Schemas você pode atualizar.

Quanto não gerar até o dia 2 e passar a gerar a partir do dia 3 a unica solução é acrescentar uma condição que cheque a data de emissão da nota.

Desta forma você pode também atualizar a aplicação em todos os seus clientes antes do dia 3/11/2015.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia a todos,

Dércio, como os Schemas são utilizados tanto para a NF-e quanto para a NFC-e não vejo problemas em você atualizar hoje dia 07/10/2015.

A partir do momento que consta que o grupo ou o elemento desse grupo é opcional, se não informarmos ele não será validado.

Veja a definição do grupo infNFeSupl no schema leiauteNFe_v3.10.xsd :

            <xs:element name="infNFeSupl" minOccurs="0">

Note que o minimo de ocorrências é zero, isso significa que o grupo é opcional, por outro lado a definição do elemento qrCode é:

                        <xs:element name="qrCode">

Note que neste caso o elemente qrCode é obrigatório veja:

                                    <xs:whiteSpace value="preserve"/>
                                    <xs:minLength value="100"/>
                                    <xs:maxLength value="600"/>

A informação tem que estar presente, tem que ter um tamanho mínimo de 100 caracteres e no máximo 600.

Resumindo, quanto aos Schemas você pode atualizar.

Quanto não gerar até o dia 2 e passar a gerar a partir do dia 3 a unica solução é acrescentar uma condição que cheque a data de emissão da nota.

Desta forma você pode também atualizar a aplicação em todos os seus clientes antes do dia 3/11/2015.

Uhh.. Muito bom Ítalo... 

Minha idéia inicialmente é alterar o trecho de código do ACBRNotasFiscais.pas onde gera a tag do QrCode. A condição seria a seguinte:

    if Configuracoes.Geral.ModeloDF = moNFCe then
    begin
      if (Configuracoes.WebServices.Ambiente=taHomologacao) or
          ((Configuracoes.WebServices.Ambiente=taProducao) and
          (NFe.Ide.dEmi>=StrToDate('03/11/2015'))) Then
      Begin

            //  gera as tags do qrcode

      End ;

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Dércio,

Acredito ser a solução mais simples, depois podemos remover essas condições e deixar somente a que checa o modelo do documento fiscal.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá Dércio, tenho acompanhado o seu tópico e assim como você, me preocupa o fato de ter que mudar o executável apenas no dia 03-11 para todos os clientes.

Mas tenho outra preocupação...Sou do RJ, que pelo o que o Italo falou usa os Servidores do RS... E se no dia 03-11 essa mudança não estiver realmente pronta e a produção continuar negando as notas com a informação do QR Code?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

Já postei em um outro tópico que as chances de prorrogar o inicio em ambiente de produção são muitas, acredito que somente para o ano que vem vai ser necessário, visto que algumas SEFAZ não implementaram ainda em ambiente de homologação.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá Dércio, tenho acompanhado o seu tópico e assim como você, me preocupa o fato de ter que mudar o executável apenas no dia 03-11 para todos os clientes.

Mas tenho outra preocupação...Sou do RJ, que pelo o que o Italo falou usa os Servidores do RS... E se no dia 03-11 essa mudança não estiver realmente pronta e a produção continuar negando as notas com a informação do QR Code?

Bom dia

Realmente, se for adiada ai fica complicado fazer algum controle, mas no caso do RS, acredito que não vai ser adiado, pois eles entraram certinho no prazo de homologação (01/10/2015), acho que dia 03/11 vai entrar em produção. De qualquer forma,  o jeito é aguardar mais alguns dias para ver como vai ficar a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em princípio não haverá mudança para o início da obrigatoriedade para produção, visto que, o manual não traz esta possibilidade. Por outro lado, o estado pode sim alterar esta data, todavia deve fazê-lo com antecedência razoável, pois, caso o faça no dia 01/11/2015, causará grandes transtornos tanto para desenvolvedores quanto para os comerciantes.

Possivelmente não mudará, o texto da NT2015.002_v1.00, não traz uma exceção, somente o texto seco.

"O prazo previsto para a implementação das demais mudanças é:
o Ambiente de Homologação (ambiente de teste das empresas): 01/10/15;
o Ambiente de Produção: 03/11/15"

Caso houvesse esta possibilidade, haveria logo abaixo uma previsão de exceção, o que não há.

A página oficial da NF-e, também não está prevendo esta exceção, senão vejamos:

"[...] As Sefaz Autorizadoras disponibilização todas as alterações em seus respectivos ambientes de homologação a partir de 01/10/2015, sendo o ambiente de produção liberado para uso a partir de 03/11/2015. Assinado por: Coordenação Técnica do ENCAT".

Pelos motivos acima exposto, não creio que haverá este adiamento.

 

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3087 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.