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dev botao

Consulta nota inutilizada e baixa de xml


gutopmc
Ver Solução Respondido por Vanessinha Mocellin,
  • Este tópico foi criado há 3584 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

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O componente tem opção de consultar notas inutilizadas? Se tem , possui exemplos?

Outro problema que estou tendo é quando perde a comunicação com o site antes de receber o retorno do xml validado (Por lentidão na conexão). Tem como recuperar esse xml via componente?

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  • Moderadores

Não existe webservice para consulta de faixas de numeração inutilizada. Leia o manual de integração - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/ex ... lLdxB/oYA=

O xml é criado antes do envio, então vc não precisa recuperá-lo se salvar antes de enviar.

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André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
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  • 2 anos depois...
  • Moderadores
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  • 2 meses depois ...
  • Consultores

Boa tarde a todos,

 

Vocês leram o segudo post desse tópico onde o André diz que não existe um webservice para consultar numeração inutilizada.

 

Se não existe webservice, o componente muito menos tem esse recurso.

 

Eu entendo que podemos ter problemas com a internet justamente no retorno, mas no caso de inutilização de numeração não tem nada o que possa ser feito a não ser acessar o site para checar se realimente o numero ou a faixa de numeros foi inutilizada.

 

Porque será que a SEFAZ não implementou um webservice para consultar?

 

Alguem pode me responder?

 

Muito bem eu respondo, um sistema que se preze não pode falhar na numeração.

 

O meu já esta rodando a quase 3 anos e nunca falhou.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

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Boa tarde a todos,

 

Vocês leram o segudo post desse tópico onde o André diz que não existe um webservice para consultar numeração inutilizada.

 

Se não existe webservice, o componente muito menos tem esse recurso.

 

Eu entendo que podemos ter problemas com a internet justamente no retorno, mas no caso de inutilização de numeração não tem nada o que possa ser feito a não ser acessar o site para checar se realimente o numero ou a faixa de numeros foi inutilizada.

 

Porque será que a SEFAZ não implementou um webservice para consultar?

 

Alguem pode me responder?

 

Muito bem eu respondo, um sistema que se preze não pode falhar na numeração.

 

O meu já esta rodando a quase 3 anos e nunca falhou.

 

 

Porém como a pergunta e resposta inicias foram em 2011, podia ser tivesse mudado algo, mas beleza.

 

E sobre o sistema que se preze não pode ter erro, todo sistema ta sujeito a erro, ainda mais quando não depende apenas do seu sistema, como computador, internet, webservice, acbr....

 

Consta la na receita que ta inutilizado o número, mas na hora de salva o retorno, deve ter dado algum problema.

Obs: o sistema tbm está a 2-3 anos sem nenhum problema desse nível relatado....

 

Mas obrigado pelas respostas

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  • Consultores

Boa tarde Tagales,

 

Desculpe, mas a minha intensão não foi ofender ninguem.

 

Com relação ao post ser de 2011, e você achar que algo poderia ter mudado, veja bem, visitando o portal Nacional da NF-e com frequencia e baixando os manuais e notas tecnicas para ler, sabemos o que mudou e que permanece igual.

 

Basta tirar um tempo para ler, você não concorda?

 

Repito, entendo que problemas podem ocorrer, por melhor que seja o nosso sistema, tem outros fatores como: computador, internet, webservice, usuário, ...

 

O que eu quiz dizer e que talvez não ficou claro é que devemos fazer a nossa parte, ou seja, escrever uma rotina que não falhe na numeração.

 

Você tem que garantir que o problema não é o seu sistema e sim o resto.

 

Não é querer jogar a culpa nos outros, mas sim apondar quem realmente esta com problemas.

 

Se a SEFAZ não implementou um webservice para realizar a consulta de numeração inutilizada, é porque a inutilização tem que ser de uso raro.

 

O seu sistema rodando a anos, um belo dia ocorre a necessidade de realizar a inutilização de numeração e ao fazer, justamente nesse dia, nessa operação o webservice falha, a internet falha, a maquina reseta, cai a força ou outra coisa mais sinistra, é muito azar você não acha?

 

Mais uma vez desculpe e tenha um bom final de semana.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
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Boa tarde Tagales,

 

Desculpe, mas a minha intensão não foi ofender ninguem.

 

Com relação ao post ser de 2011, e você achar que algo poderia ter mudado, veja bem, visitando o portal Nacional da NF-e com frequencia e baixando os manuais e notas tecnicas para ler, sabemos o que mudou e que permanece igual.

 

Basta tirar um tempo para ler, você não concorda?

 

Repito, entendo que problemas podem ocorrer, por melhor que seja o nosso sistema, tem outros fatores como: computador, internet, webservice, usuário, ...

 

O que eu quiz dizer e que talvez não ficou claro é que devemos fazer a nossa parte, ou seja, escrever uma rotina que não falhe na numeração.

 

Você tem que garantir que o problema não é o seu sistema e sim o resto.

 

Não é querer jogar a culpa nos outros, mas sim apondar quem realmente esta com problemas.

 

Se a SEFAZ não implementou um webservice para realizar a consulta de numeração inutilizada, é porque a inutilização tem que ser de uso raro.

 

O seu sistema rodando a anos, um belo dia ocorre a necessidade de realizar a inutilização de numeração e ao fazer, justamente nesse dia, nessa operação o webservice falha, a internet falha, a maquina reseta, cai a força ou outra coisa mais sinistra, é muito azar você não acha?

 

Mais uma vez desculpe e tenha um bom final de semana.

 

Boa noite Italojr, 

 

Não me senti ofendido, pois não fui eu que fiz o sistema e mesmo se tivesse feito do zero, não teria problema em falar que houve alguma falha.

 

Só que procurei em alguns tópicos, pois tem alguns que tratam isso, porém o que tinha um comentário mais atual era esse(setembro/2013), só quis perguntar para sujeito que levantou a questão,se ele tinha feito de alguma forma, era apenas isso.

E não considero muito azar como você comentou, acho que todos estão sujeito a isso e até agora o cliente não soube me explicar o que ele fez ou que possa ter corrido para não ter pego o retorno, como também não foi gerado nenhum log, fica dificil, mas fico feliz em que sistema que você cuida, internet, energia, computadores dos seus clientes sejam todos perfeitos.

 

Obrigado e tenha um ótimo final de semana também.

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  • 7 meses depois ...

Uma forma que usei para contornar este problema foi tratar o status 563, caso tenha este retorno eu obtenho os dados de inutilização(protocolo) que vem no retorno e inutilizo meu registro interno de nota.

 Só neste caso não tenho o XML de Inutilização, mas... desta forma consegui contornar parcialmente.

 

at+

Carlos H. Marian

Analista de Sistemas

|/-\|

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  • 2 semanas depois ...

Uma forma que usei para contornar este problema foi tratar o status 563, caso tenha este retorno eu obtenho os dados de inutilização(protocolo) que vem no retorno e inutilizo meu registro interno de nota.

 Só neste caso não tenho o XML de Inutilização, mas... desta forma consegui contornar parcialmente.

 

at+

 

Bom dia Carlos

 

Para conseguir esse retorno 563, você tentou inutilizar novamente? Ou que método utilizou para conseguir?

 

Obrigado

Editado por Vanessinha Mocellin

Att. Vanessa Mocellin | Arquiteta de Sistemas 
Sysmo Sistemas Ltda
São Miguel do Oeste - SC | Filial: Itajaí - SC
Fone: 49 3631.0600 | Ramal: 612

www.sysmo.com.br

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  • Solution

Repito, entendo que problemas podem ocorrer, por melhor que seja o nosso sistema, tem outros fatores como: computador, internet, webservice, usuário, ...

 

O que eu quiz dizer e que talvez não ficou claro é que devemos fazer a nossa parte, ou seja, escrever uma rotina que não falhe na numeração.

 

Você tem que garantir que o problema não é o seu sistema e sim o resto.

 

Não é querer jogar a culpa nos outros, mas sim apondar quem realmente esta com problemas.

 

Se a SEFAZ não implementou um webservice para realizar a consulta de numeração inutilizada, é porque a inutilização tem que ser de uso raro.

 

O seu sistema rodando a anos, um belo dia ocorre a necessidade de realizar a inutilização de numeração e ao fazer, justamente nesse dia, nessa operação o webservice falha, a internet falha, a maquina reseta, cai a força ou outra coisa mais sinistra, é muito azar você não acha?

 

Boa tarde Italo,

 

No meu caso pode acontecer de ser realizado a inutilização de um número e posteriormente por alguma adversidade não consiga gravar essa inutilização.

Como você disse uma rara exceção, porém preciso garantir um controle supremo referente a falhas, essa possibilidade dificilmente ira ocorrer, porém existe e preciso tratar caso ocorra.

 

Solução:

Em virtude da inexistência de um webservice de consulta referente a inutilização, pode-se contornar essa situação tratando o erro 563 - Já existe pedido de Inutilização com a mesma faixa de inutilização.

Caso o número que estamos tentando inutilizar já foi inutilizado, retornar o erro 563, conforme o Carlos Marian menciona anteriormente.

 

Nesse caso temos todas as informações necessárias da inutilização, inclusive o XML completo, porém seria necessário fazer um pequeno ajuste para gerar o XML completo quando o retorno for 563, pois esta gerando apenas quando o retorno for 102 - Inutilização de número homologado.

 

Partindo da seguinte lógica, que após inutilizar uma numeração não tem mais oque fazer com aquele numero, não vejo problemas em gerar o XML quando o número já esta inutilizado.

Dessa forma conseguimos contornar essa situação, se tornando assim um meio de consultar as informações de inutilização.

 

Em anexo segue fonte com alteração sugerida.

 

Observação: Aproveitando o gancho, estou mandando juntamente uma alteração para considerar o retorno 155-Cancelamento homologado fora de prazo, referente ao processo de cancelamento.

ACBrNFeWebServices.pas

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Att. Vanessa Mocellin | Arquiteta de Sistemas 
Sysmo Sistemas Ltda
São Miguel do Oeste - SC | Filial: Itajaí - SC
Fone: 49 3631.0600 | Ramal: 612

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  • Consultores

Boa tarde Vanessa,

 

Muito obrigado pela colaboração, vamos analisar as suas alterações.

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