Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

PAF-ECF 1.6 E.R. 01.08 - item XXVIII


  • Este tópico foi criado há 4563 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Bom dia

1A - Para cumprir as condições estabelecidas no item 1, o PAF-ECF e o SG devem ser capazes de emitir, transmitir e armazenar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), nos termos de Ajuste SINIEF, devendo imprimir, no campo reservado ao fisco, o código previsto no requisito IX, 1 “c”.

está mesmo de acordo com o que estou pensando?

agora o pdv também deverá emitir nf-e?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Parece que sim... Pois está escrito "PAF-ECF e o SG" e não "PAF-ECF e/ou o SG"... Como não li o ER 1.08, espero que em algum outro lugar diga que isso daí é facultativo...

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos,

Aqui no Rio de Janeiro a a POLIMIG vai utilizar o novo roteiro para homologações a partir de 22/07. Bom está é a informação que obtive hoje la com o pessoal da POLIMIG. Como vou homologar apenas em setembro...estou bem 'enrolado'.

Já fiz um estudo e o que mais vai pegar é a questão da NFE. Vamos ter que fazer toda rotina de NFE dentro do PAF.

Abraços

Júnior

http://blog.conbits.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite amigos,

Vamos ter que fazer toda rotina de NFE dentro do PAF.

Abraços

Júnior

Júnior,

você confirmou isso com eles? Vai ser necessário MESMO ter a NFe dentro do PAF? Nenhuma possibilidade de ela ficar só no SG ou não acompanhar o PAF?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EMBarbosa, confirmei com a POLIMIG ontem.

A única parte do roteiro que cita a NF-e é esta:

REQUISITO XXVIII

ITEM 1A: Para cumprir as condições estabelecidas no item 1, o PAF-ECF e o SG devem ser capazes de emitir, transmitir e armazenar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), nos termos do Ajuste SINIEF 07/05, devendo imprimir, no campo reservado ao fisco, o código previsto no requisito IX, 1 “c”.

Teste 084-B - Verificação do arquivo de “Venda do Período” para identificar os documentos fiscais emitidos no estabelecimento em determinado período, inclusive a NF-e, fazendo opção pelo leiaute estabelecido no Manual de Orientação do Convênio 57/95.

Teste 084-C – Verificação do arquivo de “Venda do Período” para identificar os documentos fiscais emitidos no estabelecimento em determinado período, inclusive a NF-e, fazendo opção pelo leiaute estabelecido no Ato COTEPE/ICMS 09/08:

PS: Requisito IX, 1 “c” = Código de autenticação do arquivo TXT (MD5) que contém a lista de arquivos do PAF.

Bom o seu PAF tem que ser capaz de emitir a NF-e. Então acredito que se ela dentro do SG não vai atender. O que voce pode usar é um executável a parte para Nfe, dai o PAF chama este executável...Porém este executável vai entrar na lista de arquivos do PAF e ser gerado MD5 para ele.

Eu tenho algumas observações sobre a Nfe.

1º - Numeração da NFe. Tudo bem que o PAF emitida a NFe...mas o número da nota vamos ter que buscar de um banco único então teremos um sistema em rede.

2º - Apesar de nao existir testes especificos para a parte de NFe acredito que nos próximos roteiros devem incluir a parte de rede e baixa de estoque para quando emitir a nfe. No Atual roteiro querem a emissão, transmissão e armazenamento e que os registros da nfe estejam nos arquivos do Convênio 57/95 e do Ato COTEPE/ICMS 09/08.

3º - Eu comercializo Nfe e PAF-ECF separados. A partir desta versão o sistema vai fazer as duas coisas. Vai ficar mais caro para meu cliente.

Esta claro que a idéia do governo é controlar todo o processo de saída de produtos. O que ocorre é que jogam os requisitos no roteiro se antes fazer um estudo da logística do processo. Prova que quem desenvolve a lei tem conhecimento técnico em legislação, mas com certeza nunca vivenciou como funciona na prática um comércio e seu processo de venda.

Segue em anexo uma imagem de como vai ficar o meu ambiente. Meu PAF vai atender a todos os requisitos.

Abraços e boa sorte amigos. Vamos que vamos...

Júnior Carvalho

http://blog.conbits.com.br/

post-251-13548987477025.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

É... tinha alguma esperança que eles quisessem apenas a inserção dos itens no arquivo gerado e não toda comunicação com a Receita para a emissão/transmissão/armazenamento...

Bola pra frente.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era só o que faltava mesmo!

Não faz sentido nenhum. As vezes penso o que leva os caras a colocarem isso no roteiro.

Eles deve ficam jogando dama e conversando:


P1-"O pessoal ta homologando muito fácil, a gente precisa dificultar" 

p2-"Éééé... o que podemos fazer para isso?"

p1-"Podemos pedir para adicionarem a NF-e no requisito do PAF"

p2-"E porque uma pessoa que usa cupom fiscal emitiria uma nota fiscal no PAF?"

P1-"Pra nada, a gente só vai fazer isso para dificultar".

Só pode cara.Desculpem o desabafo, mas o governo não é justo!Criam tudo isso para nos fiscalizar. E o que eles fazem para se fiscalizar?

Bah....!

Bora trabalhar mais um pouco para eles.

Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Primeiro eu estava assim :o:shock:

Depois fiquei assim :x

Falando sério, acho que eles vão acabar tornando o nosso famoso "Frente de Caixa" num SG completo. Só que vão chamá-lo de PAF.

Eles não querem um simples aplicativo PDV que se comunica com o ECF, mesmo porquê, talvez os ECFs estejam com seus dias contados. Eles querem uma ferramenta pra maior controle de todas as operações fiscais...

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Acredito Elton

que talvez o uso da NF-e veio agora

para começar a voltar as nossas aplicações PAF para o Cupom Fiscal eletronico

e depois será removido do manual do paf, tanto que a mensão dela é bem pequena no manual

não tem varios testes especificos.

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • Membros Pro

Pessoal, estava na duvida do seguinte, o meu cliente vai ser atendido no balcão da minha loja, ele faz todo o pedido e vendedor gera uma pré-venda, so que quando ele chega ai caixa ele informa que vai pagar em dinheiro e querer uma nfe envés de um cupom fiscal.

Teria como emitir a nfe sem ter a necessidade de emitir o cupom fiscal?

tipo, a nfe ficar vinculada a pre-venda?

posso fazer isso com o DAV?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

No “ROTEIRO DE ANÁLISE FUNCIONAL DE PROGRAMA APLICATIVO FISCAL - EMISSOR DE CUPOM FISCAL” na seção “PERGUNTAS E RESPOSTAS” existe a seguinte informação:

14 - Estamos preparando um software para um cliente que trabalha da seguinte forma: “Os vendedores emitem no balcão o DAV sem ter conhecimento se será emitida Nota Fiscal modelo 1 ou Cupom Fiscal pelo ECF”. Preciso saber se há alguma restrição se criarmos uma opção no sistema para que, caso o cliente solicite a Nota Fiscal modelo 1, os itens registrados no DAV sejam enviados automaticamente para a Nota Fiscal, agilizando o processo para os clientes da loja e para os próprios funcionários. Caso o cliente queira o Cupom Fiscal, também poderá ser emitido a partir do DAV.

Resposta: Ressaltamos que o Ato COTEPE 06/08 estabelece requisitos apenas para o PAF-ECF e não trata do aplicativo para emissão de Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A. Entretanto, não há inconvenientes ou impedimentos para que os itens a serem impressos na Nota Fiscal sejam capturados do DAV ou Registro de Pré-venda disponibilizados pelo PAF-ECF.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Fundadores

Primeiro eu estava assim :o:shock:

Depois fiquei assim :x

Falando sério, acho que eles vão acabar tornando o nosso famoso "Frente de Caixa" num SG completo. Só que vão chamá-lo de PAF.

Eles não querem um simples aplicativo PDV que se comunica com o ECF, mesmo porquê, talvez os ECFs estejam com seus dias contados. Eles querem uma ferramenta pra maior controle de todas as operações fiscais...

Ao que tudo indica, a intenção do Fisco é incluir o retaguarda na homologação...

O fisco está atento ao esquema de "parcerias", onde uma empresa não homologada, usa um frente de caixa homologado.. sendo que o "elo" de ligação entre os dois sistemas a troca de arquivos (TXT, TCP/IP ou de outra maneira)...

É comum este cenário: No Balcão, software de "retaguarda" que faz o que a Pré-Venda deveria fazer... Esse software grava um TXT para ser importado pelo PAF-ECF que está no caixa, sendo inserido como uma Pré-Venda e precessado... Quais os problemas dessa abordagem ?

- O Fisco fica sem controle sobre a Pré-Venda (pois está na parte não homologada, e que por isso pode trata-la como bem entender)

- O Retaguarda pode facilmente sonegar... (basta não gerar o TXT para o PAF-ECF)

Então, hoje o fisco entende que PAF-ECF é a solução toda, composta de vários programas: Frente, Retaguarda, etc...

A meu ver, o fisco quer que todo o controle "fiscal" seja feito por um programa homologado....

No futuro (próximo) o esquema de parcerias estará findado... para as Sw.Houses que não conseguirem homologar só restará fazer representação de algum programa...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Concordo plenamente, Daniel.

É exatamente o que eu tenho pensado esses dias. Mas se a receita continuar criando tanta coisa em pouco tempo, muitas Soft.Houses pequenas vão ficar para trás.

Falando nisso, acabei de lembrar que numa das perguntas frequentes, no final do ER-PAF-ECF, o fisco fez questão de responder exatamente isso, que "precisa-se parar de separar o PAF do SG".

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores

além disso é necessário agora validar o Sped Fiscal.

Validar por meio do quê? Algum programa específico?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

ahh jóia! Obrigado Welkson.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Enviei a pergunta pra FURB : "No caso o PAF não emite NFe, somente é emitido NFe no SG; o PAF-ECF deve emitir a NF-e mesmo assim ou deve puxar os dados do banco de dados do SG?

No teste não é mencionado explicitamente que o PAF deve emitir a NF-e, porem menciona que deve listar os dados, testes 084C e 084D..."

R: O teste não é legislação é apenas uma sugestão, quanto ao requisito, a principio o que é aceito é que você tenha desenvolvido as funções de emitir, transmitir e armazenar corretamente a NF-e, você terá que ter o certificado e terá que utilizar aqui em ambiente de homologação. Se a funcionalidade estiver no sistema de gestão , assim como qualquer um requisito do PAF-ECF presente no SG, você terá que adicionar o MD5 do SG na lista de arquivos autenticados a que diz respeito o requisito IX; Fique atento se o SG tiver telas de DAV, PV então este terá seu MD5 relacionado também.

Então, o negócio é separar a NFe em um exe separado; lógico que agora se algo mudar na NFe e o executavel mudar, tem que mandar toda documentação de alteracao de versao pra Sefaz estadual. Aqui em SC pelo menos o processo no Sefaz anda.

Abraços

Anderson Kovalski

Anderson Kovalski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4563 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...